Estado Islamico x TJ = relaçao com a Arte

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Little Rooster
Forista
Forista
Mensagens: 938
Registrado em: 29 Mar 2012 09:18

Estado Islamico x TJ = relaçao com a Arte

Mensagem não lida por Little Rooster »

TJ sao bondosos e dóceis, primeiro de tudo. Estao longe de ser o estado islamico, lógico.

Mas fico vendo os caras do ISIS destruindo lugares milenares cheios de significancia pra História da Humanidade e nao é dificil lembrar em como as publicacoes antigamente (nao sei se ainda sao) eram extremamente categóricas nas suas ilustracoes em mostrar igrejas sendo quebradas por um raio durante a Grande Tribulacao.

Fico imaginando a situacao hipotetica (claro) de que o fim do mundo TJ chegue, e deus mate todos e fiquem só eles na terra, mas deus decida manter lugares como Machu Picchu, Vaticano, Jerusalem, a grande mesquita de Istambul e os templos hinduistas... todos em pé. Sera que as TJ iriam pegar suas santas marretas e derrubar na unha todos esses lugares que ainda que nao sejam santos (dependendo do seu ponto de vista), inegavelmente registram a História do Homem sobre esse planeta.


O mesmo acontece com manifestaçoes artisticas: a Netflix de parte da minha familia TJ é basicamente desenhos da Disney e só. Esses dias ficaram escandalizados com a promiscuidade do filme "Bonequinha de Luxo" (o mais lindo clássico dos clássicos, na literatura e no cinema, um filme da década de 60), e também com o fato de atores se vestirem de mulher em "Quanto mais quente melhor" (comédia dos anos 50, com Marilyn Moroe). Isso sem falar na violencia nos filmes do Tarantino, nO Poderoso Chefao... ou até na nudez explicita de Davi e na satânica devoção mariana da Pietá, em Michelangelo, ou na Anunciacao de Da Vinci, passando pelos simbolos de adoracao falsa de Aleijadinho aqui em Minas, até chegar nas tumbas feitas a deuses falsos nas piramides do Egito.

Com uma marreta numa mao, uma sentinela na outra e a certeza da impunidade, vcs acham que uma TJ faria o mesmo que os malucos do EI?
Isso acontece com outras religioes tambem?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Arte
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 22 Nov 2021 17:18, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Ghost
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 20
Registrado em: 16 Nov 2015 12:25

Re: Estado Islamico x TJ = relaçao com a Arte

Mensagem não lida por Ghost »

Não posso falar com autoridade sobre o assunto mas acho que dá pra aplicar uma relação entre a falta senso estético e a visão unidirecional dos TJS (tipo cavalos com aquelas viseiras laterais, sabe). Quero dizer, imagina uma bela pintura, ela pode ter um monte de interpretações e não uma única, cada objeto artístico desde uma construção até uma bela música pode conter diversas interpretações, ou mesmo sequer haver a necessidade de indicar a correção ou incorreção de um modo de contemplá-las...

Poucas TJs tem senso estético, ou a coisa é boa ou não é, cabe a tudo uma única interpretação, como na bíblia, se há diversas interpretações, há apenas uma correta e todas as demais estão erradas e errado quer dizer do mundo, do diabo. Daí sua visão estreita seja para arte ou do que está na bíblia... e se escandalizarem por tão pouco.

(Netflix pra ver desenhos da Disney, que disperdício :lol: :lol: , tem que contar as verdadeiras histórias por detrás dos desenhos fofos... aí nem isso)

Enfim nem sei se faz sentido, um estudiosao das artes ou da religião poderia falar melhor disso.

Em todo caso acho que apenas uns poucos fariam o que o pessoal do Estado Islâmico fazem, mesmo com ordem do CG.
Talvez abrissem os olhos de vez... quando o fator religioso está envolvido é difícil prever ações humanas.
Booo.
Avatar do usuário
Brother Franz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 695
Registrado em: 16 Jul 2009 13:46

Re: Estado Islamico x TJ = relaçao com a Arte

Mensagem não lida por Brother Franz »

A patrimonialização sempre é uma seleção (Paulo Garcez, Ulpiano B. de Menezes, Marcia Chuva, Cecília Londres Fonseca). Regimes totalitários, como todos os outros, buscam escrever sua história fundamentados na sua seleção; a questão fundamental é quando para construir meu arcabouço histórico preciso destruir todos os outros. As TJ como exemplo de estrutura totalitária, reescreve sempre sua história do jeito que bem deseja, ressaltando ou escondendo os fatos que acha melhor. Imagina escrever a História no Novo Mundo. Só deixaria aquilo que prova que elas eram as escolhidas, que detinham a verdade. Tudo o mais certamente seria destruído para não deixar rastro de que outros também conseguiam fazer coisas boas. Nesse sentido concordo com você; são um dos ISIS do cristianismo (como também são vários outros grupos).
“Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? "
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

Re: Estado Islamico x TJ = relaçao com a Arte

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

As tjs são uma religião que ensina uma ética de pacifismo (leia covardia), por isso não saem destruindo monumentos e obras de arte, mas creio que se a religião tj permitisse ou incentivasse praticas militares, agiriam igual aos islamicos, conheço pessoas (da minha propria familia) que quando se converteram as tjs destruíram imagens de santos que possuiam de forma semelhante a forma que o ei destroi monumentos e arte mesopotamica, creio que se não fazem isso com arte que não pertence a eles é porque a religião proibe guerrear.
Spoiler!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 230 visitantes