Quão eficiente é a Pregação?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Neo Matrix
Moderador
Moderador
Mensagens: 1761
Registrado em: 07 Jan 2016 15:31
Localização: Ex-Ancião, Desassociado e Feliz. Religião Nunca mais!

Quão eficiente é a Pregação?

Mensagem não lida por Neo Matrix »

Participei da Pregação durante 20 anos. Sempre lia na revista A Senti-nela que a obra era uma realização do Espírito Santo, que estávamos cumprindo profecias Bíblicas (Mateus 24:14, 28:19-20) e que ela marcaria o fim deste sistema de coisas.
Mas quando o cara pegava a pastinha e ia pro campo... Ah!... não dava para duvidar das técnicas e do suposto sucesso desta obra.
Ao conversar com as pessoas eu percebia claramente que estavam me atendendo simplesmente por educação. Que a apresentação por mais bem elaborada que fosse produzia poucos resultados.
Hoje temos uma safra de testemunhas que mal sabem manusear a Bíblia, e estão dispostos a fazer apenas panfletagem. Além disso superintendentes de circuito estão preocupados com o número cada vez menor de estudos bíblicos (muitos são estudos fake .. só para embelezar o relatório). Percebe-se que poucos publicadores oferecem estudos bíblicos e fazem revisitas.
Pioneiros ficam em cima dos carrinhos para relatarem horas com mais facilidade.
A inserção de Vídeos e apresentação dos mesmos com uso de Tablets e Smartphones através do Site Jw está mecanizando todo o ensino.
Ou seja, Será que era esta obra que Jesus tinha em mente quando mandou seus discípulos pregarem? Quão eficiente e quantos resultados concretos ela realmente produz?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Pregação
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 14 Dez 2021 14:35, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
"Matrix /// - Por que doem os meus olhos? (Neo) - Porque você nunca os usou. (Morpheus) "
Avatar do usuário
Jeferson Bento
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 599
Registrado em: 17 Jun 2016 13:17
Localização: Campo Grande - MS

Re: Quão eficiente é a Pregação?

Mensagem não lida por Jeferson Bento »

PAZ NEO MATRIX!
A seis anos atras quando ainda participava nessa obra, dava duas a três voltas em um quarteirão ou quadra não sei como você chama, e encontrávamos no máximo duas pessoas dispostas a ouvir. Geralmente aposentados carentes de atenção, e que na verdade eles queriam nos evangelizar.
Essa questão do carrinho é uma piada de mal gosto. Estava de férias em abril desse ano na cidade turística de BONITO-MS, e na praça a noite havia duas irmãs em um desses carrinhos com uma cara de desanimo que espantava qualquer freguês. Uma cena digna de pena.
Certamente não era esta obra que Jesus tinha em mente quando mandou seus discípulos pregarem!
São questionáveis a eficiência e os resultados concretos que ela realmente produz!
Atte.
'Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha' - Kant
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Quão eficiente é a Pregação?

Mensagem não lida por Mentalista »

A estimativa é que 140 milhões de pessoas nasçam este ano. As TJ's aumentam em cerca de 100 mil por ano. E agora?
A população mundial cresce tanto que fica cada dia pior essa comparação. A pregação não tem lógica alguma, mesmo que o apocalipse fosse verdadeiro.
Avatar do usuário
Adriano Wake Up
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 767
Registrado em: 12 Jan 2016 00:08

Re: Quão eficiente é a Pregação?

Mensagem não lida por Adriano Wake Up »

Já dirigi estudos que resultaram em batismos (se arrependimento matasse....). Mas eram todos pessoas já "encaminhadas", do tipo parente de algum TJ.

Iniciei vários estudos pregando, mas nenhum foi até o matadouro, quer dizet, batismo (ainda bem).
Isso foram durante os mais de 30 anos trabalhando para a empresa Watchtower.

Se eu fosse receber uma PLR (Participação por Lucros e Resultados) pela minha eficiência, acho que não receberia NADA.

Quanto à falta de habilidade no manuseio da Bíblia, me lembro da última vez que fui a campo (uns 10 meses atrás). Estava apresentado uma revista ao morador e li um texto.
O irmão que estava comigo e os dois que estavam na casa vizinha (escutando a minha apresentação) ficaram maravilhados com a minha habilidade, e perguntaram de onde eu tirei a idéia e mostrar aquele texto.
Eu disse: " Da apresentação modelo do Ministério deste mês."

Ou seja: nem na reunião eles prestam atenção....
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Quão eficiente é a Pregação?

Mensagem não lida por baiano »

Por aqui também (cidade litorânea, interior da Bahia) o que vemos é uma grande apatia dos moradores. Quando saio no campo em alguns domingos, dá dez horas da manhã já tô saindo de fininho. Definitivamente não dá. Trabalho chato prá kráio!!
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: Quão eficiente é a Pregação?

Mensagem não lida por Perspicaz »

NEO MATRIX escreveu:Participei da Pregação durante 20 anos. Sempre lia na revista A Senti-nela que a obra era uma realização do Espírito Santo, que estávamos cumprindo profecias Bíblicas (Mateus 24:14, 28:19-20) e que ela marcaria o fim deste sistema de coisas.
Mas quando o cara pegava a pastinha e ia pro campo... Ah!... não dava para duvidar das técnicas e do suposto sucesso desta obra.
Ao conversar com as pessoas eu percebia claramente que estavam me atendendo simplesmente por educação. Que a apresentação por mais bem elaborada que fosse produzia poucos resultados.
Hoje temos uma safra de testemunhas que mal sabem manusear a Bíblia, e estão dispostos a fazer apenas panfletagem. Além disso superintendentes de circuito estão preocupados com o número cada vez menor de estudos bíblicos (muitos são estudos fake .. só para embelezar o relatório). Percebe-se que poucos publicadores oferecem estudos bíblicos e fazem revisitas.
Pioneiros ficam em cima dos carrinhos para relatarem horas com mais facilidade.
A inserção de Vídeos e apresentação dos mesmos com uso de Tablets e Smartphones através do Site Jw está mecanizando todo o ensino.
Ou seja, Será que era esta obra que Jesus tinha em mente quando mandou seus discípulos pregarem? Quão eficiente e quantos resultados concretos ela realmente produz?

Será a implosão da torre? a:1
Avatar do usuário
Daniel Sydlik
Forista
Forista
Mensagens: 301
Registrado em: 10 Mai 2016 14:24

Re: Quão eficiente é a Pregação?

Mensagem não lida por Daniel Sydlik »

Posso dizer por experiência própria que quase TODOS OS DIAS quando eu volto do trabalho vejo um grupo de jovens sentados no banco da praça próximo a minha casa conversando e nunca dando testemunho informal,o que era de se esperar.Até mostrei a minha esposa e disse:"assim é fácil fazer horas,sentado conversando entre eles ".
As vezes tem um adulto (provavelmente pai de alguém ali sentado) fica ali junto com eles mas faz a mesma coisa.Na época que saia eu fechava o território andando e muito mau com 1 irmão comigo.

Os tempos são outros.

Não falo nada,só observo.
Penso muito naquele homem que estava pregado ao lado de Jesus Cristo.Ele não teve 3 meses ou 1 ano para se arrepender,mesmo assim já está com a sua vaga no paraíso.
Avatar do usuário
Brother Franz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 695
Registrado em: 16 Jul 2009 13:46

Re: Quão eficiente é a Pregação?

Mensagem não lida por Brother Franz »

A pregação espontânea é, evidentemente, uma das marcas do cristianismo, posto que é a primeira religião universalista a tomar as dimensões que tomou (GREEN, Michael. Evangelism in the early Church). A pregação dos Estudantes da Bíblia era espontânea, e fundamentada na ideia de que logo o Reino assumiria o controle, todavia, entendia que a distribuição de material bíblico feito por outras organizações também encaixava-se numa evangelização aceita por Deus. Com Rutherford, o grupo passa a visar crescimento (daí criarem uma grande multidão terrestre; a mensagem dos EBs previa 144 mil reis e uma grande multidão de ajudantes no CÉU) e dispensa de literatura. A pregação TJ de 1920 até os anos 2000 estava assentada na DISTRIBUIÇÃO DE LITERATURA, produzindo a baixíssimos custos e deixando com os moradores por um valor imensamente maior do que saído de fábrica. Todo o incentivo a pregação era nesse sentido, vender, vender e vender. E dar objetivo a existência da estrutura organizacional: ela vende para crescer e vender mais. Agora chegamos no impasse: com as prensas diminuindo, há necessidade de impelir tanto a pregação? Vemos passas atrás a partir do momento em que anciãos (supervisores locais) são designados fazendo 7, 8 horas. Isso antes era contraproducente. Vemos pioneiros que não são anciãos, o que era incomum. E nos relatórios, as horas tem caído. Vemos a redução do incentivo a campanhas: ninguém lembra qual é a campanha do mês. Um folheto agora tem o mesmo valor que um livro no seu relatório! Acho que com a Torre deixando gradualmente de ser uma gráfica, o incentivo para pregar ficará só na tribuna, sem implicações práticas. Isso ajudaria muita gente a ingressar na organização, e doar dinheiro e esforço em prol dela.
“Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? "
Avatar do usuário
The Pretender
Forista
Forista
Mensagens: 166
Registrado em: 15 Mai 2012 12:08
Localização: Abc Paulista

Re: Quão eficiente é a Pregação?

Mensagem não lida por The Pretender »

Sem falar que o 'trabalho' de pré(ne)gação serve a um propósito social : encontro de tj´s que muitas vezes vão para colocar as conversas e fofocas em dia e cujo foco certamente não é cobrir sistematicamente o 'terrítório' como era em décadas passadas. Percebe-se claramente o receio que o membro tem a fim de não ficar mau na foto por não aparecer no campo ainda que de vez em quando...também nas conversas entre os irmãos fala-se de todo tipo de frivolidades menos de focar no trabalho...rodinhas se formam a qualquer instante para ouvir um 'causo' contado por alguém... tudo isso e o relógio vai andando ...9:45 hs , 10:15 hs, 11:00 hs...ôpa! Já 'fiz' duas horas, vou para casa! d:9
"Confiar ou não confiar, eis a questão."
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Quão eficiente é a Pregação?

Mensagem não lida por DELTA »

Além do que já foi dito acredito que nada melhor do que os números para mostrar o quão eficiente anda a pregação das Testemunhas de Jeová.

Se voltarmos 20 anos no tempo, a 1996, existiam 5.413.769 publicadores que conseguiram batizar 366.579 pessoas ou seja foram necessárias 14 pessoas pregando para se conseguir 01 batismo.

Segundo o ultimo relatório haviam 8.220.105 pregando no ultimo ano de serviço e conseguiram batizar 260.273 ou seja foram necessárias 31 pessoas pregando para se conseguir 01 batismo.

Podemos afirmar que em 20 anos a tal eficiência caiu mais da metade. E isso batizando adolescentes e afrouxando as regras para o batismo. Hoje em dia praticamente não se batiza estudante de raiz, onde a família não é TJ.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 213 visitantes