Relata-se que muitos anciãos estão a entregar os cargos

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
exalonegirl
Forista
Forista
Mensagens: 248
Registrado em: 24 Mar 2016 11:00

Re: A coisa está ficando feia dentro dos SRs e para a Torre.

Mensagem não lida por exalonegirl »

Tenho dois amigos anciãos que entregaram o cargo. Quando questionado, falaram com tristeza apenas que "Estava muito difícil"
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: A coisa está ficando feia dentro dos SRs e para a Torre.

Mensagem não lida por TJCalado »

Aqui na região, um ex-evangélico tornou-se TJ, junto com sua família, e rapidamente tornou-se ancião (acho que pela habilidade oratória). Também entregou o cargo. Comentou que as atividades do ancião são mais administrativas do que espirituais e foi chamado de orgulhoso pelos "irmãos".
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Little Rooster
Forista
Forista
Mensagens: 938
Registrado em: 29 Mar 2012 09:18

Re: A coisa está ficando feia dentro dos SRs e para a Torre.

Mensagem não lida por Little Rooster »

Na congregação mais próxima que tenho alguma informação, a conversa é que são duas reuniões (sábado e domingo) como o povo da congregação de domingo acha os anciãos deles muito rígidos, eles debandam pra reunião de sábado e esvazia a reunião de domingo, criando um constrangimento público pros anciaos deles, tentando forçar uma renúncia ou coisa assim.

A coisa tá bem feia sim. E acho muito ruim. Sempre fui a favor da minha família continuar TJ (pq via que era importante e fazia sentido pra eles) mas já estou achando que era melhor eles saírem, pq virou uma religião normal. E vejo alguns sofrendo e decepcionados como não via até pouco tempo atrás. O Paraíso espiritual virou lenda.
Avatar do usuário
petercrouch
Forista
Forista
Mensagens: 302
Registrado em: 27 Mar 2012 16:12

Re: A coisa está ficando feia dentro dos SRs e para a Torre.

Mensagem não lida por petercrouch »

Sobre anciãos até agora não sei de nada, mas nas assembleias e congressos notei que a muito tempo não vejo grandes batismos. Lembro que quando me batizei, foram 71 novos. Hoje em dia se der 5, 6 é muito
Avatar do usuário
Episcopos
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Dez 2012 13:27

Re: A coisa está ficando feia dentro dos SRs e para a Torre.

Mensagem não lida por Episcopos »

Na cidade onde moro a pouco mais de um ano uma congregação fechou em resultado de diversos problemas e desqualificações dos da dianteira. Os publicadores foram remanejados para outras congregações. Numa congregação vizinha cerca de 10 jovens, alguns casados e com privilégios foram desassociados de uma só vez. Nos últimos 3 anos pelo menos 5 anciãos de destaque no circuito entregaram os privilégios, sendo eu mesmo um deles.
Peanuts
Forista
Forista
Mensagens: 135
Registrado em: 24 Mar 2016 12:38

Re: A coisa está ficando feia dentro dos SRs e para a Torre.

Mensagem não lida por Peanuts »

Na minha CG os anciãos tem pouquíssimo conhecimento Bíblico. Basta lerem na minha apresentação as asneiras que tive que escutar.Mas a arrogância impera. Pastoreio nunca soube o que é ,mesmo tendo 8 anciãos. Nenhum deles é pioneiro e só um via regularmente no campo.
'Suas idéias não correspondem aos fatos.O tempo não pára. '
Avatar do usuário
juju_bsf
Forista
Forista
Mensagens: 94
Registrado em: 10 Mar 2016 12:53

Re: A coisa está ficando feia dentro dos SRs e para a Torre.

Mensagem não lida por juju_bsf »

Na minha congregação não houve nenhum caso de entregar privilégios, mas noto que os anciãos estão cada vez mais autoritários. Sempre cobrando pra fazer mais na pregação, monitorando, controlando. Percebo muita infelicidade tanto por parte dos anciãos quanto pelos familiares. A filha de um ancião já tentou suicídio diversas vezes, as esposas todas com depressão e medo tentando manter as aparências, pelo menos dois da dianteira espancam os filhos (com porrete e chutes). Fico tentando analisar o que faz com que eles ajam dessa forma, e só chego a uma conclusão: regras, regras e mais regras que a torre impõe. Pra quem é da dianteira fica mais difícil ainda. Muitos são sinceros mas carregam um enorme peso nas costas ao tentarem ser exemplos pro rebanho e precisarem impor suas famílias a fazer o mesmo. A pressão psicológica pra manter os privilégios tem levado a maioria a sacrificar a felicidade própria e da família por privilégios na congregação.
Avatar do usuário
tjawake
Forista
Forista
Mensagens: 883
Registrado em: 29 Mar 2015 21:02

Re: A coisa está ficando feia dentro dos SRs e para a Torre.

Mensagem não lida por tjawake »

Ser ancião antigamente era encarado tanto pelos designados como pelos demais irmãos como ápice da espiritualidade e conhecimento. Profecias profundas estudadas nos antigos estudos de livro nas casas precisavam de irmãos acima da média para "explicar" as coisas profundas de Jeová.

Hoje? Está na moda a Bíblia em "linguagem simplificada", revista "facil de ler", livro Bíblia ensina "facil de entender" e coisas do tipo. É cada vez mais o escravo fiel e discreto, ops prudente, tirando os chamados estudos profundos e interpretação de profecias.

Anciãos de 30 e 20 anos atrás só veem hoje a carga exaustiva de trabalho além de reuniões mecânicas. Como a maioria não tem coragem para entregar o privilégio, o resultado se vê no número dos que adentram (raramente um que não tem raiz TJ se batiza) e no grande número dos que saem (dissociados e desassociados) ou que ficam inativos. Parece que agora mais do que nunca perceberam que o canal é ir esfriando aos pouquinhos até ficar inativo. Acredito que em breve teremos números negativos de crescimento em muitos países. Também quem mandou o Geoffrey Jackson dar a dica!
"Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família."
- Despertai! Julho/2009 - Pag. 29
Avatar do usuário
Anna M
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 40
Registrado em: 12 Fev 2016 10:28

Re: A coisa está ficando feia dentro dos SRs e para a Torre.

Mensagem não lida por Anna M »

juju_bsf escreveu:Na minha congregação não houve nenhum caso de entregar privilégios, mas noto que os anciãos estão cada vez mais autoritários. Sempre cobrando pra fazer mais na pregação, monitorando, controlando. Percebo muita infelicidade tanto por parte dos anciãos quanto pelos familiares. A filha de um ancião já tentou suicídio diversas vezes, as esposas todas com depressão e medo tentando manter as aparências, pelo menos dois da dianteira espancam os filhos (com porrete e chutes). Fico tentando analisar o que faz com que eles ajam dessa forma, e só chego a uma conclusão: regras, regras e mais regras que a torre impõe. Pra quem é da dianteira fica mais difícil ainda. Muitos são sinceros mas carregam um enorme peso nas costas ao tentarem ser exemplos pro rebanho e precisarem impor suas famílias a fazer o mesmo. A pressão psicológica pra manter os privilégios tem levado a maioria a sacrificar a felicidade própria e da família por privilégios na congregação.
Juju, nada acontece com esses que espancam seus filhos? E os que tentam suicídio, não deveriam ser desassociados?
Diante de tantos relatos que vocês relatam no fórum, ainda acredito que na minha cidade as coisas são boas. Por isso, fica mais difícil de perceberem essas atrocidades. Lamentável!
“Não vades além das coisas que estão escritas.” – 1 Cor. 4:6
ex-ancião
Forista
Forista
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Mar 2013 21:09

Re: A coisa está ficando feia dentro dos SRs e para a Torre.

Mensagem não lida por ex-ancião »

Quero fazer dois comentários com o intuto de corroborar o que os amigos estão comentando: 1 - Entrei para a Organização em janeiro de 1984. Naquela época os anciãos que haviam no circuito, em sua maioria eram da linhagem antiga de anciãos. Eram homens com aquela "aura", como foi dito aqui, de respeitabilidade, alguns eram do tempo dos servos de congregação (tempo em que em cada congregação havia apenas um irmão que comandava a congregação, aí em 1972 houve a introdução do arranjo de anciãos e servos ministeriais) e de modo geral os caras eram bons de oratória, espiritualidade e tinham prestígio e respeito junto aos irmãos. Mas coincidentemente, na década de 80 começou a haver uma mudança nos padrões e em apenas 10 anos eu vi mais de 100 anciãos perderem o privilégio no circuito RS-2 (Porto Alegre/RS). Hoje parece que qualquer chibungo é designado ancião. 2 - Para se ter uma noção clara da debandada da Organização é só pegar a quantidade de testemunhas ativas a 10 anos atrás (pode ser 20 ou 30 anos atrás, mas fiquemos com 10 anos apenas). Daí, some a este número a quantidade de batizados neste período. Vai dar um número X (não fiz a conta agora, mas já fiz no passado, quando fiz um discurso como visitante numa outra congregação). Mas então veja no anuário a quantidade total de Testemunhas oficialmente existentes. O número é surpreendente, é bem menor do que o total da conta que mencionei. A diferença, enorme, é o número de pessoas que simplesmente pararam ou foram embora ou foram desassociados e não voltaram (e este é o menor grupo dentre os que ficaram pelo caminho ao longo deste período de 10 anos. Qual o motivo? A gente sabe. Naquele discurso em falei sobre isto eu falei que a tendência dos anciãos e da Organização seria botar a culpa nos irmãos e dizer que eram fracos espiritualmente, que foram para o mundo, etc. Mas que o que os anciãos e a Organização deveriam fazer mesmo seria pensar seriamente em quais seriam os verdadeiros motivos. Sei que ao menos o Corpo Governante nunca fará isto. Por esta razão é que as coisas não mudarão. Uma pena.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 140 visitantes