10 pílulas para Testemunhas de Jeová

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Urim&Tumim
Forista
Forista
Mensagens: 499
Registrado em: 27 Jan 2016 00:10

Re: 10 PÍLULAS PARA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Mensagem não lida por Urim&Tumim »

Show mayhra. Estou achando show essa sua série.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: 10 PÍLULAS PARA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Mensagem não lida por Mentalista »

Muito bom mesmo, Mayhra.

Vai aqui uma pílula não oficial, que na verdade já usei numa conversa real para argumentar que a data de 607 AEC está errada. Alterei o texto para que os argumentos fiquem mais claros, até porque com certeza na hora de falar eu não fui tão claro. No diálogo sou o P e a outra pessoa é o R.
P: Eu estive lendo uns livros de história e eles dizem que a data da destruição de Jerusalém é 587 AEC. Você já tinha visto isso?
R: Interessante. Mas se as publicações dizem que foi em 607 AEC, é porque a Bíblia diz assim.
P: Eu não disse que não é assim. Mas, eu fiz uma pesquisa sobre o assunto em algumas revistas e gostaria de compartilhar com você, visto que para mim a data de 587 AEC tem sim suporte bíblico.
R: Tudo bem... Mas, desde já, isso não é tão relevante.
P: É claro que é. Essa data é a base para calcularmos 1914.
R: Sabe que eu tinha me esquecido disso? Então está bem. Vamos ver o que você pesquisou...
P: Eu encontrei na A Sentinela, 1 de Setembro de 2007, o seguinte comentário:

"2:1 — Quando foi que Nabucodonosor teve o sonho da enorme imagem? O relato diz que foi “no segundo ano do reinado de Nabucodonosor”. Ele se tornou rei no ano 624 AEC. Assim, o segundo ano de seu reinado começou em 623 AEC — anos antes de ele invadir Judá. Nabucodonosor não poderia ter tido o sonho nesse ano, pois Daniel ainda não estava em Babilônia para interpretá-lo. Pelo visto, o “segundo ano” é contado a partir de 607 AEC, quando o rei de Babilônia destruiu Jerusalém e se tornou governante mundial."

Então, a revista A Sentinela indica que o sonho dele ocorreu por volta de 606 AEC, sem no entanto ter uma data precisa para isso.

Vamos por um momento supor que a destruição de Jerusalém realmente ocorreu em 587 AEC e ver se isso se encaixa com o restante da cronologia. Se levarmos em conta 2 Reis 25, do versículo 8 em diante, vemos que a destruição de Jerusalém ocorreu no 19º ano de seu reinado, o que nos leva ao ano de 605 AEC como o primeiro de seu reinado. Lembrando que a Bíblia diz que o sonho dele ocorreu no segundo ano do reinado dele, chegaríamos então a 604 AEC como sendo o ano do seu sonho.

Além disso, A Sentinela, 1 de Outubro de 2011, págs. 28-29, diz: "Portanto, segundo a cronologia da Bíblia, os 70 anos foram um período literal que terminou em 537 AEC."

Esses 70 anos estão descritos em Jeremias 29:10. Muitas traduções, segundo a mesma revista, dizem 70 anos "para Babilônia" em vez de "em Babilônia". Em Jeremias 25:1 vemos que o quarto ano de Jeoiaquim foi o primeiro ano de Nabucodonosor. Admitindo que este foi em 605 AEC, e comparando com Daniel 1:1, concluímos que Nabucodonosor chegou em Jerusalém em 606 AEC e a sitiou. O mesmo artigo da Sentinela diz que "para saber [em que ano começaram os setenta anos] precisamos ver quando esse período terminou." Se contarmos 70 anos para trás a partir de 537 AEC, chegaremos em 606 AEC. Podemos dizer então que ali começaram os 70 anos "para Babilônia".

Essas datas se encaixam perfeitamente, de modo que o ponto de vista secular bate com o bíblico. E não é necessário supor que o "segundo ano" mencionado em Daniel 2:1 é contado a partir da destruição de Jerusalém, mas sim a partir do ano em que Nabucodonosor realmente começou a governar. Não faz isso mais sentido?
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: 10 PÍLULAS PARA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Mensagem não lida por mayhra »

Obrigada Urim e muito bom, Mentalista. :D1
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: 10 PÍLULAS PARA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Mensagem não lida por mayhra »

up
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: 10 PÍLULAS PARA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Mensagem não lida por mayhra »

PÍLULA 07: Essa é curtinha. O que você pensa de alguém que recomenda fortemente algo mas não aplica? O Corpo Governante das Testemunhas de Jeová orienta, reiteradamente, as Testemunhas de Jeová a trabalharem menos para prover as suas necessidades e as de sua família e terem um modo e vida simples, assim elas podem ter mais tempo para as atividades promovidas pela Organização das Testemunhas de Jeová. O Corpo Governante até mesmo ensina a não gastar seu dinheiro com aquilo que deseja, MESMO QUE TENHA DINHEIRO PARA ISSO, fruto do seu trabalho. Ora, imagine uma pessoa que trabalha para o seu sustento e não pode se quer gastar esse dinheiro sem sentimentos de culpa e opressão, como se fosse um pecado gastar aquilo que ganhou com o seu suor. Você acha isso correto? E para quem iria o seu dinheiro que sobrasse, já que vc é orientado a não gastar naquilo que deseja, mas tão somente naquilo que é estritamente necessário? Isso equivaleria a fazer uma poupança forçada através de um consumo reduzido de produtos e serviços. Pois é, se o trabalhador não pode desfrutar do seu trabalho quem desfrutaria em seu lugar? Agora olhe para os Betéis ao redor do mundo, olhe para Warwick, e veja se lá existe um modo de vida simples? Todo o conforto que vc gostaria de ter, está lá; todas as comodidades e facilidades que vc gostaria de ter, estão lá. Bons apartamentos, ótimos quartos, belos móveis, equipamentos ótimos ou de muito boa qualidade, carros e transporte ao dispor. Você acha que o Corpo Governante leva uma vida de privação material e de falta de comodidade? Longe disso! Muito longe disso!

Agora veja o que a Bíblia ensina sobre desfrutar do fruto do seu trabalho:
1 Feliz é todo aquele que teme a Jeová, Que anda nos seus caminhos.
2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; Feliz serás, e te irá bem.
3 Tua mulher será como videira frutífera, no interior de tua casa; Teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa.
4 Eis que assim será abençoado o homem Que teme a Jeová.
5 De Sião te abençoará Jeová: E verás a prosperidade de Jerusalém todos os dias da tua vida.
6 Sim verás os filhos de teus filhos. Que a paz seja sobre Israel. Salmo 128 - Bíblia Tradução da Sociedade Bíblica Britânica
Por isso concluí que não há nada melhor para o homem do que desfrutar do seu trabalho, porque esta é a sua recompensa. Pois, quem poderá fazê-lo ver o que acontecerá depois de morto? Eclesiastes 3:22 - Tradução Nova Versão Internacional
– Quanta hipocrisia do Corpo Governante!
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: 10 PÍLULAS PARA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Mensagem não lida por mayhra »

PÍLULA 08: A questão dos empréstimos às congregações. Funciona assim: os irmãos fazem doações para a Obra Mundial; para atender Necessidades Locais; para CONSTRUIR o Salão do Reino ou para CONSTRUIR ou reformar o Salão de Assembleias; para ajudar os Necessitados em casos de tragédias e urgências; para ajudar isso e para ajudar aquilo. OK. O dinheiro vai todo para BETEL ou para o setor financeiro da Organização de Jeová ou Associação, como queira chamar. Certo. Agora imagine a sua congregação querendo construir o seu Salão do Reino (nas últimas décadas centenas de Congregações construíram seus Salões do Reino) e querendo utilizar o dinheiro que ela poupou durante anos. É só pedir para BETEL o dinheiro poupado, certo? ERRADO! A sua congregação vai receber - se BETEL APROVAR - um EMPRÉSTIMO! Isso mesmo! Um EMPRÉSTIMO a ser pago em depósitos mensais até que seja inteiramente pago. UÉ, mas não foram os irmãos que doaram o dinheiro, que contribuíram durante anos para a construção do Salão do Reino? Claro que sim, mas agora eles tem de tomar o empréstimo e pagar tudo de novo para a Organização, para BETEL! Aff! Precisa desenhar ou entendeu que é uma desonestidade um golpe financeiro?

— Entendeu por que é tão lucrativo para a Organização fazer construções? Eles ganham duas vezes em dinheiro, ganham na mão de obra gratuita e ganham quando VENDEM os imóveis. É triste, eu sei, mas é a realidade.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: 10 PÍLULAS PARA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Mensagem não lida por mayhra »

PÍLULA 09: As Testemunhas de Jeová instituíram um ritual muuuuuito estranho. Jesus disse "fazei isso em memória de mim" (Lucas 22:19 e 20), distribuindo os emblemas entre todos, talvez até mesmo JUDAS tenho tomado dos emblemas, embora não haja certeza bíblica quanto a isso. Mas se ele tomou, foi para sua condenação. O que qualquer pessoa sensata há de reconhecer é que é realmente estranho um cristão participar da refeição noturna do Senhor, em Sua memória, e simplesmente ficar olhado o prato com o pão sem fermento passar e a taça com o vinho tinto passar. É, verdadeiramente, um ritual que fere completamente o propósito do verdadeiro ritual bíblico. As Testemunhas de Jeová criaram o anti-ritual ensinado por Cristo, fazendo as pessoas se reunirem em Sua memória (a de Cristo) e rejeitarem comer do pão e beber do vinho.

Observem que Cristo ensinou a partilhar o pão, um ato de irmandade, fraterno, e lembrar que ele deu o seu corpo puro (sem pecado, simbolizado pelo pão sem fermento) em benefício de todos. A salvação não era para um grupo específico mas para todos que Nele exercessem fé.
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31
Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,
para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.
Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus
João 3:14-21
Ora, se a salvação está disponível para todos que Nele, em Cristo, exercerem fé, então por que criar um ritual em que o cristão rejeita os emblemas que recordam o sacrifício de Cristo por todos? Cristo não morreu por uma classe privilegiada de pessoas, mas por todos. A Torre, me parece, comete um erro gravíssimo ao ensinar que Cristo morreu somente por alguns e que somente uma classe especial pode aceitar comer do pão e beber do vinho. Está certo que a refeição noturna do Senhor foi ensinada, em primeiro lugar, aos apóstolos, mas me parece óbvio que os apóstolos deveriam ensinar aos demais cristãos, ensinando todos que Nele exercem fé a lembrarem de Seu sacrifício, repartindo o pão e o vinho e consumindo estes emblemas.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: 10 PÍLULAS PARA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Mensagem não lida por kooboo »

mayhra escreveu:PÍLULA 09: As Testemunhas de Jeová instituíram um ritual muuuuuito estranho. Jesus disse "fazei isso em memória de mim" (Lucas 22:19 e 20), distribuindo os emblemas entre todos, talvez até mesmo JUDAS tenho tomado dos emblemas, embora não haja certeza bíblica quanto a isso. Mas se ele tomou, foi para sua condenação. O que qualquer pessoa sensata há de reconhecer é que é realmente estranho um cristão participar da refeição noturna do Senhor, em Sua memória, e simplesmente ficar olhado o prato com o pão sem fermento passar e a taça com o vinho tinto passar. É, verdadeiramente, um ritual que fere completamente o propósito do verdadeiro ritual bíblico. As Testemunhas de Jeová criaram o anti-ritual ensinado por Cristo, fazendo as pessoas se reunirem em Sua memória (a de Cristo) e rejeitarem comer do pão e beber do vinho.

Observem que Cristo ensinou a partilhar o pão, um ato de irmandade, fraterno, e lembrar que ele deu o seu corpo puro (sem pecado, simbolizado pelo pão sem fermento) em benefício de todos. A salvação não era para um grupo específico mas para todos que Nele exercessem fé.
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31
Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,
para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.
Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus
João 3:14-21
Ora, se a salvação está disponível para todos que Nele, em Cristo, exercerem fé, então por que criar um ritual em que o cristão rejeita os emblemas que recordam o sacrifício de Cristo por todos? Cristo não morreu por uma classe privilegiada de pessoas, mas por todos. A Torre, me parece, comete um erro gravíssimo ao ensinar que Cristo morreu somente por alguns e que somente uma classe especial pode aceitar comer do pão e beber do vinho. Está certo que a refeição noturna do Senhor foi ensinada, em primeiro lugar, aos apóstolos, mas me parece óbvio que os apóstolos deveriam ensinar aos demais cristãos, ensinando todos que Nele exercem fé a lembrarem de Seu sacrifício, repartindo o pão e o vinho e consumindo estes emblemas.
Tomei consciencia disso quando ainda estava na torre, e foi de embrulhar o estomago assistir a ultima comemoração.
Ver como eles liam textos picados e inseriam interpretações erradas entre eles.
Ok, Jesus disse "tenho outras ovelhas que não são deste aprisco".... aí, as TJ's pulam a parte em os apriscos serão unidos e, depois, lá em revelação ambos estão diante do trono de Deus.
A bíblia é clara, todos os evangélicos entenderam... só as TJs não entenderam o recado.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: 10 PÍLULAS PARA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Mensagem não lida por mayhra »

Falando em outras ovelhas, o Mentes Bereanas tem um artigo muito bom:

http://www.mentesbereanas.org/outrasovelhas.html
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: 10 PÍLULAS PARA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Mensagem não lida por mayhra »

PÍLULA 10: Chegamos à décima pílula. Aqui gostaria de ressaltar as atitudes de Jesus em relação ao suprimento das necessidades dos pobres e dos carentes. Analisaremos alguns de seus exemplos:

Mateus 14:13 em diante – Jesus perdeu seu amigo e primo, João Batista. Ele está sofrendo essa perda e se retira num barco, mas uma multidão o segue. O que Jesus faz ao descer da embarcação e se deparar com a multidão? Ele se compadece e CURA os enfermos. As horas avançam e os discípulos sugerem que Cristo despeça a multidão para quem busquem onde se alimentar. Mas ao contrário disso, Jesus faz o milagre da multiplicação de pães e peixes e alimenta cerca de 4 mil pessoas.

Analisando essa passagem podemos entender que Cristo se compadecia das necessidades FÍSICAS da pessoas e providenciou cura e alimento neste dia. Mesmo os que duvidam dos milagres podem verificar que a mensagem ensinada é de que Cristo tinha compaixão e se importava em suprir os doentes e os famintos.

Está certo que Cristo também ensinou que nem só de pão vive o homem, contudo, se importar com as necessidades do próximo é algo também essencial, como veremos nas próximas postagens sobre esse assunto.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 230 visitantes