Sinuca de bico

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Mocorongo
Forista
Forista
Mensagens: 623
Registrado em: 28 Jan 2015 17:24

Sinuca de bico

Mensagem não lida por Mocorongo »

Amigos, como já conhecem minha história, minha filha está tendo um estudo bíblico, mas sei que não vai se batizar, pois já está nisso há 3 anos, e nem mais vai ao salão. Pois bem, estou, com a esposa, inativo há mais ou menos 2 décadas, embora ainda vamos no salão. Pois bem, no último estudo da filha, também assistimos ao drama - vídeo - que passou no congresso, sobre FÉ. Nem lembro quem era o personagem principal (passou em dois episódios), em dois dias. Ao final, o ancião que dá o estudo para a filha, nos perguntou o que achamos e qual a maior dificuldade que, principalmente eu, tenho em relação à não desenvolver uma relação pessoal com Jeová e a verdade. Fui claro: tenho dificuldade em lidar com essa tal VERDADE. Então ele me perguntou (eu já havia comentado com ele sobre isso, tempos atrás) se o principal problema seriam os novos entendimentos. Falei que sim, e que, para mim, Jeová, por ser um deus de verdade, jamais mudaria sua palavra. O que foi verdade ontem, seria hoje é sempre, é que sempre que escuto estás novas luzes, fico indignado. Então ele falou as mesmas asneiras: que o entendimento é gradual; que os antigos cristãos também acreditavam em muitas coisas, mas Cristo modificou algumas também... resumindo: me propôs um estudo diferente. Que eu desse oportunidade a ele para, biblicamente, tentar me convencer que as TJ possuem a verdade. Aceitei, pois penso Estar preparado para, dentro das publicações da Torre - aquelas antigas, provar o quanto de contradição existe entre os seus ensinos. Ainda não está marcado o dia. Ele quis fazer isso com mais um ancião. Falei que NÃO. Para minha sorte, estaremos recebendo a visita de uma sobrinha que mora na Austrália, e, no momento apropriado vou falar para ele que ela me disse sobre o caso que causou extremo incômodo às TJ's - a presença de um membro do corpo governante perante a corte judicial, para responder sobre o acobertamento da pedofilia. Dessa forma não saberá onde realmente encontrei a notícia e o vídeo. Fiz bem em topar este embate, com um ancião apenas? O que acham? Pretendo "fatiar" os assuntos, como.o STF está fazendo com a operação lava-jato, para eu ficar mais preparado sobre determinado tema. Posso contar com a ajuda dos amigos? Mas quero refutar tudo, dentro das publicações da Torre. Com a palavra, os amigos foristas. Toda ajuda será. Muito bem-vinda. A esposa é que está um tanto abalada, pois eu falei a ela que não conseguirão êxito em me mostrar algo que não acredito. Boa semana a todos. Desconsiderando qualquer erro gramatical. Estou no tablet e não precisarei o que aqui escrevi. :2
Flor
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Dez 2009 09:54

Re: Sinuca de bico

Mensagem não lida por Flor »

Mocorongo,
Ao meu ver você vai precisar de muito autodominio para não perder a paciência com o ancião...em geral geral eles só escutam o que querem. Minha dica é escolher bem as palavras que irá utilizar, porque você pode passar de inativo a desassociado.
Boa sorte!
Mais amor, por favor.
joquan
Forista
Forista
Mensagens: 280
Registrado em: 20 Abr 2015 22:47

Re: Sinuca de bico

Mensagem não lida por joquan »

Flor escreveu:Mocorongo,
Ao meu ver você vai precisar de muito autodominio para não perder a paciência com o ancião...em geral geral eles só escutam o que querem. Minha dica é escolher bem as palavras que irá utilizar, porque você pode passar de inativo a desassociado.
Boa sorte!
Concordo com o comentário acima. Enquanto a pessoa estiver se achando cheia da razão e da verdade (o ancião) só ouvirá o que quiser e ainda será capaz de distorcer o que foi dito. Enquanto a pessoa estiver convicta da sua fé, nada o demoverá dessa posição, nenhum tipo de argumento lógico e razoável, nenhuma prova, nada o fará repensar a sua crença. É preciso que a própria pessoa por si só sinta um estalo que o faça questionar ou duvidar de algumas doutrinas. Quando a pessoa sente por si só esse estalo, ela está apta a ouvir outros argumentos. Do contrário, tentar argumentar com tal pessoa é como tentar chutar uma pedra.
Mocorongo
Forista
Forista
Mensagens: 623
Registrado em: 28 Jan 2015 17:24

Re: Sinuca de bico

Mensagem não lida por Mocorongo »

Flor e Joquan, tenho a convicção que NUNCA farei com que este ancião mude sua posição. Até mesmo por ser uma pessoa que faz muitos discursos, com participações em vários congressos etc. Também sei que poderá "apenas" me ouvir, porém, jamais compreender o que poderei falar. Ele é uma pessoa muito inteligente e é o membro mais atuante da COLHI. Imagine a situação. Precisarei realmente de autodomínio. Exatamente por esse motivo que não aceitei a presença de outro ancião, como ele sugeriu. Com mais um ancião, dependendo do que eu posso falar, o caminho para ser convidado para um outro tipo de "reunião". Mas, vamos ver no que dá. Não seria mais prudente eu deixar isso de lado e desistir desse "estudo". Sei que NENHUM argumento fará com que eu mude de ideia, pois estou mais do que convicto que o CG não é e nunca foi o canal usado por Deus para com a humanidade, caso contrário suas "previsões" teriam todas se cumprido. Minha única preocupação, confesso, é com a minha esposa que, embora também esteja inativa por muito tempo, alguns meses atrás foi novamente habilitada para sair na pregação, embora não tenha ido. E a princípio, também não tem vontade. No entanto, ainda pensa que "embora talvez não seja a religião verdadeira, nenhuma outra se iguala a TJ, pois são os que cumprem fielmente com os propósitos de Deus etc". Por isso o título que criei: SINUCA DE BICO. :10
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: Sinuca de bico

Mensagem não lida por Habiru »

Olá Mocorongo!!! Desaconselho fortemente a você continuar com isto. O propósito deste ancião é tão somente sondar o que você pensa e como os outros amigos disseram, isto vai lhe render uma tremenda dor de cabeça, até a sua desassociação. Se o objetivo não é de dissuadir o tal ancião, não vejo outro motivo válido para que você continue com isto, e pelo que entendi do seu relato você tem um histórico de mais de 2 décadas no movimento, com base nisto, o que te leva a pensar que fazer isto é sensato?

Quando notei a ineficiência de raciocínio e a mentalidade estreita promovida pela Torre de Vigia, simplesmente me retirei, e na minha carta de dissociação escrevi que “não haverá qualquer esclarecimento adicional quanto esta decisão” e que “É extensão deste meu desejo [de me dissociar] que eu não seja contatado pelos senhores do corpo de anciãos, quer pessoalmente, quer por telefone, ou qualquer que seja o método possível para qualquer comunicação futura”. Além disso entreguei a carta para um único ancião, fora do ambiente de reunião e não permiti, em hipótese alguma, interrogatórios e comissões judicativas, sabe o porquê? Porquê não tenho de dar satisfação da minha vida particular e intelectual para ninguém! Você não precisa dar satisfação de sua inatividade, o que faz ou não a sua família, ou dos motivos que sua filha é uma eterna estudante que nunca toma uma posição, etc…

Se por algum motivo você não possa se desligar da Torre de Vigia, eu aconselho que continue inativo e a agir como quem nada vê, nada ouve, e o mais importante: nunca diga nada contrário do que é esperado. É o meu conselho com as melhores intenções.
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Sinuca de bico

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Oi, Mocorongo!

Tudo bem?

Sim, pelas suas declarações aqui no fórum, já conheço um pouco do seu drama familiar.

Sabe, muitas vezes no serviço de casa em casa, na minha época de tj, encontrei muitas pessoas que tinham firmes convicções de suas crenças, as quais me era quase impossível passar para elas algumas das minhas crenças como tj. A essas, costumávamos dizer que eram bitoladas, que nenhum argumento, por mais bem elaborado que fosse, faria essa pessoa mudar de conceito. Pois a mesma coisa acontece com as tjs. Nenhum argumento que você usar fará algum efeito nesse ancião, a menos que ele já esteja predisposto a isso. E o mais provável, caso você insista nisso, é que ele providencie uma reunião com você (dois anciãos e você) - independente da sua vontade. Lembre-se: você ainda é tj, portanto, eles sabem que, dentro dos regulamentos da Torre, o que eles quiserem fazer com você está plenamente sobre as alçadas deles, bastando apenas que eles decidam o que é mais apropriado.

E meu caso pode servir de advertência: foi necessário um único ancião para convocar uma comissão judicativa. Portanto, não sei se é praxe, mas a mesma coisa pode acontecer com você.

É claro, tudo o que você disser com base em noticias de jornais, como o caso da Austrália, tudo isso é válido, mas essa turma tem desculpa para tudo, até para o indesculpável.

Eu, no seu lugar, não faria nenhum estudo!

Mas já que entrou nesse acordo, te incentivo a não bater de frente com esse ancião; não que você não tenha argumentos, os argumentos existem, mas que muito provavelmente eles serão inúteis.

Faça os questionamentos que você achar apropriado, finja que aceita as respostas, mas deixe ficar por isso mesmo. Esse é meu conselho.

Pela sua situação, vejo que é preciso preservar a união familiar; tudo bem, sua esposa também está indecisa, mas nunca se sabe. Assim, acho melhor não correr o risco de uma desassociação. O tempo dirá o que pode acontecer, Mocorongo.

Essas são minhas palavras, amigo!

Abraços!
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 28 Set 2015 17:57, em um total de 4 vezes.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Mocorongo
Forista
Forista
Mensagens: 623
Registrado em: 28 Jan 2015 17:24

Re: Sinuca de bico

Mensagem não lida por Mocorongo »

[quote="Habiru"]Olá Mocorongo!!! Desaconselho fortemente a você continuar com isto. O propósito deste ancião é tão somente sondar o que você pensa e como os outros amigos disseram, isto vai lhe render uma tremenda dor de cabeça, até a sua desassociação. Se o objetivo não é de dissuadir o tal ancião, não vejo outro motivo válido para que você continue com isto, e pelo que entendi do seu relato você tem um histórico de mais de 2 décadas no movimento, com base nisto, o que te leva a pensar que fazer isto é sensato?

Gratíssimo, Habiru, pelo excelente conselho. O que eu teria a ganhar com este "estudo"? Creio que foi num momento de indignação da minha parte ter aceitado o convite, uma vez que, quando ele falou que estava ali amorosamente para ajudar a família etc, e ao me questionar, falei o que falei. Pô, se mesmo estando participando das reuniões dos finais de semana, e não todos (discurso e sentinela) apenas como ouvinte, já me sinto "FORA" da torre, o fato de participar deste estudo (que não seria estudo na realidade, mas um embate de ideias), poderia fazer com que, em determinado momento, eu fosse enfático e dizer que o CG faz somente o papel de falso profeta. Não tenho nada a GANHAR com isso, mas poderia me causar transtorno - não em relação à torre, mas a minha esposa -.Como já li o KS, este ancião não teria testemunha (não aceitei o a presença de mais um ancião) para me levar à uma comissão, mas como tem grande influência na congregação, poderia gravar a conversa (e eu faria o mesmo, com certeza). Talvez seja este o "X" da questão - me armar uma arapuca!! Só sei que quando eu falei que tenho dificuldade em aceitar o termo "verdade" e sobre as mudanças de entendimento (novas luzes), a esposa do ancião ficou vermelha. Foi até engraçado.
Realmente se faz necessário ter MUITA CALMA NESSA HORA.
Preciso avaliar a situação, mas é provável que eu diga a ele que estou desistindo. Vamos ver...
Mais uma vez, grato pela ajuda, meu caro. :D1
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Sinuca de bico

Mensagem não lida por olhoSingelo »

Habiru escreveu:Olá Mocorongo!!! Desaconselho fortemente a você continuar com isto. O propósito deste ancião é tão somente sondar o que você pensa e como os outros amigos disseram, isto vai lhe render uma tremenda dor de cabeça, até a sua desassociação. Se o objetivo não é de dissuadir o tal ancião, não vejo outro motivo válido para que você continue com isto, e pelo que entendi do seu relato você tem um histórico de mais de 2 décadas no movimento, com base nisto, o que te leva a pensar que fazer isto é sensato?

Quando notei a ineficiência de raciocínio e a mentalidade estreita promovida pela Torre de Vigia, simplesmente me retirei, e na minha carta de dissociação escrevi que “não haverá qualquer esclarecimento adicional quanto esta decisão” e que “É extensão deste meu desejo [de me dissociar] que eu não seja contatado pelos senhores do corpo de anciãos, quer pessoalmente, quer por telefone, ou qualquer que seja o método possível para qualquer comunicação futura”. Além disso entreguei a carta para um único ancião, fora do ambiente de reunião e não permiti, em hipótese alguma, interrogatórios e comissões judicativas, sabe o porquê? Porquê não tenho de dar satisfação da minha vida particular e intelectual para ninguém! Você não precisa dar satisfação de sua inatividade, o que faz ou não a sua família, ou dos motivos que sua filha é uma eterna estudante que nunca toma uma posição, etc…

Se por algum motivo você não possa se desligar da Torre de Vigia, eu aconselho que continue inativo e a agir como quem nada vê, nada ouve, e o mais importante: nunca diga nada contrário do que é esperado. É o meu conselho com as melhores intenções.


Olá, vou reforçar o conselho do Habiru. ( Ainda sou ancião - veja minha apresentação).

HABIRU - " Desaconselho fortemente a você continuar com isto. O propósito deste ancião é tão somente sondar o que você pensa e como os outros amigos disseram, isto vai lhe render uma tremenda dor de cabeça, até a sua desassociação".

Tudo caminha pra essa direção, desassociar você. Não existe arranjo para dois anciãos fazerem estudo de uma pessoa, eles tem ocupações demais e não têm tempo pra isso. A MAIORIA NÃO FAZ NEM AS "VISITAS DE PASTOREIO", imagine se vão ter tempo pra fazer estudo de inativo.

Aparentemente estão querendo verificar sua situação, talvez tenha vazado alguma informação sobre o que você pensa e estão querendo confirmar...no site indicetj tem o áudio de uma comissão assim, vc já viu, digo ouviu ela?

Se vc quiser continuar na TORRE não diga nada "da verdade sobre a verdade" para o ancião. Desassociar por apostasia é a coisa mais fácil do mundo.

Se vc disser alguma coisa para o ancião e ele tiver o testemunho de qualquer outra TJ dizendo que vc falou algo contra a TORRE, já era.

Aqui neste fórum tem o MANUAL DE COMO ABANDONAR AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - e a coisa principal que ele mostra é que quando a pessoa quer continuar na TORRE tem que ficar inativo e dar uma de fraco na fé! Se eles se convencerem de que vc está só fraco vão deixar vc quieto. - Te aconselho a recapitular o manual...

Finalizando, não aceite o estudo que ofereceram pra você, nem com dois anciãos, nem com um, nem com ninguém - diga pra eles que vc vai se esforçar pra melhorar, e vai deixando o tempo passar...desse modo não vão poder desassociar vc - mas se vc já tiver falando com alguém sobre o que sabe eles vão continuar atrás de vc, oferendo visitas ou até mesmo aparecendo de surpresa na sua casa...

mantenha sempre a calma...e lembre-se a VIDA É SUA MAS ELES PENSAM QUE É DELES !

Abraços,

Olho Singelo
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Mocorongo
Forista
Forista
Mensagens: 623
Registrado em: 28 Jan 2015 17:24

Re: Sinuca de bico

Mensagem não lida por Mocorongo »

olhoSingelo escreveu: "Aparentemente estão querendo verificar sua situação, talvez tenha vazado alguma informação sobre o que você pensa e estão querendo confirmar...no site indicetj tem o áudio de uma comissão assim, vc já viu, digo ouviu ela?
Se vc quiser continuar na TORRE não diga nada "da verdade sobre a verdade" para o ancião. Desassociar por apostasia é a coisa mais fácil do mundo."


Todas as contribuições dos amigos estão sendo de grande valia. Prezado olhosingelo, já ouvi sim a comissão judicitiva disponibilizada no indicetj, que durou mais ou menos 3h30. E confesso que fiquei impressionado com o conhecimento do rapaz (não lembro o nome, mas era professor de história), onde, no final ele pede encarecidamente que os anciãos tomem muito cuidado quando levarem a notícia à mãe dele, pois deixa inclusive claro que ela também depende financeiramente dele. Ouseja, realmente eu ouvi o áudio.
Fico-lhe muito grato pelas informações. E, diante de tantos conselhos amorosos, devo realmente declinar desta possibilidade de estudo. Não tenho NADA a ganhar com isso. Não tinha conhecimento sobre a possibilidade de ser convocada uma comissão, sem a necessecidade de uma testemunha para confirmar os fatos. Mas os deixarei a par da situação. Somente na próxima semana terei mais informações sobre a decisão, pois, como informei, estarei recebendo a visita de familiares em casa.
Uma excelente semana a todos.
Avatar do usuário
olhoSingelo
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 31 Ago 2015 17:10

Re: Sinuca de bico

Mensagem não lida por olhoSingelo »

Mocorongo escreveu:lhosingelo escreveu: Aparentemente estão querendo verificar sua situação, talvez tenha vazado alguma informação sobre o que você pensa e estão querendo confirmar...no site indicetj tem o áudio de uma comissão assim, vc já viu, digo ouviu ela?
Se vc quiser continuar na TORRE não diga nada "da verdade sobre a verdade" para o ancião. Desassociar por apostasia é a coisa mais fácil do mundo.


Todas as contribuições dos amigos estão sendo de grande valia. Prezado olhosingelo, já ouvi sim a comissão judicitiva disponibilizada no indicetj, que durou mais ou menos 3h30. E confesso que fiquei impressionado com o conhecimento do rapaz (não lembro o nome, mas era professor de história), onde, no final ele pede encarecidamente que os anciãos tomem muito cuidado quando levarem a notícia à mãe dele, pois deixa inclusive claro que ela também depende financeiramente dele. Ouseja, realmente eu ouvi o áudio.
Fico-lhe muito grato pelas informações. E, diante de tantos conselhos amorosos, devo realmente declinar desta possibilidade de estudo. Não tenho NADA a ganhar com isso. Mas os deixarei a par da situação. Somente na próxima semana terei mais informações sobre a decisão, pois, como informei, estarei recebendo a visita de familiares em casa.
Uma excelente semana a todos.


Sobre a comissão do indicetj, vc viu que não foram em momento algum com intenção de ajudar "o irmão"...?! Não quiseram em momento algum confirmar se o que ele dizia era verdade... o caso da ONU.
Resumindo - não querem ajudar coisa nenhuma...
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 203 visitantes