Analisando as mudanças na Torre ocorridas na última semana

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
john
Forista
Forista
Mensagens: 144
Registrado em: 04 Jul 2015 14:45

Analisando as mudanças na Torre ocorridas na última semana

Mensagem não lida por john »

Já faz uns dez anos que acompanho de perto a dissidência. No início, quando descobri a "verdade sobre a verdade", pensava que o CG era uma cambada de sem-vergonhas. Hoje, não acredito que sejam santos, mas acredito que os membros do CG são, como todas as TJs, "cativos de um conceito" (aliás, um dos melhores livros sobre a Torre, escrito por Don Cameron). A arapuca foi criada pelo trio Rutherford, Knorr e Franz. Depois disso, acredito que a missão do CG tem sido "como lidar com a bomba". Tanto é assim que a Torre anda de lado doutrinariamente por mais ou menos 25 anos. Como você vai mudar de uma hora para outra a doutrina de 1914? Como seria lidar com uma desilusão em larga escala? Como lidar com o fato de que tudo que você e sua família acreditaram era uma mentira? Você vai viver de que?

Drama similar passa a Coreia do Sul. Um colapso na Coreia do Norte significaria o caos no Sul. Imagine milhares de pessoas fanáticas, manipuladas mentalmente por décadas perderem sua crença no sistema político perderem a fé nos líderes, saber que tudo aquilo é uma farsa. Para vocês tem uma ideia, os norte-coreanos que conseguem fugir precisam passar por uma reabilitação, com assistência financeira e psicológica, para conseguirem se adaptar no sul. Claro que a monstruosidade de um regime socialista nem se compara ao controle mental que a Torre exerce em seus membros, mas em muitos aspectos a comparação é válida.

Tendo como base esta linha de raciocínio, acredito eu que o desafio do CG é como controlar a situação e manter a Torre viável do ponto de vista financeiro, pois, as consequencias de um desarme abrupto da "bomba" poderiam ser devastadores na vida de milhões de pessoas. Sendo assim, as mudanças anunciadas são corretíssimas, porém efetivadas tarde demais. Qualquer organização, religiosa ou não, que vive de donativos, precisa usá-los com muita sabedoria. E há muito tempo a Torre está usando mal, muito mal os donativos recebidos, inclusive os donativos de tempo despendidos pelos seus membros.

Se formos pensar do ponto de vista prático, realmente é ridículo uma congregação com menos de 100 membros ter um edifício para ser usado duas vezes por semana! Um único SR pode ser usado por, no mínimo, 4 congregações! Mas a Torre nas últimas décadas construiu SR de forma desesperada, afobada, sem racionalidade! Se há alguém com o mínimo de raciocínio lógico, teria dito lá em 2008, quando houve a decisão (também acertada) de se reduzir as reuniões para duas vezes por semana: "calma aí, para que construir tantos SR?". Havia necessidade real de se ficar demolindo e vendendo antigos salões, em bom estado, para se fazer novos? Não havia racionalidade financeira neste processo todo, só que os donativos ainda sustentavam a máquina.

Realmente não faz mais sentido você imprimir revistas e livros a rodo numa sociedade onde se usam cada vez mais tablets e recursos audiovisuais. Não faz sentido você ter estruturas tão grandiosas para manter a impressão de publicações. Já houve estudos que provaram que a impressão em parques gráficos "mundanos" teria um custo equivalente ao dos voluntários da Torre. A Torre, que foi inovadora em seus primórdios, usando muito bem os recursos tecnológicos da época, demorou demais, mas demais mesmo para usar os recursos audiovisuais das últimas décadas. Até 1992, 93, o melhor recurso audiovisual existente eram os SLIDES!!! Só então veio a primeira fita de VHS. Embora tiveram uma imensa aceitação, os lançamentos de vídeos foram feitos a conta-gotas. A internet começou a ser disseminada em ambientes domésticos por volta do ano 2000, mas a Torre só aceitou usar este recurso em larga escala há 2 anos atrás! O negócio era imprimir, imprimir, imprimir para um ser humano que cada vez mais usa e prefere o audiovisual.

Enfim, a Torre tomou medidas gerenciais com um atraso injustificável e não sabe o que fazer doutrinariamente falando. Se a nova geração do CG conseguirá reverter a situação? Particularmente não acredito, mas acho que vão conseguir ao menos diminuir a sangria, tornando o fardo das TJ um pouco mais suportável. Um bom sinal é que a nova geração não está se radicalizando, ao contrário do que alguns temiam quando o último membro do CG original faleceu. Para nós que temos familiares, amigos e pessoas amadas dentro da prisão mental da Torre, é uma colher de chá de alívio.

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Corpo Governante
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 19 Nov 2021 19:43, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
JuniorxD
Forista
Forista
Mensagens: 213
Registrado em: 09 Abr 2014 20:31
Localização: Sobral

Re: Analisando as mudanças na Torre ocorridas na última semana

Mensagem não lida por JuniorxD »

Por que você acha que vai ser menos difícil ser tj?
joquan
Forista
Forista
Mensagens: 280
Registrado em: 20 Abr 2015 22:47

Re: Analisando as mudanças na Torre ocorridas na última semana

Mensagem não lida por joquan »

Meu caro, John!

Com respeito ao que dissestes sobre a questão administrativa/financeira, até concordo com você.
john escreveu:Já faz uns dez anos que acompanho de perto a dissidência. No início, quando descobri a "verdade sobre a verdade", pensava que o corpo governante era uma cambada de sem-vergonhas. Hoje, não acredito que sejam santos, mas acredito que os membros do corpo governante são, como todas as TJs, "cativos de um conceito" (aliás, um dos melhores livros sobre a Torre, escrito por Don Cameron). A arapuca foi criada pelo trio Rutherford, Knorr e Franz. Depois disso, acredito que a missão do corpo governante tem sido "como lidar com a bomba". Tanto é assim que a Torre anda de lado doutrinariamente por mais ou menos 25 anos. Como você vai mudar de uma hora para outra a doutrina de 1914? Como seria lidar com uma desilusão em larga escala? Como lidar com o fato de que tudo que você e sua família acreditaram era uma mentira? Você vai viver de que?
Mas quanto à parte citada acima, me desculpe, mas discordo totalmente de você. Não, o Corpo Governante não é uma cambada de sem-vergonhas e nem santos, o que eles são na verdade é DIABÓLICOS, já que muitos acreditam no Diabo. Não encontro outra forma de qualificá-los depois que li todo o documento sitado no link seguinte: http://testemunha.orgfree.com/onu.htm É um pouco extenso, mais vale muito a pena se lido, para que se tenha uma melhor clareza sobre o Corpo Governante, ou seria melhor, Porco Desgovernado?
Avatar do usuário
Se_libertando
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 31
Registrado em: 07 Set 2015 03:54
Localização: Minas Gerais

Re: Analisando as mudanças na Torre ocorridas na última semana

Mensagem não lida por Se_libertando »

JuniorxD escreveu:Por que você acha que vai ser menos difícil ser tj?
Acho que o que ele não quis dizer que vai ser menos difícil, mas ao menos não irá piorar. O corpo governante atual apesar da má administração, politica pobre entre outros problemas, pelo menos até o momento ainda não tomou nenhuma atitude radical, seja por uma "nova luz" ou alguma medida que criasse mais um desafio para elas.
Avatar do usuário
JuniorxD
Forista
Forista
Mensagens: 213
Registrado em: 09 Abr 2014 20:31
Localização: Sobral

Re: Analisando as mudanças na Torre ocorridas na última semana

Mensagem não lida por JuniorxD »

Se_libertando escreveu:
JuniorxD escreveu:Por que você acha que vai ser menos difícil ser tj?
Acho que o que ele não quis dizer que vai ser menos difícil, mas ao menos não irá piorar. O corpo governante atual apesar da má administração, politica pobre entre outros problemas, pelo menos até o momento ainda não tomou nenhuma atitude radical, seja por uma "nova luz" ou alguma medida que criasse mais um desafio para elas.
Ah sim. Queria eu que fosse menos difícil. Cada dia que passa é mais difícil ir pras reuniões, o campo então... só consigo ir uma vez no mês. Já está dando na vista, não sei mais o que fazer...
Avatar do usuário
GALO DOIDO
Forista
Forista
Mensagens: 1430
Registrado em: 18 Jan 2014 20:58
Localização: Capital mundial do Galo

Re: Analisando as mudanças na Torre ocorridas na última semana

Mensagem não lida por GALO DOIDO »

Mudanças na programação das reuniões
Para min vai continuar do mesmo jeito .
As reuniões vão continuar longas e cansativas .Só vai mudar a programação , mas quem vai preparar e fazer as partes são as mesmas pessoas .
Muitos nem preparam ou fazem uma pesquisa profunda sobre os assuntos que serão discutidos nas reuniões .
Esses dias no centro de Belo Horizonte ao esperar minha linha de ônibus estava vendo uma TJ parada no ponto com um livro apenas marcando as respostas .
As coisas funcionam assim mesmo .Eles preparam do jeito que pode , pois muitas não tempo para viver com essa burocracia da Torre .
Não adianta nada você entregar os melhores ingredientes para um mau cozinheiro .A comida nunca vai ficar saborosa é será assim para com
o novo padrão adotado para as reuniões .
Anciãos que nem primeiro grau completo tem é publicadores que não consequem entender o que está lendo .
Basta pesquisar nesse fórum que poderá ler inúmeros exemplos de partes mau feitas em reuniões
Para a qualidade das reuniões melhorarem todos os anciãos e Servos devem passar por um treinamento especial de no minimo um mês para aprenderem
a fazerem partes nas reuniões melhores , mas a Torre faz o contrário .
Ela entrega o carro antes do motorista tirar a carteira .
As reuniões vão continuar o mesmo lixo de sempre . :D1 [/color]
Fique por dentro do mundo das Testemunhas De Jeová .Acesse o blog do Galo Doido
testemunhasdejeovaemfoco.blogspot.com.br
Avatar do usuário
Se_libertando
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 31
Registrado em: 07 Set 2015 03:54
Localização: Minas Gerais

Re: Analisando as mudanças na Torre ocorridas na última semana

Mensagem não lida por Se_libertando »

JuniorxD escreveu:
Se_libertando escreveu:
JuniorxD escreveu:Por que você acha que vai ser menos difícil ser tj?
Acho que o que ele não quis dizer que vai ser menos difícil, mas ao menos não irá piorar. O corpo governante atual apesar da má administração, politica pobre entre outros problemas, pelo menos até o momento ainda não tomou nenhuma atitude radical, seja por uma "nova luz" ou alguma medida que criasse mais um desafio para elas.
Ah sim. Queria eu que fosse menos difícil. Cada dia que passa é mais difícil ir pras reuniões, o campo então... só consigo ir uma vez no mês. Já está dando na vista, não sei mais o que fazer...
Se puder toca o foda-se kkkkkk Brincadeiras a parte o jeito é ir dissimulando, se puder ir se desligando va fazendo isso aos poucos, se nao puder ao menos comece a nao se importa muito com o que eles vao falar.
Sim eu sei que é difícil, eu já não estou indo mais ao campo e estou me desligando das reunioes. Povo tá me chingando já mais to aprendendo a nao importar e a :lol: :lol: :lol: :lol:
Avatar do usuário
JuniorxD
Forista
Forista
Mensagens: 213
Registrado em: 09 Abr 2014 20:31
Localização: Sobral

Re: Analisando as mudanças na Torre ocorridas na última semana

Mensagem não lida por JuniorxD »

Eu realmente não me importo com nada que falem ou venham a falar, nem escuto mais nada que falam e comentam na reunião, vou só pra "bater ponto". Infelizmente ainda não posso me desligar, mas acho que daqui a um ano vou poder. Até lá, espero que esses novos "arranjos" pelo menos deixem a reunião menos chata. O último congresso foi o melhor pra mim, com todos aqueles vídeos apelativos, o tempo passa mais rápido.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Analisando as mudanças na Torre ocorridas na última semana

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Com as tais vendas de Salões do Reino, resultado em agora se caminhar quilômetros para assistir às reuniões? Ou dirigir altas horas por longas distâncias em cidades grandes, à noite, sujeitando-se mais a assaltos? Com muitas congregações ficando sem pioneiros especiais, talvez então passando a ser cuidadas por servos ministeriais novatos, prontos a usar o chicote tamanho a satisfação de lhes ter caído à mão tamanho poder?

Não, não sei em que essas mudanças podem melhorar a vida das tjs; não sei mesmo.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
GALO DOIDO
Forista
Forista
Mensagens: 1430
Registrado em: 18 Jan 2014 20:58
Localização: Capital mundial do Galo

Re: Analisando as mudanças na Torre ocorridas na última semana

Mensagem não lida por GALO DOIDO »

Na década de 80 era muito comum as igrejas protestantes reunirem grupos de pessoas para assistirem filmes bíblicos .
As reuniões estão indo para o mesmo caminho .Cada vez mais as Testemunhas De Jeová estão usando recursos visuais para ensinar .
Pelo que parece nessas novas reuniões usarão muitos videos .
Quando chove forte aqui em Belo Horizonte muitas vezes vários bairro ficam sem energia eletrica .
Em minha congregação já faltou luz e eu já tive que fazer discursos a luz de velas e com a ajuda de um celular para iluminar o esboço .
Mas fiz minha parte .
Faltando energia eletrica esses videos só serão possíveis de passarem para a assistência assistirem se forem divulgadas novas luzes nesses locais . :D1
Fique por dentro do mundo das Testemunhas De Jeová .Acesse o blog do Galo Doido
testemunhasdejeovaemfoco.blogspot.com.br
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 224 visitantes