Expulsos dos paraísos artificiais

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Expulsos dos paraísos artificiais

Mensagem não lida por mayhra »

Imagem


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Paraíso
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 30 Nov 2021 18:00, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Expulsos dos paraísos artificiais

Mensagem não lida por Mentalista »

Brilhante constatação.
Existem tantos paraísos dentro de outros paraísos que, se a pessoa for além, sempre terá mais um do qual pode ser expulso.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Expulsos dos paraísos artificiais

Mensagem não lida por TJCalado »

Aí... O relato de Gênesis não teria sido uma metáfora?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
MALÉVOLA
Forista
Forista
Mensagens: 693
Registrado em: 27 Dez 2015 14:37

Re: Expulsos dos paraísos artificiais

Mensagem não lida por MALÉVOLA »

TJCalado escreveu:Aí... O relato de Gênesis não teria sido uma metáfora?


Possivelmente, frente a seguinte linha de raciocínio:

Paraíso (substantivo masculino)

1. ant. para os antigos persas, amplo parque. (Parques e jardins são verdes. Verde remete a juventude liberdade, esperança, saúde e vitalidade.)

2.Segundo a Bíblia, jardim aprazível onde Deus colocou Adão e Eva, depois da Criação; Éden. (Liberdade limitada e ingênua debaixo de um autoridade maior. A escolha é sua: Conhecimento ou o prazer da liberdade relativa?)


Em vermelho são minhas considerações.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Expulsos dos paraísos artificiais

Mensagem não lida por mayhra »

Entendo assim: o que é o paraíso? Um lugar altamente idealizado, onde tudo seria bom, perfeito, agradável, feliz. Mas o que te faz feliz? No meu paraíso podem viver gays, ateus, animais selvagens e "domésticos" livres do homem, sem estarem a nosso serviço. No meu paraíso há regras de conduta, sim, e o que fazer com os maus? Entendendo os maus aqueles que são violentos, cruéis, sem piedade. Esses, no meu paraíso, iriam viver num outro paraíso onde existissem pessoas iguais a eles. Que aproveitassem bem a boa companhia!

Paraísos não existem, pelo menos faz muiiiito tempo que não temos acesso a um paraíso e mesmo que, hipoteticamente, existam eles não dependem de nós, pois nós, seres humanos não conseguimos nada perfeito, nada tão bom assim. Todavia, a ideia do paraíso continua em nós, os psicólogos dizem que é o paraíso do ventre materno que permanece em nossa psique. É essa ideia do paraíso que é vendida por diversas religiões, mas não foi a religião que inventou essa ideia, ela simplesmente deu voz a ela e apontou caminhos de acesso ao almejado paraíso.

Pois tais caminhos são todos falsos ou todos parcialmente verdadeiros e é aí que nenhum paraíso resiste ao conhecimento. Pois ao conhecer a realidade, os paraísos são quebrados.

Por outro lado, no texto bíblico, comer da fruta do Conhecimento do que é Bom e do que é Mau, tem um significado mais profundo, pois no momento em que Adão e Eva comem da fruta do Conhecimento, seus olhos se abrem e percebem que estão nus. É como se Adão e Eva deixassem de ser crianças e tomassem autoconsciência. Antes eles eram mentalmente infantis perante Deus. Agora eles podiam discernir as coisas, aprender, julgar, decidir. O paraíso acabou. Será que nenhum paraíso existe sob a luz do conhecimento?

As religiões falam que um dia todos se unirão à luz e a luz comporta todo o conhecimento.
Avatar do usuário
Ctzn4
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 35
Registrado em: 21 Set 2015 20:21

Re: Expulsos dos paraísos artificiais

Mensagem não lida por Ctzn4 »

o relato sobre Adão e Eva em Gênesis é meu favorito. Eu entendo que a falta de detalhes e o excesso de lacunas no relato não fornecem precisão a respeito dos personagens. Mas a questão da obediência a aquela regra me parece ser o ápice da trama. Pois o conhecimento do bem e do mal em si não os tornaram "deuses". A imortalidade só tinham enquanto se alimentavam da árvore da vida. Acho complicado julgar o relato sem levantar a questão do que é metáfora ou o que é literal.

Um breve desabafo...

Uma das coisas que mais odiava nas reuniões era o excesso de julgamento em cima da ação de Adão e Eva. Condenando-os por terem desobedecido, xingando-os de egoístas. Eu ficava irado, pois reconhecia a importância deles por serem os primeiros dos Homens. Além de entender que por serem ingênuos, não tinham o discernimento das coisas. Afinal , qual criança , detalhe: únicas criaturas humanas alí, pode reconhecer uma intenção maligna feita por persuasão, falando meia verdade, instigando a curiosidade ? Eu sentia pena deles! Pois sabia que eu poderia ter feito algo parecido!

Ocorreu um momento de discussão uma vez com meus intrutores , na qual eu questionava se Adão e Eva voltariam a viver graças ao sacrifício de Cristo e responderam: não. Pois Deus disse que eles morreriam. Se eles voltassem a viver, Deus teria contado uma mentira. Aí na hora eu buguei por 2 segundos e respondi: Mas e enquanto a Cristo? Ele não morreu por 3 dias e voltou? Afinal ele morreu certo? A reação a isso foi bem constrangedora.Não tinha como responder. Pra sair dela eles tiveram que dizer um "é...depois a gente pesquisa mais" ahahaha
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Expulsos dos paraísos artificiais

Mensagem não lida por Mentalista »

Ctzn4 escreveu:Ocorreu um momento de discussão uma vez com meus intrutores , na qual eu questionava se Adão e Eva voltariam a viver graças ao sacrifício de Cristo e responderam: não. Pois Deus disse que eles morreriam. Se eles voltassem a viver, Deus teria contado uma mentira. Aí na hora eu buguei por 2 segundos e respondi: Mas e enquanto a Cristo? Ele não morreu por 3 dias e voltou? Afinal ele morreu certo? A reação a isso foi bem constrangedora.Não tinha como responder. Pra sair dela eles tiveram que dizer um "é...depois a gente pesquisa mais" ahahaha
Muito bom! Com certeza eles devem ter "bugado" mais ainda.

Sobre o paraíso, concordo com a Mayhra. Uma das mitologias diz que cada pessoa teria seu paraíso após sua morte. Afinal, a definição de paraíso é diferente para cada um. As pessoas têm diferentes gostos. Como isso seria conciliado se houvesse apenas um paraíso?
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Expulsos dos paraísos artificiais

Mensagem não lida por Debora »

Então somente os tolos e os ignorantes desfrutam de um paraíso ?

Paraíso pode ser uma questão de conceito. Posso estar no paraíso agora. Posso ir ao inferno daqui a pouco. Depende do que gira em torno de nós.

De qualquer forma quem desejar ir a um Paraíso literal e permanente, fica a dica.
kkkkkk
Imagem
O belíssimo bairro Paraíso em Sampa
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3140
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Expulsos dos paraísos artificiais

Mensagem não lida por mayhra »

Então somente os tolos e os ignorantes desfrutam de um paraíso ?
Boa pergunta, Débora. Geralmente o conceito de paraíso exclui tudo que possa causar sofrimento, dor, desprazer. Por isso o paraíso seria para os incautos, para os ignorantes, para os tolos. Tolos o suficiente para acreditarem que isso seria possível. São os tolos que vendem a alma ao Corpo Governante e a outros líderes religiosos, achando que compram um ingresso para o paraíso terreno ou celestial.

A menos que a visão do paraíso integre o conceito de coexistência do bem e do mal, do prazer e do sofrimento, da alegria e da tristeza, então o paraíso não seria uma idealização, uma mera utopia.

O Conhecimento da verdade destrói a utopia, mas não destrói a realidade.
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Expulsos dos paraísos artificiais

Mensagem não lida por baiano »

mayhra escreveu:Imagem
mayhra, essa frase me fez lembrar e associa-la a um filme chamado O Doador de Memórias. Esse filme é extraído de uma obra literária que só parece ter sido construída para as TJs. Vale a pena conferir.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin e 129 visitantes