Guiadas pelo espírito, mas, nem sempre foi assim...

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Guiadas pelo espírito, mas, nem sempre foi assim...

Mensagem não lida por gerom »

Poxa!

"Guiadas pelo espírito, mas, nem sempre foi assim..."

Isso soa como um tremendo elogio. Pra mim, esse negócio de 'nem sempre foi assim', está mais correto com: ISSO NUNCA FOI ASSIM. d:9
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Guiadas pelo espírito, mas, nem sempre foi assim...

Mensagem não lida por gerom »

Habiru escreveu:Recentemente o artigo “Esta é nossa herança espiritual” em A Sentinela de 15 de fevereiro de 2013 faz uma declaração interessante de notar em seu parágrafo 16:
“A nossa herança espiritual inclui uma riqueza de informações exatas e valiosas do passado”.
Claro, neste parágrafo referia-se a Bíblia Sagrada contendo informações exatas e valiosas do passado, mas, o que dizer das publicações da Torre de Vigia? Têm elas informações exatas e valiosas de seu próprio passado? Que informações tão exatas e valiosas quanto um tanto reveladoras elas podem nos fornecer?
Quanto a herança da bíblia a Torre vai sempre dando um jeitinho especial de lançar novas versões dela que priorizem suas interpretações. Quanto ao mar de literaturas lançadas nesses mais de 100 anos de existência... pouco a pouco vão destruindo para apagar os rastros que foram deixados. A começar pelo CD-ROM em que devagar vão apagando as informações de literaturas antigas. Mais um pouco e o que servirá de guia de informações doutrinais será uma brochura destacando os ensinos e interpretações da Torre feitas ATUALMENTE pelo (in)competente 'escravo fiel e discreto' (ou seria prudente?) também conhecido como corpo governante.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: Guiadas pelo espírito, mas, nem sempre foi assim...

Mensagem não lida por Habiru »

gerom escreveu: Isso soa como um tremendo elogio. Pra mim, esse negócio de 'nem sempre foi assim', está mais correto com: ISSO NUNCA FOI ASSIM.
Olá Gerom!!! Obrigado por participar!!! Apesar de parecer, isto não foi um elogio, ao contrário, minha intensão com o título foi justamente fazer uma testemunha ou um estudante pensar e chegar a mesma conclusão que você, eu e vários outros chegaram, isto é, de que nunca houve qualquer ação deste espírito santo.

A pergunta que eu me fiz ao descobrir estas informações em publicações antigas foi, se o movimento é atualmente guiado pelo espírito santo, como é que a principal estrutura doutrinal do mesmo é ainda oriunda dum período que se negava a influência de tal espírito? Não seria esta estrutura passível de graves erros? Daí, fiz outras pesquisas sobre outros aspectos desta estrutura doutrinal, e percebi que se tratava muito mais de criatividade interpretativa do que a verdade compreendido com ajuda deste espírito santo.

Cabe a cada testemunha e estudante da Bíblia sinceros, fazer também sinceros e saudáveis questionamentos, raciocinar com inteligência e chegar as inevitáveis conclusões.

Curiosidade: Gerson, você daria qual título a postagem? Arriscaria uma sugestão? É só para efeito de aprender a elaborar títulos melhores, caso este não tenha sido apropriado.

Abraço!!!
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Guiadas pelo espírito, mas, nem sempre foi assim...

Mensagem não lida por Soares »

Habiru escreveu:
gerom escreveu: Isso soa como um tremendo elogio. Pra mim, esse negócio de 'nem sempre foi assim', está mais correto com: ISSO NUNCA FOI ASSIM.
Olá Gerom!!! Obrigado por participar!!! Apesar de parecer, isto não foi um elogio, ao contrário, minha intensão com o título foi justamente fazer uma testemunha ou um estudante pensar e chegar a mesma conclusão que você, eu e vários outros chegaram, isto é, de que nunca houve qualquer ação deste espírito santo.

A pergunta que eu me fiz ao descobrir estas informações em publicações antigas foi, se o movimento é atualmente guiado pelo espírito santo, como é que a principal estrutura doutrinal do mesmo é ainda oriunda dum período que se negava a influência de tal espírito? Não seria esta estrutura passível de graves erros? Daí, fiz outras pesquisas sobre outros aspectos desta estrutura doutrinal, e percebi que se tratava muito mais de criatividade interpretativa do que a verdade compreendido com ajuda deste espírito santo.

Cabe a cada testemunha e estudante da Bíblia sinceros, fazer também sinceros e saudáveis questionamentos, raciocinar com inteligência e chegar as inevitáveis conclusões.

Curiosidade: Gerson, você daria qual título a postagem? Arriscaria uma sugestão? É só para efeito de aprender a elaborar títulos melhores, caso este não tenha sido apropriado.

Abraço!!!
Boa tarde Habiru.

Eu também pensei igual ao Geron. "Um tremendo Elogio".
Mas entendi o que vc falou. Vc quer atrair uma TJ para pesquisas mais sérias, compreendo o seu raciocínio. E pode funcionar sim.
Aqui todos sabem que a WT nunca teve respeito por ninguém, e nunca houve espirito santo nenhum. O exemplo é o número de pedófilos da dianteira. Seria esse espirito um demônio pedófilo? Pois se somarmos Austrália e EUA, teremos talvez, contando com o que irá surgir, quase 8 mil vítimas, falando assim por alto, segundo uma estimativa de 5.000 pedófilos acobertados que se tem nos EUA.
Enfim, é uma questão de ponto de vista.

Sei que a pergunta não foi feita para mim, mas darei uma sugestão ponderada:

Qual é o espirito que guia as TJ's?



Abçs
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: Guiadas pelo espírito, mas, nem sempre foi assim...

Mensagem não lida por Habiru »

Soares escreveu: Vc quer atrair uma TJ para pesquisas mais sérias, compreendo o seu raciocínio. E pode funcionar sim.
Olá Soares!!! Qualquer um pode dar sugestões sim!!! E agradeço por entender o ponto de vista.

Acredito que se eu usasse frases agressivas contras as testemunhas como "Torre de Vigia não é guiada pelo espírito, e nunca foi!" teria efeito contrário do que eu espero com o artigo. Com o título eu queria o efeito de "Ué? Como assim?" e não de afirmar taxativamente alguma coisa.

Eu já fui testemunha de Jeová, e eu tinha aversão a artigos assim e não me faziam pensar, mesmo que eu sempre tenha tido "mente aberta". E até certo ponto eu aceito positivamente que o título soe como elogio, pois, é a própria Torre de Vigia que ensina que antes de fazermos quaisquer observações, negativas ou positivas, sobre algo é sempre bom fazer algum tipo de elogio, pois, a pessoa ficará pré-disposta a ouvir as observações por pior que seja. Desconsiderar os próprios recursos usados pela Torre de Vigia quando fazemos observações sobre ela própria para uma testemunha, representa um erro.

Artigos sensacionalistas e agressivos não é, na maioria das vezes, o melhor caminho. Menos ainda os que menospresam e desrespeitam qualquer pessoa: ela sendo testemunha ou de qualquer religião é digna de respeito, ainda que não concorde com ela neste ou naquele aspecto.

Abraço!!!
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Guiadas pelo espírito, mas, nem sempre foi assim...

Mensagem não lida por Soares »

Habiru escreveu:
Soares escreveu: Vc quer atrair uma TJ para pesquisas mais sérias, compreendo o seu raciocínio. E pode funcionar sim.
Olá Soares!!! Qualquer um pode dar sugestões sim!!! E agradeço por entender o ponto de vista.

Acredito que se eu usasse frases agressivas contras as testemunhas como "Torre de Vigia não é guiada pelo espírito, e nunca foi!" teria efeito contrário do que eu espero com o artigo. Com o título eu queria o efeito de "Ué? Como assim?" e não de afirmar taxativamente alguma coisa.

Eu já fui testemunha de Jeová, e eu tinha aversão a artigos assim e não me faziam pensar, mesmo que eu sempre tenha tido "mente aberta". E até certo ponto eu aceito positivamente que o título soe como elogio, pois, é a própria Torre de Vigia que ensina que antes de fazermos quaisquer observações, negativas ou positivas, sobre algo é sempre bom fazer algum tipo de elogio, pois, a pessoa ficará pré-disposta a ouvir as observações por pior que seja. Desconsiderar os próprios recursos usados pela Torre de Vigia quando fazemos observações sobre ela própria para uma testemunha, representa um erro.

Artigos sensacionalistas e agressivos não é, na maioria das vezes, o melhor caminho. Menos ainda os que menospresam e desrespeitam qualquer pessoa: ela sendo testemunha ou de qualquer religião é digna de respeito, ainda que não concorde com ela neste ou naquele aspecto.
Sim, concordo com vc em tudo, só acrescento que nessa lista de pessoas que merecem respeito, estejam nós mesmos. Aqui há uma diversificação de pessoas, com cada uma trazendo uma espécie de trauma,eu mesmo sou uma, sem a menor vergonha de dizer isso. Na verdade as TJ's são tão hipócritas que elas mesmos fazem com que o nosso shock, ou surpresa seja tão grande, que possa parecer com uma falsa sensação de sensacionalismo (não ganhamos dinheiro aqui). Pois aprendemos uma coisa e de repente...Ora, eles surgem com algo bem diferente!! Estão com uma vontade tremenda de saírem do nicho que estão -status de religião- e se assumirem de vez como empresa, o que de fato são, só não o fazem porque terão que pagar impostos. Mas agem como investidores.
Enfim, cada um tem um perfil e peculiaridade. Boas pesquisas.

Outro abraço

Abraço!!!
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
Brother Franz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 695
Registrado em: 16 Jul 2009 13:46

Re: Guiadas pelo espírito, mas, nem sempre foi assim...

Mensagem não lida por Brother Franz »

Habiru escreveu:
Soares escreveu: Vc quer atrair uma TJ para pesquisas mais sérias, compreendo o seu raciocínio. E pode funcionar sim.
Olá Soares!!! Qualquer um pode dar sugestões sim!!! E agradeço por entender o ponto de vista.

Acredito que se eu usasse frases agressivas contras as testemunhas como "Torre de Vigia não é guiada pelo espírito, e nunca foi!" teria efeito contrário do que eu espero com o artigo. Com o título eu queria o efeito de "Ué? Como assim?" e não de afirmar taxativamente alguma coisa.

Eu já fui testemunha de Jeová, e eu tinha aversão a artigos assim e não me faziam pensar, mesmo que eu sempre tenha tido "mente aberta". E até certo ponto eu aceito positivamente que o título soe como elogio, pois, é a própria Torre de Vigia que ensina que antes de fazermos quaisquer observações, negativas ou positivas, sobre algo é sempre bom fazer algum tipo de elogio, pois, a pessoa ficará pré-disposta a ouvir as observações por pior que seja. Desconsiderar os próprios recursos usados pela Torre de Vigia quando fazemos observações sobre ela própria para uma testemunha, representa um erro.

Artigos sensacionalistas e agressivos não é, na maioria das vezes, o melhor caminho. Menos ainda os que menospresam e desrespeitam qualquer pessoa: ela sendo testemunha ou de qualquer religião é digna de respeito, ainda que não concorde com ela neste ou naquele aspecto.

Abraço!!!
Parabéns! Acredito que esse forum precisa mais dessa mentalidade que você possui; artigos como esse farão alguns pensarem, podem ajudar aqueles que estão tendo contatos iniciais com a Torre a refletirem e levarem essas questões aos seus possíveis instrutores. Alteridade pura; falar nocódigo que o outro entende e tem como respeitável. Se eles querem Bíblia a publicações pois que mostremos as contradições da sua organização religiosa com a própria Bíblia e as incoerencias de suas publicações! Parabens novamente pela iniciativa e razoabilidade.
“Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? "
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Guiadas pelo espírito, mas, nem sempre foi assim...

Mensagem não lida por Soares »

Brother Franz escreveu:
Habiru escreveu:
Soares escreveu: Vc quer atrair uma TJ para pesquisas mais sérias, compreendo o seu raciocínio. E pode funcionar sim.
Olá Soares!!! Qualquer um pode dar sugestões sim!!! E agradeço por entender o ponto de vista.

Acredito que se eu usasse frases agressivas contras as testemunhas como "Torre de Vigia não é guiada pelo espírito, e nunca foi!" teria efeito contrário do que eu espero com o artigo. Com o título eu queria o efeito de "Ué? Como assim?" e não de afirmar taxativamente alguma coisa.

Eu já fui testemunha de Jeová, e eu tinha aversão a artigos assim e não me faziam pensar, mesmo que eu sempre tenha tido "mente aberta". E até certo ponto eu aceito positivamente que o título soe como elogio, pois, é a própria Torre de Vigia que ensina que antes de fazermos quaisquer observações, negativas ou positivas, sobre algo é sempre bom fazer algum tipo de elogio, pois, a pessoa ficará pré-disposta a ouvir as observações por pior que seja. Desconsiderar os próprios recursos usados pela Torre de Vigia quando fazemos observações sobre ela própria para uma testemunha, representa um erro.

Artigos sensacionalistas e agressivos não é, na maioria das vezes, o melhor caminho. Menos ainda os que menospresam e desrespeitam qualquer pessoa: ela sendo testemunha ou de qualquer religião é digna de respeito, ainda que não concorde com ela neste ou naquele aspecto.

Abraço!!!
Parabéns! Acredito que esse forum precisa mais dessa mentalidade que você possui; artigos como esse farão alguns pensarem, podem ajudar aqueles que estão tendo contatos iniciais com a Torre a refletirem e levarem essas questões aos seus possíveis instrutores. Alteridade pura; falar nocódigo que o outro entende e tem como respeitável. Se eles querem Bíblia a publicações pois que mostremos as contradições da sua organização religiosa com a própria Bíblia e as incoerencias de suas publicações! Parabens novamente pela iniciativa e razoabilidade.

Parabéns Brother Franz. a você também e a sua razoabilidade.
Estive lendo um artigo muito importante sobre a saúde mental das Testemunhas de Jeová, visto que o assunto desse tópico aqui, no momento redunda de "como" a testemunha sincera que pesquisa pode receber a chamada (título), e não se espantar, para que falem no mesmo código. Enquanto eles (CG)dizem que, os apóstatas são "doentes mentais", os estudos mostram, exatamente o contrário. Para não desviar o tópico do Habiru, Vou apenas postar o link de um deles . Caso se interesse acredito que poderá ler .

http://www.torresobvigia.no.comunidades ... as-mentais

Um abraço para todos.

Abços a todos.
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Guiadas pelo espírito, mas, nem sempre foi assim...

Mensagem não lida por Debora »

Habiru escreveu:Olá Débora!!! Obrigado pelo elogio!!!
Debora escreveu: Que nó para as testemunhas de jeová desatarem !!! Será que é possível ?



De fato Débora, é um nó dificílimo para as testemunhas desatarem, até a mais fervorosa das defensoras do movimento não poderia justificar isto. Quando me deparei com este "alimento no tempo apropriado" nas publicações da Torre de Vigia, justamente isto resultou na minha dissociação. Afinal de contas eu não pegaria um doce do lixo...

Abração!!!


Habiru,
Sei que a pergunta não foi dirigida a minha pessoa. Porém se posso opinar, mantenha este nome mesmo no tópico. Ele é instigante.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: Guiadas pelo espírito, mas, nem sempre foi assim...

Mensagem não lida por Habiru »

Debora escreveu:
Habiru,
Sei que a pergunta não foi dirigida a minha pessoa. Porém se posso opinar, mantenha este nome mesmo no tópico. Ele é instigante.
Que bom que achou instigante Débora!!! Acredito que é oportuno dizer que primariamente este artigo foi escrito para as testemunhas que pesquisam aqui, por isto, não quis e nem deveria ser ofensivo no título e em parte alguma; e secundariamente ele é de utilidade publica, para todos se beneficiarem da pesquisa e se aprofundarem no assunto.

Pode deixar que manterei o título sim!!! :D1
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 218 visitantes