Perguntas complicadas para as TJs

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por gerom »

Aprendiz de Cristo escreveu:
Mentalista escreveu:
Lourisvaldo Santana escreveu:
Mentalista escreveu:"
Se Deus pode prever o futuro, incluindo as próprias decisões dos humanos, onde fica o livre arbítrio?
A Torre justifica isso dizendo que Deus apenas pode, não significa que ela faça isso com relação a todas as pessoas. Naturalmente, nenhum texto bíblico é apresentado.
Mesmo assim. Nessa lógica, se Deus pode prever as decisões dos humanos, estas são fixas. Se são fixas, é porque não há livre arbítrio, mas mero destino. Não importaria se ele usa ou não essa habilidade, mas a mera possibilidade de fazer isso.
Oi Mentalista!

Sim, Deus pode prever as decisões humanas.

Mas pq vc acha que isso faria com que estas fossem fixas??? Explica aí! :D1

Um abraço,
Aprendiz de Cristo
Bem, parece que está claro! Mas, acho que ele vai ter que desenhar para você. Pelo jeito, se te explicar, não vais entender...
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por gerom »

Live escreveu:Outra pergunta:
Não é científica, mas ta valendo.
O que acontece quando alguém descobre que é ungido?
O que essa pessoa sente?
Escuta uma voz?
Descobre que é ungido por meio de um sonho?
Vem um anjo falar com ela?
O espírito santo manda uma mensagem subliminar para está pessoa?
São muitas perguntas...
Bom, nunca conheci um ungido, então nunca ouvi uma resposta definitiva e da boca de um suposto ungido.
Pode tudo isso junto ou separado. Ou duas ou três coisas juntas.

Eu conheci vários ungidos. A preocupação principal de um ungido é em viver da forma como Jesus vivia, falar em todas as conversas sobre ele, seu comportamento enquanto esteve na terra. Ele AMA a Jesus como realmente fosse 'a noiva de cristo'. O ungido não está preocupado como o futuro, está preocupado com o presente, com o hoje. Está preocupado em agradar a Jesus. Ele fala constantemente sobre a vida, a forma como Jesus vivia, a maneira como tratava as pessoas, e ele tenta ser como Jesus.

É muito difícil dizer como um ungido sente 'a chamada'. E fica mais difícil ainda alguém que não sabe como aquele ungido foi chamado, dizer que ele está errado ou não foi chamado.

O que sei é que ungido no momento que se acha chamado para ser 'a noiva de cristo' despoja-se. Não fica pensando em comprar adornos bonitos (anéis, correntes, abotoaduras de ouro, sapatos e ternos caros), ele não visa mais dinheiro. Não pensa em ficar se arrumando elegantemente. Sua aparência, embora não descuidada ou relaxada, seria uma aparência apenas agradável para qualquer pessoa que lhe procure em busca de um conselhos. Ele resigna-se e mostra-se que quer seguir os passos de Jesus. Seus conselhos são sempre parecidos ou iguais aos de Jesus. Seus conselhos SEMPRE se baseia na bíblia, ele NÃO emite conceitos ou preferências pessoais.

Bem esses são os aspectos que observei em alguns ungidos que conheci. E também, conheci ungidos que se diziam ungidos, mas que diferentemente costumavam dar conselhos deles próprios.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Freud »

Alguns apontamentos:

1) As publicações dizem que o livre-arbítrio é um presente de Deus, senão seriamos robôs. Porém, só será salvo quem for “programado” da forma “x”, só prevalecerá aquele que adotar um pensamento uniforme; quem pensar em desacordo com o que Deus quer será eliminado. Não seria mais fácil criar o humano predisposto a adotar tal pensamento? Penso que é muito mais amoroso que deixar bilhões e bilhões sofrendo até a morte.

2) Do que aprendi das aulas de física, o tempo é relativo. Aliás, nós sequer sabemos direito o que é o tempo. Einstein disse: “A diferença entre passado, presente e futuro é apenas uma persistente ilusão…” Assim sendo, o futuro já aconteceu, só que ainda não fomos capazes de percebê-lo, e, por já ter ocorrido, não há nada que possamos fazer para mudá-lo. Alguém pode dizer: “Se o futuro já aconteceu, eu posso pular de um prédio e nada me acontecerá”. Único problema é se de fato o seu futuro seja morrer pulando de um prédio kkk sugiro essa leitura superinteressante http://super.abril.com.br/comportamento ... -aconteceu

3) Se o tempo não é “Einsteiniano” e é possível haver ‘n’ futuros, com ‘n’ desfechos para cada um de nós, cada ação resulta num futuro, Deus sabe todos os futuros possíveis, mas ele espera que tomemos a ação x pra resultar no futuro x, que o agrada. Se tomarmos a decisão y, f*deu.

Na série Fringe, existe uma classe de personagens que são conhecidos como observadores, seres atemporais que estão presentes em eventos de grande importância para a humanidade. Eles tem a capacidade de se deslocar no tempo livremente, então o observador que viu a construção das pirâmides viu a morte do Barack Obama, por exemplo. Uma fala interessante de um observador na 3 temporada foi:
OBSERVADOR: Há coisas que eu sei. Mas há coisas que eu não tenho [como saber]. Vários futuros possíveis estão acontecendo simultaneamente. Posso dizer-lhe todos eles, mas eu não posso dizer-lhe que um deles virá a acontecer. Porque toda ação provoca ondulações, consequências tanto óbvias e ... imprevistas. Por exemplo ... depois eu puxei você e Peter do lago gelado, depois que [chegou] o verão, Peter pegou um vaga-lume. Eu não poderia ter sabido que ele faria isso ou aquilo, mas o que ele fez, uma jovem menina há três quilômetros de distância também o faria, mas foi impedida, pois o vagalume já havia sido capturado. E assim, mais tarde naquela noite, ela iria continuar procurando, tentando encontrar um outro vagalume. Eu não poderia ter sabido que, quando ela não voltou para casa, o pai dela iria sair procurando por ela, dirigindo na chuva, de modo que quando o semáforo ficou vermelho, seu caminhão derrapou através do cruzamento em Harvard Yard, matando um pedestre.
A captura de um simples vagalume alterou completamente o futuro, resultando na morte de um homem; tal homem estaria vivo se não fosse pela captura do vagalume. Já comentei em outro tópico que essa ideia é trazida também no filme MIB 3, onde o personagem Griffin é capaz de ‘ver’ inúmeros futuros, embora apenas um deles irá ocorrer, mas as combinações possíveis para gerar o futuro são quase infinitas.

Por fim temos que lembra da teoria dos universos paralelos, onde vários futuros ocorrem ao mesmo tempo, cada ação nossa resulta num desdobramento do universo que gera uma realidade alternativa.

No fim, concordo com o mentalista, livre-arbítrio não passa de uma ilusão, assim como quase tudo na nossa vida.

Mas quem nunca quase sofreu um acidente, se livrou por um triz, e pensou: "Imagina só se eu tivesse saído de casa 1 segundo antes!? Eu estaria morto agora!" Então, por mais q o futuro seja inalterável, há ocasioes que nos fazem repensar a vida toda. O que gera esses eventos de "quase-morte"? Destino? Deus? Acaso? É Freud pensar nessas coisas, porque o pensamento nunca acaba e você fica cada vez mais confuso kkkk
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
Live
Forista
Forista
Mensagens: 137
Registrado em: 16 Jun 2015 19:53

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Live »

gerom escreveu: Pode tudo isso junto ou separado. Ou duas ou três coisas juntas.

Eu conheci vários ungidos. A preocupação principal de um ungido é em viver da forma como Jesus vivia, falar em todas as conversas sobre ele, seu comportamento enquanto esteve na terra. Ele AMA a Jesus como realmente fosse 'a noiva de cristo'. O ungido não está preocupado como o futuro, está preocupado com o presente, com o hoje. Está preocupado em agradar a Jesus. Ele fala constantemente sobre a vida, a forma como Jesus vivia, a maneira como tratava as pessoas, e ele tenta ser como Jesus.

É muito difícil dizer como um ungido sente 'a chamada'. E fica mais difícil ainda alguém que não sabe como aquele ungido foi chamado, dizer que ele está errado ou não foi chamado.

O que sei é que ungido no momento que se acha chamado para ser 'a noiva de cristo' despoja-se. Não fica pensando em comprar adornos bonitos (anéis, correntes, abotoaduras de ouro, sapatos e ternos caros), ele não visa mais dinheiro. Não pensa em ficar se arrumando elegantemente. Sua aparência, embora não descuidada ou relaxada, seria uma aparência apenas agradável para qualquer pessoa que lhe procure em busca de um conselhos. Ele resigna-se e mostra-se que quer seguir os passos de Jesus. Seus conselhos são sempre parecidos ou iguais aos de Jesus. Seus conselhos SEMPRE se baseia na bíblia, ele NÃO emite conceitos ou preferências pessoais.

Bem esses são os aspectos que observei em alguns ungidos que conheci. E também, conheci ungidos que se diziam ungidos, mas que diferentemente costumavam dar conselhos deles próprios.
Que legal Gerom, interessante a tua resposta.
Então vc acredita mesmo nesse negócio de 144.000?
Pra mim que nunca conheci um (embora não acredite mais nessa história), não posso julgar né.
Até pq quem esta la dentro, e vive de acordo com o q Jesus ensinou, e sente uma admiração assim tão grande por ele, realmente acredite de fato nisso tudo,
tem uma fé genuína. Acredita da forma mais tapada e sincera possível nisto tudo.
Não quero te ofender de forma alguma, se vc acredita ok.
É que particularmente, não dou credibilidade alguma para uma religião que enfatiza tanto que é a certa, porém, trata crime como pecado.
Quando me dei conta disso, tarde demais, tudo o que aprendi lá, perdeu seu valor.
Claro que ensinam coisas boas, assim como todas as religiões...
E na vdd considero uma seita.
É isso, mas obrigada pela resposta, foi bem completa e satisfatória, só me faltou saber o que eles sentem.
Imagem
Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Mind Games »

Quando Jesus caminhou pelas águas, seus discípulos ficaram com medo pensando se tratar de um fantasma, então eles acreditavam em vida após a morte, que os mortos voltam do além para nos assustar ? Eles já tinham visto um antes para poder comparar ? ( Eu creio que Jesus talvez não estivesse em uma forma física de modo que os discipulos em um primeiro instante não o reconheceram )
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Mind Games »

Mentalista escreveu:
sany lennon escreveu:se russel ressuscitasse hoje, não reconheceria a religião que ele mesmo fundou, acreditaria piamente se tratar de uma seita secundaria !
sany lennon escreveu:os membros do corpo governante são responsáveis por todo o material teocratico disponivel ? literatura, construções, congressos, é humanamente impossivel que um grupo tão pequeno formado por apenas 12 membros de conta de tudo isso, de onde vem a ajuda intelectual visto que todos já tem uma idade bem avançada.
Sanny, :D1. Ótimas perguntas.
Lembro de que você ainda tinha "algo" com a organização, tanto que agora me surpreendi por você ter escrito "seita" e ainda "secundária". :o

Sobre a segunda citação, é um ótimo ponto. Na verdade, o trabalho vai bem além daqueles miseráveis. Eles mesmo têm pouco conhecimento da Bíblia. São como alguns TJs que existem em todas as congregações, aqueles que são tidos pelos outros como tendo "conhecimento profundo", o que não passa de memorizar textos bíblicos comumente usados pela Torre e as interpretações que ela faz deles.

Baseado no livro do Raymond Franz, eu acho que eles se reunem naquela sala com a mesa oval (pelo menos já foi assim o formato) apenas para debater os problemas críticos da organização, como os escândalos de pedofilia, a crise financeira e o básico das novas luzes. Depois os preguiçosos enviam os resultados das votações para as outras comissões de escravos voluntários, digo redatores, que passam a elaborar as desculpas esfarrapadas, digo, procurar referências bíblicas, para as novas luzes e assim vão mandando o serviço para frente (designers gráficos etc).

Acho que muitos já notaram que muitos textos atuais, incluindo explicações, são muito semelhantes a textos antigos. O que mudam são as palavras chaves, que definem as novas luzes.

Por exemplo, o próprio "Biblia Ensina" tem muita coisa do "Conhecimento". Alguns livros, até mesmo em edições d'A Sentinela, copiaram até mesmo imagens publicadas no "Poderá Viver para Sempre".

Mais uma pergunta complicada:

Se o Diabo levou Jesus a um "monte extraordinariamente alto" e lhe "mostrou todos os reinos da Terra", onde fica a parte que a Terra é, a grosso modo, uma esfera?

A Terra se move constantemente. Por que então é dito na Bíblia que "Deus firmou" a Terra? (1 Crônicas 16:30; Salmo 96:10)

ECLESIASTES 1:5: "O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce." Como chegaram a essa conclusão?

Imagem
Fonte: http://www.evo.bio.br/
Olá Mentalista, é dificil explicar o que sinto hoje, mas creio que me farei entender, eu sinto muito amor e fé por Jeová e não tenho medo ou vergonha de dizer isso, mas quanto à sociedade ( não em sua totalidade ) me decepciono um pouco a cada dia, quando me lembro do que já passei com pessoas que se dizem zelosas, depois venho aqui e choro com depoimentos tão ou mais tristes do que o meu, me faz pensar e pensar. Ainda estou lá porque eu sempre penso : eu estou lá por Jeová e não por causa de um bando de pessoas de caráter duvidoso. De alguma forma me sinto atraida a idéia de meditar, estudar,orar,cantar. Mas eu me comporto com uma dissociada ( não faço questão de cumprimentar ou de me socializar com ninguém, exceto com alguns que sempre foram gentis e amorosos comigo mesmo quando eu estava inativa, esses eu cumprimento mas não dou espaço para eles se aproximarem, não sei como definir minha situação, em cima do muro ? Creio que não, eu não tenho interesse em conhecer nenhuma outra religião e nem ser atéia ou agnóstica. Alguma "força estranha" me faz continuar acreditando não em palavras e mandados de homens,mas em algo maior e muito mais forte. Abraço
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4041
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Mentalista »

Sanny, você simplesmente quebrou as barreiras mentais criadas pela Torre.

Freud, eu acho interessante essa série, embora não tenha assistido, mas só ouvido relatos. Suas colocações foram interessantes. Pelo visto você gosta bastante de ficção científica.
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Soares »

O FILHO DE DEUS JESUS X MOISÉS
Em números quem ganha? Quem é o mais poderoso? Moisés o profeta preferido do Deus das EH ou Jesus das EG?
Lembrando: Tudo o que Moisés fez foi pela vontade de Deus!
Assim como tudo o que Jesus fez, foi pela vontade de Deus: Leiam em (Mateus 26 : 42) "E Jesus orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade."

FALANDO COM DEUS
JESUS - E Deus falou para Jesus: .... (...) Nada, infelizmente Deus nunca falou com Jesus, por isso não posso citar versículos... Nossa, porque será que Deus nunca falou com Jesus? Mistério!

MOISÉS – Moisés era muito íntimo de Deus:
(Êxodo 3 : 15) "E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Jeová o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração." (Êxodo 4 : 4) "Então disse Jeová Deus a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;"
* Se bem que às vezes eles brigavam um com o outro:
(Êxodo 4 : 14) "Então se acendeu a ira de Jeová Deus contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? "
* Em praticamente todo em Êxodo, encontramos Deus falando e as vezes discutindo com Moisés

TRANSFORMANDO A ÁGUA
JESUS transformou apenas 6 jarras cheias de água em vinho
(JOÃO -1: 6 a 9);

MOISÉS Transformou toda a água de um rio em sangue
(EXODO 7:20)
Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; transformaram a água em sangue.
(EXODO 7:22)

ALIMENTANDO MULTIDÕES
MOISÉS alimenta com pães milagrosos vindo do céu, todo o seu povo por 6 dias
(ÉXODO 16 - 15) E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o SENHOR vos deu para comer. 22 E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.

JESUS alimenta 5 mil pessoas com cinco pães
(JOÃO 6 - 5) Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? 9 Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? 10 E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. 11 E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.

QUANDO A ÁGUA ESTA NO CAMINHO
JESUS levou apenas Pedro sobre as águas
(MATEUS 14: 29) "E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus."

MOSÉS levou todo o povo de Israel pelo caminho que abriu no meio do Mar
(EXODO 21) Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. 22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar que ficou seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.

JESUS de acordo com os evangelhos canônicos e apócrifos teve culpabilidade pela morte de algumas crianças indiretamente, na fúria de Herodes, caçando bebes de dois anos para baixo.
MOISÉS com as pragas do Egito matou mais de 1.000 primogênitos, sem falar nos primogênitos animais, segundo alguns cálculos de alguns historiadores

JESUS quando estava com sede pediu um copo d’água a uma samaritana.
MOISÉS quando estava com sede, tocou na rocha com seu cajado e jorrou um rio.

JESUS era seguido pelos apóstolos e alguns outros simpatizantes
MOISÉS era seguido por todo o povo de Israel.

JESUS nasceu pobre e morreu pobre
MOISÈS nasceu pobre, cresceu na riqueza, escolheu de livre espontânea vontade viver na pobreza.

JESUS foi julgado pelos homens
MOISÉS foi julgado pelo DEUS CRIADOR

JESUS viveu 33 anos
MOISÉS viveu 120 anos.

MOISÉS SALVOU MILHARES DE ISRAELITAS
JESUS AINDA NÃO SALVOU NINGUÉM


"E eis maior do que Moisés está aqui."
(Jesus).




Pergunta: Por que Jesus teve uma controvérsia com Satanás pelo corpo de Moisés, se este poderia fazer uma cópia do corpo dele, para qualquer finalidade? Além do que, Moisés estava inexoravelmente se decompondo?
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Mind Games »

Mentalista escreveu:Sanny, você simplesmente quebrou as barreiras mentais criadas pela Torre.

Freud, eu acho interessante essa série, embora não tenha assistido, mas só ouvido relatos. Suas colocações foram interessantes. Pelo visto você gosta bastante de ficção científica.
Obrigada querido, é um alivio encontrar compreensão num assunto tão delicado.
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Perguntas complicadas para as TJs

Mensagem não lida por Freud »

Mentalista escreveu:Sanny, você simplesmente quebrou as barreiras mentais criadas pela Torre.

Freud, eu acho interessante essa série, embora não tenha assistido, mas só ouvido relatos. Suas colocações foram interessantes. Pelo visto você gosta bastante de ficção científica.
Sim, Mentalista. Gosto daqueles filmes/seriados que vc fica até com dor de cabeça depois q assiste kkkk Na verdade gosto de tudo q me obriga a pensar, acho q por isso nunca me dei bem na JW.ORG
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin, kyoumal, PioneiroDesregulado e 102 visitantes