Satanás é um opositor ou libertador?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Satanás é um opositor ou libertador?

Mensagem não lida por Lipe »

Na vida aprendemos sobre O bem e o mau! O certo e o errado!

Isso se confirmou quando estudamos a bíblia e aprendemos que temos de tomar um lado; O de Deus ou o do Diabo. Aprendemos que nossas escolhas e ações nos colocam automaticamente no lado de um deles.

Aprendemos em nossa vida cristã que Satanás é egoísta e orgulhoso. Que ele queria ser adorado e que maltrata as pessoas. Quem nos confirma isso? A palavra de Deus!

"O primeiro a apresentar a sua causa parece estar certo, Até que vem a outra parte e o interroga" - (Provérbios 18:17)

Mas o que Satanás nos diz? Não temos como saber o que ele pensa, e quais os seus planos.. pelo menos, não da parte dele..

O pouco que sabemos sempre é de uma fonte parcial: A Bíblia.

Imagine que você é um(a) Juiz(a) ou membro do Júri. você está diante de uma acusação de roubo. A vítima não sabe quem a roubou. Os itens roubados foram encontrados no quarto do acusado pela polícia e ele foi preso. Mas aparece 2 Testemunhas de defesa: A mãe e o pai do acusado. A mãe afirma que estava com ele em casa no dia do roubo e por isso não pode ser ele. O pai afirma que presenciou o assalto e diz que não conhece o assaltante, ele garante que não era o filho dele. O advogado de defesa alega que seu cliente foi incriminado e que as Testemunhas (Pai e Mãe) confirmam isso.

O que você pensaria? Será que os pais tem motivos para mentir? Será que eles não fariam de tudo para proteger seu Filho?

Agora pense no caso De Satanás: tudo que sabemos sobre ele vem do seu inimigo: Deus!

Se perguntassem a uma pessoa que lhe odeia sobre sua pessoa e seu comportamento, o que ela falaria?

Satanás se opôs a Deus. Alguém que sempre terá mais poder que ele. Alguém que pode elimina-lo a qualquer momento. Nem mesmo todo o universo pode se opor a Deus de igual para igual...

Por quê? O que ele ganharia com isso?

Aprendemos em Genesis que Satanás disse a Eva que ela deveria decidir por ela mesma o que é certo e o que é errado.

Satanás queria nos libertar? Queria que fôssemos livres? Ele é na verdade um mártir ou revolucionário? Ele fez isso por amor a humanidade e a Deus?

Será que Deus é Justo? Ele nos coloca em situação de morte e doença aqui para sabermos como é ficar do lado de Satanás, mas quando experimentarmos o reino dele no milênio, seremos perfeitos, em uma bela terra e veremos a ressurreição. Por que ele não coloca Satanás nas mesmas circunstâncias, para experimentarmos os dois lados de forma justa?

Será que Deus o expulsou por ele simplesmente dizer não a Deus?

- - -O que você pensa a respeito dessa disputa em que estamos involuntariamente? Quem está certo? Ou todos estão errados? - - -

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Satanás
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 28 Dez 2021 21:16, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Lísias
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 38
Registrado em: 21 Abr 2016 20:31

Re: Satanás é um opositor ou libertador?

Mensagem não lida por Lísias »

Primeiro gostaria de agradecer a receptividade que tive aqui, e pedir desculpas pela demora em participar do forum. Agora, comentando objetivamente o tópico, é o seguinte: primeiro deve-se levar em conta se o livro de Gênesis é algo factual ou não passa de histórias mitológicas copiadas pelos hebreus de algum outro povo mais antigo que ele. Segundo, em sendo verdade o que está escrito ali, devemos (ou tentaremos) acreditar que aquilo realmente aconteceu. O autor do tópico estaria tentando inocentar o Diabo? transformá-lo em anjo de luz? me parece que o que estava acontecendo ali (se for verdade o que está escrito) é algo inusitado: a serpente falando a verdade para desencaminhar o casal criança. Nunca entendi aquela passagem em que Jesus disse que o Diabo é o pai da mentira...oras, como pai da mentira se ele falou a verdade? eles de fato não morreram quando comeram do fruto da árvore proibida. Como ele foi homicida, se de fato, ele não obrigou ninguém a comer daquele fruto? quem, afinal de contas, criou a morte? o Diabo? significa então, que Deus é o autor e verdadeiro responsável por todo o mal que assola a humanidade? talvez.

Acredito que a Bíblia foi mutilada, faltam escritos que complementam algumas coisas que estão escritos nela e que ficam sem sentido. Para mim, a Bíblia é um livro mitológico, totalmente humano, e cheio de erros e contradições como qualquer outro. Ocorre que o ser humano quer desesperadamente se apegar a algo sobrenatural para chamar de Deus, e se sentir seguro. Não acredito nessa historinha de que um casal pecou e toda a humanidade ficou condenada a morrer por causa disso. Se formos reparar bem, tudo que as Testemunhas de Jeová acreditam não passam de absurdos. Eu ia pro Salão e ficava me perguntando como aquelas pessoas são tão idiotas para acreditar naquelas asneiras que toda semana era falada ali. Um paraíso onde não existirá mais morte, nenhum leão vai mais comer outro animal, a Terra vai se tornar um planeta pacífico e perfeito, sem nenhuma maldade. Basta uma pequena pesquisada na internet e vemos cair por terra tanta mentira e crendices tolas e toscas apregoadas pela "associação". Como se dizia antigamente no Zorra: "Faz Parte".
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Satanás é um opositor ou libertador?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Lipe,

Tambem já passei por essa sua linha de raciocínio e várias outras.

Exemplos:

1- Se a maioria das almas se perderem , salvando somente uma minoria, não teria Satanás vencido Deus? Isso porque o que estamos vivendo e um jogo, onde Satanás disputa com Deus as almas da terra. Ganhará quem levar mais, não? Alguém até poderia dizer que é questão de livre arbítrio, mas considere, por exemplo, uma eleição.Quem vence? Vence quem tem mais votos; quem consegue convencer mais os eleitores, não é?
Assim, a perca da maioria das almas implica em uma derrota de Jeová; ainda que destrua Satanás.

2- Como o diabo , sendo inteligente e perfeito, tendo plena consciência que Deus é bem superior resolveria deliberadamente rebelar-se contra Ele? Sujeitando-se a destruição? Ora, isso não seria atitude de um ser inteligente (bem mais inteligente do que nós, humanos).
Quem , em sã consciência, subiria em um ringue com as mãos amarradas para trás para enfrentar Vitor Belfort ?

3- O que nós aqui, juntamente com outros bilhões de humanos temos a ver com um desafio de Satanas para Jeová lá no passado, por ter seduzido uma mulher a comer uma fruta? Não seria mais justo dar essa oportunidade para cada humano que nascesse? Ou seja, criar a cada um perfeito, transformando-o em um ser imperfeito caso pecasse comendo uma fruta de uma arvore?
Então Jeová deixa a terra virar uma calamidade, com sofrimento global só para provar para Satanás que ele estava errado ao dizer que o homem poderia se governar bem ou algo assim? Deus fazendo "figa" para o diabo?

Então...

Na verdade eu gosto da Biblia sim.
Gosto de Salmos, Proverbios. Gosto de "viajar" lendo Revelação, rsss. Gosto das palavras de Jesus, qual filósofo.
Gosto tambem de algumas outras histórias do antigo testamento.
Contudo, como a história bem mostrou do passado ao presente, é um livro muito perigoso se levado a sério; sob um olhar fanático...
Thinking...
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: Satanás é um opositor ou libertador?

Mensagem não lida por Perspicaz »

A analogia é excelente Lipe!.
Por outro lado se esses dois personagens forem mesmo real, rsrsrsrsrs, fecho os olhos e defendo o que tiver mais poder rsrsrsrsrs.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Satanás é um opositor ou libertador?

Mensagem não lida por kooboo »

Interessante esse tópico.
Já que estamos falando da versão bíblica da história, vamos considerar que as coisas sejam tal como ela diz. Sendo assim, Deus é bom e o diabo é ruim - Amém!
Mas... o que fazemos diante dos demais livros sagrados de outras religiões?
As TJ's diriam que são ensinos inspirados por demônios, e quem está por detrás dos demônios é o próprio satã. Mas vamos analisar o que alguns livros dizem sobre "deus" e o que a humanidade deve fazer.
Só uma explanação rápida, sintetizada e sem a pretensão de discutir as religiões abaixo, pois depois disso chegarei ao ponto que envolve este tópico :D1 ...

O Alcorão diz trocentas vezes que Deus é clemente, perdoador. E que esse é um exemplo a ser seguido.
(de boa, o alcorão é até chato de ler de tanto que ele repete isso).

Buda não era deus e nem pregou sobre nenhum deus, mas ele falou de um caminho que levaria o homem a uma elevação e mundos melhores. Para isso, a pessoa deveria abster dos desejos (ganancia, orgulho e outras coisinhas negativas) e buscar um auto conhecimento. Isso o purificaria e lhe garantiria uma elevação.

O Hinduísmo apresenta três deuses, e estes três são responsáveis por todos os ciclos de criação e destruição (morte). Todas as coisas vivas no universo estão interligadas entre si, nenhuma sendo mais importante que outra, mas todas devem se apoiar para evoluir. Os ciclos de reencarnação vão elevando as almas a condições melhores... e aí, o que a pessoinha tem que fazer? Ser boa, fazer o bem e assim garantirá seu lugar mais elevado na próxima etapa.

O kardecismo tem uma visão muito parecida - faça o bem aqui e evolua na próxima etapa.

As religiões afro, pelo pouco que conheço, não fogem muito disso - voce pode se apoiar no bem ou no mal, mas andará com espíritos melhores se apoiar no bem.

O satanismo de Crowley, em síntese, dizia o seguinte - Acredite em você mesmo e não deixe que te derrubem. Faça o que tu queres.... (basta lembrar o refrão da Sociedade Alternativa).

Se Satanás inspirou tudo isso, qual o recado dele para a humanidade?
Sejam boas pessoas, pratiquem o bem, evoluam como pessoas e como sociedade.

Dentro desse cenário mundial, quem mais se desapegou de tudo o que é ensino sagrado, seja lá qual fosse, foi a ciência. Então poderíamos dizer que satanás está nela também. E é graças à ciência (ou satan) que temos remédios, hospitais, meios de transporte e uma sociedade que, mesmo cheia de ganancia, evolui e aumenta a expectativa e qualidade de vida das pessoas.
Se fossemos depender da religião cristã, estariamos impondo mãos para tentar curar gripes e canceres. Eu mesmo teria morrido aos 12 de uma infecção no apêndice... ou se tivesse sobrevivido a ela, hoje estaria banguelo e sofrendo outros males.

Existe Satan? É ele quem governa?
Existe Deus? É ele quem permite que Satan governe?

Não vou dizer qual dos dois governa ou qual partido prefiro, pois minha opção religiosa é bem conhecida por todos :mrgreen:
Mas respondendo à pergunta inicial, diante de todas as evidências históricas e religiosas, diria que o tal rebelde não é tão mal quanto dizem, e talvez seja mais libertador...
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Verdade Verdaeira
Forista
Forista
Mensagens: 388
Registrado em: 12 Nov 2015 15:41

Re: Satanás é um opositor ou libertador?

Mensagem não lida por Verdade Verdaeira »

Muito Bom Seu Tópico! Muito boa as considerações meus caros!
O tipo de raciocíneo que põe em cheque a inteira crença nas escrituras!
Gosto muito de aprender dela também, isso deixa inquietante o aprendizado, deixa o comodismo longe da realidade,
a conformidade, é essa a essência de uma mente livre para pensar...
E não vejo isso como falta de esperança ou fé, como dizem muitos religiosos...

Concordam que como humanos chega a haver um certo ou um inteiro desconforto ficar sem as respostas a enes questôes?

Mas suposições como a tua Lipe é o que nos faz evoluir! nunca acreditando e "batendo o martelo" de primeira sem haver segundo tempo para averiguar!

E ultimamente me parece que em toda a história, caminhamos para um ponto em que há uma grande oportunidade da conciência humana se tornar cada vez mais liberta a crenças tradicionais
inventadas para um propósito conveniente onde muitos caem e não conseguem mais sair! Pelo menos os que não tampam os ouvidos para novas informações ou questões!
Mas nós aqui do Fórum bem como também diversos grupos espalhados por aí tem uma visão diferente dos conformizados.
Nós, acreditamos no mesmo ideal.
Acreditamos que somos livres para questionar, pensar!

A minha idéia é a seguinte:
As vezes me pergunto sobre o imenso poder do Criador, quanto a questão descrita no Éden relacionada na própria criação;

Por exemplo, quando Ele criou os céus e a terra, como Ele sabia que a Terra jamais entraria em estado de destruição por de algum modo perder a orbita e se chocar com outro corpo celesti?

Como Ele sabia que os átomos nunca deixariam de mudar os estados quânticos causando um verdadeiro colapso universal?

Como Ele cáuculou a gravidade da Terra, como definiu os fatores prevendo exatamente as mudanças de anos, séculos ou Eras?

Sem perder nenhum detalhe que pudesse por em risco a existência do ser humano como um todo? Eis a questão, como ele criou tudo e entregou de bandeja a Satanás que simplismente de acordo com as Escrituras desafiou a Ele que nunca seriamos Fiéis?

Até aqui parece convincente de acordo com as Escrituras!

Mas no meu, no nosso ou de alguns mais modos de pensar, não faz sentido nenhum Ele ter criado tudo e a todos e ter constituido o "livre arbítreo" que é usado como resposta a esta questão sem nos deixar pensar nesta questão!

Se você cria, modela ou confeciona algo para um propósito, você tem um projeto para esta ou aquela finalidade.

Em nosso caso como humanos, nem sempre sai como planejamos.

Mas no caso do Criador segundo as Escrituras, podemos sentir seu amor quando criou todas as coisas, e de forma relativa encontramos um certo propósito!


Satanás é descrito nas escrituras como opositor, no entanto nada nas escrituras nos conta por quê Ele também como criatura de Deus usou seu "livre arbítreo" para se opor a Ele!

Essa questão!, estou também curioso a como os demais pensam sobre isso Lipe!

;)
Avatar do usuário
Dabura
Forista
Forista
Mensagens: 259
Registrado em: 13 Mai 2016 11:43

Re: Satanás é um opositor ou libertador?

Mensagem não lida por Dabura »

Quando alguem usa o raciocinio e o questionamento, nenhuma religião suporta, exemplo disso é o paradoxo de Epicuro.
Supondo que o relato biblico seja verdade, jeova deu o governo do mundo na mão do diabo pra provar pra todo universo que é impossivel o homem se governar sozinho, mas tem um detalhe ele tirou a perfeição do homem pra isso. E se ele não tivesse tirado a perfeição do homem, será que não seriamos capaz de nos auto governar? É obvio que nunca conseguiremos inventar um sistema de governo que solucione todos os problemas da sociedade, pois somos imperfeitos.
Deus expulsou lucifer do céu pq ele era orgulhoso, mas criou o homem pra ser adorado e quem não adora-lo sera punido. Quem é o verdadeiro orgulhoso nessa historia? O diabo estava querendo adoração ou apenas questionou o modo de deus governar? Onde esta o livre arbitrio? Ou me adora ou sera castigado.
Se o deus biblico existe ele é mesquinho, manipulador, orgulhoso e extremamente egoísta, jamais adoraria um ser desses, seria o ser que eu mais odeio nessa terra, preferia adorar o diabo. Um deus de "amor" que permite todo tipo de desgraça no mundo só por causa de uma aposta que fez com o diabo, pra provar da pior forma possivel que o diabo esta errado.
Acredito na existencia de um criador, mas duvido que ele seja do jeito que o descrevem.
Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem. (Bertolt Brecht)
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: Satanás é um opositor ou libertador?

Mensagem não lida por Lipe »

Os comentários de vocês são excelentes! Raciocina e questiona os pilares da fé Judaica-Cristã.

MAIS do que isso, questiona os valores e escolhas da humanidade.. é interessante que quanto mais próximos ficamos do conhecimento e do questionamento, Deus parece está mais errado. pensar nisso, nos ajuda a sermos humildes em tudo.. pois tudo o que conhecemos, pode ser apenas uma parte da verdade!
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: Satanás é um opositor ou libertador?

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

tópico interessante d:8

pontos que chamam a atenção :?

1- o que sabemos vem através de um livro parcial , a biblia , satanás se opôs ao ser mais poderoso de universo , que pode elimina-lo a qualquer momento , porque ele ele fez esta escolha ?

2- satanás disse a eva que ela não morreria se comesse da fruta , e ela não morreu , a causa de sua morte está no cap 1 de GEN ela e seu marido não tinham mais acesso a arvore da vida , DEUS colocou 2 anjos com espadas que impedia eles de comerem da fruta e permanecessem vivos , bem quem realmente matou adão e eva ?

3- seriam os anjos que tomaram o lado de satanás suicidas ? ou há mais coisas escondidas de nós , coisas mais sérias que a biblia não conta ?
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Satanás é um opositor ou libertador?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Como diria Raul Seixas...
Já fui Católico, Budista e Protestante, tenho livros na minha estante e todos tem a explicação.
Como diria o próprio Corpo Governante...
A Verdade é Lógica.
Podemos seguir outros pontos de vista usando a Lógica, tendo liberdade para isso.
Por isso eu digo, não tentem provar a lógica usando como base os conhecimentos da literatura da Torre.
E o por que disso? É lógico que não tem Lógica, literatura feita para injetar Fobias, Culpas e Medos visando a escravidão psíquica só prejudica.
Parabéns, excelente tópico...
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Sawyer e 183 visitantes