Raymond Franz - A resposta de nossas dúvidas

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Brother Franz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 695
Registrado em: 16 Jul 2009 13:46

Raymond Franz - A resposta de nossas dúvidas

Mensagem não lida por Brother Franz »

Ray Franz certamente é a maior autoridade em assuntos sobre as TJs fora delas. Creio que ninguém mais pode nos dar respostas, e respostas tão belas, como esse grande homem a quem admiro imensamente e infelizmente se foi antes de que eu pudesse conhece-lo. Relendo sua obra, me deparo com algo que já discutimos muito mas gostaria de trazer ao centro das nossas conversas novamente.
"As cartas recebidas de pessoas que fustigam o movimento, seus líderes ou adeptos, ou dão espaço à ridicularização e ao sarcasmo, de modo algum me agradam."

"Creio que se enganam os que acham que é nas pessoas da organização, individualmente, ou nos seus líderes que está o verdadeiro perigo. Vivi entre essas pessoas por quase 60 anos, e não hesito em dizer que são tão sinceras em suas crenças quanto as pessoas de qualquer outra religião. Conheci pessoalmente os membros do Corpo Governante e, embora não possa dizer isto de todos, sei que muitos são pessoas basicamente bondosas e sinceras, que estão simplesmente fazendo o que crêem que se espera delas, que é o que tem sido tradicionalmente feito no passado. São herdeiros do legado do passado. Na mente deles “a organização” é indistinguível e inseparável de Deus e Cristo. Contudo, apresenta-se o erro como verdade, tomam-se ações que dão idéia errada e distorcida dos ensinos e do proceder de vida do Filho de Deus. Embora os envolvidos não deixem de levar, cada um, sua parcela de responsabilidade, não são eles, porém, a fonte fundamental do problema. Mais que as próprias pessoas, são as crenças e os conceitos que constituem o real problema, o verdadeiro perigo. Deles procedem os ensinos errôneos, as atitudes erradas e as ações ríspidas." Em Busca da Liberdade Cristã, p. 6

Que homem incrível! Talvez, o que mais perdeu saindo da organização, mas o fez de cabeça erguida! Quem dera todos anciãos, e mesmo todos apóstatas fossem movidos por esse mesmo espírito: não vingança, não ódio, mas amor pelo que é bom e pelo homem!

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Corpo Governante; Raymond Franz
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 17 Nov 2021 06:15, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
“Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? "
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Raymond Franz - A resposta de nossas dúvidas

Mensagem não lida por Mentalista »

A verdade é que não temos certeza. Ele mesmo não tinha de todos:
e, embora não possa dizer isto de todos
Naquela época, pode ser que a maioria fosse sincera. Mas desonestidade é o que não falta na liderança das religiões. Não podemos usar a falácia do "com isso, então aquilo", mas também não podemos afirmar que eles são honestos e sinceros. Os tempos mudaram, o tipo de gente lá mudou.

Não tenho ódio nem quero me vingar do CG. Eu queria é que a seita acabasse (na verdade, que todas acabassem). Se isso acontecer e quiserem deixar seus líderes livres, não me importo. O maior bem nesse sentido já terá sido feito.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Raymond Franz - A resposta de nossas dúvidas

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Também não posso negar que alimento certo ódio pelas pessoas que hoje lideram as Testemunhas de Jeová. Não sei o que eu sentiria se me visse frente a frente com um deles, ainda que não nos apresentássemos. O caso é que não consigo acreditar que eles, ELES MESMOS, têm 100% de certeza em se tratando de muitos assuntos doutrinários, apesar de cobrar que o rebanho tenha 100% de certeza em tudo o que eles escrevem.

Só para citar um exemplo, tomemos o caso de 1914 e as grandes evidências que contestam esse ensino. Tenho quase certeza que os homens que sentam à mesa, todas as quartas, nunca puseram a mão na massa e tomaram para si a obrigação moral de checar todas as provas, quer a favor quer contra. Presumo, e disso tenho quase certeza, que seus secretários, NÃO ELES, é que rodaram o mundo à procura de um argumento qualquer, um atenuante que seja, qualquer coisa que pudesse ser usado para desacreditar os historiadores no quesito 1914.

Presumo ainda que um secretário honesto tenha escrito um relatório honesto e dito ao Corpo, com muita franqueza, quão escassas são essas evidências; quer isso tenha acontecido, quer não, o certo é que ELES, se servindo mais da crença do que de evidências (e forçados a isso em resultado de não estarem nenhum pouco preparados para as consequências), decidiram manter, em 2011, toda a sua cronologia, e ainda mais procurando se servir de fontes confiáveis ANÔNIMAS, e de cálculos que, não sei porque diabos, ninguém consegue confirmar.

Como já escrevi aqui outras vezes, não sou favorável a que se envolva pessoas em discussões religiosas, culpando essas por isso e por aquilo, e na medida do possível ajo de acordo; mas no que se refere à liderança das Testemunhas de Jeová, há algo em mim que me faz contrariar minha própria diretriz, e, vez e outra, estou maldosamente adjetivando aqueles homens.

A eficácia disso talvez seja nula; que seja. Contento-me, no entanto, em seguir deles esse exemplo: afinal, não são eles que tomaram por hábito adjetivar os apóstatas? Não nos encaram as Testemunhas como filhos do Diabo, exatamente como lhes ensinou o Corpo? Por minha parte, faço com orgulho jus aos nomes.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
amanhecer
Forista
Forista
Mensagens: 261
Registrado em: 23 Mar 2015 08:07

Re: Raymond Franz - A resposta de nossas dúvidas

Mensagem não lida por amanhecer »

Lourisvaldo Santana escreveu:O caso é que não consigo acreditar que eles, ELES MESMOS, têm 100% de certeza em se tratando de muitos assuntos doutrinários, apesar de cobrar que o rebanho tenha 100% de certeza em tudo o que eles escrevem.
O próprio Franz comentou sobre isso. Eles não tinham 100%, de forma geral, mas o problema é o que foi falado aqui:
Brother Franz escreveu:São herdeiros do legado do passado.
Quando Franz questionou o poder da autoridade da religião foi caçado.
O grande problema também era que todos deveriam concordar ao mudar algo (2/3) se não me engano, mas antes, com Russell e o Rutherford, e o tio do Franz, eles eram sozinhos, decidiam o que queriam e viravam verdade e pronto. Daí, seria justo tomar o que um achava que era verdade como verdade? E depois para mudar isso? precisaria discutir com um grupo e decidir em maioria de 2/3? As vezes, para mudar daria mais trabalho ainda, como no caso de 1914, teria que mudar TUDO o que as TJs acreditam...

Está ai o perigo de se associar com organizações assim e perder a "liberdade cristã" que o cristianismo e Jesus ofereceram...
Cheia do Espírito
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 13 Fev 2015 20:22

Re: Raymond Franz - A resposta de nossas dúvidas

Mensagem não lida por Cheia do Espírito »

Lourisvaldo Santana escreveu: há algo em mim que me faz contrariar minha própria diretriz, e, vez e outra, estou maldosamente adjetivando aqueles homens.
Louri, isso me fez pensar, que fardo a ser carregado, pelas ex-TJ.
Por tanta confiança em se aproximar de Deus, através de pessoas como o C.G.

Que fardo. :(
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Raymond Franz - A resposta de nossas dúvidas

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Cheia do Espírito escreveu:
Lourisvaldo Santana escreveu: há algo em mim que me faz contrariar minha própria diretriz, e, vez e outra, estou maldosamente adjetivando aqueles homens.
Louri, isso me fez pensar, que fardo a ser carregado, pelas ex-TJ.
Por tanta confiança em se aproximar de Deus, através de pessoas como o C.G.

Que fardo. :(
Pois não é, Cheia do Espírito!

Se alguém lamber meu coração, dissolve a língua, acredite!
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 140 visitantes