Big Bang - agora a Bíblia não exclui a hipótese

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Big Bang - agora a Bíblia não exclui a hipótese

Mensagem não lida por KOSTA »

Mentalista, meu caro

Em ke acreditas? Evolução ou adaptação?

Eu acredio ke os animais se adaptam. Mas uma tartaruga nunca vira coelho...
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Big Bang - agora a Bíblia não exclui a hipótese

Mensagem não lida por Mentalista »

KOSTA escreveu:Mentalista, meu caro

Em ke acreditas? Evolução ou adaptação?

Eu acredio ke os animais se adaptam. Mas uma tartaruga nunca vira coelho...
Eu não gosto de me identificar numa posição por duas razões: (1) não quero estar preso em uma posição e (2) acho que as pessoas focam mais nas visões de quem escreve do que no que está escrito.

A resposta mais simples é que eu prefiro não acreditar em nada. Pelo menos não no sentido convencional. Deixo as questões em aberto, porque penso que até agora não é possível dar respostas finais a nada. Procuro sempre me envolver nessas questões, porque acho a capacidade de debater esses assuntos e de questionar a existência muito interessante. Se tem algo em que acredito, é nas pessoas, incluindo eu mesmo. Eu não acredito em deuses no sentido que não vejo nenhum como uma pessoa real, mas não sei se existe algum criador ou não. O que eu penso é que a religião inventa muito para explicar o até agora inexplicável, criaram deuses e definiram suas características conforme os interesses dos povos. Embora na Ciência algumas teorias às vezes estejam incorretas, elas estão abertas à mudança, e pra mim isso conta muitos pontos para o método científico.

Eu concordo que a teoria da evolução tem muitos pontos válidos e outros ainda a explicar, mas acho mais importante a questão de como a vida se originou do que de como ela evoluiu. Não "acredito" na Evolução assim como não acredito em outras coisas, mas reconheço suas explicações baseadas em evidências objetivas e que não é uma mera teoria inventada sem comprovação nenhuma tal como são muitas crenças (subjetivas). Pelo que entendo dessa teoria, ela não diz que tartarugas vão virar coelhos ou que macacos vão virar humanos. Eu não conheço a teoria em detalhes, mas lembro de algumas ideias básicas. Pra ser mais exato, vou pegar uma ideia básica do Wikipedia.

"As variações numa população surgem por mutações aleatórias no DNA, mas a seleção natural não é aleatória. A probabilidade de sucesso reprodutivo é determinada pelo ambiente. O produto final da seleção natural são organismos que estão adaptados ao seu ambiente atual. No entanto, o ambiente está em permanente mudança, mudando as pressões seletivas. A seleção natural não envolve progressão para um objetivo final."

Resumindo essa ideia: Ao se reproduzir, os seres vivos podem gerar filhos com mutações genéticas aleatórias. As mutações que estiverem mais de acordo com o ambiente são as que terão mais sucesso e a longo prazo irão se preservar. Como o ambiente pode variar, pode ser que em alguns lugares ou épocas diferentes tipos de mutação sejam favorecidos. Não há um objetivo final, ou seja, não é como se todas as espécies fossem caminhar para uma espécie final e perfeita.

Eu não defendo uma teoria porque entendo que todas as ideias devem ser questionadas, só assim se tem avanço. Por isso que não entro em debates para afirmar que Deus não existe ou que a teoria da Evolução é a mais certa. Mas também reparo quando essas teorias não estão sendo interpretadas como elas realmente são explicadas.
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Big Bang - agora a Bíblia não exclui a hipótese

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Mentalista escreveu:Por que a Torre de Vigia aceita que existe a possibilidade de um Big Bang mas descarta totalmente a Evolução? Qual é a teoria de vocês sobre essa posição dela?

Pra mim, essas pequenas variações de interpretação mostram que a Torre de Vigia aos poucos é forçada a ficar em conformidade com alguns assuntos científicos. Tem acontecido desde o surgimento desde o seu início, dois séculos atrás.
Eu acredito que a Torre de Vigia jamais aceitará a Teoria da Evolução por essa botar em xeque a existência de Adão e Eva. Muitas das doutrinas TJ's me parecem depender da existência de Adão e Eva literais, como a origem do pecado e o preço do resgate, onde Jesus perfeitamente equivale a Adão.

De acordo com a opinião do Papa Francisco, os católicos parecem ser os cristãos mais suscetíveis a aceitarem a Teoria da Evolução. Eu sinceramente fico curioso pra saber como lidam com a questão Evolução vs. Adão e Eva, hehe. Mas talvez alguns malabarismo e mesclas entre as duas versões sejam até possíveis. Adão e Eva poderiam simplesmente ser uma referência aos primeiros hominídeos da linhagem dos Homo sapiens. Agora, como Jesus equivaleria em resgate ao "Adão das cavernas", ai já não sei o que imaginar rs.

Bom, pelo menos a Torre não é fixista. Ela aceita que as espécies mudam no decorrer do tempo, embora negue que se transformem em novas espécies.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
baiano
Forista
Forista
Mensagens: 609
Registrado em: 10 Jan 2016 00:34

Re: Big Bang - agora a Bíblia não exclui a hipótese

Mensagem não lida por baiano »

O que a torre diz não condiz com o que ela dizia, quando usava, a título de ilustração, a montagem de um relógio, que para se tornar de fato um relógio precisaria que algum relojoeiro o montasse pecinha por pecinha. Um relógio jamais se tornaria um relógio a partir de uma explosão.

Lembro que o papa Francisco certa vez disse acreditar na criação e no big bang

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/not ... rista.html
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Big Bang - agora a Bíblia não exclui a hipótese

Mensagem não lida por TJCalado »

Incrível como ainda conseguem acreditar que a verdade é revelada na bíblia. Mesmo que ela estivesse correta nesse sentido e que contivesse toda a verdade, ela não seria necessariamente a FONTE da verdade. Estaria mais para masmorra, ou calabouço da verdade. A verdade estaria enterrada, escondida por séculos na bíblia, criptografada, sendo REVELADA pela ciência.
Se tudo o que a a bíblia diz fosse realmente a verdade, na verdade ela estaria escondendo. Do que adianta? De cada ângulo, a cada época, a bíblia "diz" coisas completamente diferentes.
Que carta confusa é essa?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 41 visitantes