TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Brother A
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

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Aí está o problema de quem vai atrás dos que atacam e combatem, em busca de "trunfos" argumentativos. É atitude típica dos que não desenvolveram a bela arte de discordar sem distorcer.

O Dr. Bacchiocchi NÃO DISSE SÓ ISSO, e apanhar um trechinho isolado do que alguém diz para daí transmitir uma noção falsa, como vemos ocorrer, é um ato de DESONESTIDADE INTELECTUAL. Esse tipo de argumentação em que se ignoram perguntas, questionamentos, exposições feitas para apegar-se a detalhezinhos à base de "me contaram", "ouvi dizer", "li um site" só revela a falta de critérios justos e competência para debater questões em disputa.

Edmilson não leu o texto original, não conhece o desenvolvimento pleno do que o autor quer dizer. Na verdade, ele demonstra é que mesmo considerando-se os "sábados" de Col. 2:16 como sendo semanais, AINDA ASSIM não há a mínima prova de que Paulo tenha ensinado o fim do sábado.

E quem diz que os "sábados" em tal passagem são os cerimoniais NÃO SÃO SÓ OS ADVENTISTAS. Há diferentes interpretações para passagens várias, como de Mat. 16:18. Os protestantes explicam de três modos diferente o sentido de "Pedro/pedra": a) que Cristo Se referia à "confissão de Pedro", o fato de ele tê-lo reconhecido como o Messias de Deus; b) que Cristo estaria gesticulando, dizendo, "tu és Pedro", apontando para o apóstolo, e "sobre esta pedra", apontando para Si próprio (a arqueologia ainda não encontrou o vídeo mostrando essa gesticulação do Cristo. . .); c) que Cristo refere-Se realmente a Pedro, como sendo a "pedra", numa homenagem a ele por ter sido o primeiro a reconhecer a Sua messianidade, mas sendo apenas UMA das pedras, já que Paulo amplia o pensamento para incluir os demais apóstolos em Efé. 2:20, "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina".

Então, o fato de Bacchiocchi levantar outra solução possível à passagem não anula nenhum dos pontos que eu discuti no quadro anterior, sobre que Edmilson NÃO DEU UM PIO. ..

Interessante. . .

Mas, vamos avançar. No quadro seguinte acrescentarei outro de nossos estudos didáticos, em 10 pontos, mostrando como Col. 2:14-16 (verdadeiro "samba anti-sabático de uma nota só") não nega a validade do preceito do sábado para a comunidade cristã.

Editado pela última vez por Brother A em 16 Abr 2009 17:03, em um total de 2 vezes.
Brother A
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10 RAZÕES POR QUE COL2:16 NÃO ANULA O PRINCÍPIO DO SÁBADO

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10 RAZÕES POR QUE COLOSSENSES 2:16 NÃO TRATA DO SÁBADO SEMANAL COMO PRECEITO CERIMONIAL
Diz o texto: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados”. 

1) Porque o apóstolo Paulo jamais contradiria a lei divina que reconhecia como válida e vigente ao exaltá-la como santa, justa, boa, espiritual, prazenteira, digna de ser mantida em mente, como também o salmista dissera: “a lei do Senhor é perfeita, e restaura a alma” (7:12, 14, 22, 25; Sal. 19:7). E além de exaltar a lei divina, ele recomendava sua fiel observância e sua utilização de forma legítima (Rom. 13:8-10; Efé. 6:1-3; 1 Cor. 7:19; 1 Tim. 1:8). Também sabia não ter autoridade para alterar a lei de Deus que disse ter sido confirmada pela fé, e não o contrário disso (Rom. 3:31).
 
2) Porque Paulo sabia que “o sábado foi feito por causa do homem” (Mar. 2:27), para o benefício físico e espiritual do homem desde a criação (Gên. 2:2, 3; Êxo. 20:8-11), e que, sendo “homem” aplicava-se a ele também. O Apóstolo nunca teria intenção de querer desfazer algo que Deus estabeleceu e sabia não ter autoridade para tanto.
 
3) Porque as leis cerimoniais foram instituídas APÓS o ingresso do pecado, exatamente como uma forma de compensá-lo e buscar expiação. O sábado não é cerimonial porque foi estabelecido ANTES da Queda. Aliás, as duas únicas instituições que ainda persistem no mundo desde antes do ingresso do pecado são o sábado e o matrimônio, ambos igualmente estabelecidos para o homem (ver Mar. 2:27 e Mat. 19:5). Ambos são igualmente objeto de tremendos ataques de Satanás, no primeiro caso através das falsas teologias desenvolvidas (promovendo o antigo dies solis, transformado no domingo, ou a filosofia do "dianenhumismo/diaqualquerismo/tododiaísmo", tão ambígua), e, no segundo caso, com a crescente onda de separações, divórcios, infidelidade conjugal e, mais recentemente, os casamentos gay.
 
4) Porque Paulo mesmo demonstra fidelidade à observância do sábado. Ele ia às sinagogas pregar aos sábados, e quando não encontrou sinagoga em Filipos, dirigiu-se a um local junto a um rio para orar. Noutra ocasião ficou um ano e meio em Corinto, e pregava regularmente aos sábados, sem nunca se lembrar de dizer a seus ouvintes que doravante observassem o domingo (Atos 13:14, 15, 42-44; 16:13; 18:4-11). Se ele não fosse respeitador do princípio do sábado não poderia ter autoridade moral de declarar em sua defesa quando sob “graves” acusações pelos judeus: “Nenhum pecado cometi contra a lei dos judeus, nem contra o templo. . .” (Atos 25:8).
 
5) Porque é quase certo que Paulo mesmo escreveu Hebreus (ou ditou a carta a um escrivão cristão), dirigindo-a especialmente aos cristãos hebreus. Ele trata do sentido das leis cerimoniais nos capítulos 7 a 10 e não inclui o sábado como algo cerimonial, antes, dá ao sábado um tratamento muito especial nos capítulos 3 e 4. Hebreus foi escrito pelo ano 64 AD e Paulo ilustra o repouso espiritual que Israel poderia ter alcançado ilustrando-o com o princípio do sábado, não com o domingo, o que seria de se esperar se nessa época os cristãos tivessem adotado tal dia como o seu especial dia de observância. Ademais, os que em Israel entraram no repouso espiritual, nem por isso dispensaram a observância do sábado, como os heróis descritos no capítulo 11 de Hebreus (ver também Salmo 40:8).
 
6) Porque ao ilustrar esse repouso espiritual em Hebreus 3 e 4 Paulo usa a palavra grega katapausin para ‘repouso’, mas no vs 9 do capítulo 4 ele usa um termo diferente e é a única vez que aparece em toda a Bíblia: sabbatismos. As Bíblias em geral trazem nota de rodapé com o sentido desta palavra como “repouso sabático”. O tradutor George Lamsa traduz a passagem como: “Resta uma observância do sábado para o povo de Deus”. Certamente o autor de Hebreus quer mostrar que seu uso do sábado como simbolismo por todo o capítulo 3 e 4 não significa que o estava reinterpretando para anulá-lo como prática ainda normal, reconhecido como um mandamento divino.
 
7) Porque em toda a epístola aos Colossenses Paulo jamais emprega a palavra “lei”, pois não está tratando de validade da lei, algo que jamais pôs em dúvida (ver §§ 1 e 2, acima). Os especialistas não contam com muitos detalhes de qual seria a heresia que perturbava os cristãos colossenses, e que consistia em regras do tipo “não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro” (ver Col. 2:21). Também ele recomenda no contexto do vs. 16: “Ninguém se faça árbitro contra vós, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum na sua mente carnal” (vs. 18), o que torna o problema dessa estranha heresia colossense ainda mais complexa de conhecer-se. Contudo, o certo é que Paulo não diz aos colossenses que NÃO ERA para observarem o mandamento, e sim que não deviam permitir que esses heréticos proferissem julgamento quanto à sua observância do dia.
 
8) Porque o contexto da passagem trata de “escrito de dívida” e “ordenanças” que eram prejudiciais, “contra nós”. Mas se o sábado foi feito “por causa do homem” certamente não era uma ordenança prejudicial, contrária aos filhos de Deus pois visava ao seu melhor interesse, já que foi estabelecido “por causa do homem”. Também o sábado não aponta ao futuro como as cerimônias prefigurativas, e sim basicamente ao passado, à criação, pois é memorial da obra criativa de Deus [ver Êxo. 20:8-11 e Salmo 111:4].
 
9) Porque eruditos cristãos entendem agora que o cheirographon [“escrito de dívidas”] não é a “lei cerimonial”, como entendem muitos, mas um relatório dos pecados, “contra nós”. Paulo em Colossenses 2 discute um problema local, e não uma nova noção de eliminação do princípio de um dia de repouso. Tal princípio sempre foi acatado pelos cristãos ao longo dos séculos, segundo expresso nas suas históricas Confissões de Fé.
 
10) Porque especialistas evangélicos da maior autoridade e prestígio sempre entenderam ser o sábado mencionado em Colossenses os dias de festas cerimoniais de Israel, constantes da “lei dos mandamentos que consistia em ordenanças” e que causavam divisões entre judeus e gentios (Efé. 2:15). Gramaticalmente o fato de a palavra estar no plural não impede absolutamente que não possa referir-se aos sábados cerimoniais, (ver Levítico 23:38). A passagem fala de “luas novas, dias de festas e sábados”, o que não impede que esses sábados sejam cerimoniais, como eram também as festas de “lua nova”. Autoridades várias entendiam que os sábados de Col. 2:16 seriam os cerimônias, tais como o metodista Adam Clarke, os presbiterianos Albert Barnes e Charles Hodge, os batistas Jamieson, Fausset & Brown e outros. Tais pesquisadores apresentam tais argumentos porque percebem que se Paulo anulasse o princípio do dia de descanso, com isso eliminaria o próprio domingo, pois nada seria deixado no lugar, e eles defendem o domingo como sendo a maneira cristã de observar o mandamento do sábado.
Editado pela última vez por Brother A em 16 Abr 2009 18:06, em um total de 5 vezes.
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shurelambers
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

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Caríssimo

Gostaria da SUA opinião e/ou resposta. SUA e não a transcrição de nenhum texto "bíblico", ok?

Acredita que um Deus chamado de bondoso e misericordioso julgaria uma pessoa adversamente por ela não guardar o que chamamos de "sábado"?

Repito. Gostaria da SUA resposta. O que VOCÊ pessoalmente pensa. Não me interessam as elucubrações teológicas.

Serão julgados os trabalhadores que que tem escalas de trabalho no sábado, como os médicos, policiais e afins?

Ando curioso.

Sds
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

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shurelambers escreveu:Caríssimo

Gostaria da SUA opinião e/ou resposta. SUA e não a transcrição de nenhum texto "bíblico", ok?

Acredita que um Deus chamado de bondoso e misericordioso julgaria uma pessoa adversamente por ela não guardar o que chamamos de "sábado"?

Repito. Gostaria da SUA resposta. O que VOCÊ pessoalmente pensa. Não me interessam as elucubrações teológicas.

Serão julgados os trabalhadores que que tem escalas de trabalho no sábado, como os médicos, policiais e afins?

Ando curioso.

Sds

Isso é simples. . . Responda se Deus condenaria quem admite OUTROS DEUSES, recorre a IMAGENS para cultuar a Deus, profere sistematicamente o SEU NOME EM VÃO, DESONRA OS PAIS, ADULTERA, MATA, ROUBA, DÁ FALSO TESTEMUNHO CONTRA O PRÓXIMO, COBIÇA AS COISAS E MULHER DO PRÓXIMO. . .

Então, não há necessidade de "elocubrações teológicas" nenhuma para saber que está simplemente DISCRIMINANDO contra um mandamento da MESMA LEI que contém todos esses preceitos citados. Por que, pode nos explicar?

E veja o que Tiago diz em sua epístola:

"Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade" -- Tia. 2:10-12.

Agora, para não imaginar que essa é somente uma "interpretação adventista", verifique o interessante vídeo que indico abaixo e como nada menos do que o famoso evangelista Billy Graham refere-se a tal texto (da metade para o fim do vídeo):


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shurelambers
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por shurelambers »

Infelizmente você não respondeu o que eu perguntei.

Pedi a sua opinião e não a da Bíblia.

Não uso de sarcasmos ou tom ofensivo, portanto saiba que estou sendo sincero e tenho o único objetivo de esclarecer uma dúvida PESSOAL.

Não estou discriminando absolutamente nada, mas se para o sr. fazer uma pergunta sobre um mandamento específico é discriminação vejo que tem como objetivo apenas impor sua crença e não tirar uma dúvida minha.

É possível continuarmos a conversar? Gostaria de lhe fazer mais algumas perguntas.

É possível tirar uma dúvida MINHA?

Se isso não for possível, me avise, assim encerro minha participação por aqui mesmo.
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

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Amigo, minha opinião sobre coisas referentes ao JULGAMENTO DE DEUS não tem peso algum. Eu não posso pôr-me a julgar os outros. Só estou apresentando a lógica inegável das Escrituras.

Quando evangélicos me perguntam isso eu pergunto o que acham--um católico sincero, que diz que aceita a Cristo como Salvador pessoal, contudo não quer desfazer-se de suas imagens de escultura, com isso pode se salvar? Será ou não condenado por Deus?

A Bíblia diz que somos responsáveis pelo conhecimento de que dispomos e que Ele "não leva em conta os tempos da ignorância" (Atos 17:30).

Há que ver a MOTIVAÇÃO de alguém rejeitar uma ordenança bíblica. Por que rejeita? Será que é por parecer-lhe "inconveniente"? Será que é por profundas convicções a partir de sério estudo da Bíblia?

Os cristãos primitivos por um tempo tinham que decidir se queimavam incenso ao Imperador ou negavam a Cristo. Se não quisessem queimar o incenso, seriam lançados às feras nas arenas romanas. E daí, será que alguém poderia pensar, "mas se eu morrer assim, minha família vai ficar ao desamparo. . ." Será que Deus aceitaria essa escusa para alguém não ser fiel até a morte?

Pense a respeito. . .

Editado pela última vez por Brother A em 16 Abr 2009 17:59, em um total de 1 vez.
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shurelambers
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

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Bom.

Novamente você fugiu e não respondeu o que eu perguntei.

Ou você não é adventista ou tem medo de dizer o que sua igreja pensa, ou não sabe responder. Não vejo outras alternativas.

Em algum momento eu disse que rejeito alguma ordenança?

Se for possível, me envie em MP o email de algum adventista que possa responder a algumas dúvidas que tenho, pois percebi que não é o seu objetivo responder a questionamentos sinceros.

Respeito o seu desejo de não responder a minha pergunta.

Grato.
Brother A
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

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O que eu respondi é o que a Igreja ensina--que não podemos nos pôr a julgar ninguém. Aqui o tema é do sábado, mas estou às ordens para responder-lhe o que queira. Meu e-mail é atalaiadesiao@yahoo.com.br

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shurelambers
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

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Como eu disse, respeito o seu desejo de não responder minha pergunta.

Gostaria de algum contato com algum adventista que possa responder minhas dúvidas a respeito do tema.

Você já mostrou que não quer.

A Igreja Adventista tem algum site, ou órgão para onde eu possa encaminhar minhas dúvidas?

Grato
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sidhiresus
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

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Achei pertinente a questão levantada pelo Shure, me veio também o seguinte questionamento, um adventista por acaso vai a alguma hospital, posto de saúde ou afins em um sábado? É um questionamento que me veio agora mediante toda a questão aqui levantada por causa do sábado.
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