Perguntas complicadas para as TJs

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Soares »

Nancy13 escreveu:Imagem Respostas pra todas as perguntas :Num sei .... :P

Entendedores entenderão
P.s ... se nao entenderem a imagem procurem no youtube: num sei mito... e entenderão


phpBB [video]


Não sei onde vc encontra essas coisas kkkkkkkkkkkkkk
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
Nancy13
Forista
Forista
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Fev 2015 09:56

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Nancy13 »

Kkkkkkkkkkkkkkkkk no mundo secreto da madrugada kkkkkkkkkkkkkkkkk falta do q fazer da nisso ... e nisso tbm : https://m.youtube.com/watch?v=oreeTQVovvE
''I didn't get a lot in class
But I know it don't come in a shot glass''

Imagem
Avatar do usuário
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 1018
Registrado em: 08 Ago 2009 16:55

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Aprendiz de Cristo »

Mentalista escreveu:Mais uma pergunta (para TJs e não TJs):

- Se você acredita em Deus, o que você faria se, num caso totalmente hipotético, descobrisse que ele não existe?
Oi Mentalista!

Bom, a única forma disso acontecer seria se eu perdesse a memória, já que nela está o registro não só do conhecimento que eu tenho da Palavra, mas tbm o conhecimento e as experiências que eu tenho de/com Deus, aliás, não somente eu, mas todo cristão.

Eu sem memória????? Sinceramente não sei como seria, mas sei que não seria permanente, pois o Senhor restabeleceria a minha identidade e Ele faz parte dela (Isto é cristianismo).


Um abraço,
Aprendiz de Cristo
Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!
(Is 49:15)
Avatar do usuário
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 1018
Registrado em: 08 Ago 2009 16:55

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Aprendiz de Cristo »

TJCalado escreveu:
Aprendiz de Cristo escreveu:
Mentalista escreveu:
Lourisvaldo Santana escreveu:
Mentalista escreveu:"
Se Deus pode prever o futuro, incluindo as próprias decisões dos humanos, onde fica o livre arbítrio?
A Torre justifica isso dizendo que Deus apenas pode, não significa que ela faça isso com relação a todas as pessoas. Naturalmente, nenhum texto bíblico é apresentado.
Mesmo assim. Nessa lógica, se Deus pode prever as decisões dos humanos, estas são fixas. Se são fixas, é porque não há livre arbítrio, mas mero destino. Não importaria se ele usa ou não essa habilidade, mas a mera possibilidade de fazer isso.
Oi Mentalista!

Sim, Deus pode prever as decisões humanas.

Mas pq vc acha que isso faria com que estas fossem fixas??? Explica aí! :D1

Um abraço,
Aprendiz de Cristo

Há logica no seu questionamento, Aprendiz. Mas isso invalida a onisciência. Veja porque:
Se Deus pode prever as decisões humanas, e as decisões não são fixas, então ele prevê na verdade as possibilidades. Dentro do livre arbítrio individual, há um número limitado de possibilidades, é verdade. Mas a interação social entre humanos fazem o exercício do livre-arbítrio de um depender do exercício do livre-arbítrio de outros. Por exemplo, se eu estou indo ao banco, existem algumas possibilidades previstas na minha atitude isolada. Mas se forem adicionadas as reações das pessoas que eu encontrar no trajeto, como a do motorista do taxi, a velhinha que atravessa a rua na frente dele, outro motorista que estiver dirigindo na mesma rodovia, ou mesmo a de um assaltante, que também tem os seus núcleos de ação do exercício dos seus livres-arbítrios, essas possibilidades aumentam exponencialmente, porque essas pessoas também interagem com outras, e assim por diante.
Partindo da crença de que Deus sabe o que cada pessoa do planeta está fazendo no momento, ele poderia sim prever todo o desenrolar da sequência de tempo baseado nos cálculos das interações sociais. Mas se há mesmo o livre-arbítrio, qualquer um pode simplesmente mudar de decisão de forma pessoal. E se somente um ser humano fizer isso, quebra toda a sequência de cálculos de Deus, e ele terá de refazê-los. Imagina então se 10, 20 , 30, ou metade da população da Terra fizer isso?
Tudo bem, ele é o Todo-Poderoso e pode fazer os cálculos em uma fração de segundos. Mesmo assim, o que ele prevê agora não é o que ele vai prever daqui a um segundo. Então ele está limitado a prever um futuro que está em constante mudança, voltando sempre à estaca zero.
Logo, mesmo sendo onisciente, ele não tem como saber exatamente o que vai acontecer. Além do mais, isso pode deixá-lo meio louco.
Calado, vc é ótimo!
Mass permita-me botar um pouquinho mais de lenha nessa fogueira...
Deus tem conhecimento, não só do plano físico, mas também do plano espiritual, bem como, da interação eeentre os dois planos. Pois é, isto existe. A meu ver, o problema, não está na onisciência de Deus, mas na nossa compreensão do que seria, de como ela deveria ser. Já que para nós, ela tem que passar pelo crivo da lógica humana para poder ser aceita. Pois dada a nossa incapacidade de entender/aceitar o que para nós é inviável, inexplicável por ser ilógico estabelecemos de forma humanamente lógica ser impossível. Tá, isto é perfeitamente compreensível, afinal, somos assim, e é assim que lidamos ou pelo menos deveríamos lidar com as coisas no nosso plano. Mass se realmente buscamos respostas, então, é preciso considerar a possibilidade de estarmos tratando de algo que é superior a nós, que está fora do nosso domínio.

Bom, o que eu entendo é que, contrariando a lógica humana Deus conhece o futuro (a meu ver, este é o termo que realmente se aplica a onisciência, esse prever aí é no sentido de conhecer). Ele não conhece o somente o resultado final. Não! Deus conhece os pq´s de cada decisão ou de cada precipitação (Por isso, Ele é tão compreensivo!). Deus conhece as mudanças de opiniões, Deus conhece o que poderia ter sido o que poderia ter acontecido se tivesse sido... mas não aconteceu. Ou seja, Deus conhece os momentos em que as decisões serão vivenciadas... eu, vc, Mentalista e etc... precipitações a parte, vamos decidir, vamos vivenciar nossas escolhas estando cientes do que estaremos fazendo... Poderemos inclusive mudar de ideia. E mudamos, né!? Isto é fato.

Então, ao contrário das conclusões baseadas na lógica humana, Deus não sabe só o que nós estamos fazendo não, Ele conhece nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossa memória, nossas emoções, a formação das nossas opiniões, a nossa consciência ou a ausência dela... enfim, nossas motivações, tanto nas decisões como nas precipitações.

Ora, se Deus não nos conhecesse por dentro, seria possível enganar a Deus. E não é! - Deus linndo! d:5 (Desculpe mas não resisti rs).

Se Deus não conhecesse inclusive nossas intenções, Ele não seria capaz de nos transformar e muito menos de julgar com Justiça. Enfim, sei como Ele faz isso não, Calado. Portanto, nem me pergunte rsrs. Mas sei que Ele faz.

É claro, que eu não estou usando isto como argumento. Estou tentando passar minha compreensão da coisa. Ok!?

Eu poderia ainda te dizer que, a meu ver, essa sua análise do suposto funcionamento da onisciência de Deus, deveria considerar tbm a criação (pq tbm através dela Ele se dá a conhecer). Aff haja informação heim? A começar em nós. Então, será que Ele teria problemas em guardar informações?? Ou em fazer/refazer cálculos? Deve-se lembrar ainda que, Ele não está sujeito ao nosso tempo, que sua onisciência/presciência está atrelada a sua onipotência e a meu ver, a sua eternidade (minha opinião, não fechei questão ainda, tá!? rs), afinal, Ele é uma pessoa, e seus atributos não agem de forma isolada, mas eles se completam.

Diante do exposto, acho que fica claro que em previsão, só acredito na do tempo, e como previsão rs. Acredito em conhecimento, um conhecimento que humanamente, sinceramente, tbm não sei explicar. Mas penso que o fato da mente, da lógica humana não conseguir explicar... isto não significa que a resposta esteja encerrada nela, que me diz que é inviável. Evidentemente, não estou diminuindo o valor da mesma, mas há momentos... e a meu ver, este é um deles, em que a lógica tem que se aliar a humildade e a prudência, e ver que de sí mesmo, não há como fechar questão. Pois isto, é algo complexo demais, pelo menos pra mim, é.

Mas é tbm por tudo isto, que sei que nossas decisões não foram fixadas. Se tem uma coisa que é intocável para Deus, é o poder de decisão que Ele concedeu ao homem.

Olha, eu até perguntei pra Deus como é que ele faz isso rsrs. Mass Ele não me esclareceu... Entretanto, o que Ele me respondeu isto deixo aqui:

Dado o fato, de Deus ter em Cristo, atrelado sua existência a do homem. Se Deus não fosse onisciente, então, Ele não saberia nem mesmo o seu próprio futuro.



Eeeita Torre, quando vierem as novas luzes quanto a divindade de Cristo, vc terá que rever tbm a sua versão de que Deus não sabia o que aconteceria no Éden.
:arrow: :idea: :idea: :idea: (Oh Glória!!!)



Um abraço,
Aprendiz de Cristo
Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!
(Is 49:15)
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Mentalista »

Aprendiz, eu não respondi porque o Calado fez isso com mais precisão do que eu teria feito. O mero fato de "Deus olhar para o futuro" implica que este precisasse estar determinado, pelo menos naquele instante infinitesimal.

Para continuar o debate, gostaria antes de entender melhor o que você tem em mente. Vamos começar por uma dúvida que me ocorreu. A ideia de que "Deus é uma pessoa que existe além do tempo" passa a ideia de que o nosso presente é apenas um dos que estão acontecendo, pelo menos para Deus. É isso o que você quer dizer?
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Mentalista »

Enquanto "Adão e Eva eram perfeitos", a reprodução deles seria do mesmo modo? Digo, seria necessário que mais de 200 milhões de espermatozóides batalhassem? Afinal, eram todos perfeitos. Não tinha como haver um "mais apto". Um só não seria suficiente?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], juninho2, LucasExTJ e 224 visitantes