Como o JUSTO Jeová Deus lidava com a escravidão em Israel.

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
croger
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Abr 2015 15:44

Como o JUSTO Jeová Deus lidava com a escravidão em Israel.

Mensagem não lida por croger »

To pelo celular. Dei uma pesquisada rápida e não achei um tópico que abordasse a temática.

Segue uma transcrição literal de PARTE do blog:

"Veremos aqui 10 passagens da Bíblicas que demonstram claramente a posição de Deus quanto escravidão:
Gênesis 17:12
idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem.

Nesta passagem, Deus entende que pessoas compram outras pessoas e, obviamente, não critica este costume. Deus quer que os escravos sejam circuncidados da mesma maneira que os não-escravos.



Êxodo 12:43-45
Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: Esta é a ordenança da páscoa; nenhum, estrangeiro comerá dela, mas todo escravo comprado por dinheiro, depois que o houveres circuncidado, comerá dela. O forasteiro e o assalariado não comerão dela.

Novamente Deus mostra que aceita totalmente a escravidão e ainda determina um tratamento especial aos escravos.



Êxodo 21:1-6
Estes são os estatutos que lhes proporás: Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça. Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher. Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho. Mas se esse servo expressamente disser: “Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro”, então seu senhor o levará perante os juizes, e o fará chegar porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

Aqui Deus descreve como se tornar escravo para sempre e mostra que é completamente aceitável separar escravos de suas famílias. Deus também endossa a marcação de escravos através de mutilação.



Êxodo 21:20-21
Se alguém ferir a seu servo ou a sua serva com pau, e este morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado, mas se sobreviver um ou dois dias, não será castigado; porque é dinheiro seu.


Nâo só Deus perdoa a escravidão, como ele também aceita que se espanque seus escravos, contanto que não os mate.



Êxodo 21:32
Se o boi escornear um servo, ou uma serva, dar-se-á trinta siclos de prata ao seu senhor, e o boi será apedrejado.

Além de conscentir com a escravidão, Deus coloca um valor nos escravos — 30 siclos de prata.



Levítico 22:10-11
Também nenhum estranho comerá das coisas sagradas; nem o hóspede do sacerdote, nem o jornaleiro, comerá delas. Mas aquele que o sacerdote tiver comprado com o seu dinheiro, e o nascido na sua casa, esses comerão do seu pão.

Aqui Deus mostra que filhos de escravos também são escravos, e concente completamente com este conceito.



Levítico 25:44-46
E quanto aos escravos ou escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis. Também os comprareis dentre os filhos dos estrangeiros que peregrinarem entre vós, tanto dentre esses como dentre as suas famílias que estiverem convosco, que tiverem eles gerado na vossa terra; e vos serão por possessão. E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros.

Aqui Deus determina onde você pode comprar seus escravos e especifica claramente que escravos são propriedades para serem comprados, vendidos ou dados.



Lucas 7:2-10
E um servo (escravo) de certo centurião, de quem era muito estimado, estava doente, quase morte. O centurião, pois, ouvindo falar de Jesus, enviou-lhes uns anciãos dos judeus, a pedir-lhe que viesse curar o seu servo. E chegando eles junto de Jesus, rogavam-lhe com instância, dizendo: É digno de que lhe concedas isto, porque ama nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.

Ia, pois, Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou o centurião uns amigos a dizer-lhe: Senhor, não te incomodes; porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; por isso nem ainda me julguei digno de ir tua presença; dize, porém, uma palavra, e seja o meu servo curado. Pois também eu sou homem sujeito autoridade, e tenho soldados s minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.

Jesus, ouvindo isso, admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: Eu vos afirmo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé. E voltando para casa os que haviam sido enviados, encontraram o servo com saúde.

Aqui Jesus mostra que também está vontade com o conceito de escravidão. Jesus cura os escravos sem cogitar livrar o escravo ou punir o seu dono.



Colossenses 3:22-23
Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens…

Aqui Deus mostra que ele aceita a posição de escravidão e encoraja escravos a trabalharem duro.



Tito 2:9-10
Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador."

Fonte:
http://casadoateu.blogspot.com.br/2011/ ... o.html?m=1


O blog contém outros detalhes na íntegra. No momento gostaria apenas de abordar a grandiosa bondade de Deus para com os escravos de sua nação santa.

Um Deus que se incomoda com o c# dos gays mas permite que um amo bata em seu escravo, não deixando-o morrer até 3 dias ^^

QUE MARAVILHA :D1 d:4

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Escravidão
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 18 Nov 2021 15:16, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Is fuck.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Como o JUSTO Jeová Deus lidava com a escravidão em Israel.

Mensagem não lida por Mente Independente »

E o pior é q se falar pra um crente q o deus dele aceita escravidão, ele já vai vir provavelmente com a "desculpa" de q "isso foi nos tempos da Lei de Moisés, os cristãos não estão mais debaixo dessa lei", e pior ainda, q "escravidão no Israel antigo era justa, não como nas nações ao redor de Israel". JUSTA?!! Escravidão nunca é justo. A simples ideia (um ser humano fazer com q outro trabalhe pra ele de graça) já é por si só desprezível. Mas, fazer o quê, né? :ruim7:
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Como o JUSTO Jeová Deus lidava com a escravidão em Israel.

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Êxodo 21:1-6
Estes são os estatutos que lhes proporás: Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça. Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher. Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho. Mas se esse servo expressamente disser: “Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro”, então seu senhor o levará perante os juizes, e o fará chegar porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.
Essa situação deixa em dúvida sobre o que move o escravo a querer ser propriedade eterna de seu dono.

Lembra isso a situação de algumas TJs?
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Como o JUSTO Jeová Deus lidava com a escravidão em Israel.

Mensagem não lida por TJCalado »

Lourisvaldo Santana escreveu:
Êxodo 21:1-6
Estes são os estatutos que lhes proporás: Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça. Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher. Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho. Mas se esse servo expressamente disser: “Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro”, então seu senhor o levará perante os juizes, e o fará chegar porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.
Essa situação deixa em dúvida sobre o que move o escravo a querer ser propriedade eterna de seu dono.

Lembra isso a situação de algumas TJs?
Muito bem lembrado esse "paralelo".
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Como o JUSTO Jeová Deus lidava com a escravidão em Israel.

Mensagem não lida por Soares »

croger escreveu:
Êxodo 21:1-6
Estes são os estatutos que lhes proporás: Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça. Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher. Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho. Mas se esse servo expressamente disser: “Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro”, então seu senhor o levará perante os juizes, e o fará chegar porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

Aqui Deus descreve como se tornar escravo para sempre e mostra que é completamente aceitável separar escravos de suas famílias. Deus também endossa a marcação de escravos através de mutilação.
Olha só: o infeliz trabalhou de graça seis anos, pelo pão e teto, e caso aconteça de se casar e ter filhos, para tê-los em sua companhia, terá que continuar a ser escravo a vida toda? A mulher teria que tomar anti-concepcional por 6 anos para ter direito a uma família feliz?
Onde está a instituição do casamento lá do Éden, sagrada? Eu só não sei se Deus deu essa ordem, ou é o escriba mesmo que é FDP e só pensa em dinheiro, pois escravo (vidas humanas são moedas apenas). Aqui, essas passagens bíblicas, é uma sequencia satélite do DNA da Torre, uma inspiração para a WT.

Agora olha que pai humano digno sim de toda honra e respeito:

[video]https://youtu.be/C0mjCoKdzh4[/video]




Êxodo 21:20-21
Se alguém ferir a seu servo ou a sua serva com pau, e este morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado, mas se sobreviver um ou dois dias, não será castigado; porque é dinheiro seu.


Nâo só Deus perdoa a escravidão, como ele também aceita que se espanque seus escravos, contanto que não os mate.


Sim, uns tapas até que é bom, pensei que isso era para humanos, mas não, esse Deus é sádico mesmo:

phpBB [video]





Êxodo 21:32
Se o boi escornear um servo, ou uma serva, dar-se-á trinta siclos de prata ao seu senhor, e o boi será apedrejado.

Além de consentir com a escravidão, Deus coloca um valor nos escravos — 30 siclos de prata.


É o valor que ele permitiu que vendessem o filho dele.

phpBB [video]




Levítico 22:10-11
Também nenhum estranho comerá das coisas sagradas; nem o hóspede do sacerdote, nem o jornaleiro, comerá delas. Mas aquele que o sacerdote tiver comprado com o seu dinheiro, e o nascido na sua casa, esses comerão do seu pão.

Aqui Deus mostra que filhos de escravos também são escravos, e consente completamente com este conceito.


"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão


Levítico 25:44-46
E quanto aos escravos ou escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis. Também os comprareis dentre os filhos dos estrangeiros que peregrinarem entre vós, tanto dentre esses como dentre as suas famílias que estiverem convosco, que tiverem eles gerado na vossa terra; e vos serão por possessão. E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros.

Aqui Deus determina onde você pode comprar seus escravos e especifica claramente que escravos são propriedades para serem comprados, vendidos ou dados.

Ou seja, pimenta nos olhos dos outros é refrescos.




Um Deus que se incomoda com o c# dos gays mas permite que um amo bata em seu escravo, não deixando-o morrer até 3 dias ^^

QUE MARAVILHA :D1 d:4


Nova versão das hemorróidas divina:


Imagem

http://www.bbc.com/portuguese/reporterb ... y_fp.shtml
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: Como o JUSTO Jeová Deus lidava com a escravidão em Israel.

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

Lourisvaldo Santana escreveu:
Êxodo 21:1-6
Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho.


Lembra isso a situação de algumas TJs?
sim me lembra , de familias divididas dentro da torre, se um membro , seja pai ou mãe , ao alcançar a liberdade, deixa sua familia escrava dentro das '' senzalas '' da torre , esta é a realidade de muitos , que se livram desta seita e sua familia continua escrava , por ordem torre que tem por exemplo este '' amoroso deus '' !!! :ruim7:
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Como o JUSTO Jeová Deus lidava com a escravidão em Israel.

Mensagem não lida por Soares »

sabrepoderoso escreveu:
Lourisvaldo Santana escreveu:
Êxodo 21:1-6
Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho.


Lembra isso a situação de algumas TJs?
sim me lembra , de familias divididas dentro da torre, se um membro , seja pai ou mãe , ao alcançar a liberdade, deixa sua familia escrava dentro das '' senzalas '' da torre , esta é a realidade de muitos , que se livram desta seita e sua familia continua escrava , por ordem torre que tem por exemplo este '' amoroso deus '' !!! :ruim7:


Perfeito.

Caramba, vi um retrato na minha frente.

Abraços.
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Como o JUSTO Jeová Deus lidava com a escravidão em Israel.

Mensagem não lida por gerom »

Jesus criou ilustrações e parábolas usando ESCRAVOS. Talvez alguém diga: mas isso era comum naquela época, e Jesus usou isso para tornar fácil o entendimento do que ele queria dizer entre as pessoas. Tá! Mas, precisa usar o termo 'escravo' só por que era comum? Não dava para dizer que homem escravizar homem seria errado?
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Como o JUSTO Jeová Deus lidava com a escravidão em Israel.

Mensagem não lida por gerom »

TJCalado escreveu:
Lourisvaldo Santana escreveu:
Êxodo 21:1-6
Estes são os estatutos que lhes proporás: Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça. Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher. Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho. Mas se esse servo expressamente disser: “Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro”, então seu senhor o levará perante os juizes, e o fará chegar porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.
Essa situação deixa em dúvida sobre o que move o escravo a querer ser propriedade eterna de seu dono.

Lembra isso a situação de algumas TJs?
Muito bem lembrado esse "paralelo".
Espetacular esse comentário.

Me senti escravo da Torre de Vigia. Saí de lá de dentro sozinho a uns 6 anos atrás. Deixei esposa e filha. Meu amo, o CORPO GOVERNANTE, ficou com elas. Meu ex-amo, claro!

Hoje estou divorciado.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: Como o JUSTO Jeová Deus lidava com a escravidão em Israel.

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

gerom escreveu:
TJCalado escreveu:
Lourisvaldo Santana escreveu:
Êxodo 21:1-6
Estes são os estatutos que lhes proporás: Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça. Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher. Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho.


Muito bem lembrado esse "paralelo".
Espetacular esse comentário.

Me senti escravo da Torre de Vigia. Saí de lá de dentro sozinho a uns 6 anos atrás. Deixei esposa e filha. Meu amo, o CORPO GOVERNANTE, ficou com elas. Meu ex-amo, claro!

Hoje estou divorciado.
que paralelo atual assim como no passado familias desfeitas , quantos passaram por esta esperiência ? quantos ainda irão passar ?
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Moonwalker e 147 visitantes