Pregar - Isso torna as TJ's verdadeiras?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Pregar - Isso torna as TJ's verdadeiras?

Mensagem não lida por kooboo »

As TJ's são as únicas que pregam e isso é um indício de que são verdadeiras!

Vamos analisar o que é verdade e o que é falso nessa afirmativa -

São as únicas que pregam de casa em casa
- Com este zelo, sim.
Já vi católicos e mórmons tentando fazer isso, mas jamais fazendo tal qual as TJ's.

O método é eficaz - Não!
Basta compararmos em numeros, em poucos mais de 100 anos as TJ's representam cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo.
Algumas denominações que surgiram depois, possuem numeros muito mais expressivos apenas no Brasil -

Top 10 maiores denominações evangélicas do Brasil
1° Assembleia de deus
Igreja Assembléia de Deus
Homens:5 586 520
Mulheres:6 727 891
Total:12.314.410
2° Igreja bastista
Igreja Evangélica Batista
Homens:1 605 823
Mulheres:2 118 029
Total:3 723 853
3° Congregacao crista no Brasil
Igreja Congregação Cristã do
Brasil
Homens:1 060 218
Mulheres:1 229 416
Total:2 289 634
4° Igreja universal do reino de deus
Igreja Universal do Reino de
Deus
Homens:756 203
Mulheres:1 117 040
Total:1 873 243
5° Igreja do evangelho quadrangular
Igreja do Evangelho Quadrangular
Homens:774 696
Mulheres:1 033 693
Total:1 808 389
6° Igreja adventista
Igreja Evangélica Adventista
Homens:704 376
Mulheres:856 695
Total:1 561 071
7° Igreja luterana
Igreja Evangélica Luterana
Homens:482 382
Mulheres:517 116
Total:999 498
8° Igreja presbiteriana
Igreja Evangélica Presbiteriana
Homens:405 424
Mulheres:515 785
Total:921 209
9° Igreja Deus e amor
Igreja Deus é Amor
Homens:365 250
Mulheres:480 133
Total:845 383
10° Igreja Maranata
Igreja Maranata
Homens:156 185
Mulheres:199 835
Total:356 021

[url]
Fonte: http://top10mais.org/top-10-maiores-den ... z4Hsv6EWPM[/url]

Baseado em números, podemos concluir estas igrejas estão sendo muito mais abençoadas por Deus (ironia no MODE ON)
Mas vamos aos fatos, eles não batem na portas e nem vendem revistas em stands pelo centro, o que os torna mais eficazes para abordarem novos fiéis?
Programas de TV e rádio, música gospel, igrejas com mais horários de cultos, um discurso mais acessível aos ouvintes...
O método deles divulgarem 'a palavra' é mais eficaz que o de 'casa em casa' das TJ´s

Mateus 24:14 - Pregar para quem? - Qual a real mensagem desse texto?
Jesus disse para pregar, essa pregação envolvia pregar para quem já era cristão - ou pregar para Judeus e Gentios?
Obviamente que pregar para Judeus e Gentios.
E as TJ´s pregam para quem? Na maior parte do tempo, para CRISTÃOS! Ou seja, chovem no molhado!

Então, se o objetivo é levar a palavra para judeus e gentios, como as outras igrejas fazem isso?
Elas enviam missionários, criam obras assistenciais em outros países e divulgam o cristianismo.

Como a Torre cumpre essa parte? - Apenas prega de casa em casa.

Mas, a pregação é realmente importante?
- Sim, é importante. De acordo com Jesus, judeus e gentios deveriam ouvir o evangelho. Então, pra quê pregar para outros cristãos?

Pregação é a única coisa que importa, ou a MAIS importante? - Segundo a bíblia - não!
As obras sociais - caridade, amor ao próximo, cuidar de órfãos e viúvas, partilhar as riquezas... são mais importantes.
Podemos notar que a ênfase dada no evangelho a isso é muito maior que a pregação. Claro que Paulo estava pregando, afinal ele tinha um mundo de judeus e gentios para converter, mas, e aqui no Brasil que a maioria é cristã? Não deveriam as igrejas estarem envolvidas em obras sociais?
Bom, a maioria delas está - escolas, creches, hospitais, programas sociais, ONG's... fazendo distribuição de renda e ajudando pessoas doentes, viciadas, alimentando a quem tem fome, ...

Conclusões -
A demais igrejas são mais eficazes em fazer novos membros.
Possuem programas missionários mais eficazes.
Não perdem tempo de casa em casa "reevangelizando cristãos"
Fazem obras sociais (e com isso divulgam o verdadeiro senso cristão)

Por outro lado as TJ's - Pregam quase que exclusivamente para CRISTÃOS (coisa que seria desnecessária segundo a ordem bíblica)




Sendo assim, qual o Sentido da obra de pregação das TJ's?


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Pregação
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 15 Dez 2021 16:49, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Pregar - Isso torna as TJ's verdadeiras?

Mensagem não lida por TJCalado »

Sobre a maneira que a organização trata a obra de pregação que promovem pelo mundo, se formos observar bem, parece que o objetivo primário não é conquistar novos membros, mas simplesmente manter os atuais ocupados. Somando todas as atividades consideradas preparação para a obra, é evidente que passa-se mais tempo "treinando" do que fazendo. E o resultado é pífio... Além de não conseguirem um número de conversões que justifique as despesas, os próprios TJs não aprendem nada do que se propõem a ensinar.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Masquerade
Forista
Forista
Mensagens: 163
Registrado em: 15 Ago 2016 14:10

Re: Pregar - Isso torna as TJ's verdadeiras?

Mensagem não lida por Masquerade »

A pregação atualmente não passa da entrega de "folhetinhos" de porta em porta e somente para que se relate "horas". A torre adora números. Muita quantidade e zero qualidade. Conheci pioneiras regulares que nunca vão ao campo. Como cumprem o requisito de horas? Pega lá o formulário e preenche e pronto, papel aceita tudo.
O importante é o relatório gordo. Isso foi uma coisa que sempre me incomodou. Exigência de horas, média do país.
Me incomodava também ir pregar a pessoas carentes de tudo, de roupas, de alimentos, de remédios, de amor e simplesmente oferecer um folhetinho e "seus problemas acabaram". Muitas vezes me sentia mal porque não podia ajudar as pessoas de forma material.
Lembro que uma vez preguei a uma senhora que havia ficado viúva recentemente e ela chorou muito me contando. Em vez de deixar o usual tratadinho dei foi um abraço bem forte na mulher. Minha companheira de campo não entendeu nada. Naquele dia entendi que as pessoas precisam de afeto, de consideração e de um gesto de caridade, seja uma cesta básica ou um simples abraço. Naquele dia voltei feliz pra casa.
Ele estava só. Estava abandonado, feliz, perto do selvagem coração da vida.” James Joyce
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Pregar - Isso torna as TJ's verdadeiras?

Mensagem não lida por kooboo »

Há quem diga que as TJ's são a única religião verdadeira por cumprirem Mateus 24:14

Ok, vamos partir do pressuposto de que a Verdadeira Religião é a que Prega de Casa em Casa.
Mas...
Se a mensagem propagada for falsa, isso não invalidaria a primeira premissa?

Matematicamente poderíamos dizer -

São VERDADEIRAS porque pregam.
A mensagem que pregam é FALSA.


Uma premissa não invalidaria a outra?
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Jeferson Bento
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 599
Registrado em: 17 Jun 2016 13:17
Localização: Campo Grande - MS

Re: Pregar - Isso torna as TJ's verdadeiras?

Mensagem não lida por Jeferson Bento »

Prezados, a PAZ!
Ultimamente entendo que as TJs são PANFLETEIROS, e não evangelizadores.
A mensagem não são as Boas Novas e sim a JW.ORG
As igrejas mencionadas acima, não raro tem projetos assistências e a pregação das Boas Novas.
Tem cursos profissionalizantes para comunidades carentes, distribuição de cestas básicas para famílias em estado de vulnerabilidade, entre outras coisas.
Concordam? Conhecem algum projeto desses?
'Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha' - Kant
Avatar do usuário
Atatürk
Forista
Forista
Mensagens: 103
Registrado em: 29 Jul 2016 15:16

Re: Pregar - Isso torna as TJ's verdadeiras?

Mensagem não lida por Atatürk »

Olhe, um programa com um número limitado de missionários bem treinados daria muito mais resultados. É só vermos os mórmons, que daqui a alguns anos alcançarão seus 20 milhões de membros. O problema do evangelismo das Testemunhas é que colocam qualquer um para fazê-los. Um missionário que se preze tem o propósito de converter, não de deixar uma mensagem e ir embora. Se assim sempre tivesse sido, os ortodoxos jamais teriam convertido os eslavos, para pôr mais um exemplo.
Et in pulverem reverteris.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Pregar - Isso torna as TJ's verdadeiras?

Mensagem não lida por kooboo »

Jeferson Bento escreveu:Prezados, a PAZ!
Ultimamente entendo que as TJs são PANFLETEIROS, e não evangelizadores.
A mensagem não são as Boas Novas e sim a JW.ORG
As igrejas mencionadas acima, não raro tem projetos assistências e a pregação das Boas Novas.
Tem cursos profissionalizantes para comunidades carentes, distribuição de cestas básicas para famílias em estado de vulnerabilidade, entre outras coisas.
Concordam? Conhecem algum projeto desses?
Embora eu conheça alguns pessoalmente, fiz uma busca aleatória no Google com a palavras - projeto social igreja.
Ao digitar essas três palavras, o google ia sugerindo para após "igreja" as palavras - católica, universal, quadrangular, batista...

O resultado da busca só com as três palavras foi - https://www.google.com.br/search?q=proj ... e&ie=UTF-8

E um detalhe inicial, numa breve batida de olho na primeira página - Existe até um MANUAL de como Implantar um Projeto Social em sua igreja.

Projetos sociais existem com um foco - ajudar onde o governo não consegue alcançar, seja creche, asilo, apoio a viciados, escolas, atividades esportivas etc.

Acredito que a palavra OBRAS tem muito mais a ver com o Social do que com Pregação.

Mais uma vez, Jesus mandou pregar? - Sim, mandou levar o evangelho para judeus e gentios, e não ficar chovendo no molhado para quem já é cristão. Para com os irmãos em fé - cristãos - o dever é social, são as obras de caridades.
Nisso as TJs tem MUITO o que aprender com a cristandade.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Pregar - Isso torna as TJ's verdadeiras?

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Sobre uma análise bíblica aos argumentos da Torre de Vigia sobre pregar de casa em casa leiam isto. É bom imprimir e mostrar às TJ:

Os primeiros cristãos pregavam de casa em casa?
http://desperta.weebly.com/reflexotilde ... sa-em-casa
Avatar do usuário
Jeferson Bento
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 599
Registrado em: 17 Jun 2016 13:17
Localização: Campo Grande - MS

Re: Pregar - Isso torna as TJ's verdadeiras?

Mensagem não lida por Jeferson Bento »

Kooboo, Excelente colocação.
Obrigado.
PAZ!
'Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha' - Kant
Avatar do usuário
Wiwo
Forista
Forista
Mensagens: 756
Registrado em: 05 Mar 2016 15:14

Re: Pregar - Isso torna as TJ's verdadeiras?

Mensagem não lida por Wiwo »

Conforme Voce mencionou Kooboo,

JA tive pessoal de outras religioes na minha porta... Posso confirmar que AS TJ nao sao as unicas a pregar!

Acho que a diferença vem SÓ da enfase que se dá! As demais religioes discerniram que o Ponto principal da vida de Jesus era ajudar o proximo. As TJ (como ja é costume, querendo se differenciar do restante do Mundo) se focalisaram numa parte da Biblia que acharam que nenhuma outra na epoca daria enfase! Sendo os "unicos a iniciar uma obra de pregaçao de porta em porta", criaram uma "start up" bem elaborada e mascarada afim de produzir muita grana! Criar uma organizaçao para Deus, produzir publicaçoes a 0,05 $ e recebendo por pessoa um minimo de 5 $, beneficio garantido!

Jesus mandou SIM pregar, mas as devidas pessoas, no entanto no sermao do monte, podemos entender claramente a mensagem dele, resumindo em obras=> ajudar os outros! De outro modo ele nao teria condenado os fariseus, que SÓ pregavam a Lei, mas nao davam ajuda pratica!

Me recordo de uma vez na pregaçao:

Havia uma irmã muito muito doente, eu propôs a irmã irmos visita-la, pois me parecia que para Jeova, ajudar ao proximo é mais importante que pregar!

A irmã me repreendeu immediatamente! Comenta Ela: "nao irmã, a pregaçao é nossa "primordial e mais importante" do que apoiar os irmaos!!" :? Eu :shock: :shock: falei para Ela:" e se a irmã falecer??" A resposta (almas sensiveis abster-se): " a morte dos irmaos NAO deve ser a nossa prioridade! Jesus nos mandou pregar, nao visitar os irmaos! (Segundo um conselho sabio dum SC)!

Para mim, pregar as boas novas, sempre envolveu PRIMARIAMENTE dar ajuda PRATICA ao proximo!
Nao preciso dizer quantas vezes fui "repreendida" Pelos amorosos anciaos aconselhando que eu NAO devia dar ajuda pratica, mas Somente pregar e dar prioridade em colocar publicacoes :shock: Isso SIM era ajuda pratica!- rsrsrsrsrsrs
" A confiança do Ingênuo é a Arma mais Útil do Mentiroso!"
" O Maior Enganado é aquele que engana a si próprio!"
" As Dúvidas são mais cruéis do que as duras Verdades!"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: FreddieMercury e 141 visitantes