Analisando imagens no livro Imite

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Analisando imagens no livro Imite

Mensagem não lida por mayhra »

Bom dia, resolvi começar a analisar as imagens do livro Imite a sua fé. Farei isso de forma não sistemática, como um lazer, pois gosto de analisar imagens, mas também visando compartilhar questionamentos que, em geral, as Testemunhas não se permitem ou sequer cogitam. A análise das imagens tanto pode estar relacionada ao que o desenho ou foto transmite como pode estar relacionada ao conteúdo do livro ou ao ensino das Testemunhas de Jeová.

Bem, ao começar a ler o livro, já de início percebi uma contradição curiosa.

Vejamos o que diz na página 6, na Carta do Corpo Governante:
Qual tem sido a reação dos leitores? Depois de ler o artigo sobre Marta, ˜uma leitora escreveu: “Ri sozinha quando li o artigo, porque sou exatamente como ela — sempre gosto de receber bem os outros e de estar ocupada, mas as vezes esqueço que preciso parar e aproveitar a companhia dos amigos.” Uma adolescente chegou a seguinte conclusão interessante sobre a historia de Ester: “Entendi que podemos ficar obcecados com roupas e a ultima moda. Devemos nos arrumar bem, mas sem passar dos limites.” Ela tambem disse: “O que importa para Jeová é o que somos no ıntimo.”
O Corpo Governante, em suas próprias palavras, cita efeitos do teor do livro* Imite a sua fé sobre mulheres, efeitos considerados positivos, entre eles destaco o depoimento da adolescente que concluiu que deve evitar ficar obcecada com roupas e a última moda, que deve se vestir bem, mas sem passar dos limites. Ok.

TODAVIA, o interessante é que a imagem da página 02 parece transmitir uma mensagem diversa da transmitida pelo Corpo Governante (análise segue a imagem):

Imagem


Antes de qualquer comentário meu, examine atentamente a gravura.

Primeiramente percebemos uma triangulação de pessoas, onde uma bonita ou linda mulher ocupa o topo da pirâmide. O fato da mulher ocupar o topo sugere lugar de destaque, valorização. Essa valorização está ampliada pelo fato do desenho da mulher ser nitidamente maior do que o desenho do homem e do rapazinho. Há uma inversão nas proporções do desenho, pois como a mulher está no terceiro plano da imagem, no plano de fundo, seu desenho deveria ser menor, pois mais distante, contudo, tal distância foi compensada no desenho se fazendo a mulher maior, como se fosse uma mulher gigante. Porém, esta mulher olha para baixo, sugerindo submissão, discrição (ser discreta), recato ou pudor. Todavia, como ela sorri levemente, há uma aura de mistério, o que ela está pensando? Trata-se de uma mulher com vida interior reprimida, não expressa claramente, não manifesta pelo olhar direto. Ela olha para baixo, ela olha para dentro. Agora, o que realmente me surpreendeu nessa imagem da mulher é que ela usa um brinco enorme, aparentemente de ouro. E também usa uma corrente no pescoço, aparentando ser ouro também. Ela está vestida com cores bonitas, tons de verde, alegres. Talvez use batom e leve maquiagem. Porém, qual a ação dessa mulher na gravura, o que ela faz estando ali presente? Nada. Tudo que ela faz é ser bonita, ornada com joias, e submissa. Essa mulher é tão somente um objeto de desejo por sua beleza e sujeição.

— Qual a mensagem que essa imagem transmite às irmãs Testemunhas de Jeová?

A mensagem é a seguinte: seu valor está na beleza e na submissão. Seja linda, use jóias, mas seja submissa. O Corpo Governante não diz, mas a beleza é fundamental entre as mulheres Testemunhas de Jeová. A beleza submissa é o ideal do Corpo Governante, não expresso em palavras, mas através das imagens das publicações que o CG aprova. Será isso mesmo? Parece que sim. Confirme você mesmo fazendo as suas próprias análises.

(continua a avaliação da imagem na próxima postagem)

* o livro também publicado na forma de coleção de artigos

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Imagem; Literatura
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 22 Nov 2021 17:55, em um total de 2 vezes.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: ANALISANDO IMGS DO LIVRO IMITE

Mensagem não lida por mayhra »

Sem me delongar muito, sugiro que olhe a imagem inteira que estamos analisando. Ela está na página 2 do livro Imite a sua fé.

Me deterei brevemente na figura masculina, no homem adulto, que aparece na imagem. Ele está em primeiro plano, carrega instrumentos de trabalho braçal (corda e martelo) e sorri de forma confiante, fitando para frente, à direita. Olhar para frente à direita remete ao futuro (olhar para à esquerda remete ao passado). Interessante, também, é que a corda serve para amarrar, prender, unir, e o martelo serve para bater com força num ponto específico, quer para enterrar um prego, quer para firmar uma estaca no chão. O martelo é instrumento que potencializa a força e a corda é instrumento que potencializa a união de elementos e o amarrar. Este homem mostra seu valor através de sua capacidade de trabalho, tanto de força bruta como através de elementos de união e com sua atitude positiva de liderança. E a imagem nos diz que ele é feliz. Olhando novamente para o todo da imagem, podemos entender que este homem trabalhador tem uma bela e submissa mulher atrás dele.

— Qual a mensagem dessa imagem para o homem Testemunha de Jeová?


Trabalhe pela organização, use suas cordas e o martelo, lidere, olhe para frente à direita, olhe para as promessas futuras, e você será feliz. Terá uma linda e submissa mulher. Terá um filho com qualidades parecidas. O garoto na imagem também tem o olhar elevado, também parece confiante, atrás dos ombros do pai, na frente da mãe (supondo que sejam uma família). Não parece exatamente feliz, mas está seguro de si, não é rebelde, está enquadrado entre o pai e a mãe.

Aliás, em se tratando de uma família, a imagem não mostra uma ligação clara de afeto entre os membros, mas sim papéis bem definidos, cada um no seu "quadrado", cada um no seu espaço e com um nível de ação claramente delimitado, esteriotipado. O esteriótipo da mulher, do jovem e do homem Testemunha de Jeová.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: ANALISANDO IMGS DO LIVRO IMITE

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Mayhra cita:
— Qual a mensagem que essa imagem transmite às irmãs Testemunhas de Jeová?

A mensagem é a seguinte: seu valor está na beleza e na submissão. Seja linda, use jóias, mas seja submissa. O Corpo Governante não diz, mas a beleza é fundamental entre as mulheres Testemunhas de Jeová. A beleza submissa é o ideal do Corpo Governante, não expresso em palavras, mas através das imagens das publicações que o corpo governante aprova. Será isso mesmo? Parece que sim. Confirme você mesmo fazendo as suas próprias análises.
Realmente as imagens passam mais coisas do que imaginamos.
Vivemos num mundo machista e que na maioria das vezes as religiões cristãs dão esse tom de submissão. As Testemunhas de Jeová até capricham com a questão de colocar um véu na cabeça da mulher na oração, caso exista a presença de um homem não batizado, pois se tiver um varão batizado ela tem que se calar diante dele.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: ANALISANDO IMGS DO LIVRO IMITE

Mensagem não lida por mayhra »

É mesmo, Pascoal. O que mais me chama a atenção é que a mensagem escrita do Corpo Governante não é "Irmã, você tem que ser bonita e submissa", mas nas gravuras o Corpo Governante fala exatamente isso. E daí que esse não é um valor cristão. Cristo nunca valorizou a mulher a partir de sua aparência externa, mas o Corpo Governante valoriza exatamente isso, conforme as imagens demonstram.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: ANALISANDO IMGS DO LIVRO IMITE

Mensagem não lida por mayhra »

Quando Abel era menino, imagine o que significava para ele observar aqueles querubins. Seus corpos materializados com certeza revelavam imenso poder. E aquela espada de fogo, que nunca se apagava nem deixava de girar, também inspirava reverência. À medida que Abel crescia, será que viu alguma vez aqueles querubins abandonarem seu posto por estarem cansados de ficar ali? Não. Dia e noite, ano após ano, década após década, aquelas poderosas criaturas inteligentes permaneciam no mesmo lugar. Abel aprendeu assim que Jeová Deus tinha servos justos e fiéis. Naqueles querubins, Abel podia ver um tipo de lealdade e obediência a Jeová que ele não via em sua própria família. O exemplo daqueles anjos deve ter fortalecido sua fé.
O parágrafo 17, da página 17 do livro Imite sua fé, faz suposições sobre como Abel pode ter desenvolvido fé em Jeová e como ele pode ter se tornado alguém aprovado aos olhos de Jeová. Abel teria contemplado a natureza de forma a admirar Deus. Por ser pastor de ovelhas, teria concluído que ele também precisava de proteção e de um guia em sua vida, assim como as ovelhas precisavam dos cuidados do pastor. Ainda, Abel teria obtido conhecimento de que Jeová amaldiçoou o solo, que seus pais foram expulsos do paraíso, além do que, ele, supostamente, via, com seus próprios olhos, os anjos guardando a entrada do paraíso. Ok.

Há bastante especulação nesse estudo das Escrituras, porém, tal especulação parece estar de acordo com a imagem que se faz de Abel, conforme consta na Bíblia. Agora, especular não é algo que possa ser anunciado como a verdade, quanto mais a verdade absoluta.

CONTUDO, o que nos diz a imagem publicada na página 14? (comentários seguem a imagem)

Imagem

Abel menino aparece escondido na mata, com dois cordeirinhos e um ovino adulto, a espiar os anjos com suas espadas chamejantes. Por que Abel se esconderia para olhar os anjos? Teria medo deles? Um detalhe interessante é que Abel está com o braço estendido, apoiado num galho grosso. Seu braço direito parece ferido, na altura do pulso e subindo há um vergão vermelho, como se tivesse levado um toque da espada de fogo. A imagem publicada também é altamente especulativa, pois não há registro na Bíblia de que Abel tivesse procurado os anjos que guardavam a entrada do paraíso e tampouco há registro de que ele tenha se aproximado deles ou espiado às escondidas. TODAVIA, o que a imagem nos diz é que Abel, efetivamente, de forma furtiva, se aproximou dos anjos e possivelmente eles lhe deram uma lição queimando seu braço. De qualquer forma, a imagem mostra que Abel não tinha os anjos como amigos ou como mensageiros bondosos de Deus, mas como seres do qual sentia medo.

Não sei quanto a vocês, mas acho preocupante a forma sutil com que o Corpo Governante passa mensagens não ditas em palavras, mas devidamente anunciadas através das imagens:

— Qual a mensagem principal dessa ilustração?

Cuidado, Deus é perigoso, tenha medo Dele e dos seus anjos. Abel foi aprovado porque aprendeu a lição! Quão diferente do ensino de Cristo, que ao invés do medo prega o AMOR.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: ANALISANDO IMGS DO LIVRO IMITE

Mensagem não lida por mayhra »

Imagem
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: ANALISANDO IMGS DO LIVRO IMITE

Mensagem não lida por mayhra »

Na página 19 do livro Imite a sua fé há uma gravura de página inteira mostrando Abel e Caim fazendo suas ofertas. A ênfase dada no conteúdo é sobre a conduta dos dois irmãos, sendo Abel o oposto de Caim. Caim tinha um coração mau ou iníquo e Abel teria um coração cheio de fé e obediência.

O teor do livro segue sendo muito especulativo. Como exemplo, considere esse trecho:
Será que Eva achava que ela era a mulher da profecia e que Caim era o “descendente” prometido? Se esse foi o caso, ela estava completamente enganada. E, se Adao e Eva incutiram essas ideias em Caim desde pequeno, com certeza alimentaram o orgulho que ele já tinha como humano imperfeito. Com o tempo, Eva teve outro filho, mas nao há registro de nenhuma declaração grandiosa sobre ele. Eles lhe deram o nome de Abel, que talvez signifique “exalação” ou “vaidade”. (Gên. 4:2). Será que isso refletia suas baixas expectativas, como se esperassem menos de Abel do que de Caim? Nao podemos ter certeza.
Reparem que só nesse trecho do livro, na página 15, temos uma séria de especulações. Se Abel foi chamado de VAIDADE, isso sugere que Adão e Eva esperavam menos dele do que esperaram de Caim? O nome sugere o contrário, que Abel foi motivo de orgulho para seus pais desde o nascimento. Qual o significado do nome de Caim? "Algo produzido". Faz sentido, pois Caim foi o primeiro filho de Eva e ela não tinha experiência nenhuma como mãe e ninguém para orientá-la. Ela chamou o filho de algo produzido, algo que saiu de dentro dela.

Bem, no reino das especulações tudo é possível, mas a lógica dos nomes de Caim e Abel conta outra história.

Voltemos a figura de página inteira (pag. 19). Destacarei uma parte da gravura, mas é bom que a veja completa no livro. Analise atentamente a imagem:

Imagem
Editado pela última vez por mayhra em 29 Nov 2015 08:20, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: ANALISANDO IMGS DO LIVRO IMITE

Mensagem não lida por mayhra »

Reparou em algo estranho? No meio do fogo da oferta de Abel há o desenho de, possivelmente, uma costela de animal. Mas essa costela espelha a mão de Abel, como se fossem os ossos de seus dedos. Por quê essa estranha conjuntura no desenho?

Imagem

Será que sugere que Abel foi dado em sacríficio, pois Jeová sabia que seu irmão tencionaria matá-lo? Abel, inocente, prefigurando Cristo, seria entregue ao assassino? Concordo que é especulação minha, mas o livro inteiro é cheio de especulações e o desenho esquisito das costelas alinhadas com as mãos de Abel é que despertam esse tipo de suposição. No meu entender, não é desprovida de sentido, pois Abel teria mesmo prefigurado, em alguns sentidos, Cristo, O Cordeiro de Deus.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: ANALISANDO IMGS DO LIVRO IMITE

Mensagem não lida por mayhra »

Outro detalhe que reparei na leitura de hoje é o quanto o teor do livro reforça a OBEDIÊNCIA. Palavras relacionadas diretamente à obedecer e a não desobecer aparecem nas seguintes páginas: 14, 21, 36, 77, 101, 118, 134, 138, 153, 160 e 168. Palavras indiretamente relacionadas não contei, tal como FIEL ou INFIEL, etc.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: ANALISANDO IMGS DO LIVRO IMITE

Mensagem não lida por mayhra »

Os exemplos bíblicos são fonte de muito aprendizado, instigam à reflexão e a desenvolver um sento ético e moral. Porém, quem é Testemunha de Jeová ou foi uma, sabe que quando se fala em fé e obediência nos livros produzidos pela organização, está se falando em fé e obediência ao Corpo Governante, que se intitula a voz de Jeová na terra ou os representantes de Deus na terra. Aí é que mora o perigo, pois são homens como nós e suas profecias já se mostraram falsas diversas vezes, seus ensinos vivem sofrendo reformas por não se encaixarem com a realidade. Pense nisso.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 233 visitantes