"É correto questionar a Deus?"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: "É correto questionar a Deus?"

Mensagem não lida por Mentalista »

Moonwalker escreveu:questiona tudo pq seu professor mandou ele questionar tudo e ele esta obedecendo direitinho.
Não tenho certeza do objetivo do comentário, mas pra ficar claro o objetivo do tópico é mostrar que o CG diz ser tolerável questionar a Deus, mas não ao CG.
TJ RENOVADO
Forista
Forista
Mensagens: 214
Registrado em: 27 Abr 2017 00:02

Re: "É correto questionar a Deus?"

Mensagem não lida por TJ RENOVADO »

Mente Independente escreveu:Boa observação. Aliás...

Moisés, segundo a Bíblia, estava sendo usado por Jeová, apesar de ser um humano imperfeito, situação em q se diz estar os q tem cargos de dianteira na Torre (C.G, superitendentes, anciãos, etc.). Como, então, Moisés lidava, digamos, com reclamações e questionamentos?

Êxodo 17:2-7
Então o povo começou a discutir com Moisés, dizendo: “Dê-nos água para beber.” Mas Moisés lhes disse: “Por que vocês estão discutindo comigo? Por que persistem em pôr Jeová à prova?”+ 3 Mas o povo estava com muita sede ali, querendo água; e eles se queixavam contra Moisés,+ dizendo: “Por que você nos tirou do Egito para matar de sede tanto a nós como aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?” 4 Por fim, Moisés clamou a Jeová: “O que devo fazer com este povo? Daqui a pouco eles me apedrejarão!”
5 Jeová disse então a Moisés: “Vá à frente do povo, e leve com você alguns dos anciãos de Israel e o bastão com que você golpeou o rio Nilo.+ Pegue o bastão e vá. 6 Veja, estarei diante de você ali na rocha, em Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água, e o povo beberá.”+ Moisés fez isso diante dos anciãos de Israel. 7 Então ele chamou o lugar de Massá*+ e Meribá,*+ por causa da discussão dos israelitas e por terem posto Jeová à prova,+ dizendo: “Jeová está ou não está entre nós?”
Como exposto no vers. 7, os israelitas não simplesmente reclamaram por não haver água, como tb questionaram se Jeová estava realmente do lado deles. Essa era a principal questão. Ora, se Jeová não estava com eles, logo Moisés não poderia ser seu representante, e, consequentemente, não teria autoridade sobre aquele povo. E qual foi a reação de Moisés? Ele recorreu a Jeová, q lhe orientou a como resolver o problema. Puxa vida, ele poderia ter dito várias coisas bem mordazes, como: "Vocês estão mostrando falta de humildade! Deveriam aceitar a situação como está, esperar pacientemente até q Jeová dê água, e não questionar a legitimidade do representante de Jeová, da qual, aliás, vcs tem provas concretas q vcs mesmos testemunharam". Mas não, embora a princípio tenha tentado se reafirmar, ele depois cedeu e reconheceu q ele era apenas um humano imperfeito, e q precisava resolver o problema do povo e precisava da ajuda de Jeová para isso.
Agora, pensemos no C.G, anciãos, superitendentes, e etc. Não precisa nem citar publicações, basta puxar de memória tudo q lemos mais de um milhão de vezes nas publicações e ouvimos em discursos. Pode uma TJ reclamar de alguma coisa q esteja errada (ou q pelo menos essa TJ ache errada) na organização ou na congregação sem tomar sermão sobre "ter humildade", "esperar em Jeová" ou "aceitar a situação como está"? Pode uma TJ questionar a legitimidade do C.G como "representante de Jeová" sem ser tachada de "apóstata", "rebelde", "pessoa influenciada por Satanás" e coisas semelhantes? Vai o C.G pedir ajuda de Jeová para resolver o problema, ou provar concretamente q ele tem autoridade divina? E não nos esqueçamos q o C.G e demais membros da dianteira na organização estão numa situação bem mais delicada q a de Moisés, já q nenhuma TJ no mundo hoje viu com os próprios olhos qq prova de q esses homens tem a verdade.
d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7
TJ RENOVADO
Forista
Forista
Mensagens: 214
Registrado em: 27 Abr 2017 00:02

Re: "É correto questionar a Deus?"

Mensagem não lida por TJ RENOVADO »

sabrepoderoso escreveu:Mentalista sua pesquisa é excelente d:8 d:5 a perguntas que vc fez que o CG nunca irá responder , tipo ... quem os designou ?

eles exigem que se aceite tudo que eles falam , mas a biblia não recomenda a provar as expressões para se ver se são inspiradas e se originam de DEUS ?

sua pesquisa está de acordo com as palavras do apostolo em joão 4:1 '' meus queridos amigos , não acreditem em todos os que dizem que tem o espirito de DEUS . ponham a prova estas palavras para saber se o espirito que eles tem vem mesmo de DEUS , pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte '' .
fonte : NTLH .

a sua pesquisa mostrar que quando obedecemos este sábio conselho reconhecemos que o CG é um falso profeta , valeu cara ! :D1
Eu estava justamente mostrando essa parte da Presunção - parte II - para a minha mãe anteontem. Claro, mostrei no próprio encadernado de A Sentinela de 1981.

*** w81 15/8 p. 19 Precisamos de ajuda para entender a Bíblia? ***
Os discípulos de Jesus escreveram muitas cartas às congregações cristãs, àqueles que já estavam no “caminho da verdade”. (2 Ped. 2:2) Mas em parte alguma lemos que esses irmãos primeiro examinavam com cepticismo as Escrituras, para certificar-se de que essas cartas tinham apoio bíblico e que os escritores realmente sabiam de que estavam falando.

Perguntei: Confio nessa falácia ou nas palavras do apóstolo em Gálatas 1:8,9? "No entanto, mesmo que um de nós ou um anjo do céu lhes declare como boas novas algo além das boas novas que lhes declaramos, que ele seja amaldiçoado. 9 Como acabamos de dizer, digo agora novamente: Quem quer que esteja lhes declarando como boas novas algo além daquilo que vocês aceitaram, seja amaldiçoado".

Essa A Sentinela ainda diz:

*** w96 15/5 p. 17 par. 7 Leia a Palavra de Deus e sirva-o em verdade ***
Para aumentarmos em entendimento da Bíblia, precisamos da orientação do espírito, ou força ativa, de Deus. “O espírito pesquisa todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus”, para fazer entender seu sentido. (1 Coríntios 2:10) Os cristãos em Tessalônica deviam ‘certificar-se de todas as coisas’ contidas nas profecias que ouviam. (1 Tessalonicenses 5:20, 21) Quando Paulo escreveu aos tessalonicenses (por volta de 50 EC), a única parte das Escrituras Gregas já escrita era o Evangelho de Mateus. De modo que os tessalonicenses e os bereanos podiam certificar-se de todas as coisas provavelmente por verificar a versão Septuaginta grega das Escrituras Hebraicas. Tinham de ler e estudar as Escrituras, e nós temos de fazer o mesmo.

Hoje eu tenho certeza absoluta que esses homens agem de má fé para com o rebanho. Pois, se contradizem, contradizem as Escrituras, manipulam e até mentem para dominarem o rebanho.
Avatar do usuário
jedimind
Forista
Forista
Mensagens: 317
Registrado em: 14 Dez 2017 18:14

Re: "É correto questionar a Deus?"

Mensagem não lida por jedimind »

TJ RENOVADO escreveu:
sabrepoderoso escreveu:Mentalista sua pesquisa é excelente d:8 d:5 a perguntas que vc fez que o CG nunca irá responder , tipo ... quem os designou ?

eles exigem que se aceite tudo que eles falam , mas a biblia não recomenda a provar as expressões para se ver se são inspiradas e se originam de DEUS ?

sua pesquisa está de acordo com as palavras do apostolo em joão 4:1 '' meus queridos amigos , não acreditem em todos os que dizem que tem o espirito de DEUS . ponham a prova estas palavras para saber se o espirito que eles tem vem mesmo de DEUS , pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte '' .
fonte : NTLH .

a sua pesquisa mostrar que quando obedecemos este sábio conselho reconhecemos que o CG é um falso profeta , valeu cara ! :D1
Eu estava justamente mostrando essa parte da Presunção - parte II - para a minha mãe anteontem. Claro, mostrei no próprio encadernado de A Sentinela de 1981.

*** w81 15/8 p. 19 Precisamos de ajuda para entender a Bíblia? ***
Os discípulos de Jesus escreveram muitas cartas às congregações cristãs, àqueles que já estavam no “caminho da verdade”. (2 Ped. 2:2) Mas em parte alguma lemos que esses irmãos primeiro examinavam com cepticismo as Escrituras, para certificar-se de que essas cartas tinham apoio bíblico e que os escritores realmente sabiam de que estavam falando.

Perguntei: Confio nessa falácia ou nas palavras do apóstolo em Gálatas 1:8,9? "No entanto, mesmo que um de nós ou um anjo do céu lhes declare como boas novas algo além das boas novas que lhes declaramos, que ele seja amaldiçoado. 9 Como acabamos de dizer, digo agora novamente: Quem quer que esteja lhes declarando como boas novas algo além daquilo que vocês aceitaram, seja amaldiçoado".

Essa A Sentinela ainda diz:

*** w96 15/5 p. 17 par. 7 Leia a Palavra de Deus e sirva-o em verdade ***
Para aumentarmos em entendimento da Bíblia, precisamos da orientação do espírito, ou força ativa, de Deus. “O espírito pesquisa todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus”, para fazer entender seu sentido. (1 Coríntios 2:10) Os cristãos em Tessalônica deviam ‘certificar-se de todas as coisas’ contidas nas profecias que ouviam. (1 Tessalonicenses 5:20, 21) Quando Paulo escreveu aos tessalonicenses (por volta de 50 EC), a única parte das Escrituras Gregas já escrita era o Evangelho de Mateus. De modo que os tessalonicenses e os bereanos podiam certificar-se de todas as coisas provavelmente por verificar a versão Septuaginta grega das Escrituras Hebraicas. Tinham de ler e estudar as Escrituras, e nós temos de fazer o mesmo.

Hoje eu tenho certeza absoluta que esses homens agem de má fé para com o rebanho. Pois, se contradizem, contradizem as Escrituras, manipulam e até mentem para dominarem o rebanho.
Muito bom ter mostrado essas contradições. É apenas uma de muitas outras contradições nos ensinos. Uma outra Grande contradição se refere ao que Jesus disse "não sejais chamados líderes,pois um só é o vosso líder."... e o corpo se auto entitula GOVERNANTE! :iergh7: :iergh7: :iergh7:
Todas as religiões são a verdade sagrada para quem tem a fé, mas não passam de fantasia para os fiéis das outras religiões

Isaac Asimov
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: "É correto questionar a Deus?"

Mensagem não lida por Wesley MF »

Achei engraçado; soou para mim como um tipo de piada. :)

Ainda bem que estamos livres dessa hipnose promovida pelo corpo governante.
Eu não me importo nem um pouco [sequer fico indignado] com a opinião deles, da mesma forma que não me preocupo/importo se Goku consegue ou não vencer Seiya de Pegaso em um combate.
O CG é, simplesmente, ridículo. Suas publicações são um festival de anedotas mescladas com micos. :lol:
Thinking...
Avatar do usuário
Nobre Endividada
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 307
Registrado em: 16 Jun 2016 23:03

Re: "É correto questionar a Deus?"

Mensagem não lida por Nobre Endividada »

ALGUNS dizem que é errado questionar a Deus. Talvez achem falta de respeito perguntar por que Deus faz ou deixa de fazer certas coisas. Você também pensa assim?

Sabia que muitas pessoas boas já questionaram a Deus? Veja alguns exemplos:

O fiel Jó: “Por que escondes a tua própria face e me consideras teu inimigo?” — Jó 13:24.
O leal profeta Habacuque: “Por que olhas para os que agem traiçoeiramente, calando-te quando o iníquo engole aquele que é mais justo do que ele?” — Habacuque 1:13.
Jesus Cristo: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?” — Mateus 27:46.

Se você ler o contexto desses versículos, não verá nenhuma indicação de que Jeová * tenha se ofendido com essas perguntas sinceras. Mas isso não é nenhuma surpresa. Por exemplo, Deus não se ofende quando pedimos para ele satisfazer nossas necessidades básicas, a fim de termos boa saúde física. Ele atende a esses pedidos de bom grado. (Mateus 6:11, 33) De modo similar, ele tem prazer em dar informações que contribuam para nossa saúde mental e emocional. (Filipenses 4:6, 7) De fato, Jesus disse a seus discípulos: “Persisti em pedir, e dar-se-vos-á.” (Mateus 7:7) O contexto dessa promessa mostra que Jesus estava falando sobre receber não só coisas materiais, mas também respostas a perguntas importantes.
Questionamentos é algo que verdadeiramente o Deus Bíblico (em especial no VT) não gosta. A tentativa da Torre nesse artigo era mostrar que questionamentos nem sempre tem motivação errada mas pode ser por oscilação na fé ou busca sincera por respostas. Porém, os exemplos que ela citou e a explicação, só mostra o quanto gostam de manipular o entendimento Bíblico.
Em primeiro lugar, quando Jesus gritou - “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”, ele não estava questionando, mas falou isso propositalmente para cumprir uma profecia. Esse suposto "abandono" de Deus seria um testemunho de que Jesus foi fiel até o limite. No caso de Jó, toda a intenção de Satanás era que Jó abandonasse sua fidelidade a Jeová, e os questionamentos que vieram a ele seria o estopim para isso se realizar, ou seja, questionar Jeová foi uma influencia de Satanás. O prótiro Jeová teve que dialogar com Jó, porém, notamos certo exagero enfático ( como se estivesse aborrecido ) quanto ele até mesmo apela por mencionar um animal mitológico, comparando sua força com o monstro (com algo que só existe no folclore da época?).
Mas veja um ultimo exemplo - Maria a mãe de Cristo. Quando o Arcanjo Gabriel a visitou e deu o anuncio da sua gravidez divina, Maria questionou:“Como isso acontecerá se eu não conheço homem algum?”. A resposta foi: "Para Deus, nada é impossível". Em outras palavras: "Nunca questione como Deus fará as coisas, apenas acredite".
Quando o CG diz que é aceitável questionar a Deus e em outra parte diz que não se pode questionar o próprio CG, na verdade está fazendo um jogo bíblico..
O leitor da Bíblia verá que alguns servos de Jeová o questionaram, levando a entender que isso é normal e aceitável. Mas verá nas entrelinhas que apesar de haver exemplos, isso é algo inadequado e até errado ponto de vista de Deus.
O mesmo se aplicaria ao CG. Eles sabem que seus ensinos são totalmente questionáveis, contestáveis. Por isso, mostram que se algum TJ por acaso mesmo que apenas mentalmente questiona seus ensinos, isso é natural e até 'Biblicamente aceitável'. Porém, mesmo que se questione pessoalmente, ele deve aceitar e obedecer tudo que vem do Escravo fiel, precisa superar as dúvidas e simplesmente confiar no CG e sua Organização. Ou seja - questionar é normal que aconteça, mas faça o máximo para tirar isto da mente, porque a organização de Jeová ( assim como o próprio Jeová ) não permite isto, é algo inadequado e errado.

* Se Deus gostasse de questionamentos, ele não seria tão misterioso. O CG assim, se coloca na posição do próprio Jeová.
Reconhece a queda e não desanima, Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima ♪♫ - Noite Ilustrada.
Avatar do usuário
Teocrata
Forista
Forista
Mensagens: 240
Registrado em: 23 Abr 2018 12:16

Re: "É correto questionar a Deus?"

Mensagem não lida por Teocrata »

d:7 d:7 d:7

Belo tópico. Muito bem pesquisado e muito coerente!

O corpo governante tem problemas organizacionais, doutrinários e filosóficos bem típicos de religiões novas, cento e poucos anos de fundação é muito recente. Problemas que as grandes e antigas religiões da humanidade já superaram há muito tempo. Se o corpo governante tivesse mais humildade, lesse e buscasse por exemplo, inspiração na igreja católica que eles tanto demonizam e tacham de Babilônia a grande, aprenderiam valiosas lições que tornariam a vida TJ e o trabalho deles mais fluido, saudável e leve, com muito menos dores de cabeça e sem as quedas vertiginosas nos números de membros.

Santo Agostinho que na minha opinião é um gênio teológico equiparável a um apostolo Paulo da vida, (e olha que eu nasci em lar TJ e jamais fui católico, fui ler literatura católica só depois que descobri a verdade sobre a verdade e QUE literatura diga-se de passagem viu), como eu dizia, Santo Agostinho diz uma coisa muito interessante sobre isso, Se algum membro do CG estiver de plantão aqui segue a citação:

"Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, a caridade". - Santo Agostinho

Vejam, coisas essências ao meu ver:
A existência de Deus, do filho Dele e do resgate, a obrigação de amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo. E fim! Talvez com alguns acréscimos doutrinários pequenos em questões que nesse instante eu talvez não esteja enxergando. E acabou! Em tudo isso seria requerido das Testemunhas de Jeová unidade absoluta. Alguém seria acusado formalmente de apostasia se questionasse estes pontos, assim como era no primeiro século com os primeiros cristãos. Quem questionasse o resgate ou a crença em Deus era considerado apostata, e só isso.

Tudo que fosse fora deste pequeno espectro doutrinário deveria ser aliviado. Ou como disse Santo Agostinho 'nas coisas não essências a liberdade'.

Mas eles jamais terão humildade para tal coisa!
"A liberdade não é uma coisa que pode ser dada a todo mundo, é algo que se busca. As pessoas são tão livres quanto querem ser". - James Baldwin
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: "É correto questionar a Deus?"

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Resumo da ópera: É correto questionar a Deus? Sim! E ao Corpo Governante? Não!
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Sued
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 513
Registrado em: 06 Abr 2018 16:10

Re: "É correto questionar a Deus?"

Mensagem não lida por Sued »

Certa vez eu questionei um ancião sobre se tínhamos fé em Jeová ou no Corpo Governante. Ele disse: como assim?
Então eu falei que a nossa fé era totalmente baseada no que ouvíamos dos irmãos de Betel. Precisávamos acreditar primeiro neles, para depois acreditarmos em Jeová. Mesmo que víssemos algo escrito na bíblia, precisávamos consultar alguma publicação para determinar o que a bíblia queria dizer. Logo, não era a bíblia o nosso norte. Se simplesmente não usássemos a bíblia, mas somente as publicações sem questionar o corpo governante, continuaríamos sendo testemunhas de Jeová.
No final perguntei: "não é isso?"
E ele me disse algo mais ou menos assim: "não posso dizer que não"
A bíblia é um livro de fantasias. Que a leva a sério é idiota ou doente mental.
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: "É correto questionar a Deus?"

Mensagem não lida por Galileu »

Sued escreveu:Certa vez eu questionei um ancião sobre se tínhamos fé em Jeová ou no Corpo Governante. Ele disse: como assim?
Então eu falei que a nossa fé era totalmente baseada no que ouvíamos dos irmãos de Betel. Precisávamos acreditar primeiro neles, para depois acreditarmos em Jeová. Mesmo que víssemos algo escrito na bíblia, precisávamos consultar alguma publicação para determinar o que a bíblia queria dizer. Logo, não era a bíblia o nosso norte. Se simplesmente não usássemos a bíblia, mas somente as publicações sem questionar o corpo governante, continuaríamos sendo testemunhas de Jeová.
No final perguntei: "não é isso?"
E ele me disse algo mais ou menos assim: "não posso dizer que não"
Excelente! d:7 d:7 d:7
"Penso, logo existo" - Descartes
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 220 visitantes