Número da besta revelado? #666

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Jareth
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Dez 2014 16:30
Localização: Labirinto

Número da besta revelado? #666

Mensagem não lida por Jareth »

Pessoal, tudo bem?

Não sei se vocês viram, mas o UOL subiu esses dias uma matéria da BBC Brasil sobre o número 666 do livro de Apocalipse. Eles explicam que poderia ter a forma que João usou para citar o imperador Nero, de acordo com um cálculo utiizado na Antiguidade. Olha, confesso que faz sentido, hein... Alguém aqui sabe mais alguma coisa sobre o assunto? Destaco o trecho abaixo:
Era comum, na Antiguidade, usar números para disfarçar um nome. Nos alfabetos grego e hebraico, toda letra tem um número correspondente. Então, se você somasse todas as letras do seu nome, você tinha um código numérico.

O professor Ian Boxall, da CUA (Catholic University of America), dá um exemplo com Anna.

"A" vale 1 e "N" vale 50. Anna, então, seria 102.

Se você escrever o nome do imperador Nero Cesar no alfabeto hebraico, a equação fica: 200+60+100+50+6+200+50=666.

Historiadores acreditam que a perseguição de Nero a cristãos em Roma fez com que ele fosse uma figura odiada pelos primeiros cristãos.
Para quem quiser ler a matéria toda, segue o link. Nele há também algumas explicações e curiosidades sobre outras passagens do livro de Apocalipse: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... alipse.htm


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Número da besta
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 09 Dez 2021 20:25, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Imagem

"Eu sou um pássaro, me trancam na gaiola
E esperam que eu cante como antes..."
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Número da besta revelado? #666

Mensagem não lida por baiano »

A interpretação é de direito de cada um interpretar, conquanto que seja acompanhado por estudos seculares, já que o próprio Escravo da Torre reconhece não ser inspirado.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
Neo Matrix
Moderador
Moderador
Mensagens: 1761
Registrado em: 07 Jan 2016 15:31
Localização: Ex-Ancião, Desassociado e Feliz. Religião Nunca mais!

Re: Número da besta revelado? #666

Mensagem não lida por Neo Matrix »

Jareth escreveu:Pessoal, tudo bem?

Não sei se vocês viram, mas o UOL subiu esses dias uma matéria da BBC Brasil sobre o número 666 do livro de Apocalipse. Eles explicam que poderia ter a forma que João usou para citar o imperador Nero, de acordo com um cálculo utiizado na Antiguidade. Olha, confesso que faz sentido, hein... Alguém aqui sabe mais alguma coisa sobre o assunto? Destaco o trecho abaixo:
Era comum, na Antiguidade, usar números para disfarçar um nome. Nos alfabetos grego e hebraico, toda letra tem um número correspondente. Então, se você somasse todas as letras do seu nome, você tinha um código numérico.

O professor Ian Boxall, da CUA (Catholic University of America), dá um exemplo com Anna.

"A" vale 1 e "N" vale 50. Anna, então, seria 102.

Se você escrever o nome do imperador Nero Cesar no alfabeto hebraico, a equação fica: 200+60+100+50+6+200+50=666.

Historiadores acreditam que a perseguição de Nero a cristãos em Roma fez com que ele fosse uma figura odiada pelos primeiros cristãos.
Para quem quiser ler a matéria toda, segue o link. Nele há também algumas explicações e curiosidades sobre outras passagens do livro de Apocalipse: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... alipse.htm
Gostei da explicação! Acho que foi a mais simples e lógica de entender que já ouvi até hoje!
"Matrix /// - Por que doem os meus olhos? (Neo) - Porque você nunca os usou. (Morpheus) "
Avatar do usuário
Esclarecido92
Forista
Forista
Mensagens: 170
Registrado em: 07 Abr 2016 10:00

Re: Número da besta revelado? #666

Mensagem não lida por Esclarecido92 »

NEO MATRIX escreveu:
Jareth escreveu:Pessoal, tudo bem?

Não sei se vocês viram, mas o UOL subiu esses dias uma matéria da BBC Brasil sobre o número 666 do livro de Apocalipse. Eles explicam que poderia ter a forma que João usou para citar o imperador Nero, de acordo com um cálculo utiizado na Antiguidade. Olha, confesso que faz sentido, hein... Alguém aqui sabe mais alguma coisa sobre o assunto? Destaco o trecho abaixo:
Era comum, na Antiguidade, usar números para disfarçar um nome. Nos alfabetos grego e hebraico, toda letra tem um número correspondente. Então, se você somasse todas as letras do seu nome, você tinha um código numérico.

O professor Ian Boxall, da CUA (Catholic University of America), dá um exemplo com Anna.

"A" vale 1 e "N" vale 50. Anna, então, seria 102.

Se você escrever o nome do imperador Nero Cesar no alfabeto hebraico, a equação fica: 200+60+100+50+6+200+50=666.

Historiadores acreditam que a perseguição de Nero a cristãos em Roma fez com que ele fosse uma figura odiada pelos primeiros cristãos.
Para quem quiser ler a matéria toda, segue o link. Nele há também algumas explicações e curiosidades sobre outras passagens do livro de Apocalipse: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... alipse.htm
Gostei da explicação! Acho que foi a mais simples e lógica de entender que já ouvi até hoje!
Muito mais simples do que as profetadas torreanas asuhasuahsuashaus
O truque de mágica, quando explicado, não engana mais!
Avatar do usuário
Jareth
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Dez 2014 16:30
Localização: Labirinto

Re: Número da besta revelado? #666

Mensagem não lida por Jareth »

baiano escreveu:A interpretação é de direito de cada um interpretar, conquanto que seja acompanhado por estudos seculares, já que o próprio Escravo da Torre reconhece não ser inspirado.
Baiano, como assim? Onde o Escravo afirma que não é inspirado? Gostei de saber disso... rs

NEO MATRIX, Esclarecido92, explicação, de fato, muito mais fácil, plausível, sem adereços e até lógica para o contexto da época... rsrs
Imagem

"Eu sou um pássaro, me trancam na gaiola
E esperam que eu cante como antes..."
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Número da besta revelado? #666

Mensagem não lida por baiano »

Jareth escreveu:
baiano escreveu:A interpretação é de direito de cada um interpretar, conquanto que seja acompanhado por estudos seculares, já que o próprio Escravo da Torre reconhece não ser inspirado.
Baiano, como assim? Onde o Escravo afirma que não é inspirado? Gostei de saber disso... rs

NEO MATRIX, Esclarecido92, explicação, de fato, muito mais fácil, plausível, sem adereços e até lógica para o contexto da época... rsrs
Depois de exortar que devemos ter confiança no escravo, A Sentinela 15 de agosto de 81, página 19, diz:
"É verdade que os irmãos que preparam essas publicações não são infalíveis. Seus escritos não são inspirados assim como eram os de Paulo e dos outros escritores bíblicos."

De fato, a explicação apresentada no seu post é muito mais lógica. Há uns dias estive lendo explicação sobre a fera e a meretriz do apocalipse e achei tb muito mais contextual.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
Adriano Wake Up
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 767
Registrado em: 12 Jan 2016 00:08

Re: Número da besta revelado? #666

Mensagem não lida por Adriano Wake Up »

Há alguns anos atrás, enquanto TJ bitolado, eu já havia lido algo relacionado a que o número 666 se referia a Nero. Claro que naquela época eu "passei batido" o assunto...

Mas, agora que você"ressuscitou" esse assunto, ele parece ter lógica para mim, pois, na época dos antigos cristãos, o imperador Nero foi um grande opositor, que deixou suas "cicatrizes".
Avatar do usuário
croger
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Abr 2015 15:44

Re: Número da besta revelado? #666

Mensagem não lida por croger »

Eu li essa matéria. Muito boa.
Is fuck.
Avatar do usuário
Vine Kun
Troll desativado
Mensagens: 407
Registrado em: 26 Mar 2016 22:19

Re: Número da besta revelado? #666

Mensagem não lida por Vine Kun »

Esse entendimento não é novo... eu uso a tradução "Bíblia de Jerusalém" nas minhas pesquisas, no versículo que fala sobre isso existe uma nota de rodapé que explica a mesma coisa mencionada aí no site. Muitos de nós não sabíamos disso ou não notávamos , simplesmente porque fomos enganados com aquela estória de "duplo significado" da Torre onde apenas apontam esse número como tendo significado atual ou seja, ao invés de "Nero", enfatizaram um equivalente atual: "Politica e sistema governamental". Eu creio que essa afirmação citada de que "historiadores acreditam que Nero era uma pessoa muito odiada pelos Cristãos", partiu somente da cabeça da pessoa que escreveu a matéria, pois isso não está correto. Na época de Nero, os Cristãos levavam a sério a orientação de Jesus a respeito de amar aos inimigos e aos perseguidores. Morrer em nome de Cristo era um prazer, visto até como um privilégio... não temiam a morte já que a crença base era a ressureição e reencontro ou juntar-se a Cristo no céu. O zelo ao usar essas simbologias discretas, era para guardá-los como grupo, cuidado para não serem fácil e rapidamente identificados coletivamente e então dizimados. Porém, como indivíduos não temiam morrer pela mão dos opositores, pois seriam considerados como mártires.
Outra questão é que muitos Historiadores não concordam que Nero tenha perseguido tão ferrenhamente aos Cristãos como a historia parece indicar. Além do mais, existe alguns atributos honrosos a Nero e acontecimentos negativos controvertíveis a respeito de coisas atribuídas a ele. Por isso, creio que não existia ódio a Nero da parte dos Cristãos.
"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente"
- Érico Veríssimo

Imagem
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Número da besta revelado? #666

Mensagem não lida por Bruce D. »

Muito boa a matéria do Uol. Explicação simples e direta e lógica ao contrario das explicações da torre.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Rapha, YukimuraSanada e 146 visitantes