Quantas crianças teriam sido mortas por Herodes na época do nascimento de Cristo?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Quantas crianças teriam sido mortas por Herodes na época do nascimento de Cristo?

Mensagem não lida por Soares »

Quantas crianças teriam sido mortas por Herodes na época do nascimento de Cristo?



Imagem

Cerca de 20. Se você não entendeu a pergunta, não sabe quem foi Herodes e por que ele teria matado 20 crianças inocentes, aí vai uma explicação.

Herodes era o governador da Judéia na época em que Jesus Cristo teria nascido. Ao receber a notícia de que o Messias teria vindo ao mundo na cidade de Belém, Herodes preferiu cortar o problema pela raiz antes que o tal salvador de fato se transformasse em um problema para ele.

Foi então que ordenou que seus guardas matassem todos os meninos com menos de 2 anos que encontrassem na cidade de Belém e nos seus arredores. Claro que ninguém tem certeza de que isso realmente aconteceu, da mesma forma que não se tem certeza sobre os feitos de Jesus Cristo na Terra. De qualquer forma, supondo que o massacre dos bebês tenha acontecido, alguns historiadores tentam calcular qual seria a dimensão desse crime.

O americano Raymond Brown, autor do livro O Nascimento do Messias, estima que a vila de Belém tinha cerca de mil habitantes na época e cerca de 20 se enquadravam nas características do menino Jesus, que, graças a um anjo, escapou da degola.

Durante um sonho, o tal anjo cantou a bola para José, que, sem perder tempo, pegou sua esposa Maria e o menino Jesus e se mandou para o Egito.

É difícil estimar qual seria a dimensão desse infanticídio hoje, mas se considerarmos a população atual da cidade de Belém, podemos fazer uma projeção. Dois milênios depois do nascimento de Jesus, a cidade continua com ares de vila, com 27 mil habitantes. Portanto, é provável que o número de meninos menores de 2 anos não chegue a 500 (considerando a mesma proporção da época de Herodes).

Já seria uma chacina e tanto, mas o crime seria de fato catastrófico se considerássemos uma grande cidade como São Paulo, onde, segundo o último levantamento do IBGE, vivem 709 mil crianças com menos de 3 anos. Outro dado interessante: em 2003, segundo o Ministério da Saúde, 888 meninos com menos de 1 ano morreram na cidade de São Paulo, ou seja: em um ano, sem nenhuma catástrofe, morreram 44 vezes mais crianças do que na chacina de Herodes.


No caso da infância de Jesus, por exemplo, Marcos não diz nada. Mateus diz alguma coisa, enquanto Lucas, que não conheceu Jesus apresenta diversas informações.


Josefo foi capaz de saber que ocorreu um eclipse da Lua próximo à morte de Herodes Magno (cf. Antiguidades Judaicas, Livro XVII 06:04), porém nada soube de uma escuridão de três horas, um terremoto que fendeu pedras e rasgou o véu do templo e de santos mortos ressuscitando e invadindo a cidade justo durante a morte de um famoso pretenso Messias?! E isso tudo durante a páscoa, quando a cidade ficava abarrotada de gente!!!



E não apenas ele, ninguém mais, nem mesmo os cristãos, além de Mateus!



http://porquenaosoucristao.blogspot.com ... an%C3%A7as


Observamos mortes sem intervenção divina para proteção das vítimas por parte de Deus nos dias de Moisés, Jesus, David (no caso do filho de David com Bate Seba), no dilúvio nem se fala pois foi deliberada e discriminada por Deus a matança, a saber todos que Deus quis matar, e durante alguns relatos de fome nos antigos tempos bíblicos.

Surge a perguntas que martelam: Deus é amor? Qual o pai que o filho lhe pedindo um pão... deixará o filho morrer brutalmente porque seus pais comeram de um fruto... ou seus pais adulteraram e ele não podia interferir por não ser concebido ainda? Quanto a Cristo, segundo a bíblia, nem apodrecer o corpo apodreceu, mas também teve uma morte dolorosa. Que Deus é esse?


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Atrocidades bíblicas; Herodes
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 18 Nov 2021 21:35, em um total de 1 vez.
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Que Deus é esse?

Mensagem não lida por Mentalista »

Gostaria de comentar apenas a aceitação que se faz. Por exemplo, outro dia estava debatendo amigavelmente com um TJ sobre Deus saber as coisas com antecedência. Meu objetivo era fazê-lo pensar melhor sobre a doutrina da Torre, mas tentei não fugir das referências bíblicas. Falamos sobre vários pontos:

- Israel matar tribos inteiras sem ao menos pregar antes
- Sodoma e Gomorra serem destruídas do mesmo modo
- As pessoas na época do Dilúvio não terem provas de que Noé não era um louco
- O Armagedom chegar e destruir bebês, apenas porque seus pais não eram TJs, e adultos que um dia talvez se converteriam
- O fato de Deus esperar que mais gentes se convertam não fazer muito sentido, já que ele sabe o futuro, e também que simplesmente ele vai ver mais gente sofrer e morrer enquanto isso, sem fazer nada

Em resumo, a resposta dele foi que:

- Deus é o criador, então ele pode tirar a vida de quem ele quiser e isso não é uma injustiça, independentemente de como isso aconteça
- Deus sabia se as pessoas naquelas épocas iriam ou não servi-lo
- Embora Deus possa saber o futuro, ele nem sempre faz isso (algo bizarro, já que, dentro do universo bíblico, ele poderia evitar muitas tragédias por já prever quem seria fiel com antecedência, quem sabe mesmo lá no Éden...)

Ou seja, no final das contas, ele acha aceitável que crianças morram e tenta, de uma forma ou de outra, conciliar os argumentos da Torre com os seus próprios, mesmo que no fundo talvez não pense assim.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Que Deus é esse?

Mensagem não lida por Debora »

O livro que inicialmente fundamenta a existência de Deus é a bíblia. É nela que são narradas estas histórias...ou serão estórias ?
Costuma-se dizer que quem conta um conto acrescenta um ponto. Portanto, um livro escrito por dezenas de escritores e traduzido em centenas de idiomas, só pode gerar discrepâncias e irrealidades.
Em determinado momento questionei a existência de Deus, duvidei do seu amor. Mas quando observo pequenos grandes detalhes ao meu redor, compreendo que existe um ser supremo que se importa comigo...ao seu tempo.
Um lugar que me impressionou e notei a mão divina foi a Ilha de Fernando de Noronha. Impossível duvidar da existência de um DEUS..um pai que se importa, estando naquele lugar. Desde então, revi meus conceitos.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Que Deus é esse?

Mensagem não lida por Soares »

Mentalista escreveu:
- Israel matar tribos inteiras sem ao menos pregar antes
- Sodoma e Gomorra serem destruídas do mesmo modo
- As pessoas na época do Dilúvio não terem provas de que Noé não era um louco
- O Armagedom chegar e destruir bebês, apenas porque seus pais não eram TJs, e adultos que um dia talvez se converteriam
- O fato de Deus esperar que mais gentes se convertam não fazer muito sentido, já que ele sabe o futuro, e também que simplesmente ele vai ver mais gente sofrer e morrer enquanto isso, sem fazer nada
Sim, "os caminhos de Deus não são os nossos caminhos e nem os pensamentos dele os nossos". Achei irrefutável os argumentos acima, principalmente o que narra que num mundo onde nunca chovia, um cidadão começa a construir um barco/arca e principia a anunciar um dilúvio global???...Claro que acharão ele com alguma pertubação mental, ora... Pelo menos Moisés quando foi apresentado a Faraó, tinha credencias sobrenaturais ou como queiram chama-las...podia realizar milagres. Nos casos acima, concordo plenamente com vc: ou acreditamos ou morremos. Não é dada escolha, é pela fé que se anula um cérebro que poderia ser convencido com argumentos sinceros e explicativos. Recusar a acreditar em algo sem provas não significa que sejamos maus, significa, que se fomos criados por Deus ou, um "deus", prezamos o dom dado por tal: a faculdade de raciocínio lógico.

Abçs
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Que Deus é esse?

Mensagem não lida por Soares »

Debora escreveu:O livro que inicialmente fundamenta a existência de Deus é a bíblia. É nela que são narradas estas histórias...ou serão estórias ?
Costuma-se dizer que quem conta um conto acrescenta um ponto. Portanto, um livro escrito por dezenas de escritores e traduzido em centenas de idiomas, só pode gerar discrepâncias e irrealidades.

Perderia credibilidade. II Timóteo 3:16-17:
“Toda escritura é dada por inspiração de Deus, e proveitosa para doutrinar, para repreender, para corrigir e para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.”
Onde eu, você e outros mais, saberia onde foi acrescido ou retirado um ponto no conto? As vezes uma silaba põe por terra uma doutrina. Não precisamos ir longe, os "Sete Tempos dos Gentios", está morto e enterrado agora, por causa de 20 anos apenas de erro, e que poderia ser explicado e entendido numa boa.

Em determinado momento questionei a existência de Deus, duvidei do seu amor
Isso faz parte de um amadurecimento em busca de uma estabilidade espiritual, da busca da paz, e cada um leva um tempo. Há de ser respeitado isso. Se você duvidou do amor e depois refletiu, é porque você sempre foi uma pessoa do bem
Mas quando observo pequenos grandes detalhes ao meu redor, compreendo que existe um ser supremo que se importa comigo...ao seu tempo.
Um lugar que me impressionou e notei a mão divina foi a Ilha de Fernando de Noronha. Impossível duvidar da existência de um DEUS..um pai que se importa, estando naquele lugar. Desde então, revi meus conceitos.

Deborah, cada um tem a percepção de Deus ou não por várias formas e canais. Fernando de Noronha eu conheço, Pernambuco tem essa riqueza. Na verdade o que vemos lá é um lugar que o homem não conseguiu ainda meter a sua mão suja para estragar, ali ainda temos a natureza próxima do que ela é:
Imagem
Mas imagina, nem todo mundo pode fazer uma excursão/viagem desse porte, para sentir a Deus. Teoricamente não poderia sentir os "cuidados dele". Por outro lado, teria inúmeros exemplos para sentir que Deus não "cuida de mim"? A coisa é em escala global, ele não cuida é de muita gente.
Caso ele não se importasse com meia dúzia, mas olhasse a humanidade inteira estaria excelente.


Leia esse texto:

A situaçom nos países mais pobres do mundo está piorando mais do que se imaginava. As próprias instituiçons capitalistas reconhecem esta evidência, e a última a fazê-lo foi em 18 de Junho um relatório da Conferência das Naçons Unidas para Comércio e Desenvolvimento - Unctad.

De acordo com o documento, o número de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia nos 49 países mais pobres do mundo -principalmente em África- mais do que duplicou nos últimos 30 anos, chegando a 307 milhons, o que equivale a 65% da populaçom. As estimativas som de que este número pode chegar a 420 milhons em 2015.

O relatório que comentamos tem 285 páginas e é considerado o estudo mais completo sobre pobreza já realizado nos 49 países mais pobres do mundo, embora o facto de ser promovido por organismos dependentes dos do Norte capitalista faga pressupor que as cifras reais ham de ser bem mais negativas, umha vez que costumam maquilhar a crua realidade do capitalismo no mundo.

Apesar do crescimento económico apontado polos grandes dados macroecónomicos na Ásia, dous terços da populaçom vivêrom com menos de 2 dólares por dia na segunda metade da década de 90, com umha média de consumo diário de 1,42 dólares.

Nos países mais pobres de África -que inclui 34 dos 49 países mais pobres do mundo- quase nove entre cada 10 pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia, em comparaçom com o consumo per capita de 41 dólares por dia nos Estados Unidos.

O Congo é o país que regista os piores índices, com 90,5% da populaçom vivendo com menos de um dólar por dia. Na Ásia, o país em pior situaçom é Mianmar, a antiga Birmánia, onde esta taxa equivale a 52,3%.

A "globalizaçom", que diminui as barreiras internacionais para o comércio e o investimento "está agravando a armadilha da pobreza internacional", segundo reconhece o documento.

A seguir, apresentamos alguns gráficos a partir dos dados das próprias instituiçons capitalistas como o Banco Mundial ou a ONU, que servirám para visualizarmos (seguramente maquilhada) as crescentes desigualdades sociais do mundo actual

.

Nesse site há gráfico diversos, apontando para o crescimento da miséria humana.

http://www.primeiralinha.org/destaques/pobreza.htm


O fato alguns não acreditarem em Deus ou num "deus", não faz essas pessoas piores e nem melhores, até escrevi isso acima, apenas sinto que, se existe um ser superior, ou ele não se importa ou talvez irá consertar o sofrimento humano no futuro, mas hoje...sinto muito, não há atenção para o bem comum, para a maioria da parte de um ser Supremo.
Ainda sim, respeito novas informações que podem chegar, pela minha condição de não ser "nada", uma massa desprezível, na imensidão do universo.

Abçs
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
croger
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 06 Abr 2015 15:44

Re: Que Deus é esse?

Mensagem não lida por croger »

Digo mais. Hoje no discurso público tocou-se no tema "Adão e Eva" e a tal da árvore que Deus plantou lá.

Me pergunto, sério que vivemos esta merda que vivemos (não eu, pq eu estou bem, mas essa gente vítimas de guerras, fome e doenças) por causa de uma porr@ de uma árvore plantada apenas PRA TESTAR a obediência de um casal INEXPERIENTE ?

Porque.. Sorry, but... Pra uma mulher realmente acreditar que uma cobra fala e que a cobra sabe mais que o Todo Poderoso Deus só pode ser muito burra ou muito ingênua! Desculpa ai Eva... Mas nível de inteligência zero enh. Alias, se não foi falta de inteligência foi falta de EXPERIÊNCIA. Que o tal Deus meio que se aproveitou!

Alguém talvez diga, mas 'aahh estamos no mundo que estamos hoje por conseqüências de NOSSAS ações'. Até ai blz, porém, essas ações que temos hoje são resultados da maldita expulsao do Eden e do pecado introduzido pela desobediência. ISTO SE SEGUIRMOS O RACIOCÍNIO DA BÍBLIA. Sendo assim, tudo que passamos hoje é resultado da merda do teste de fidelidade que Deus fez pra Adão e Eva. Desculpa, mas porra Deus... Pelo teu ego estamos aqui comendo o pão que o Diabo amassou. Mais uma vez repito, se Eva caiu na conversa da cobra foi por dois motivos:

- deficit de massa cerebral utilizável
- falta de experiência

Prefiro acreditar que foi falta de experiência.

Mas suponhamos que tudo isso seja verdade.... Então Satanás conseguiu tudo o que queria. Porque ele também não é burro o bastante pra achar que pode derrotar o Senhor Todo Poderoso. Neste caso então, Satanás foi mais esperto que Jeová. Desafiou o ego de Deus e conseguiu uns 6 mil anos de putaria. Legal, ai nós pagamos a conta.

Considero tudo isso uma briguinha idiota. Deus e o tal do Satanás. E nisso advinhem quem fica pra final? Advinhem quem está sofrendo horrores neste exato momento em que você lê esse post?
Advinhem o que deve está acontecendo com alguma criança ou mulher ou homem neste momento exato! E Deus está na sua cadeira de couro assistindo de camarote! E satanás (aparentemente o mais inteligente da porra toda ai) ta se divertindo com seus amiguinhos.

Se Deus existe... E se foi assim mesmo que aconteceu ele é um grande fdp.

Seguindo o raciocínio da Débora, uma paisagem linda como a que citou não desfaz o horror já vivido pela humanidade em muito séculos. Se Deus existe, ele não liga muito pro que se passa aqui.
Na verdade eu gostaria que existesse Deus. Gostaria de ter um Pai olhando por mim. Acho que todos precisamos disso. Mas a realidade é outra. Possuo traumas de infância que nunca nem mesmo mencionei aqui no fórum, mas que em minha pura ingenuidade clamei por Jeová em situações que NENHUMA criança jamais devia passar. Engraçado que sinto que eu clamei em vão.

Eu sentia um certo "alívio" depois. Mas isso era apenas psicológico. Um desabafo da hora digamos assim. Acho que muitos crêem em Deus pela NECESSIDADE que tem de acreditar em um ser que nos ampara. Enfim, devo ter escrito 1527151763 linhas.

Na verdade eu resumi uma resposta para a pergunta "Que Deus é esse?"
Is fuck.
Avatar do usuário
EstPer
Forista
Forista
Mensagens: 158
Registrado em: 31 Jan 2014 13:44

Re: Que Deus é esse?

Mensagem não lida por EstPer »

Mentalista escreveu:Gostaria de comentar apenas a aceitação que se faz. Por exemplo, outro dia estava debatendo amigavelmente com um TJ sobre Deus saber as coisas com antecedência. Meu objetivo era fazê-lo pensar melhor sobre a doutrina da Torre, mas tentei não fugir das referências bíblicas. Falamos sobre vários pontos:

- Israel matar tribos inteiras sem ao menos pregar antes
- Sodoma e Gomorra serem destruídas do mesmo modo
- As pessoas na época do Dilúvio não terem provas de que Noé não era um louco
- O Armagedom chegar e destruir bebês, apenas porque seus pais não eram TJs, e adultos que um dia talvez se converteriam
- O fato de Deus esperar que mais gentes se convertam não fazer muito sentido, já que ele sabe o futuro, e também que simplesmente ele vai ver mais gente sofrer e morrer enquanto isso, sem fazer nada

Em resumo, a resposta dele foi que:

- Deus é o criador, então ele pode tirar a vida de quem ele quiser e isso não é uma injustiça, independentemente de como isso aconteça
- Deus sabia se as pessoas naquelas épocas iriam ou não servi-lo
- Embora Deus possa saber o futuro, ele nem sempre faz isso (algo bizarro, já que, dentro do universo bíblico, ele poderia evitar muitas tragédias por já prever quem seria fiel com antecedência, quem sabe mesmo lá no Éden...)

Ou seja, no final das contas, ele acha aceitável que crianças morram e tenta, de uma forma ou de outra, conciliar os argumentos da Torre com os seus próprios, mesmo que no fundo talvez não pense assim.
Tanto as histórias da bíblia sobre o Deus Judaico como as explicações dessa TJ só corrobora o fato de que o Deus da bíblia não dá para ser trazido à vida real. A figura divina bíblica está cheia de falhas de ética e de paradoxos. Para começar o Deus de Gênesis poderia ter evitado TODO o sofrimento humano se simplesmente tivesse criado uns 100 humanos em vez de apenas 2. Assim, se apenas Adão e Eva tivessem desobedecido poderia tê-los executados(ou puni-los de outra forma mais amorosa) e os outros 98 já provariam que o ser humano pode ser obediente a Deus, sem precisar deixar a humanidade inteira sofrer e morrer por descender de um casal rebelde. Se Deus existe, e fosse realmente "perfeito", teria feito muito melhor que o amadorismo ingênuo encontrado em Gênesis. Enfim, as argumentações e razões de Deus, na vida real, se tornam absurdos, e as tentativas de TJs e outros crentes em tentar explica-los só atestam a própria ignorância do que realmente há na vida real.

Por isso que "Crente é um tipo de pessoa que blinda a própria razão com a credulidade"

Depois que uma pessoa crente se convence de que algo é verdade, apenas irá aceitar raciocínios que sustentem essa crença. Nunca irá refletir com o pensamento lógico racional. Usará a sua própria inteligência (se a tiver) para apenas defender o que acredita, mesmo se for para tentar desacreditar a verdade.
"A Curiosidade é a base do ser humano para compreender"
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Que Deus é esse?

Mensagem não lida por Soares »

croger escreveu:Digo mais. Hoje no discurso público tocou-se no tema "Adão e Eva" e a tal da árvore que Deus plantou lá.

Me pergunto, sério que vivemos esta merda que vivemos (não eu, pq eu estou bem, mas essa gente vítimas de guerras, fome e doenças) por causa de uma porr@ de uma árvore plantada apenas PRA TESTAR a obediência de um casal INEXPERIENTE ?

Porque.. Sorry, but... Pra uma mulher realmente acreditar que uma cobra fala e que a cobra sabe mais que o Todo Poderoso Deus só pode ser muito burra ou muito ingênua! Desculpa ai Eva... Mas nível de inteligência zero enh. Alias, se não foi falta de inteligência foi falta de EXPERIÊNCIA. Que o tal Deus meio que se aproveitou!
kkkkkk a WT ensina que o Diabo foi em cima de Eva porque ela foi ensinada por Adão e não diretamente por Jeová, além de ser menos experiente por ser mais nova, conforme o irmão comentou bem :1

Alguém talvez diga, mas 'aahh estamos no mundo que estamos hoje por conseqüências de NOSSAS ações'. Até ai blz, porém, essas ações que temos hoje são resultados da maldita expulsao do Eden e do pecado introduzido pela desobediência. ISTO SE SEGUIRMOS O RACIOCÍNIO DA BÍBLIA. Sendo assim, tudo que passamos hoje é resultado da merda do teste de fidelidade que Deus fez pra Adão e Eva. Desculpa, mas porra Deus... Pelo teu ego estamos aqui comendo o pão que o Diabo amassou. Mais uma vez repito, se Eva caiu na conversa da cobra foi por dois motivos:

- deficit de massa cerebral utilizável
- falta de experiência

Prefiro acreditar que foi falta de experiência.

:1 :1 :1 :1 :1 nem vou comentar Croger


Mas suponhamos que tudo isso seja verdade.... Então Satanás conseguiu tudo o que queria. Porque ele também não é burro o bastante pra achar que pode derrotar o Senhor Todo Poderoso. Neste caso então, Satanás foi mais esperto que Jeová. Desafiou o ego de Deus e conseguiu uns 6 mil anos de putaria. Legal, ai nós pagamos a conta.
Sim, a se confirmar a gente paga todas as contas e ainda dá gorjeta ao garçom.
Considero tudo isso uma briguinha idiota. Deus e o tal do Satanás. E nisso advinhem quem fica pra final? Advinhem quem está sofrendo horrores neste exato momento em que você lê esse post?
Advinhem o que deve está acontecendo com alguma criança ou mulher ou homem neste momento exato! E Deus está na sua cadeira de couro assistindo de camarote! E satanás (aparentemente o mais inteligente da porra toda ai) ta se divertindo com seus amiguinhos.
Alemanha 7 x 1 no Brasil e a galera espiritual se divertindo com a miséria humana, na hipótese, claro, disso ter procedência.
Se Deus existe... E se foi assim mesmo que aconteceu ele é um grande fdp.
É difícil mesmo não ficar indignado.
Seguindo o raciocínio da Débora, uma paisagem linda como a que citou não desfaz o horror já vivido pela humanidade em muito séculos. Se Deus existe, ele não liga muito pro que se passa aqui.
Na verdade eu gostaria que existesse Deus. Gostaria de ter um Pai olhando por mim. Acho que todos precisamos disso. Mas a realidade é outra. Possuo traumas de infância que nunca nem mesmo mencionei aqui no fórum, mas que em minha pura ingenuidade clamei por Jeová em situações que NENHUMA criança jamais devia passar. Engraçado que sinto que eu clamei em vão.
Sim, sabemos que a realidade é dura. Crianças requerem mais atenção...até uma simples briga na escola você quer alguém do teu lado. Sério cara, te entendo mesmo, cada um sabe o que passou. Até nós adultos as vezes queremos um colo.
Eu sentia um certo "alívio" depois. Mas isso era apenas psicológico. Um desabafo da hora digamos assim. Acho que muitos crêem em Deus pela NECESSIDADE que tem de acreditar em um ser que nos ampara. Enfim, devo ter escrito 1527151763 linhas.

Na verdade eu resumi uma resposta para a pergunta "Que Deus é esse?"
Na verdade o tema é complexo mesmo e vc colocou para fora o que pensa. Eu penso muito próximo de ti.

Abçs e obrigado pelo comentário sincero. Fiquem em paz Croger
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 1825
Registrado em: 20 Abr 2015 13:30

Re: Que Deus é esse?

Mensagem não lida por Soares »

EstPer escreveu:
Mentalista escreveu:Gostaria de comentar apenas a aceitação que se faz. Por exemplo, outro dia estava debatendo amigavelmente com um TJ sobre Deus saber as coisas com antecedência. Meu objetivo era fazê-lo pensar melhor sobre a doutrina da Torre, mas tentei não fugir das referências bíblicas. Falamos sobre vários pontos:

- Israel matar tribos inteiras sem ao menos pregar antes
- Sodoma e Gomorra serem destruídas do mesmo modo
- As pessoas na época do Dilúvio não terem provas de que Noé não era um louco
- O Armagedom chegar e destruir bebês, apenas porque seus pais não eram TJs, e adultos que um dia talvez se converteriam
- O fato de Deus esperar que mais gentes se convertam não fazer muito sentido, já que ele sabe o futuro, e também que simplesmente ele vai ver mais gente sofrer e morrer enquanto isso, sem fazer nada

Em resumo, a resposta dele foi que:

- Deus é o criador, então ele pode tirar a vida de quem ele quiser e isso não é uma injustiça, independentemente de como isso aconteça
- Deus sabia se as pessoas naquelas épocas iriam ou não servi-lo
- Embora Deus possa saber o futuro, ele nem sempre faz isso (algo bizarro, já que, dentro do universo bíblico, ele poderia evitar muitas tragédias por já prever quem seria fiel com antecedência, quem sabe mesmo lá no Éden...)

Ou seja, no final das contas, ele acha aceitável que crianças morram e tenta, de uma forma ou de outra, conciliar os argumentos da Torre com os seus próprios, mesmo que no fundo talvez não pense assim.
Tanto as histórias da bíblia sobre o Deus Judaico como as explicações dessa TJ só corrobora o fato de que o Deus da bíblia não dá para ser trazido à vida real. A figura divina bíblica está cheia de falhas de ética e de paradoxos. Para começar o Deus de Gênesis poderia ter evitado TODO o sofrimento humano se simplesmente tivesse criado uns 100 humanos em vez de apenas 2. Assim, se apenas Adão e Eva tivessem desobedecido poderia tê-los executados(ou puni-los de outra forma mais amorosa) e os outros 98 já provariam que o ser humano pode ser obediente a Deus, sem precisar deixar a humanidade inteira sofrer e morrer por descender de um casal rebelde. Se Deus existe, e fosse realmente "perfeito", teria feito muito melhor que o amadorismo ingênuo encontrado em Gênesis. Enfim, as argumentações e razões de Deus, na vida real, se tornam absurdos, e as tentativas de TJs e outros crentes em tentar explica-los só atestam a própria ignorância do que realmente há na vida real.

Por isso que "Crente é um tipo de pessoa que blinda a própria razão com a credulidade"

Depois que uma pessoa crente se convence de que algo é verdade, apenas irá aceitar raciocínios que sustentem essa crença. Nunca irá refletir com o pensamento lógico racional. Usará a sua própria inteligência (se a tiver) para apenas defender o que acredita, mesmo se for para tentar desacreditar a verdade.
100% de acordo. Até difícil para um crente refutar tantas evidências, com todo o respeito é claro.

Abçs
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Que Deus é esse?

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Respondendo a pergunta do tópico: Esse deus deve ser desapercebido, tribal e cruel. Afinal, matar frutos de sua própria criação não seria um gesto de um bom samaritano.
É por isso que por concordar com a Débora, eu prefiro acreditar que o deus da bíblia nada tem a ver com o Criador do planeta, que talvez seja apenas um criador sem necessidade da adoração de simples mortais. O deus bíblico é uma invenção humana, e por isso ele é tão mau e ingênuo ás vezes. Fazendo menção a conceitos agnósticos, o verdadeiro Criador talvez seja como um artista, alguém que cria algo belo, mas que também se dedica a diversas obras.

EstPer escreveu:Para começar o Deus de Gênesis poderia ter evitado TODO o sofrimento humano se simplesmente tivesse criado uns 100 humanos em vez de apenas 2. Assim, se apenas Adão e Eva tivessem desobedecido poderia tê-los executados(ou puni-los de outra forma mais amorosa) e os outros 98 já provariam que o ser humano pode ser obediente a Deus, sem precisar deixar a humanidade inteira sofrer e morrer por descender de um casal rebelde.
E isso com certeza resolveria o caso: "Com quem Caim casou?" Aí vai um sabidão e responde: "Talvez com uma sobrinha ou parente distante", mas aí eu te pergunto: "No fim das contas, essa sobrinha era filha de quem COM quem?". De qualquer forma, seguindo essa linha de raciocínio, haveria incesto na primeira família humana, isso é um fato. Se deus criasse mais patriarcas a matriarcas, evitaríamos esse quebra cabeças, e de quebra ainda poderíamos ter como história bíblica a destruição de um único casal humano rebelde.
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Moonwalker e 153 visitantes