TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
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Nanda Lima
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Nanda Lima »

A minha intenção, desde o começo, era mostrar que a Bíblia se contradiz.
E aos poucos fiz você admitir isto.
Admitiu, já que disse que as declarações de Paulo sobre o sábado são contradizentes.

E O QUE FICOU PROVADO?

SE VOCÊ FOR GUIAR SUAS CRENÇAS, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PELA BÍBLIA, CUIDADO... SUAS CRENÇAS VÃO SER CONTRADIZENTES...
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
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Poltergeist
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Poltergeist »

Brother A escreveu:Quanto a contradições, onde isso não ocorre? Na ciência? Por que será que há tantos debates científicos sobre coisas em que não se tem pleno conhecimento? Vejam a morte maciça dos dinossauros, por exemplo. Cada vez aparece uma teoria diferente--ora foi um suposto meteoro que veio e causou um impacto ambiental que os eliminou de uma vez, ora teria sido uma erupção de inúmeros vulcões que causou o congelamento geral por sua fumaça acobertar a luz solar, ora isso, ora aquilo. . .

Sobre o café, há quem defenda ser benéficos à saúde. Daí aparece certo estudo dizendo que é prejudicial, causaria câncer de rins, grávidas não devem tomá-lo. Mas outros estudos mais vem absolvê-lo de tais males, e apresenta vantagens no seu consumo. Para a seguir alguém mais mostrar os malefícios da cafeína para o sistema nervoso. . .

E no campo econômico, teorias várias sobre o que seria melhor para o desenvolvimento vivem em choque. Falava-se que é impossível ocorrer desenvolvimento e progresso econômico sem liberdade política. Daí vêm os chineses e mantêm um sistema fechado, sem liberdades políticas como se entende no Ocidente, e o país é uma potência econômica indiscutível.
Pera lá!

1) Você está usando uma falácia (já estou cansando de usar esta palavra): A Bíblia contém contradições e a auto-alegação de ser a palavra de Deus e de que este Deus é perfeito. Então, NÃO, a Bíblia NÃO PODE conter contradições;

2) As teorias (e por isso levam este nome) podem dizer qualquer coisa a respeito de qualquer assunto (café, detalhes da já comprovada evolução, economia etc), porém estas teorias não afirmam ter sido escritas pelo próprio assunto - como acontece com a Bíblia - mas por terceiros que desconhecem a "verdade" absoluta" sobre o assunto.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Nando
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Nando »

Oi Nanda,

Tudo bem? Concordo contigo de que o texto de colossenses não deixa duvida nenhuma. E que a Biblia está cheia de incoerencias. Farei no entanto dois comentarios bem curtos.

1- Foi mencionado o texto com as palavras de Jesus no sentido de que "o Sabado foi feito por causa do homem". A frase esta convenientemente tirada do contexto porque se me lembro bem, se refere á acusação dos escribas e doutores da lei sobre a guarda do Sabado pelos dicipulos de Jesus. Estes discipulos eram obviamente judeus e como ja vimos para os judeus a guarda do sabado é obrigatoria e sem exeções. Jesus parece relaxar e espiritualizar o conceito, mas claramente continua valendo.

E o texto de colossenses se refere a não-judeus e aqui a coisa muda completamente. Cristãos de acordo com o texto de colossenses recebem a circunsição em Cristo mas não a circunsição na carne. Portanto nao há necessidade de guardar o sábado nem regras dieteticas. Ou seja, valem as leis de Noé.

Neste caso especifico não vejo contradição.

2 - O texto de Galatas citado é muito simples no meu entendimento e não tem nada a ver com o tema em questão: se refere a pagãos conversos V.8. ("No passado quando vcs não conheciam Deus e eram escravos de deuses") .... pergunta depois porque eles davam tanta importancia a certos dias, estações e anos ..... uma referencia obvia ás crenças pagas que celebrvam os solsticios etc etc, De qualquer jeito se não refere ao sabado e sim a festividades pagas.

Mas concordo contigo completamente, o texto de colossenses não deixa duvidas ao mencionar explicitamente e sem deixar duvidas que os cristão não precissam guardar o sabado. Se houver algum texto em contrario, OK, aqui teremos uma contradição que tanto pipocam na Biblia (embora não seja o caso dos 2 textos mencionados).

Abraços e muita paz para todos !!!
Brother A
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Brother A »


Eu não disse que Paulo SE CONTRADIZ, e sim que APARENTEMENTE assim se dá. E nosso amigo acima explicou muito bem o texto de Gál. 4:9, 10, onde o Apóstolo NÃO ABRE MÃO de dia nenhum, sendo que muitos neo-antinomistas dispensacionalistas se valem dessa passagem para livrar-se do "inconveniente" preceito do sábado.

Quanto ao que Jesus disse de que "o sábado foi feito por causa do homem", Ele diz isso para reforçar o ensino de que Deus estabeleceu o sábado na CRIAÇÃO DO MUNDO, portanto Ele está aplicando o princípio ao homem universal, assim como também fala do homem que deixa pai e mãe e une-se a sua mulher (Mat. 19:5, 6), falando da instituição do matrimônio. E a palavra no grego é a mesma, anthropós, o homem universal. Acaso o matrimônio foi estabelecido só para o homem judeu?!

Então, a noção de que o sábado é instituição originária da criação do mundo (que é o tema tratado por Cristo em Mar. 2:27) é, por sinal, o que TODAS as Igrejas-mãe da cristandade protestante sempre ensinaram. Vão encontrar isso nos documentos confessionais dos batistas, presbiterianos, congregacionais, anglicanos, metodistas. . . O problema está em que na sua maioria esmagadora os crentes dessas Igrejas ignoram isso, e daí vêm com argumentos de "lei abolida", que deriva da lavagem cerebral do neo-antinomismo dispensacionalista, a mesma que também envolveu Charles Russell e as "testemunhas de Jeová". Por isso vejo como ex-TJ's valem-se do mesmo tipo de argumentação adquirida em seus anos de Torre de Vigia no sentido de preferir a interpretação bem mais "user friendly" de dianenhumismo/diaqualquerismo/tododiaísmo.

O texto de Col. 2:16 já foi plenamente analisado e NÃO DIZ que NÃO É para guardar o sábado, para começo de conversa. Simplesmente não é disso que Paulo está tratando. O texto de Col. 2:14-17 parece como um “samba anti-sabático de uma nota só” para os inimigos do mandamento do sábado. Lamentavelmente muitos não sabem que não se interpreta a Bíblia tomando-se somente um ou dois textos de linguagem “favorável” a certa idéia, descuidando de ler todo o contexto e demais textos que tratam do mesmo assunto. Assim os católicos se fixam em Mat. 16:18, 19 para “provar” o primado de Pedro, os mórmons utilizam 1 Cor. 15:29 para “provar” o batismo pelos mortos e as “testemunhas de Jeová” utilizam João 14:19 para negar que Cristo virá visivelmente outra vez.

Em toda Colossenses a palavra “lei” nem sequer é utilizada. O tema da epístola não é abolição de leis. Sabe-se agora que o cheirographon era o documento escrito que tinha as culpas atribuídas a um réu em uma corte, e o que Paulo diz é que os que são perdoados por Cristo têm suas culpas eliminadas. Depois de falar do batismo e morte para o pecado (vs. 12) o vs. 13 diz, “perdoando-nos todos os pecados”, e logo fala dos decretos, o que não é a maneira de perdoar pecados. Não se eliminam pecados por eliminar a lei que os aponta (ver Rom. 7:7, 8). Assim, o que foi cravado na cruz não foi a lei, senão o registro de culpa.

Todo o teor do capítulo mostra que Paulo, além dessas reflexões, discute um problema local, e não pretende estabelecer regras de caráter universal. Havia os extremistas que desejavam impor sobre os locais seu entendimento de como praticar a religião, cheio de idéias de “não manuseies, nem proves, nem ainda toques” (vs. 21). No vs. 18 Paulo claramente indica qual era sua preocupação real no que diz: “Ninguém atue como árbitro contra vós”.

Agora, se em Col. 2:14-17 Paulo está ensinando o fim do sábado, que deixa ele em seu lugar? Não é indicado nada de que ele pensa sobre o domingo, ou outro dia qualquer. Assim, teria Paulo, contrariado o que Jesus disse, de que “o sábado foi feito por causa do homem”, decidido por sua conta dar um fim ao princípio do dia de repouso e de dedicar ao Senhor todo um dia?

Nando
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Nando »

Sr Borther A,

O texto de "Jesus e o Sabado" reflete os ensinamentos de Jesus em relação aos exageros das praticas judaicas como acontece em muitos de seus ensinamentos.

Aqui este texto esta num contexto muito especifico mesmo. A frase "O sabado foi feito por causa do homem" reflete apenas que não podemos sacrificar o ser humano por causa de legislações rigidas. Mais nada. E isto esta em consonancia com outos ensinamentos de Jesus. Se trata duma alegoria ou figura de linguajem.

Não sei daonde tirou que isto:

"Ele diz isso para reforçar o ensino de que Deus estabeleceu o sábado na CRIAÇÃO DO MUNDO, portanto Ele está aplicando o princípio ao homem universal"

Isto é uma interpretação extremamente forçada e exagerada !!!!! Jesus da uma resposta especifica num contexto especifico que não tem nada a ver com o que o senhor postou.

Como ja postei, a guarda do sabado vale apenas para judeus, para os não judeus valem as Leis de Noé, um ensinamento muito antigo no judaismo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_No%C3%A9

E mais do que obvio que o sabado jamais foi valido para não judeus. Se Jesus tivesse querido dizer isso, ele não sabia que nenhum não judeu cumpre a lei judaica do sabado ..... sera que Jesus poderia falar uma besteira deste tamanho?

Mas tudo bem, achei tudo isto muito divertido.

Saudações e muita paz para todos !!!!
Brother A
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Brother A »


Caro amigo Nando

Sua insistência em limitar as palavras de Jesus ao homem judeu não leva em conta o que Ele também disse do matrimônio. Ele comenta que o homem-anthropós deixa pai e mãe e une-se a sua mulher (Mat. 19:5, 6). E desde quando o matrimônio foi instituído só para o homem judeu?

E sabe de onde eu "tirei" a ideia de que Jesus Se refere à criação do mundo? Do TEOR GLOBAL do ensino bíblico e também do consenso do pensamento CRISTÃO. Pois os presbiterianos, batistas, metodistas, congregacionais ENSINAM ISSO HÁ SÉCULOS, sabia disso? Garanto que não. . . E os evangélicos dessas Igrejas em geral também não sabem--que o preceito do sábado é originário da criação do mundo, daí tendo caráter MORAL e UNIVERSAL, com presbiterianos e batistas reconhecendo até ser da LEI NATURAL, respectivamente na Confissão de Fé de Westminster, e Confissão Batista de 1689. . .

Agora, sobre a questão dos debates de Cristo quando ao sábado, há uma pergunta tira-teima que resolve de vez a parada. Se souber responder tal pergunta, já terá meio caminho andado para enteder a problemática toda:

  • * Qual era o TEOR dos debates de Cristo com a liderança judaica quanto ao sábado? Seria quanto a SE deviam observá-lo, QUANDO observá-lo ou COMO observar o dia no seu devido espírito?
Quanto ao que diz a Wikipedia de que o sábado é só para os judeus, isso NÃO É o que a Bíblia diz. Além de pertencer ao MESMO CÓDIGO que também recomenda honrar pai e mãe, não matar, não roubar, não adulterar, por que seria só para os judeus um princípio benéfico a TODOS os homens, reconhecido pela ciência como parte do biorritmo natural da vida humana, como analisamos em artigo da página 2 deste tópico (ver "O Biorritmo e o Sétimo Dia")? Aí que está, por que Deus, que não faz discriminação entre as pessoas, iria discriminar os judeus, oferecendo-lhes algo tão bom e positivo, para a saúde física, mental e crescimento espiritual, deixando os cristãos sem esse recurso? Ora, se o sábado era bom para os judeus, e devia ser-lhes um "deleite" (Isa. 58:13), por que não prosseguiria sendo bom para os cristãos? Como se diz no esporte, "não se mexe em time que está ganhando". . .

Como diz o Dr. Samuele Bacchiocchi, especialista em História Eclesiástica e pesquisador do tema de como o sábado foi ilegitimamente mudado pelo domingo pela Igreja dominante da Idade Média, "se já houve um tempo em que precisamos da renovação, do alívio e realinhamento do sábado, este tempo é hoje! Vivemos numa época em que as pessoas estão sofrendo todos os tipos de crise—crise marital, crise de identidade, crise racial, crise gerada pela tensão, pela inquietude, pela competição. Nesse Seminário do Dia do Senhor consideramos juntos como o sábado nos ajuda, mediante o Salvador, a encontrar um remédio divino para algumas dessas crises".

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Abenildo
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Abenildo »

E Paulo NÃO SE CONTRADIZ, e sim que utiliza suas palavras para ajustar-se a seus pressupostos e preconceitos. Daí que se deve analisar devidamente os seus escritos dentro do TEOR GLOBAL do ensino bíblico, e não cometendo esse erro metodológico que é ISOLAR segmentos favoráveis ao que se tenha em mente.
Quer dizer que, mesmo que Paulo tivesse dito a coisa mais clara, dando uma nova direção do que era pecado, não seria acreditado, porque ele teria "seus escritos dentro do TEOR GLOBAL do ensino bíblico"????
Não seria complicado fazer mudanças assim, mesmo que seja a vontade do promotor de qualquer mudança?
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Nando
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Nando »

Caro Brother A,

(I guess A is for Adventist, isn't it?)

Da minha parte o tema está claro e não deixa mais duvidas. Coloco o contexto judaico apenas para entender melhor os textos que de fato falam por si só.

1) O texto de colossenses não deixa duvidas. Ele é transparente, direto e sem possiveis segundas interpretações. Cristãos batizados em Cristo não precissam de dietas alimentares nem guarda do sabado.

Paulo dedicou seu ministerio aos gentios.

2) Jesus, cujo ministerio foi para os Judeus, ensina sobre os exageros judaicos em relação ao Sabado. Isto está claro e transparente e como coloquei é consoante com os ensinamentos de Jesus sobre outros temas.

O matrimonio? Leia as Leis de Noé, a tradição judaica ensina que depois do diluvio elas foram dada a toda a humanidade e que a Torah foi para os judeus no monte Sinai. Quando qualquer judeu que conhece sua religião se expressa, antigo ou moderno, tem isto em mente. Menciono as lei de Noé para ajudar a entender o texto porque na verdade, nem disto precissa para entende-los de tão claros que são.

Repíto novamente, posto isto para colocar dentro dum contexto proprio da epoca em que Jesus falou, estes ensinamentos do judaismo são extremamente antigos e faziam e fazem parte da mentalidade judaica.

Senhor Brother A, fica mais do que evidente que neste tema carece completamente de argumentos e tem que inventar artificios para tentar forçar um outro sentido no texto. Como dar connotações matrimoniais ou relacionados com a criação do mundo ao ensinamento de Jesus em relação aos exageros da guarda do sabado. No desespero chegou a mencionar um texto em Galatas que não tem nada a ver com o tema em questão. Como os textos dão ensinamentos contrarios ao que o senhor pretende tem que cunhar termos como "teor global" ou coisas do tipo para forçar interpretações que os textos não dão lugar. Alias a Biblia tem tantas contradições que seria possivel inventar milhoes de teores globais. Também cita tradições cristas muito posteriores aos escritos do novo testamente para defender certos pontos de vista mas esquece que essas tradições jamais consideraram a guarda do sabado como obrigatoria. Incoerente no minimo.

Minha conclusão é esta:

A) Paulo ensina en colosensses que os novos Cristãos não estao sujeitos á guarda do sabado e dietas alimentares. Este texto alias, é uma condena direta á vossa postura de criticar e julgar outras pessoas em rela~ção a suas opções religiosas.

B) Jesus ensina sobre os exageros da guarda do Sabado e que o ser humano esta por cima de leis. Mais nada. Especifico e direto.

Enfim, vou encerrando minha participaçãp por aqui .........

Um otimo final de semana para todos e muita paz !!!
Brother A
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Brother A »

Okay, o que temos de fazer é REPETIR o já exposto, em que mostramos o absurdo de atribuir a Paulo o fim de uma regra sem nenhuma razão lógica. O sábado é para o BENEFÍCIO de toda a raça humana, sendo que Jesus diz isso, pregando para os judeus e tratando de PRINCÍPIOS UNIVERSAIS (como amar a Deus e ao próximo, não se preocupar com o dia de amanhã, mas confiar na provisão divina, não julgar segundo as aparências, as bem-aventuranças, a oração do Pai Nosso, tudo isso dito SÓ NA PRESENÇA DE JUDEUS, mas que qualquer cristão acata como também aplicáveis à Igreja). Então, está querendo NEGAR as palavras de Jesus por causa do suposto contexto judaico, mas Ele trata de questões de caráter universal, como o sábado, fato RECONHECIDO pelos cristãos batistas, metodistas, presbiterianos, congregacionais, anglicanos, luteranos. . . Logo, por aí vê que não é um conceito puramente adventista. Daí que me pergunto se SABIA OU NÃO desse fato? . . . Parece que não. . .

Aliás, seria bom lembrar que o sábado só poderia ser abolido se tivesse caráter de "lei cerimonial", e não de "lei moral". Daí temos o nosso estudo, da pág. 3, "10 Razões Por Que o Sábado NÃO É UM Preceito Cerimonial", que pode ser examinado pelo seguinte link:



Teria Paulo Pregado o Fim do Sábado em Col. 2:14-16?
PENSAMENTO-CHAVE: "Os anti-sabatistas são muito bons na obra de DESTRUIR, mas nada de melhor parecem ter para oferecer no lugar da coisa destruída".

O primeiro problema nesse tópico [que trata do texto de Col. 2:14-16 com o intuito de desqualificar o mandamento do sábado] é que não se toma uma passagem da Bíblia isoladamente para daí formar-se doutrinas. Isso é típico de católicos, com Mateus 16:18 (Pedro supostamente nomeado primeiro papa), espíritas, com o episódio da aparição de um suposto espírito de Samuel a Saul, dos mórmons, com o texto isolado e pouco claro de 1 Cor. 15:29, para defender o batismo pelos mortos. . .

Os temas da Bíblia devem ser entendidos levando-se em conta o TEOR GLOBAL de seu ensino, e não tomando-se segmentos de linguagem aparentemente "favorável", esquecendo-se de ver o conjunto todo do que trata o autor, e a própria contextuação imediata da passagem.

E se os próprios evangélicos em geral admitem que é bom ter um dia regular de descanso, e que Jesus confirmou isso ao dizer que "o sábado foi feito por causa do homem", citar esta passagem do modo distorcido como fazem é uma NEGAÇÃO TOTAL do próprio princípio de um dia de descanso.

Paulo não diz nada que com o suposto "fim do sábado" algo diferente toma o seu lugar. Ou seja, estão fazendo Paulo eliminar o próprio princípio do dia de repouso.

Os anti-sabatistas são muito bons na obra de DESTRUIR, mas nada de melhor têm para oferecer no lugar da coisa destruída.

Mas por que Paulo iria fazer isso? Por que não é mais importante, válido e benéfico dedicar-se um dia regularmente ao Senhor? Se foi feito "por causa do homem" (independentemente de ser o 7o ou o 1o. dia da semana) estão fazendo Paulo ACABAR COM O PRINCÍPIO inteiramente!

Notem que ele NÃO DIZ, que em lugar do sábado, guarde-se o domingo. E ele também NÃO DIZ que NÃO É para guardar o sábado, e sim que não se deixassem julgar por outros [quanto a sua prática de observância sabática].

Que tal examinar todo o contexto? Alguém disse que a devida consideração do contexto de uma passagem cobre uma multidão de pecados interpretativos:

  • "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne". (Col. 2:14-21).
Notem uma série de fatos sobre este texto:

a – Em parte alguma nestes textos aparece sequer a palavra "lei". Aliás, na epístola toda Paulo nem trata de lei nenhuma. É um erro entender que Paulo está pregando o fim da "lei cerimonial", pois não é esse o tema em debate.

b – O termo para "escrito de dívidas" no grego é cheirographon, e sabe-se que no grego clássico isso se refere ao documento escrito com a expressão de uma acusação formal a um réu num tribunal. Então, Paulo trata de escrito de dívida contra o pecador, eliminado pelo sacrifício de Cristo, e não FIM DE LEI. O que findou foi o pecado, de modo que o escrito de dívidas, que era contra nós, deixou de ter valor acusatório pelo perdão obtido em Cristo. Não se eliminam pecados anulando-se regras legais que os apontem.

c – O vs. 18 diz que ninguém se faça de árbitro contra os crentes de Colossos. Havia ali alguns estranhos religiosos com idéias extremistas, envolvendo até "culto a anjos", e não se tem muita informação sobre os usos e costumes dessa gente.

d – E ele claramente fala de "rudimentos do mundo" e "preceitos de homens". Ora, isso nunca foi aplicável aos princípios da lei judaica, pois não eram "do mundo". Quando muito, Paulo falaria de "velha dispensação" ou "lei mosaica", mas a própria linguagem em que se refere aqueles pontos sob disputa mostra que NÃO SE TRATA DO MANDAMENTO DO SÁBADO.

e - O sábado em certo sentido é uma "sombra" do reino eterno de Cristo, mas há uma regra que as sombras só findam a sua função quando encontram a realidade. Como ainda não temos a concretização desse repouso eterno, final, aquilo que o prefigura permanece válido e vigente.

Editado pela última vez por Brother A em 07 Jun 2009 11:27, em um total de 1 vez.
Brother A
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Re: TJ's (e Outros Religiosos) e a Questão da Lei Divina

Mensagem não lida por Brother A »

Além do exposto acima, seria interessante ver que a posição de que Col. 2:16 não elimina o princípio do sábado, tendo esses "sábados" aplicação aos demais sábados diferentes do semanal, é tradicionalmente acatada por grandes eruditos evangélicos. Não é uma interpretação só dos adventistas:

Albert Barnes, conhecido e prestigiado comentaristas presbiteriano, comenta:

  • Nada há que indique que [Paulo] haja ensinado não haver qualquer obrigação de se observar algum dia santificado, porque não há a mínima razão para crer que ele tivesse a intenção de ensinar que os Dez Mandamentos tenham deixado de ser obrigatórios para a humanidade. . . .De nenhuma parte da lei moral--se pode dizer ser uma 'sombra de coisas futuras'. Esses mandamentos são, dada a natureza da lei moral, de obrigação perpétua e universal. -- Notas sobre Colossenses, edição de 1850, págs. 306 y 307.
Adam Clarke, outro famoso comentarista bíblico metodista declara:
  • Não há nenhuma sugestão aqui [Col. 2:14-16] de que o sábado foi descartado, ou que o seu valor moral haja sido superado pela introdução do cristianismo. Noutra parte mostrei que o "Lembra-te do dia do sábado para o santificar", é um mandamento de obrigação perpétua, e nunca pode ser superado, a não ser pela cessação definitiva do tempo. Como é um tipo do descanso que resta para o povo de Deus, uma eternidade de gozo, deve continuar em pleno vigor até que chegue essa eternidade; pois nenhum tipo cessa até que o antítipo chegue. Além disso, não é claro que o apóstolo se refira em absoluto ao sábado neste lugar, seja judaico ou cristão; seu σαββατων, de sábados ou semanas, muito provavelmente se refere às suas festas de semana, de que muito já foi dito nas notas sobre o Pentateuco. [Sublinhado meu].
Deve-se notar que nenhum desses mandamentos, ou partes deles, pode . . . ser considerado ceremonial. Todos são morais e, por conseqüência, de obrigação eterna -- Comentário de Clarke, Vol. 1, (sobre Êxo. 20).[/list]

Dos comentaristas batistas Roberto Jamieson, A R. Fausset e David Brown:

  • “‘SÁBADOS’ do dia da expiação e da festa dos tabernáculos chegaram a seu fim com os serviços judaicos aos quais pertenciam (Levítico 23:32, 37-39). O sábado semanal se apóia em uma base mais permanente, havendo sido instituído no Éden para comemorar a terminação da criação em seis dias. Levítico 23:38 expressamente distingue entre ‘o sábado de Jeová’ e outros sábados.” (grifos nossos) -- Comentario Exegético y Explicativo de la Biblia, Tomo 2, pág. 520.
Charles Hodge:
  • “Apela-se a passagens tais como Colossenses 2:16: ‘Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados”. E Romanos 14:5: ‘Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente’. Cada um de nós, contudo, sabe que as igrejas apostólicas viviam grandemente atribuladas pelos judaizantes, os quais insistiam em que a lei mosaica continuava em vigor, e que os cristãos eram obrigados a conformar-se às suas prescrições a respeito da distinção entre alimentos limpos e impuros, bem como a seus numerosos dias de festa, nos quais todo trabalho tinha de ser interrompido. Esses eram os falsos mestres e essa era a falsa doutrina contra a qual muitas das epístolas de Paulo se dirigiam. É uma referência evidente a tais homens e suas doutrinas que passagens como as citadas acima foram escritas. Elas não fazem nenhuma referência ao sábado semanal, o qual fora observado desde a criação, e o qual os próprios Apóstolos introduziram e perpetuaram na Igreja Cristã.”—Teologia Sistemática, pág. 1269

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