sobre comidas "pagãs"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
estudante_
Forista
Forista
Mensagens: 350
Registrado em: 26 Set 2013 15:45

sobre comidas "pagãs"

Mensagem não lida por estudante_ »

Todo mundo sabe que os tjs sao muito supersticiosos, mas e se as comidas tem origem pagã como no link da materia abaixo que fala de comidas com influencia africana originalmente preferidas por orixas, pode um tj comer um prato desses ou é mais uma excessão?


http://comidasebebidas.uol.com.br/notic ... -a-dia.htm



Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Hábitos e costumes
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 07 Dez 2021 17:56, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Masonry
Forista
Forista
Mensagens: 177
Registrado em: 12 Fev 2014 21:04

Re: sobre comidas "pagãs"

Mensagem não lida por Masonry »

As TJ além de serem supersticiosas, até pra comidas, tomam decisões a mando do CG, somente a base do que convém. Muitos dão desculpa pra comer, dizendo que não passa de um alimento, e é questão de consciência. O engraçado é que não podem comemorar natal nem páscoa, porque são festas "pagãs", mas podem comer ovo de páscoa e panetone, que são " pagãos ", e bolo de aniversário depois da festa. No fundo todos querem ser " normais", mas o CG não os deixa serem felizes, com suas inúmeras regrinhas toscas sem pé nem cabeça. a:1 d:9 . no fim sempre vai ter o que come sem peso na consciência, e outro que não come porque é pagão. Vai entender. É muita regrinha tosquinha, isso que me irritava :9
Se religião não salva ninguém... porque eu devo pertencer a uma religião para ser salvo?
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: sobre comidas "pagãs"

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

acho dificil por exemplo na bahia as TJS não comerem os pratos tipicos como acarajé vatapá ou outro , são pratos da culinaria da região .

por exemplo galinha preta é usada em rituais afro , as pessoas que criam galinhas e são TJS deixam morrer de velha as que nascem pretas ou as comem ?

a influencia do CG na vida das TJS como se vê não acrescenta nada de bom , implicam com tudo até com os temperos , e lá na africa eles deixam de usar estes ingredientes , como dendê quiabo e cia ? e as pobres das galinhas que venham a ter a cor negra , nas casas TJS elas ganham vida até morrer de velha ?
engraçado que o apost paulo quando da questão sobre comer carne ( 1 cor 10:25 ) ninguem pede informações sobre a origem da carne num açougue
sempre o que se tem de usar é a conciencia no caso das TJS . mas preferem em sua maioria ouvir o CG :tapado8:
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: sobre comidas "pagãs"

Mensagem não lida por Debora »

Faz tempo que não leio a bíblia mas acho que tem uma passagem que diz: O QUE AVILTA O HOMEM É O QUE SAI DA SUA BOCA E NÃO O QUE ENTRA POR ELA.

Mais importante que tratar-se de uma "comida pagã", devemos lembrar que são alimentos consumidos dentro de uma cultura regional que por ser agradável ao nosso paladar, apreciamos.
"No prato dos brasileiros, há muita ligação com nações africanas como o povo Ketu, que ocupava a região onde ficam atualmente a Nigéria, Benim e Togo. "Podemos traçar a origem desta culinária em algumas regiões como Guiné, Moçambique, Angola, Costa do Marfim e Nigéria", explica Jorge da Hora, professor do Centro Universitário Senac que estuda a influência africana na gastronomia brasileira" "http://comidasebebidas.uol.com.br/notic ... -a-dia.htm

Na verdade, vejo esta proibição quanto aos alimentos, e aqui refiro-me também a bolos de aniversário, etc, etc, como uma forma da torre controlar e de certa forma monitorar os passos e as amizades dos seus adeptos.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
cotrim01
Forista
Forista
Mensagens: 269
Registrado em: 09 Set 2015 22:26

Re: sobre comidas "pagãs"

Mensagem não lida por cotrim01 »

sabrepoderoso escreveu:acho dificil por exemplo na bahia as TJS não comerem os pratos tipicos como acarajé vatapá ou outro , são pratos da culinaria da região .

por exemplo galinha preta é usada em rituais afro , as pessoas que criam galinhas e são TJS deixam morrer de velha as que nascem pretas ou as comem ?

a influencia do CG na vida das TJS como se vê não acrescenta nada de bom , implicam com tudo até com os temperos , e lá na africa eles deixam de usar estes ingredientes , como dendê quiabo e cia ? e as pobres das galinhas que venham a ter a cor negra , nas casas TJS elas ganham vida até morrer de velha ?
Aqui na minha cidade tem uma irmã que vende acarajé e ja conheci outras que tbm vendiam e nunca houve problemas para elas na congregação, os irmãos ate se reúnem para comer os acarajés dela. Creio que não haja tanta superstição assim no meio tj em relação a comida.
Não há sentimento mais triste do que ver uma pessoa te provando que ela é tudo aquilo que os outros sempre alertaram enquanto você a defendia.


Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: sobre comidas "pagãs"

Mensagem não lida por Debora »

cotrim01 escreveu: Aqui na minha cidade tem uma irmã que vende acarajé e ja conheci outras que tbm vendiam e nunca houve problemas para elas na congregação, os irmãos ate se reúnem para comer os acarajés dela. Creio que não haja tanta superstição assim no meio tj em relação a comida.

Acho que a gravidade está mais na "companhia de quem você está" e em qual momento isto ocorre.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: sobre comidas "pagãs"

Mensagem não lida por Mind Games »

O grande problema das TJs não é a boca, mas sim a língua, essa sim tem veneno.
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Avatar do usuário
RafaelCioran
Forista
Forista
Mensagens: 1757
Registrado em: 18 Set 2015 15:31
Localização: Ribeirão Preto

Re: sobre comidas "pagãs"

Mensagem não lida por RafaelCioran »

Quando TJ ativo sempre comi bolo, panetone e outras coisas "pagãs"...

Nesse sentido eu não era abitolado.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: sobre comidas "pagãs"

Mensagem não lida por Mind Games »

Nao pode comer panetone ? E nas assembleias e congressos todo mundo leva para o lanche
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Avatar do usuário
Lizz
Forista
Forista
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2016 17:33

Re: sobre comidas "pagãs"

Mensagem não lida por Lizz »

d:9 vish... Tudo quanto é comida de Santo eu comia! :D1
"Não tenho tempo para mais nada, ser feliz me consome muito."-
Clarice Lispector
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 147 visitantes