Bondade nas comissões judicativas ?!

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Bondade nas comissões judicativas ?!

Mensagem não lida por olhoSingelo »

O forista PECADOR disse em um trecho de uma resposta sua no tópico de sua apresentação:

"No meu caso, não pude me contentar... por isso, aos olhos de uma organização embasada em regras, tive que ser repreendido. Porém, como mencionei, fui tratado dignamente, com compreensão e bondade, e, no meu caso, nem chegou a ser algo público. O que me fez continuar pecando foi admitir pra eu mesmo que não conseguiria resistir às minhas vontades".

O forista está certo, não pretendo aqui desmentir nosso caro colega, mas como ancião e já tendo participado de várias comissões gostaria de acrescentar alguns pontos que passam despercebidos pelos publicadores e até pelos anciãos 100% doutrinados.

O ponto é o seguinte: quando os anciãos participam de uma comissão judicativa eles estão prontos para ir a DOIS EXTREMOS. 1 - Defender a verdade e a pureza da congregação ACIMA DE TUDO. 2 - Demonstrar o mais forte amor pela pessoa que NÃO representa perigo espiritual, isto é, aquela pessoa que pecou, mas demostra durante a comissão que "ama a Jeová" e que não pecará mais.

Veja um trecho do KS que os anciãos devem ler antes de uma comissão judicativa:
4. Permitir que um transgressor não arrependido permaneça na congregação pode resultar numa influencia corrompedora. (Gál. 5:9) Deixar de remover a pessoa também pode minimizar o erro na mente do transgressor e dos que sabem do pecado. (Ecl. 8:11) Por outro lado, uma pessoa tratada com injustiça pode ter dificuldades para se recuperar espiritualmente. — Mat. 18:6. KS.10 pág 82.
Resumo final:

Situação A - Se um publicador confessa uma pecado chorando e se mostrando arrependido, os anciãos assumem o papel de pastores amorosos - usarão frases de consolo tipo: "irmão Jeová é maior do que nossos corações, ele sabe que somos imperfeitos e como o irmão sabe Jesus morreu pelos nossos pecados". Quando a comissão termina é feira uma oração a Jeová pelo publicador, ele ouvindo o ancião orar por ele. Este publicador vai se sentir a pessoa mais amada do mundo e convencida mais do que nunca de que está na única religião do mundo que demonstra o verdadeiro amor.

Situação B - Se um publicador confessa uma pecado chorando e se mostrando arrependido, os anciãos assumem o papel de pastores amorosos - usarão frases de consolo tipo: "irmão Jeová é maior do que nossos corações, ele sabe que somos imperfeitos e como o irmão sabe Jesus morreu pelos nossos pecados". Mas daí o publicador fala que foi mais de uma vez e que ele ficou tão fraco que deixou de orar e que já contou sobre seu pecado para vários amigos Tjs, e que ele não pode se casar mas vai continuar se encontrando com a pessoa.os anciãos assumem o papel de juízes : Este mesmo publicador será aconselhado a mudar de proceder e caso não aceite será desassociado e se tiver toda a família como Tj eles nunca mais falarão com ele caso não seja readmitido. Quando a pessoa é desassociada não é feita uma oração com ele.(Obs. Não estou dizendo que seja errada a Torre desassociar alguém por pecados crassos, estou falando sobre a atitude dos amorosos/juízes anciãos)

O forista PECADOR falou : "Acontece que quando alguém se torna uma TJ batizada ela passa a estar embaixo de um código de conduta, e muitas são felizes ou se contentam em viver assim". Falou também: "Minha consciência às vezes pesa um pouco, mas vou no SR, mantenho as aparências... De verdade, eu gosto de lá e das pessoas de lá, apenas sou muito pecador...

Agora que papel os anciãos assumiriam se um publicador imprimisse este trecho abaixo e entregasse para os anciãos numa comissão?

" Quando essas consequências vieram perdi privilégios que tinha e fui repreendido. Não foi o suficiente para uma desassociação... mas me derrubou... fez meu lado pecador se libertar mais ainda... Tanto é que hoje, secretamente, já me envolvi com mais de 15 mulheres, em um período de 2/3 anos... dentre essas eu "fiquei" (comi ) umas 10. Algumas, mais de uma vez... Com 2 delas cheguei a ir algumas vezes em casas de swing... até no cinema rolou "oral" com uma delas. Virei um safado de carteirinha... Fiz muito sexo desde minha comissão judicativa, e ninguém ficou sabendo".

Como ele vai ser tratado pelas "pessoas de lá" inclusive pelos anciãos ?

Olho singelo
...........................


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Comissão judicativa
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 14 Dez 2021 21:56, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
pecador
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Ago 2016 11:01

Re: Bondade nas comissões judicativas ?!

Mensagem não lida por pecador »

olhoSingelo escreveu:
Agora que papel os anciãos assumiriam se um publicador imprimisse este trecho abaixo e entregasse para os anciãos numa comissão?

" Quando essas consequências vieram perdi privilégios que tinha e fui repreendido. Não foi o suficiente para uma desassociação... mas me derrubou... fez meu lado pecador se libertar mais ainda... Tanto é que hoje, secretamente, já me envolvi com mais de 15 mulheres, em um período de 2/3 anos... dentre essas eu "fiquei" (comi ) umas 10. Algumas, mais de uma vez... Com 2 delas cheguei a ir algumas vezes em casas de swing... até no cinema rolou "oral" com uma delas. Virei um safado de carteirinha... Fiz muito sexo desde minha comissão judicativa, e ninguém ficou sabendo".

Como ele vai ser tratado pelas "pessoas de lá" inclusive pelos anciãos ?

Olho singelo
...........................
Uia, meu post originou debate! :home3:

Respondendo sua questão final, talvez eles farão o papel deles de juízes... o que, de acordo com as regras, é o dever deles.

Mas fazer o quê? Eu (todos nós) não me submeti a isso previamente quando aceitei fazer parte de lá? Se um dia acontecer de vir a tona, estou ciente das consequências. :6

Vlw pelo ponto de vista. :D1 ;)
Tolice é viver a vida assim, sem aventura...
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Bondade nas comissões judicativas ?!

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Simples, sera tratado como a pior pessoa do mundo.

Sinceramente eu não concordo e nunca concordei como são executadas as comissões judicativas.
Até passar por uma eu achava que era de um jeito e foi totalmente de outro.
Até por que quando você não passa por uma comissão, você acredita que é como falam da tribuna.
"Irmãos desassociação é só em ultimo caso! Quando não tem jeito mesmo e blá blá blá..." Mentira, pura mentira.

Pra chegar na comissão o irmão teria que passar por varias e varias ajudas (Deves perdoar 70 x 7) teria que ser um mal exemplo na vizinhança.
Pra realmente justificar a expulsão.
E sabemos que isso não acontece.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Bondade nas comissões judicativas ?!

Mensagem não lida por mayhra »

Nunca passei por comissão judicativa, pois me dissociei por carta e disse adeus. Porém, entendo que, do ponto de vista cristão e da Bíblia como um todo, há diversas condutas sexuais reprovadas (fornicação, adultério, homossexualidade, para dizer o mínimo) e compreendo que essas condutas não sejam aprovadas por um cristão e sejam, portanto, reprovadas. Todavia, a necessidade de EXCLUSÃO DE TODO CONVÍVIO com o pecador, isso já é bem discutível, porque quando é conveniente o convívio passa a ser aceitável, como nas ocasiões em que o pecador sustenta uma Testemunha de Jeová ou lhe presta cuidados.

MAS ATENÇÃO, MUUUUITO IMPORTANTE: as EXCLUSÕES ou DESASSOCIAÇÕES praticas pelas Testemunhas de Jeová não são feitas somente nesses casos de conduta sexual considerada imprópria. É aquela velha história, experimente questionar o Corpo Governante, criticar uma vírgula de A Sentinela, ler e questionar as "Verdades" publicadas em livros antigos (verdades que hoje não passam de erro e enganação). Pois é, como age o Corpo de Anciãos perante aquele que critica a Torre? Isso é bíblico? Claro que não, por acaso Cristo pregava com alguma revistinha? Por acaso Cristo disse que o Corpo Governante de uma multinacional gigante seria nosso Amo na fé? Por acaso Cristo disse que haveria publicações mais sagradas do que a Bíblia a ponto de ser pecado capital questioná-las? Sim, porque condenar um irmão por apostasia equivale à MATÁ-LO espiritualmente.

O julgamento do Corpo de Ancião é um pecado grave contra o verdadeiro cristianismo.
Avatar do usuário
uma_aprendiz
Forista
Forista
Mensagens: 383
Registrado em: 18 Jul 2014 19:46

Re: Bondade nas comissões judicativas ?!

Mensagem não lida por uma_aprendiz »

pecador escreveu:
Mas fazer o quê? Eu (todos nós) não me submeti a isso previamente quando aceitei fazer parte de lá? Se um dia acontecer de vir a tona, estou ciente das consequências
Primeiramente sobre essa observação tenho que discordar. Você, talvez, mas não generalize. Muitos de nós nos batizamos SEM TER CONHECIMENTO PRÉVIO de que seria assim. Ou porque éramos muito jovens (meu caso) e nem capacidade para os atos da vida civil tínhamos, qto mais entregar a vida a uma organização... ou porque (mesmo adultos) essa informação foi OMITIDA. As TJs não são claras com seus estudantes sobre os procedimentos judicativos, e a maioria vem a saber quando já está envolvido até o pescoço.

[...]

Mas quanto ao assunto central aqui, eu particularmente quando passei pela comissão que me desassociou... fui tratada com respeito, na minha opinião, pq o corpo de anciãos todo tinha muito apreço e até amizade com minha família. Mas não tinham opção, eu estava assumindo um pecado de fornicação e não me mostrei arrependida, e ainda continuaria o proceder, pois na época estava namorando alguém 'de fora'.

Mas não quer dizer que eles são santos não. Quiseram saber de detalhes QUE EU ME RECUSEI A DAR por razões de direito da personalidade e princípio da dignidade humana, então não insistiram. Além disso me passaram algumas informações mentirosas ali na conversa, que eu sabia ser mentira, mas não entrei nos méritos. Queria muito me livrar daquilo e terminar o quanto antes.
Inativa há 8 anos, liberta mentalmente dos ensinos do C.G. há 12 anos.
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Bondade nas comissões judicativas ?!

Mensagem não lida por Ermioni »

Jesus se batizou com apenas 30 anos de idade.
Creio q seja uma idade em que estamos mais maduros. Eu aceitei esse código de conduta apenas para ter aprovação de minha mãe, não fazia a mínima ideia de tds as consequências do batismo. Pois se eu não tinha idade e maturidade nem para namorar, e escolher uma profissão, uma faculdade, vc acha q tinha maturidade de me batizar e "aceitar" esse código de conduta p resto de minha vida? Não, não tinha msm.

A desassociação poderia ser simplesmente anunciar que o fulano não é mais testemunha de Jeová, e esse fulano não participaria das atividades como Tj, e nem em suas recreações. E pronto. Não evitar de dar um oi para o fulano.


Até pq, muitos que voltam, é puramente para voltar a ter contato com quem é importante, mas esta lá na seita. E gosta das pessoas no local.
Não é pq se arrependeu.
E os casos de pessoas que comentem fornicação e se casam???? Ela se arrependeu? Ficaria sem fornicar?

LIMPAR A CONGREGAÇÃO É UMA COISA, MAS EXCLUIR UM SER DE UMA SOCIEDADE É CRIME.

POR ISSO METI O PÉ MSM.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Avatar do usuário
Guy Fawkes 333
Forista
Forista
Mensagens: 107
Registrado em: 10 Jun 2016 09:25

Re: Bondade nas comissões judicativas ?!

Mensagem não lida por Guy Fawkes 333 »

RafaelCioran escreveu: Até passar por uma eu achava que era de um jeito e foi totalmente de outro.
Até por que quando você não passa por uma comissão, você acredita que é como falam da tribuna.
"Irmãos desassociação é só em ultimo caso! Quando não tem jeito mesmo e blá blá blá..." Mentira, pura mentira.

Pra chegar na comissão o irmão teria que passar por varias e varias ajudas (Deves perdoar 70 x 7) teria que ser um mal exemplo na vizinhança.
Pra realmente justificar a expulsão.
E sabemos que isso não acontece.
Desse jeito mesmo Rafael, eu tinha uma visão totalmente distorcida até passar por uma comissão judicativa, muita decepção, e q se tornou pior qdo passei por uma comissão de readmissão e não fui aprovado, ai foi um oceano. Mas foi bom, aquela ilusão q eu tinha da Torre ser o lugar correto para estar desmoronou por Terra.
Aquela propaganda que só é desassociado quem “quis” pecar da a ideia de q a pessoa saiu poor ai matando , roubando e a porra toda. No meu caso por exemplo, como já disse antes, meu pecado ficou oculto um tempão, mas no momento da comissão naquela época do fundo do coração eu tava mt arrependido, deprê pacas, não tava feliz com minhas atitudes, se tivesse 1grama de espirito santo naqle interrogatorio teria sido “perdoado”. Mas não, td superficial, “sai daqui da torre, vc não serve. Sabe seus amigos, seus pais? Esquece eles! Eles não existem mais pra vc” . se isso é bondade, por favor me falem o significado da palavra bondade pq eu já não sei mais....
"So understand
Don't waste your time
always searching for those
Wasted years
Face up
Make your stand
And realize you're living in the
Golden years"
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Bondade nas comissões judicativas ?!

Mensagem não lida por olhoSingelo »

Uia, meu post originou debate! :home3:

Respondendo sua questão final, talvez eles farão o papel deles de juízes... o que, de acordo com as regras, é o dever deles.

Mas fazer o quê? Eu (todos nós) não me submeti a isso previamente quando aceitei fazer parte de lá? Se um dia acontecer de vir a tona, estou ciente das consequências. :6

Vlw pelo ponto de vista. :D1 ;)[/quote]




Pecador, tenho muito respeito por você e lhe garanto que você no quesito " sexo " está vivendo o que eu nunca pude viver. Em muitos aspectos sinto que perdi grande parte de minha vida...Visto que tudo na Bíblia foi escrito para nos dar instrução e encorajamento muitas tjs com certeza gostariam de poder viver o que este abençoado servo de Jeová viveu - 1 Reis 11:2, 3 . . .Salomão, porém, apegou-se a elas e as amou.  E ele tinha 700 esposas que eram princesas e 300 concubinas,. . .

Em nenhum momento desejo criticar você, pelo contrário quem dera outras Tjs tivessem a mesma chance que você teve de viver uma vida livre !!!

Meu único objetivo foi trazer um pouco de "Torre de verdade" para seu tópico.

Na primeira vez que li ( e já li várias vezes ) ficou bastante intrínseco, ou subliminarmente defendido que a Torre e os anciãos são bondosos nas comissões e esta não é a verdade. Toda a bondade que você recebeu foi justamente porque você não seguiu as regras DELES, que é contar toda a verdade para os anciãos.

Uma tj que visita este fórum diria ao ler seu tópico: Vejam só! Até os apóstatas confessam que as comissões são feitas com bondade!"

Repetindo seu texto: " Respondendo sua questão final, talvez eles farão o papel deles de juízes... o que, de acordo com as regras, é o dever deles.
Mas fazer o quê? Eu (todos nós) não me submeti a isso previamente quando aceitei fazer parte de lá? Se um dia acontecer de vir a tona, estou ciente das consequências".

Já participei de uma comissão em que a tj viajou para outro Estado para cometer fornicação, centenas de Kilômetros de distância, mas chorou e não foi desassociado e outro foi desassociado porque continuou a trabalhar com uma Tj que foi desassociada ( numa cidadezinha difícil de se arrumar emprego). Outra coisa, se uma TJ for acusada de pedofilia com uma criança filha de Tj, geralmente não há comissão, para não manchar a reputação da Organização, mas se a criança não for TJ, o publicador terá por parte dos anciãos toda a justiça que um pedófilo merece, mesmo que seja apenas uma acusação.


O KS.10 (Livro secreto dos anciãos) diz: "Por outro lado, uma pessoa tratada com injustiça pode ter dificuldades para se recuperar espiritualmente. — Mat. 18:6. KS.10 pág 82.

O único objetivo de tratar alguém com bondade é para não afastar ela da Torre. Se fosse por amor de verdade ele não mudaria dependendo da situação.

Minha assinatura no fórum é uma citação de uma revista A Sentinela:
" Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores ".
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18.

Resumindo, tem muita Tj contando a verdade para os anciãos e passando a ficar " ciente das consequências".

Bem vindo, e que bom que abrimos um debate tão valioso para Tjs que nos visitam...

Olho singelo

............................
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
pecador
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Ago 2016 11:01

Re: Bondade nas comissões judicativas ?!

Mensagem não lida por pecador »

Puxa!

Está começando a render...

olhoSingelo, também respeito seu ponto de vista. Agora quanto ao que disse de uma TJ visitar o fórum e ver o que eu disse, não acho que há problemas, afinal, é uma opinião pessoal, do modo como eu vi acontecer comigo e com alguns que conheço.

Obviamente, se eu contasse tudo para eles, haveria uma consequencia, que, eu sei, pelo meu conhecimento da organização, qual é. Infelizmente, nem todos, como a uma_aprendiz destacou, tiveram acesso a esta informação/procedimento logo de cara ao entrarem na organização. Outros, como explicado pela Ermioni, aceitaram por causa dos familiares, ou amigos, etc...

Na minha vida, conheci umas 20 pessoas que foram desassociadas. Dessas 20, tive contato direto, amizade, com umas 10. Dessas 10, 6 foram de meu convívio pessoal, amigos próximos, durante algum período da vida. E deste grupo, inevitavelmente, acabei sabendo o pecado que foi cometido e como foi tratado.

Em 2 casos, me pareceu uma rusga, um atrito, desafeto, dos anciãos que cuidaram do caso... E aproveitaram a oportunidade para serem rígidos demais com os transgressores. Os outros foram tratados com respeito, e bondade sim, porque não? Não acredito que exista uma ruindade latente em todos.

Pra mim (repito: PARA MIM) depende muito dos anciãos que cuidarão do caso. No meu, mesmo que eu contasse tudo, sei que seria desassociado, mas acredito que não seria com a severidade que alguns talvez tenham sentido em seus próprios casos. É realmente uma pena exista a regra de evitar o contato com o desassociado em praticamente qualquer circunstância. Porém, eles tentam seguir um princípio bíblico, então, deixa eles...

Agora, algo que eu vi, com meu próprios olhos, e apenas comprovou minha tese de que, embora haja maldade ali no meio, boa parte ainda tem bondade e sinceridade, foi quando um desassociado (próximo a mim) perdeu um membro achegado da família. O falecido não era TJ, apenas seus familiares, incluindo o desassociado. No velório, obviamente, os parentes TJ, muitos irmãos e o desassociado estavam. Fiquei observando qual seria a reação. Algumas TJ que foram ficaram meio receosas de ir consolar o desassociado. Neste ponto, alguns foram perguntar aos anciãos presentes o que seria apropriado. Os anciãos responderam que "nesta hora mais vale o amor e a empatia". Quem estava receoso de ir dar um abraço no desassociado pela perda, perdeu o receio, e foram dar um abraço nele, com bondade, afinal, era uma situação especial. Depois de quase um ano, ele foi readmitido. Aquilo foi bom PARA ELE.

Talvez outros anciãos diriam que não seria permitido, não sei. Mas neste caso, o bom critério falou mais alto.

Então, vou continuar achando que existem boas TJs, que sabem separar as coisas, agir com bondade e amor, etc...

Agora, tem outros, que só querem saber de julgar o pecador impenitente... E destes, afasta-te! haha

Aquele abraço! m:4
Tolice é viver a vida assim, sem aventura...
Avatar do usuário
Guy Fawkes 333
Forista
Forista
Mensagens: 107
Registrado em: 10 Jun 2016 09:25

Re: Bondade nas comissões judicativas ?!

Mensagem não lida por Guy Fawkes 333 »

Existem pessoas boas em qualquer religião, mas creio q mtos hão de concordar que o processo inventado pela torre chamado “comissão judicativa” não tem nada de amoroso. A forma como foi fundamentado e a motivação pela qual ele foi criado não o abona de ser um processo de bondade e amor, eu já acreditei nisso, mas a vida ensina...se o Jesus Biblico estivesse na Terra ele não seria TJ, se este Jesus estivesse na Terra hoje não haveria comissões, pois o Jesus demonstrado na bíblia foi um Jesus amoroso, perdoador e extremamente compassivo
"So understand
Don't waste your time
always searching for those
Wasted years
Face up
Make your stand
And realize you're living in the
Golden years"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 216 visitantes