Conselhos sobre como cultivar "ódio piedoso".

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Vine Kun
Troll desativado
Mensagens: 407
Registrado em: 26 Mar 2016 22:19

Conselhos sobre como cultivar "ódio piedoso".

Mensagem não lida por Vine Kun »

Em muitos casos, aqueles que deixam a Torre são sujeitos a escárnio, ira e por vezes violência aberta da parte das suas famílias. As TJs são inclinadas a cometerem esse tipo de "perseguição" , por receberem uma série de "conselhos amorosos" sobre como tratar ex membros, cultivando "ódio piedoso" por todos aqueles que se opõem ao ensino da Torre como os apóstatas, ou por aqueles que simplesmente decidiram não mais pertencer a seita.
Encontramos muitas referências mais explicitas a isto nas literaturas antigas do "escravo fiel"... aqui seguem algumas pérolas do ensino amoroso TJ.
O que devem fazer os pais que são TJs nos casos em que os seus filhos adotam outra opinião religiosa diferente da opinião da Torre?
"Que dizer se o filho começar a proclamar ou profetizar algo contrário à mensagem do Reino e tentar influenciar erradamente a organização, fazendo isto em nome de Jeová? Que devem fazer o pai ou mãe dedicados e batizados? Eles não ousariam deixar suas emoções descontroladas, eles não ousariam poupar mesmo esta pessoa querida cujo nascimento carnal causaram. Têm de lhe declarar a pecaminosidade mortal do seu falso profetizar ou oposição ao profetizar do Reino. Eles não podem aguentar ter mesmo o seu próprio filho falando falsidades em nome de Jeová. Eles têm de o trespassar devido ao seu falso profetizar. Eles têm de considerá-lo como espiritualmente morto para si mesmos, como alguém com quem não se deve ter qualquer associação religiosa e convivência e cujas profecias devem ser rejeitadas." (A Sentinela, 1.º de outubro de 1961, p. 596)
*** w62 1/4 pp. 212-213 pars. 21-22 Profetizando com a organização leal ***
que dizer, pois, se o filho de uma família que estiver dentro da organização de Deus se opuser a esta profetização concernente ao Reino? O que dizer se este começar a proclamar ou a profetizar algo contrário à mensagem do Reino e tentar influenciar outros erroneamente na organização, fazendo isto em nome de Jeová? O que deveriam fazer o pai e a mãe dedicados e batizados? Não se atreverão a deixar suas afeições desregrá-los; não se atreverão a poupar nem mesmo este querido cujo nascimento natural eles causaram.
22 Devem declarar-lhe o pecado mortal de sua falsa profetização ou oposição ao se profetizarem o Reino. Não podem permitir nem mesmo o seu próprio filho falar falsamente em nome de Jeová. Terão de trespassá-lo por causa de sua falsa profetização. Terão de considerá-lo espiritualmente morto para com eles, como a alguém com quem não se ter nenhuma associação ou companheirismo religioso e cujo profetizar deve ser rejeitado.


O ódio da Torre para com ex-membros até a levou a usar expressões que normalmente estão associadas a violência. Num caso, até lamentam que as leis cristãs e as leis do país os proibissem de matar ex-membros:

"Nós não estamos vivendo hoje entre as nações teocráticas onde tais membros da nossa relação familiar carnal podiam ser exterminados por apostasia de Deus e da sua organização teocrática, como foi possível e foi ordenado na nação de Israel no deserto do Sinai e na terra da Palestina ... Estando limitados pelas leis da nação mundana na qual vivemos e também pelas leis de Deus dadas através de Jesus Cristo, só podemos tomar ação contra apóstatas até um certo ponto, isto é, consistente com ambos os conjuntos de leis. A lei da terra e a lei de Deus através de Cristo proíbem-nos de matar apóstatas, embora eles possam ser membros do nosso relacionamento familiar de carne e sangue." (A Sentinela, 15 de novembro de 1952, p. 703 )
Embora lamentem a sua incapacidade de matar ex-membros ("apóstatas"), as TJs podem pelo menos odiá-los e fazer o que podem para que eles compreendam o quanto são odiados:
"Odiadores de Deus e do seu povo devem ser odiados, mas isto não significa que aproveitaremos qualquer oportunidade para provocar dano físico a eles num espírito de malícia ou rancor, pois tanto a malícia como o rancor pertencem ao Diabo, ao passo que o ódio puro não pertence. Temos de odiar no sentido mais verdadeiro, que é encarar com extrema e ativa aversão, considerar como uma abominação, odioso, nojento, detestar. Seguramente quaisquer odiadores de Deus não merecem viver nesta bela terra." (A Sentinela, 1.º de outubro de 1952, p. 599)
É preciso ter estomago forte e sangue frio pra ler esses e muitos outros "conselhos amorosos" da 'única religião que diz seguir o exemplo de amor Cristão'.
"Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem" - Mat 5:44


*** w54 1/4 p. 63 Perguntas dos leitores ***
Perguntas dos leitores
● No caso de um pai, uma mãe, um filho ou uma filha ser desassociado, como deveriam os demais membros da família tratar tais pessoas em sua relação familiar? — P.C., Canadá.
Não vivemos hoje entre nações teocráticas onde tais membros de nossa família carnal podem ser exterminados por apostatarem de Deus e de sua organização teocrática, como era possível e era ordenado à nação de Israel, no deserto de Sinai e na terra da Palestina. “Certamente o matarás. A tua mão será a primeira contra ele para o matar, e depois a mão de todo o povo. Tu o apedrejarás, até que morra; porque procurou apartar-se de Jehovah teu Deus, . . . Todo o Israel ouvirá, e temerá, e não se tornará a fazer uma coisa má como esta, no meio de ti.”—Deu. 13:6-11.
Sendo limitados pelas leis da nação mundana em que vivemos e também pelas leis de Deus mediante Jesus Cristo, podemos tomar ação contra apóstatas semente até um certo grau, isto é, coerentemente com os dizeres de ambas as leis. A lei de Deus não permite que um cônjuge abandone seu companheiro porque este foi desassociado ou apostatou. Na maioria dos casos, nem mesmo a lei do país permitirá que se conceda um divórcio em tais bases. O crente fiel e o apóstata ou desassociado devem continuar a viver juntos legalmente e prestar os devidos deveres conjugais um para o outro. Um pai não pode legalmente expulsar de casa seu filho menor, porque ele se tornou apóstata ou desassociado, e o menor ou menores não podem abandonar seu pai ou sua mãe simplesmente porque se tornam infiéis a Deus e à sua organização teocrática. Pelas leis de Deus e do homem, o pai precisa cumprir suas obrigações paternas para com o filho ou filhos enquanto forem menores dependentes e o filho ou filhos precisam prestar submissão filial ao pai enquanto for legalmente menor ou até que receba consentimento para sair de casa. Naturalmente, se os filhos alcançaram a maioridade, então podem sair de casa.
Se os filhos são de maioridade e continuam a se associar com um pai (ou mãe) desassociado por receber sustento material dele ou dela, então devem considerar até que ponto seus interesses espirituais são comprometidos por continuarem sob este arranjo desigual, e se podem ou não arranjar sustento próprio, vivendo separados desse decaído. Continuar a receber sustento material não deve comprometê-los até o ponto de ignorar o estado desassociado do pai ou mãe. Se forem ameaçados com a descontinuação do apoio paterno, devido ao ato de desassociação da congregação do povo de Deus, então devem estar dispostos a arcar com tais consequências.
A influência de Satanás por meio do membro desassociado da família será causar que o outro ou os outros membros da família que estão na verdade se juntem ao membro desassociado no seu proceder ou na sua atitude para com a organização de Deus. Fazer isto seria desastroso e assim o membro fiel da família deve reconhecer a ordem de desassociação e conformar-se a ela. Como se faria ou poderia fazer isto enquanto se vive debaixo do mesmo teto ou em contato pessoal e físico, diário, com o desassociado? Desta maneira: Por recusar ter relações religiosas com o desassociado.
O cônjuge prestaria os deveres conjugais de acordo coma lei do país em devida retribuição pelos benefícios materiais concedidos e aceitos. Ter, porém, comunhão religiosa com a pessoa desassociada não, não deveria haver tal coisa! O cônjuge fiel não discutirá religião com o apóstata ou desassociado e não o acompanhará ao seu lugar de associação religiosa nem participará nas reuniões com ele (ou ela). Conforme disse Jesus: “Se também recusar ouvir a congregação [que foi obrigada a desassociá-lo], considera-o como se fosse um homem das nações e cobrador de impostos [em relação à nação santificada de Jeová].” (Mat. 18:17, NW) Não se autoriza que se faça mal a tal pessoa, mas não deve haver amizade espiritual ou religiosa.
A mesma regra aplica-se àqueles que estão na relação de pai (ou mãe) para filho e filho para pai. A obrigação natural, que recai sôbre eles de acôrdo com a lei do homem e a lei de Deus, será cumprida pelo pai (ou mãe) fiel ou o filho fiel. Mas quanto a prestar mais do que isso e ter amizade religiosa com tal, em violação da ordem de desassociação da congregação — não, nada disso para o fiel! Se o fiel sofrer de um modo material ou de outro qualquer modo por aderir fielmente à lei teocrática, então deve aceitar isto como sofrimento pela causa da justiça.
O propósito de se observar o ato de desassociação é fazer que o desassociado se compenetre do erro do seu proceder e se envergonhe, se possível, de modo que se possa recobrar, e também salva-guardar a própria salvação do fiel à vida no novo mundo, em vindicação de Deus. —2 Tes. 3:14, 15; Tito 2:8.


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Família; Ostracismo; Sentinela
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 07 Dez 2021 19:13, em um total de 2 vezes.
Razão: Inserir marcadores
"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente"
- Érico Veríssimo

Imagem
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Conselhos sobre como cultivar "ódio piedoso".

Mensagem não lida por gerom »

Aquele negócio de Jesus dizer para "amar inimigos", "orar pelos inimigos", oferecer o outro lado da face, perdoar 70 x 7, a Torre só uso como discurso de retórica, né mesmo?

O termo torreano ridículo: ódio piedoso. :iergh7:

Vamos também sentir ódio piedoso do CG, e da Torre de Vigia e sua marca registrada: testemunhasdejeová.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Conselhos sobre como cultivar "ódio piedoso".

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Imagine que todo católico decidissem seguir o exemplo das Testemunha de Jeová e se recusassem a falar com todo ex-católico que virasse tj; imagine que todo evangélico fizesse o mesmo. Afinal são ex-fiéis que viraram apóstatas, não?

Então teríamos a seguinte situação: tj ex-católico só prega para evangélico, ao passo que tj ex-evangélico só prega para católico.

Como que as tjs descascariam esse abacaxi?

Alguém tem um palpite?
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Conselhos sobre como cultivar "ódio piedoso".

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Lourisvaldo Santana escreveu:Imagine que todo católico decidissem seguir o exemplo das Testemunha de Jeová e se recusassem a falar com todo ex-católico que virasse tj; imagine que todo evangélico fizesse o mesmo. Afinal são ex-fiéis que viraram apóstatas, não?

Então teríamos a seguinte situação: tj ex-católico só prega para evangélico, ao passo que tj ex-evangélico só prega para católico.

Como que as tjs descascariam esse abacaxi?

Alguém tem um palpite?
Bem observado!!!
Estes textos acima são fortes. Dignas de um verdadeiro ditador!!!
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
Lizz
Forista
Forista
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2016 17:33

Re: Conselhos sobre como cultivar "ódio piedoso".

Mensagem não lida por Lizz »

Nas congregações que passei, principalmente os mais velhos levavam esses conselhos ao pé da letra. Acham que um parente que se torna descrente é digno de ódio, pelo menos o tratamento que se dá a eles é assim, afastamento total, exclusão.

Os mais jovens até são mais relax nesse sentido em tempos de whatasapp. Presenciei isso entre jovens desassociados e amigos do salão arrasados com sua saída. :6

Uma vez um irmão estava afastado há um bom tempo do salão, mas nos facebook da vida não cansava de postar fotos altamente duvidosas (tejoteanamente falando!), e o mesmo ganhou até um discurso no salão dando a entender claramente que o rapaz era uma persona non grata e ter ele como amigo no facebook poderia ser tido como má influência. Lembro do mimimi que isso causou pós reunião pois muita gente não sabia de quem ou melhor para quem era o discurso. Posteriormente o cidadão foi desassociado óbvio, porém antes a caveira dele foi feita. Muito amor. Muito mesmo! d:7
"Não tenho tempo para mais nada, ser feliz me consome muito."-
Clarice Lispector
Avatar do usuário
Vine Kun
Troll desativado
Mensagens: 407
Registrado em: 26 Mar 2016 22:19

Re: Conselhos sobre como cultivar "ódio piedoso".

Mensagem não lida por Vine Kun »

RafaelCioran escreveu:Estes textos acima são fortes. Dignas de um verdadeiro ditador!!!


Realmente, parece mesmo...
Mas a diferença é que um ditador impõe as leis e todos são obrigados a obedecer mesmo que não concorde com tais leis ou ordem.
No caso das TJs elas passam a ter o mesmo pensamento de ódio que o "ditador", aprendem a odiar os opositores e obedecem esses 'conselhos' ( leis ) achando estarem fazendo algo moralmente correto, até mesmo algo 'santo'.
"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente"
- Érico Veríssimo

Imagem
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Conselhos sobre como cultivar "ódio piedoso".

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Vine Kun escreveu:
RafaelCioran escreveu:Estes textos acima são fortes. Dignas de um verdadeiro ditador!!!


Realmente, parece mesmo...
Mas a diferença é que um ditador impõe as leis e todos são obrigados a obedecer mesmo que não concorde com tais leis ou ordem.
No caso das TJs elas passam a ter o mesmo pensamento de ódio que o "ditador", aprendem a odiar os opositores e obedecem esses 'conselhos' ( leis ) achando estarem fazendo algo moralmente correto, até mesmo algo 'santo'.
Acho que temos 7 ditadores então...
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4041
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Conselhos sobre como cultivar "ódio piedoso".

Mensagem não lida por Mentalista »

A Sentinela, 1 de Janeiro de 2013, proíbe o contato com um desassociado até mesmo por e-mail, telefone e mensagens de texto.

A Sentinela (edição em inglês), 15 de Setembro de 1981, pág. 27, diz que foi o desassociado quem criou problemas para si e para sua família.

A Sentinela (edição em inglês), 15 de Julho de 1961, pág. 420, diz que Jesus encorajou seus seguidores a amar seus inimigos, mas que a palavra de Deus também diz para se odiar o que é mau, de forma que, quando uma pessoa persiste no proceder errado depois de saber o que é certo, para odiar o que é mau um cristão deve odiar a pessoa que está inseparavelmente vinculado ao proceder errado.

[Comentário adicional: Vemos uma outra distorção da Sentinela, já que na Bíblia está escrito que Jesus disse para as pessoas amarem umas outras (mesmo aos inimigos), e para odiar o que é mau, não quem pratica o mal.]

O fundamentalismo é evidenciado na A Sentinela (edição em inglês), 15 de Setembro de 1952, pág. 703, que diz: "a lei do homem e a lei de Deus por meio de Cristo nos proíbe de matar os apóstatas, apesar de serem membros da nossa própria relação familiar de carne e osso". E na A Sentinela (edição em inglês), 1 de Junho de 1977, pág. 347, as congregações são instruídas a não atender nem mesmo ao funeral de alguém desassociado.

Mais sobre o assunto: http://observatoriojw.org/post/246
Avatar do usuário
Advogata
Forista
Forista
Mensagens: 127
Registrado em: 17 Fev 2016 12:49

Re: Conselhos sobre como cultivar "ódio piedoso".

Mensagem não lida por Advogata »

Mentalista escreveu:A Sentinela, 1 de Janeiro de 2013, proíbe o contato com um desassociado até mesmo por e-mail, telefone e mensagens de texto.

A Sentinela (edição em inglês), 15 de Setembro de 1981, pág. 27, diz que foi o desassociado quem criou problemas para si e para sua família.

A Sentinela (edição em inglês), 15 de Julho de 1961, pág. 420, diz que Jesus encorajou seus seguidores a amar seus inimigos, mas que a palavra de Deus também diz para se odiar o que é mau, de forma que, quando uma pessoa persiste no proceder errado depois de saber o que é certo, para odiar o que é mau um cristão deve odiar a pessoa que está inseparavelmente vinculado ao proceder errado.

[Comentário adicional: Vemos uma outra distorção da Sentinela, já que na Bíblia está escrito que Jesus disse para as pessoas amarem umas outras (mesmo aos inimigos), e para odiar o que é mau, não quem pratica o mal.]

O fundamentalismo é evidenciado na A Sentinela (edição em inglês), 15 de Setembro de 1952, pág. 703, que diz: "a lei do homem e a lei de Deus por meio de Cristo nos proíbe de matar os apóstatas, apesar de serem membros da nossa própria relação familiar de carne e osso". E na A Sentinela (edição em inglês), 1 de Junho de 1977, pág. 347, as congregações são instruídas a não atender nem mesmo ao funeral de alguém desassociado.

Mais sobre o assunto: http://observatoriojw.org/post/246


Não consigo ter outra reação além dessa: :iergh7:
Eu não consigo sentir ódio por pessoas em meu coração...sério... tenho dificuldade com esse sentimento também, pois um dia decidi substituir o "odiar" por "ignorar" ... sim decidi ignorar pessoas que a Torre mandava odiar (isso quando eu ainda estava em seus bancos) pois mesmo sabendo dessa "LEI MAGNA DO ÓDIO PIEDOSO", no meu coração eu sinceramente não conseguia ODIAR pessoas que "erravam". Eu simplesmente não conseguia e me sentia mal por não conseguir ODIAR o outro (Agora vcs vejam o grau de lavagem cerebral torreano... olha o mal que essa ORGA causa nas pessoas!!!! Ou a pessoa odeia o outro ou não é digna do amor de Jeová...affff)
Não sinto ódio nem da Orga, nem das pessoas que me fizeram tanto mal. Não sinto ódio não!
Talvez eu sinta sim um pouquinho desse ódio mas não creio que seja pelas pessoas e sim por suas atitudes! Mas ainda tenho que refletir melhor sobre isso... (algo que não farei agora)

Não digo que nunca sentirei ódio... o que estou dizendo é que só por hoje eu decidi não odiar! (pessoas)

:)
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: Conselhos sobre como cultivar "ódio piedoso".

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Advogata escreveu:
Mentalista escreveu:A Sentinela, 1 de Janeiro de 2013, proíbe o contato com um desassociado até mesmo por e-mail, telefone e mensagens de texto.

A Sentinela (edição em inglês), 15 de Setembro de 1981, pág. 27, diz que foi o desassociado quem criou problemas para si e para sua família.

A Sentinela (edição em inglês), 15 de Julho de 1961, pág. 420, diz que Jesus encorajou seus seguidores a amar seus inimigos, mas que a palavra de Deus também diz para se odiar o que é mau, de forma que, quando uma pessoa persiste no proceder errado depois de saber o que é certo, para odiar o que é mau um cristão deve odiar a pessoa que está inseparavelmente vinculado ao proceder errado.

[Comentário adicional: Vemos uma outra distorção da Sentinela, já que na Bíblia está escrito que Jesus disse para as pessoas amarem umas outras (mesmo aos inimigos), e para odiar o que é mau, não quem pratica o mal.]

O fundamentalismo é evidenciado na A Sentinela (edição em inglês), 15 de Setembro de 1952, pág. 703, que diz: "a lei do homem e a lei de Deus por meio de Cristo nos proíbe de matar os apóstatas, apesar de serem membros da nossa própria relação familiar de carne e osso". E na A Sentinela (edição em inglês), 1 de Junho de 1977, pág. 347, as congregações são instruídas a não atender nem mesmo ao funeral de alguém desassociado.

Mais sobre o assunto: http://observatoriojw.org/post/246


Não consigo ter outra reação além dessa: :iergh7:
Eu não consigo sentir ódio por pessoas em meu coração...sério... tenho dificuldade com esse sentimento também, pois um dia decidi substituir o "odiar" por "ignorar" ... sim decidi ignorar pessoas que a Torre mandava odiar (isso quando eu ainda estava em seus bancos) pois mesmo sabendo dessa "LEI MAGNA DO ÓDIO PIEDOSO", no meu coração eu sinceramente não conseguia ODIAR pessoas que "erravam". Eu simplesmente não conseguia e me sentia mal por não conseguir ODIAR o outro (Agora vcs vejam o grau de lavagem cerebral torreano... olha o mal que essa ORGA causa nas pessoas!!!! Ou a pessoa odeia o outro ou não é digna do amor de Jeová...affff)
Não sinto ódio nem da Orga, nem das pessoas que me fizeram tanto mal. Não sinto ódio não!
Talvez eu sinta sim um pouquinho desse ódio mas não creio que seja pelas pessoas e sim por suas atitudes! Mas ainda tenho que refletir melhor sobre isso... (algo que não farei agora)

Não digo que nunca sentirei ódio... o que estou dizendo é que só por hoje eu decidi não odiar! (pessoas)

:)
Você me fez lembrar da música do Legião: Só por hoje.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin, Hórus, kyoumal, Neo Matrix, Saran, Thelemita e 103 visitantes