Será que um cristão pode usar barba?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Será que um cristão pode usar barba?

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Imagem

Esta pergunta pode parecer um pouco estranha para a maioria das pessoas. Afinal, o uso da barba é uma opção pessoal e à partida depende do gosto pessoal da pessoa. Conforme a maioria dos leitores sabem, existe no entanto um parecer negativo por parte da Sociedade Torre de Vigia em relação ao uso da barba por parte dos varões.

O uso da barba por parte dos homens Testemunhas de Jeová é por isso muitíssimo reduzido e restringido a uns poucos países, especialmente no norte da Europa. Mesmo aí, existe algum estigma no seu uso. Qualquer varão TJ que use barba, a não ser por um motivo muito forte, tal como uma cicatriz na cara, um problema de pele e pouco mais, ele jamais será visto com bons olhos na congregação e muito dificilmente terá quaisquer “privilégios na congregação”.
Precisamos por isso perguntar-nos:

Existe base bíblica para proibir a barba ou desincentivá-la ou é exatamente o oposto?

Que razões poderão existir por detrás da proibição do uso da barba por parte da Torre de Vigia?



Para isso, iremos analisar a História da Barba, o valor da barba para o povo de Deus no passado e seu significado. Iremos também ver o propósito divino por detrás da barba no homem. Vale a pena ler o artigo e ponderar. Iremos também analisar as possíveis razões para a proibição por parte da Torre de Vigia do uso da barba nos varões Testemunhas.

Leiam no link abaixo!

https://www.desperta.net/reflexotildees ... usar-barba

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Barba;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 25 Mai 2018 13:34, em um total de 1 vez.
SMThuomas
Forista
Forista
Mensagens: 55
Registrado em: 06 Abr 2015 08:53

Re: Será que um cristão pode usar barba?

Mensagem não lida por SMThuomas »

E pelo visto algumas coisas estão mudando... Da Sentinela de Setembro de 2016:

17. Seria correto um irmão usar barba? Explique.
17 Seria correto um irmão usar barba? A Lei que Jeová deu aos israelitas exigia que os homens usassem barba. Mas os cristãos não precisam obedecer à Lei, pois ela foi cancelada. (Lev. 19:27; 21:5; Gál. 3:24, 25) Em algumas culturas, as pessoas não veem problema nenhum em um homem usar uma barba bem-feita. Isso não impede que as pessoas deem atenção à mensagem do Reino. Na verdade, em alguns países há anciãos e servos ministeriais que usam barba. Mesmo assim, alguns irmãos talvez prefiram não usar. (1 Cor. 8:9, 13; 10:32) Já em outros países usar barba não é comum e, por isso, não é considerado apropriado para um irmão. Aliás, nesses lugares, se um irmão usasse barba, ele poderia passar uma má impressão e talvez não fosse considerado “irrepreensível”. — Rom. 15:1-3; 1 Tim. 3:2, 7.


https://www.jw.org/pt/publicacoes/revis ... ve-a-deus/

Aparentemente a Associação deve estar sendo muito questionada ou até mesmo esta perdendo alguns membros por esse motivo. Agora só quero ver qual vai ser o critério usado por cada congregação para determinar se os irmãos daquela determinada região (cidade, estado ou país) deve ou não usar barba. Podemos esperar que vai haver muito "raxa" nas congregações por causa disso. Principalmente pelos jovens que devem começar a usar barba assim que lerem esse artigo. Aí quero ver as congregações ficarem dividas entre o pode ou não pode... hahaahahahhahaha vai ser um Jeová nos acuda. :1 :1 :1 :1 :1 d:9 d:9 d:9 d:9

Pretendo na primeira oportunidade que surgir aparecer de barba no salão e caso algum irmão me questione irei mostrar o artigo da revista. :1 :1 :1 :1 :1 :2 :1 :1 :1 :1
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Será que um cristão pode usar barba?

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Este parágrafo é abordado no meu artigo e não representa nada de novo. É apenas para dar uma imagem de razoabilidade, quando na prática a proibição ou desincentivo ao uso da barba mantém-se! ;)
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Será que um cristão pode usar barba?

Mensagem não lida por baiano »

SMThuomas escreveu:E pelo visto algumas coisas estão mudando... Da Sentinela de Setembro de 2016:

17. Seria correto um irmão usar barba? Explique.
17 Seria correto um irmão usar barba? A Lei que Jeová deu aos israelitas exigia que os homens usassem barba. Mas os cristãos não precisam obedecer à Lei, pois ela foi cancelada. (Lev. 19:27; 21:5; Gál. 3:24, 25) Em algumas culturas, as pessoas não veem problema nenhum em um homem usar uma barba bem-feita. Isso não impede que as pessoas deem atenção à mensagem do Reino. Na verdade, em alguns países há anciãos e servos ministeriais que usam barba. Mesmo assim, alguns irmãos talvez prefiram não usar. (1 Cor. 8:9, 13; 10:32) Já em outros países usar barba não é comum e, por isso, não é considerado apropriado para um irmão. Aliás, nesses lugares, se um irmão usasse barba, ele poderia passar uma má impressão e talvez não fosse considerado “irrepreensível”. — Rom. 15:1-3; 1 Tim. 3:2, 7.


https://www.jw.org/pt/publicacoes/revis ... ve-a-deus/

Aparentemente a Associação deve estar sendo muito questionada ou até mesmo esta perdendo alguns membros por esse motivo. Agora só quero ver qual vai ser o critério usado por cada congregação para determinar se os irmãos daquela determinada região (cidade, estado ou país) deve ou não usar barba. Podemos esperar que vai haver muito "raxa" nas congregações por causa disso. Principalmente pelos jovens que devem começar a usar barba assim que lerem esse artigo. Aí quero ver as congregações ficarem dividas entre o pode ou não pode... hahaahahahhahaha vai ser um Jeová nos acuda. :1 :1 :1 :1 :1 d:9 d:9 d:9 d:9

Pretendo na primeira oportunidade que surgir aparecer de barba no salão e caso algum irmão me questione irei mostrar o artigo da revista. :1 :1 :1 :1 :1 :2 :1 :1 :1 :1
Tô surpreso com esse parágrafo da Sentinela de setembro. Parece que estão deixando por conta de cada um, cada lugar com sua cultura. Como vc escreveu, SMThuomas, vamos ver daqui pra frente o lance da divisão do pode ou não pode, especialmente em cidades pequenas. kkkkkkk

Sempre que viajo a passeio com a família e fico uns dias fora, deixo a minha crescer. E fico P da vida quando tenho que passar a gilete por causa das reuniões.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2688
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Será que um cristão pode usar barba?

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Baiano, essa linguagem no parágrafo é apenas para boi dormir... :tapado8:
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Será que um cristão pode usar barba?

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Meus caros, o problema é a quebra das fronteiras pela Internet. Antes de usá-la para seus projeto de poder, poucos sabiam que em outros países sempre se usou barba. Só que agora essas criaturas fazem parte em broadcastings, e as ovelhinhas daqui assistem... danou-se o segredo.
Agora tentam estancar o problema.
Vale lembrar que é apenas mais uma das ridículas regras inventadas pelos anciãos. Nesse caso, não é o CG, mas a filial local que inventou isso.
Depois dizem que não seguem regras humanas.
:tapado8:
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Avatar do usuário
tjawake
Forista
Forista
Mensagens: 883
Registrado em: 29 Mar 2015 21:02

Re: Será que um cristão pode usar barba?

Mensagem não lida por tjawake »

TJ Curioso escreveu:Baiano, essa linguagem no parágrafo é apenas para boi dormir... :tapado8:
Ola TJ Curioso,

Entendo o que você quer dizer e acredito que continuará sendo assim mesmo, ou seja, quando um jovem aparecer no salão com barba, os anciãos irão raciocinar com ele que a barba é apropriado em países onde um homem é ridicularizado caso não a tenha.

Mas o interessante é que tem duas coisas importantes ditas aí nesta A Sentinela :
Primeiro: Que não é errado e foi até uma exigência de Jeová.
Segundo: Que em algumas culturas (e é o caso do Brasil), as pessoas não veem problema nenhum em um homem usar uma barba bem-feita.

Então, um jovenzinho corajoso tem uma revista provida pelo escravo fiel e discreto para justificar. Claro que os anciãos não irão concordar, sabemos disso, mas terão que engolir isso e em muitos casos conviver com essa brecha deixada, principalmente para aqueles que não anseiam se tornar servos, anciãos e nem mesmo fazer apresentações no palco.
"Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família."
- Despertai! Julho/2009 - Pag. 29
SERVO_REVOLTADO
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 31
Registrado em: 24 Mai 2016 21:24

Re: Será que um cristão pode usar barba?

Mensagem não lida por SERVO_REVOLTADO »

A verdade é que a maioria dos irmão (pelo menos em SP).. fala que não vê a hora da associação liberar o uso da Barba... mas essa eu realmente não sabia Alexei, que essa regra parte das filias locais...
Acredito que também seja porque nos EUA não usem... afinal a religião é americana...rsrs..

Concordo com o que vc diz TJ curioso... é apenas falacia para dar a impressão que eles não proíbem nada... que na realidade é apenas questão de costume local... tst.. se eu aparecer de barba no salão perco os privilégios e sou reprendido com certeza... mas quer saber vou questionar o SC... afinal já sei que ele gosta de alguns filmes que muitos talvez achem que não é permitido para tj por causa de ficção de magia... pelos menos de curioso saber qual é a opinião dele... rsr
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: Será que um cristão pode usar barba?

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

SMThuomas escreveu:E pelo visto algumas coisas estão mudando... Da Sentinela de Setembro de 2016:

17. Seria correto um irmão usar barba? Explique.
17 Seria correto um irmão usar barba? A Lei que Jeová deu aos israelitas exigia que os homens usassem barba. Mas os cristãos não precisam obedecer à Lei, pois ela foi cancelada. (Lev. 19:27; 21:5; Gál. 3:24, 25) Em algumas culturas, as pessoas não veem problema nenhum em um homem usar uma barba bem-feita. Isso não impede que as pessoas deem atenção à mensagem do Reino. Na verdade, em alguns países há anciãos e servos ministeriais que usam barba.

pessoalmente não vejo nada de mal no uso de uma barba , sendo limpa e aparada , eu mesmo já recebi muita pressão pela retirada de meu bigode que cultivo a muito tempo , antes de ser TJ já usava , e nunca cedi a esta história de ser melhor sem bigode , como pressão comigo não funciona , desistiram e me deixaram em paz , penso que com a turma sabendo que se usa barba em outros paises e que até mesmo não impede um homem de ser SM ou ANC está aberta a temporada de cultivo de barba e o mais legal com uma revista sentinela como base :D :1 m:2
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Será que um cristão pode usar barba?

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

SERVO_REVOLTADO escreveu:Acredito que também seja porque nos EUA não usem... afinal a religião é americana...rsrs..
Usam! Soube em conversa com um brother de lá.
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 177 visitantes