Apostasia: Até que ponto influencia uma decisão pessoal?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Apostasia: Até que ponto influencia uma decisão pessoal?

Mensagem não lida por André Felix »

Brother A escreveu:O mais triste é os que abandonam um sistema tremendamente intolerante com a mínima dissidência para praticar EXATAMENTE a mesma arte, revelando a maior intolerância contra outros cujas idéias não apreciem, e à base de distorção e insinuações malévolas sem fundamento, além de acusações sem provas.
o assuto principal desse fórum é uma organização religiosa - as testemunhas de Jeová. Inevitavelmente assuntos relacionados à Bìblia acabam sendo discutidos. Mas não é nosso objetivo salvar pessoas para Jesus, Jeová, para os 10 mandamentos, para o sabatismo, para Alá, Buda, Maomé ou Oxalá, ou então torná-las atéias ou religiosamente indiferentes. Por isso, e eu falo por mim, não pelos outros, eu não acho apropriado um forista fazer propaganda aberta e persistente de qualquer seita, religião ou filosofia. No caso do professor Azenilto ele chega a constranger os foristas. Primeiro ele lança suas idéias, depois alguns foristas lançam as deles, depois ele passa a fazer pouco caso das idéias dos outros, afirmando que são frutos de lavagem cerebral, que se não convencem ele então somente devem ser mentiras, falsidades e, ignorando na maioria das vezes os argumentos já apresentandos, repete tudo o que já havia apresentando novamente. Aí acontece do forista perder a paciência e ele aproveitar a situação para alegar que ele e os adventista estariam sendo perseguidos. Basta observar os locais onde o professor Azenilto já frequentou para observar. A tática é sempre a mesma.
Sempre é bom lembrar do que aconteceu em ambientes onde esse tipo de apologia começou a prevalecer. O caso mais famoso é o da lista de discussões do site do Cid Miranda. O José da Silva, ou "Joseda", começou a constranger os foristas impondo o tempo inteiro os seus conceitos por meio de textos gigantescos. Pessoas que não fossem cristãs ou mesmo cristãos que não fossem da facção deles foram persistentemente perseguidos, podados, ridicularizados e os que não desistiram foram excluídos quando o "Joseda" ocupou o posto de moderador.
A argumentação dissidentes influencia testemunhas de Jeová quando não defende ostensiva e persistentemente determinadas facções religiosas, sejam elas cristãs ou não, religiosas ou não.

Como age o professor Azenilto, segundo um dos seus desafetos:
http://www.cacp.org.br/adventismo/artig ... &submenu=6
Trecho:
O senhor Brito (Defensor das heresias do Adventismo), vêm a tempos lançando desafios aos irmãos evangélicos no tocante a debates bíblicos. Para isto, chegou até usar de pseudônimos com o intuito de enganar os irmãos. Recentemente o CACP lançou uma nota esclarecedora (Lobos na Internet) à comunidade evangélica com o fito de alertar os irmãos internautas, de modo que nenhum deles venham ser enredados pelos sofismas esposados por tais indivíduos. Em contrapartida, este senhor, lançou um desafio alardeando que nenhum dos institutos ou sites que ele entrou em contato respondeu suas perguntas. Na verdade, ele não esclarece que muito de suas charadas teológicas, já foram devidamente respondidas em outros debates em que este autor teve de demandar com este senhor. Mesmo assim, ele insiste ainda em lançar as mesmas e enfadonhas perguntas. Analisamos, e cabe aqui salientar, que a sua rejeição às verdades por nós apresentadas, não se dá tanto em nível de mente como em nível de vontade.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Ronaldo
Forista
Forista
Mensagens: 309
Registrado em: 21 Nov 2008 15:03

Re: Apostasia: Até que ponto influencia uma decisão pessoal?

Mensagem não lida por Ronaldo »

No meu modo de ver, é que mesmo com as barbaridades expostas, ainda é a religião que chega mais perto de uma verdade, e isso pesa pra muitos. Qual a religião que chega mais perto das verdades bíblicas ? Os adventistas, que também estão uns dez degraus abaixo dos TJS.
Avatar do usuário
Paulo Arroio
Forista
Forista
Mensagens: 102
Registrado em: 06 Nov 2008 19:43
Localização: São José do Rio Preto - SP _ Brasil

Re: Apostasia: Até que ponto influencia uma decisão pessoal?

Mensagem não lida por Paulo Arroio »

Acho que tudo depende de qual é a motivação da pessoa em ser testemunha de Jeová. Se a única ou principal motivação é com a verdade absoluta e em servir e agradar a Deus de forma correta, então quando esta pessoa entra em contato com "material apóstata", ela fica chocada e decepcionada com a torre, e chega a conclusão que a torre é algo grotesco e monstruoso, ai só resta uma saída: se desligar.
Ocorre que uma grande parte das TJs. aprenderam a idolatrar o Corpo Governante (embora não se apercebam disso), transformaram os outros membros da seita em sua familia, em seus únicos amigos e se isolaram do mundo.
Os laços com a seita se tornou tão forte que não pode ser rompido tão facilmente.

Quando estava me desligando, informei a muitas TJs. que a torre é algo muito prejudicial, meus argumentos eram fortes, e estas pessoas so tiveram uma saída: escutar, nada responder, pensar. Mas preferiram continuar lá.

Em uma ocasião falei com um ancião muito importante de nossa cidade e com um servo ministerial, entramos madrugada adentro. Os dois não conseguiam defender a torre, depois só puderam dizer que se o corpo governante estiver errado, eles pagariam por seus erros, mas eles continuariam a ser TJ. porque tinham filhos a criar e seria mais facil educa-los dentro da associação.

Assim pude perceber que a motivação principal da maioria das TJs não é JEOVÁ. Os que colocam a Verdade/Deus acima de tudo, tem mais possibilidade de sair.

Para mim os chamados "apóstatas" são ótimos e importantes, realizam um bom trabalho e merecem elogios.
"SE A RODA FOI A MAIOR INVENÇÃO DO HOMEM, PODEMOS DIZER QUE A ETERNIDADE FOI SUA MAIOR ILUSÃO?
http://tjinvestigatorre.blogspot.com/
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Apostasia: Até que ponto influencia uma decisão pessoal?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Para mim se aparece uma única barbaridade em qualquer forma de se expressar a fé está longe de ser algo benéfico.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Apostasia: Até que ponto influencia uma decisão pessoal?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Paulo eu também vivi situação parecida em grau muito menor que vc, mas a resposta era que as TJs eram menos erradas que as outras...antigamente essa mesma pessoa me dizia que era a ÚNICA VERDADE e depois com o que expus se tornou a menos errada.

Muitos se vêem numa total dependência emocional, social e financeira do mundo Tjteano e realmente preferem ficar no "certo" mais ou menos do que no duvidoso...mudanças sempre assustam!
Avatar do usuário
Paulo Arroio
Forista
Forista
Mensagens: 102
Registrado em: 06 Nov 2008 19:43
Localização: São José do Rio Preto - SP _ Brasil

Re: Apostasia: Até que ponto influencia uma decisão pessoal?

Mensagem não lida por Paulo Arroio »

Tuca escreveu:No meu modo de ver, é que mesmo com as barbaridades expostas, ainda é a religião que chega mais perto de uma verdade, e isso pesa pra muitos. Qual a religião que chega mais perto das verdades bíblicas ? Os adventistas, que também estão uns dez degraus abaixo dos TJS.
Dá para contar nos dedos a poucas verdades biblicas das TJ.

Toda religião possui algumas verdades biblicas.
"SE A RODA FOI A MAIOR INVENÇÃO DO HOMEM, PODEMOS DIZER QUE A ETERNIDADE FOI SUA MAIOR ILUSÃO?
http://tjinvestigatorre.blogspot.com/
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Apostasia: Até que ponto influencia uma decisão pessoal?

Mensagem não lida por André Felix »

Tuca escreveu:No meu modo de ver, é que mesmo com as barbaridades expostas, ainda é a religião que chega mais perto de uma verdade, e isso pesa pra muitos. Qual a religião que chega mais perto das verdades bíblicas ? Os adventistas, que também estão uns dez degraus abaixo dos TJS.
Uma abordagem que não comtemple o fato de que as testemunhas de Jeová não são, de modo algum, "a religião que chega mais perdo das verdades bíblicas" terá sempre pouca penetração. O problema é passar isso sem defender ou apontar para outro tipo de seguimento religioso que possuam também alegações de um suposto monopólio da verdade religiosa.
Na minha opinião existem religiões verdadeiras e religiões falsas, não apenas uma religião verdadeira frente a todas as demais que seriam falsas. Isso mesmo do ponto de vista bíblico. Quando uma facção religiosa quer se apresentar com uma verdade única, acima de todas as demais, sempre recorre às associações de textos isolados da Bíblia e à ênfase exagerada de aspectos especificos da fé cristã. Todas as religiões, todas as escrituras sagradas, inclusive a Bíblia, bem como todas as fações do cristianismo, não passam de tentativas humanas
de se atingir o divino.
Ex-tetemunhas de Jeová que continuam achando que a teologia da Torre de Vigia representa, apesar de tudo, o que há de mais verdadeiro, ou ex-testemunhas de Jeová que continuam numa busca frenética por uma outra "verdade" quase absoluta, que de alguma forma substitua a "organização de Jeová", atacaram os efeitos e não as causas da mentalidade sectária. Mas é sempre muito difícil encontrar aqui um ponto de equilibrio. Como aceitar que todas as religiões no fundo, no fundo possam possuir, em essência, verdades e ao mesmo tempo exercer o direito de adotar uma ou rejeitar todas?
Eu sempre desconfio de quem deixas as TJs por ter visto "demoniozinhos" escondidos nas ilustrações das publicações da Torre de Vigia quando essas são vistas de ponta-cabeça, por ter descoberto que a Torre de Vigia era uma das ONG's registradas na UNESCO para o uso da sua biblioteca e/ou acesso de dados estatísitco e/ou aprovação para atuar em localidades atingidas por desastres naturais, ou devido aos escandâlos de pedofilia comprovadamente restritos até agora aos EUA, entre outras coisas que, na minha opinião, sequer justificam uma militância dissidente. Não que todas essas coisas não sejam muito graves ou não mereçam atenção e divulgação. É que isoladas carecem de importância.
Editado pela última vez por André Felix em 26 Abr 2009 14:45, em um total de 1 vez.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
Dionisio
Forista
Forista
Mensagens: 594
Registrado em: 01 Nov 2008 14:20
Localização: são paulo

Re: Apostasia: Até que ponto influencia uma decisão pessoal?

Mensagem não lida por Dionisio »

concordo em gênero , número e grau com o Diego :7
QUE MEU CORPO SEJA CREMADO E QUE MINHAS CINZAS ALIMENTEM A ERVA, E QUE A ERVA ALIMENTE OUTRO HOMEM COMO EU, PORQUE EU CONTINUAREI NESTE HOMEM"

((CANTO PARA MINHA MORTE - Raul Seixas))
Avatar do usuário
Questionador TJ
Forista
Forista
Mensagens: 1040
Registrado em: 26 Dez 2008 14:42
Contato:

Re: Apostasia: Até que ponto influencia uma decisão pessoal?

Mensagem não lida por Questionador TJ »

Ola Aribagachi,

É como vc falou, no final , a 'decisão É pessoal'?

Tb tenho casos aqui, inclusive irmao e mae.

O ponto é mostrar que existe o engano q aquilo é uma falcatrua mesmo, tudo mentira e ponto final.

Agora aceitar isto, ai ja é decisao pessoal mesmo e ponto final.

Fica claro o medo no rosto das pessoas que ficam lá. Veja seu amigo, olha o medo dele de saber que nunca mais vai ver o filho. Ele nao quer ter esta certeza, ele prefere viver a vida acreditando no que a torre diz e ponto final, isto traz tranquilidade para a mente dele... é um alto-engano.

Tem um caso de um anciao aqui da congregaçao, que uma noite me recebeu na casa dele, eu ja fui preparado com as publicacoes certas, nao mostrei nada fora das publicacoes. Ele tentou questionar de inicio, mas quando ele notou que estava questionando as publicacoes ele arregalou os olhos e me falou: "Porque é que eu fui te escutar, ai Jeová. Vai embora da minha casa agora!"
Este anciao se mudou daqui. Medo?!?!

E estas ocorrências nao deve desmerecer o material que mostra todas as mentiras e sacanagens da torre de vigia.

Eu e muitos dos que eu conheci pela por ai, detestaram mesmo terem ficado sabendo que a torre é uma farsa, mas ao mesmo tempo, hoje se sentem de diversas formas felizes por nao estarem numa matrix.

abraços...
Questione sempre...

MAGOE-ME COM A PIOR VERDADE...
... MAS NÃO ME ILUDA COM A MELHOR MENTIRA!

(Não consegui confirmar o autor.)
Avatar do usuário
Questionador TJ
Forista
Forista
Mensagens: 1040
Registrado em: 26 Dez 2008 14:42
Contato:

Re: Apostasia: Até que ponto influencia uma decisão pessoal?

Mensagem não lida por Questionador TJ »

E existe "VERDADE" bíblica???

Qual seria ela??
Questione sempre...

MAGOE-ME COM A PIOR VERDADE...
... MAS NÃO ME ILUDA COM A MELHOR MENTIRA!

(Não consegui confirmar o autor.)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: QueenB e 145 visitantes