Testemunha de Jeová 100% doutrinada ?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Testemunha de Jeová 100% doutrinada ?

Mensagem não lida por olhoSingelo »

Testemunha de Jeová 100% doutrinada.

Tenho pensado bastante sobre um assunto que vários foristas perspicazes têm trazido à atenção neste fórum ´Se devemos ajudar nossos entes queridos a enxergar a verdade sobre a verdade.

Sempre ficou evidente que cada caso é um caso, e que alguns por causa da idade ou do grau de envolvimento com a religião talvez não devam ser acordados. Para muitos a fé no paraíso é a base de toda a sua realidade, de toda a sua vida !

Pensando nisto, gostaria de discutir e até criar um termo: " TJ 100% doutrinada".

Como sabemos a religião tem o poder de mudar a realidade de um ser humano levando-o a fazer coisas inimagináveis a favor de seu Deus, entre estas coisas - matar ou morrer.

Para chegar a este ponto a pessoa tem de ter " muita fé ", ´por assim dizer - 100% doutrinada.

Imagine uma mãe deixar um filho morrer por recusar um tratamento médico !!

Pregar de porta em porta por toda a vida todos os domingos, debaixo de sol e chuva, achando que foi Jesus quem mandou!! ( Dos pioneiros regulares são os que mais sinto pena pois não ganham nada, nada, nada, nada! )

Pessoas que são desassociadas mas acreditam que elas é que estão erradas e dão os passos para retornarem!!

Pessoas que não dão um olá para um ente querido por que ele não está mais na organização !! Etc, etc e etc

Pelo que já sabemos sobre o método de doutrinação da Torre (repetição, repetição, repetição) ela busca a excelência neste aspecto - doutrinar 100% uma TJ.

Creio que todos nós conhecemos alguém que se enquadra nesta descrição.

Por isso chegamos à triste conclusão - a Torre sabe que existem Tjs 100% doutrinadas e que estas nunca sairão de sua teia de mentiras.

O que gostaria de considerar com os caros foristas:

Existe mesmo tjs 100% doutrinadas além de ajuda?

Uma tj 100% doutrinada mudaria caso houvesse um "encontro" com a verdade sobre a verdade?

Seria prudente tentar ajudar uma TJ 100% Doutrinada.

Você conhece alguém que considera 100% doutrinado? O que o convence disso?

Você por algum momento, pensado sobre o passado, acha que por um período foi 100% doutrinado.

Gostaria muito de ver os comentários de vocês...

Olho singelo

..................

Livro Proclamadores do Reino de Deus - cap. 33 p. 716

Continuam a manter-se vigilantes

F. W. Franz, batizado em 1913, expressou bem os sentimentos das Testemunhas de Jeová. Em 1991, como presidente da Sociedade Torre de Vigia, ele disse:... “Nossa esperança é garantida, e se cumprirá plenamente para com cada um dos 144.000 membros do pequeno rebanho a um grau além do que sequer imaginamos. Nós, os do restante, que estivemos presentes no ano de 1914, quando esperávamos que todos nós fôssemos para o céu, não perdemos o senso de valor desta esperança.


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Verbete a definir
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 15 Dez 2021 17:03, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Testemunha de Jeová 100% doutrinada ?

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Eu creio que há aqueles por mais que se mostre evidências ele sempre irá acreditar e apoiar a religião.
Vemos muito isso em TJs que postam videos no YouTube falando da organização.
Quando fazemos perguntas sobre comissão real, pedófila entre outros.
Essas TJs (100%) transbordam com argumentos de defesa. E quando se veem sem saída, correm pro ad hominem.
Respondendo sua pergunta, sim, há aqueles que nunca irão sair da sombra da Torre de Vigia.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Testemunha de Jeová 100% doutrinada ?

Mensagem não lida por kooboo »

Sim, existem TJ's 100% doutrinadas e estas não são nosso foco. Nosso foco é ajudar a quem quer sair.
Pra TJ 100% se o corpo governante disser que Jesus é filho de Jeová, ela aceita, se disser depois que Jeova é irmão de Jesus e provar isso por textos... ela aceita de bom grado e vai dizer ainda que Jeová realmente guia o CG.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Testemunha de Jeová 100% doutrinada ?

Mensagem não lida por Debora »

Tópico magnífico. Leitura perfeita do "modus operandi" da torre.

Sim meu amigo. Existem milhares de pessoas cem por cento doutrinadas pela torre. Como identificamos tais pessoas ?
Vou falar pelo menos um dos exemplos que tenho dentro da minha família. Minha irmã é PR com direito a carta de "reconhecimento" pelos mais de 40 anos dedicados a propagação das mentiras torreanas.
Quando alguém fala ou faz algo que ela enxerga que vai ao desencontro do que manda a seita, ela fica literalmente em pânico, tapa os ouvidos, recusa diálogos e rompe em definitivo com a pessoa. Ela tem pavor de conhecer o outro lado. Para mim ela é um caso absolutamente perdido.

Minha mãe, aos 99 anos, é outro caso perdido mas compreensível porque praticamente nada mais vai mudar na vida dela quer seja tj ou não.

Acho que o amigo Kooboo disse tudo. Nosso foco é ajudar quem deseja sair. E aí vou fazer uma breve associação com os A.A. (alcoólicos anônimos). Para abandonar o vício, o primeiro passo é o desejo pessoal. Evidentemente uma palavra aqui, outra acolá pode ajudar a desencadear o desejo de querer saber e conhecer a VERDADE, entra então em ação a capacidade do discernimento.

Alguns integrantes deste Fórum sabiamente já tiveram sucesso e suas narrativas podem servir de exemplo e serem adaptadas as mais diversas situações.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Cod23
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 29 Jul 2016 16:12

Re: Testemunha de Jeová 100% doutrinada ?

Mensagem não lida por Cod23 »

Imagine acordar alguem que tem idade avançada todos os amigos esposa e filhos doutrinados dentro dessa organização como poderia sair. Imagino o ancião da minha cidade desde adolescente teve estudo com uma tia largou os antigos amigos sua esposa é pioneira e parece que só se comunica com infies no trabalho e no campo não tem faculdade e parece meio burrinho não esta tao velho ainda mas ja esta até cabeça na armadilha e esse e mesmo o plano da organizaçao isolar seus menbros cada vez mais do resto do mundo.
Não faço nada que não preciso fazer. E o que eu preciso fazer, faço rapidamente.
Avatar do usuário
Urim&Tumim
Forista
Forista
Mensagens: 499
Registrado em: 27 Jan 2016 00:10

Re: Testemunha de Jeová 100% doutrinada ?

Mensagem não lida por Urim&Tumim »

Sobre as perguntas do nosso colega olhoSingelo.

Uma tj 100% doutrinada mudaria caso houvesse um "encontro" com a verdade sobre a verdade?
Segundo o estudo que eu mencionado isso pode acontecer, seria o caso de pessoas que trocaram de forma total ou quase total seu modelo de representação da realidade. Isso aconteceu apenas em 12%~15% dos casos. Esse resultado mostra que mesmo com técnicas, cuidado e paciência não é garantido que consigamos acordar uma tj.

Existe mesmo tjs 100% doutrinadas além de ajuda?

Uma tj 100% doutrinada mudaria caso houvesse um "encontro" com a verdade sobre a verdade?
Não necessariamente. Na verdade pode ser até que exista mais não temos como saber antes de tentar fazer com que ela mude de idéia e se dê tempo suficiente. Isso aconteceu com alguns de nós aqui, e por exemplo pelo que pude observar dos livros com o brother Franz. Acredito que eu mesmo por um período estive 100% doutrinado.
O fato de uma pessoa ter bastante confiança no seu modelo de realidade, normalmente por ela ter testado como ele a ajuda a entender o mundo ( ex: orações que ela acredita que foram respondidas, ter sido ajudada por alguns irmãos e maltratada por pessoas mundanas, ter tomado uma decisão grande o que aumenta o grau de comprometimento com as suas crenças e etc) não é o único fator em questão. Uma questão que influência muito nessa mudança é o “mindset” ou mentalidade, e a pessoa apesar de estar 100% doutrinada pode ter um “mindset” favorável a mudança de opinião ou então ser induzida a muda sua mentalidade. Essa será outra técnica que abordarei no tópico que abri.
Seria prudente tentar ajudar uma TJ 100% Doutrinada.
Nesse ponto eu acho que depende muito da pessoa. Aqui vou pela seguinte máxima. “Em time que está ganhando não se mexe.” Está fazendo bem para pessoa? Vou causar uma desilusão muito grande para ela? Como será a vida da pessoa caso ela acorde? Já mencionei no outro tópico que no caso da minha esposa cheguei a conclusão que não seria prudente no momento. Porquê?

1) Toda a familia dela é tj 100% por várias gerações. Ela sofreria demais com o ostracismo social e familiar.
2) Ela já possui histórico de problemas emocionais graves na família, e ela mesmo se trata atualmente apesar de estar sob controle.
3) Ela já demonstrou não querer saber coisas que podem minar a fé dela em diversas conversas que tivemos. Portanto se no futuro ela vier a descobrir saberá que eu tentei avisar.
4) No momento atual a seita não está causando muito mal para ela. Veja que essa é uma afirmação temporária que requer uma reavaliação constante.

Espero que tenha contribuído.
Abc a todos.
Avatar do usuário
Jeferson Bento
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 599
Registrado em: 17 Jun 2016 13:17
Localização: Campo Grande - MS

Re: Testemunha de Jeová 100% doutrinada ?

Mensagem não lida por Jeferson Bento »

Não acredito que exista uma TJ 100% doutrinada.
Ou ela vai ter sempre pelo menos uma dúvida;
Ou como muitos e muitos, levará uma vida dupla.
90% das TJ, não são capazes nem de defender sua fé com dignidade.
Qualquer pessoa de uma igreja histórica, a saber:
Batista,
Metodista,
Presbiteriana,

ou ainda:
Anglicana,
Luterana.

Com certo conhecimento das escrituras, dá um show na TJ mais preparada!

PAZ!
'Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha' - Kant
Avatar do usuário
juju_bsf
Forista
Forista
Mensagens: 94
Registrado em: 10 Mar 2016 12:53

Re: Testemunha de Jeová 100% doutrinada ?

Mensagem não lida por juju_bsf »

Existe sim. Eu mesma já fui uma, servi como pioneira regular, embora nunca me sentisse próxima de Jeová, sempre parecia que eu não era boa o suficiente, mas me esforçava e implorava várias coisas a Jeová em oração e não sentia atendida. Cometi erros pequenos, minha consciência se enchia de culpa, orava várias vezes implorando perdão, pedindo pra ele me ajudar a sentir o perdão dele... Enfim... Só um exemplo de como fui 100% doutrinada um dia, mesmo não sentindo o amor de Deus, o quão forte as doutrinas me pesavam a consciência
Uma coisa que penso também, é se vale a pena tentar "desdoutrinar" alguns. Como já foi dito, a esperança do paraíso e a ressurreição é tudo que alguns tem, considero não muito amoroso arrancar isso deles.
Avatar do usuário
Masquerade
Forista
Forista
Mensagens: 163
Registrado em: 15 Ago 2016 14:10

Re: Testemunha de Jeová 100% doutrinada ?

Mensagem não lida por Masquerade »

Jeferson Bento escreveu:Não acredito que exista uma TJ 100% doutrinada.
Ou ela vai ter sempre pelo menos uma dúvida;
Ou como muitos e muitos, levará uma vida dupla.
90% das TJ, não são capazes nem de defender sua fé com dignidade.
Qualquer pessoa de uma igreja histórica, a saber:
Batista,
Metodista,
Presbiteriana,

ou ainda:
Anglicana,
Luterana.

Com certo conhecimento das escrituras, dá um show na TJ mais preparada!

PAZ!
Também não acredito. As pessoas mudam com o tempo e de acordo com as experiências da vida. Sempre pode acontecer alguma coisa que a faça mudar de idéia. Eu sou a prova viva disso.
Ele estava só. Estava abandonado, feliz, perto do selvagem coração da vida.” James Joyce
Avatar do usuário
Ermioni
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1133
Registrado em: 27 Jun 2016 15:38
Localização: São Paulo

Re: Testemunha de Jeová 100% doutrinada ?

Mensagem não lida por Ermioni »

Acho q nessa vida nada é 100%.
Mas sendo 99% doutrinado, e o 1% não é, nada adianta tentar acordar essa pessoa. Pois esse 1 %, ela vai levar em conta outra doutrina dos 99%: Esperar q o escravo explique deixando outra luz brilhar. Pois agora não foi o momento.
Foi estabelecido uma ideologia tão forte nessa pessoa, que ela deixa se dominar por ela. E caso vc tente mostrar o contrário para ela, ela ainda te tratará mal, e tbm ficará mal p resto da vida dela. Ontem na facul eu tive uma aula sobre isso. E acredite, tem pessoas q se matariam por vc tentar abrir os olhos dela. Deixa ela lá feliz com os olhos vendados.
Cada pessoa é um ser individual q merece considerações pelo seu histórico de vida, cultura, idade, receios e crenças ( não apenas religiosa ).
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Moonwalker, Rapha, Saran e 128 visitantes