Provas que apoiam a "Apostasia" - Ensinos enganosos

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Provas que apoiam a "Apostasia" - Ensinos enganosos

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Quando nós finalmente conseguimos ajudar as pessoas que amamos á enxergar as verdades que conhecemos, ficamos entusiasmados e felizes. Queremos falar sobre tudo aquilo que aprendemos, mas sabemos também que não é fácil guardar todos os textos e argumentos na cabeça. Primeiro, vc dá um choque de realidade na pessoa expondo conceitos enganosos que ela ainda acredita, assim como nós um dia também acreditávamos. Então a pessoa começa a raciocinar por si mesma e começa a busca por respostas. Mas por onde começar? O que se deve aprender? Qual é o conceito dos dissidentes?

Eu elaborei esse tópico com o propósito de mostrar á essas pessoas de uma forma mais organizada o motivo de nossa "apostasia". Não amigos, eu não fiquei com preguiça de pesquisar sobre o motivo de muitos dissidentes saírem da organização. O que eu pretendo fazer, é colocar pelo menos os motivos principais e mais comuns nesse tópico, os motivos FORTES que fizeram com que você começasse a pensar, como se fosse um compêndio dissidente. Por exemplo, muitos argumentos e experiencias que eu achei interessante e que me fizeram raciocinar, eu gostaria de citar em 'quote' aqui (logicamente dando crédito ao autor do post).

Quando espalharmos esse link ás pessoas que queremos ajudar, tudo o que nós discutimos aqui no fórum sobre a organização, todas as nossas dúvidas e todos os nossos conceitos, ou pelo menos o resumo deles, estarão disponíveis e organizados aqui. Dessa forma, o visitante não terá que ficar muito tempo pesquisando sobre os assuntos que geraram um maior interesse dos membros do fórum.


Então nos diga amigo(a) forista:

- O que fez você parar e pensar sobre os ensinos da Torre de Vigia?
- Qual foi o comentário daqui do fórum ou de outra fonte que fez você raciocinar de maneira lógica? Você poderia citar pra nós?
- O que você viu de errado dentro da organização?
- Por que você se tornou um dissidente?


No meu caso em particular, algo que me chamou muita atenção foi o caso dos donativos que fazemos as obras de construção. Donativos esses que temos que fazer por pelo menos DUAS vezes. Assim que localizar aqui no fórum, postarei abaixo um comentário sobre esse assunto que me deixou a pensar.


PS: Por favor amigos, não quero que pensem que pelos dizeres acima eu esteja desmerecendo os outros tópicos, de maneira alguma! Por isso eu até acho interessante cada um de nós colocarmos um link abaixo do 'quote' redirecionando para o tópico com os "detalhes" daquele assunto que te fez raciocinar, assim como farei no exemplo do comentário abaixo.

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Apostasia
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 15 Nov 2021 20:54, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Provas que apoiam a "Apostasia" - Ensinos enganosos

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Jesus Negro escreveu:Nas décadas de 1980 e 1990 eram feitas muitas promoções na venda das "literaturas", como se chamavam as “publicações” na época. Os pioneiros tinham a "vantagem" de poder comprar os livros e revistas à crédito. Naquele tempo eu trabalhei muitas vezes no antigo arranjo de assinaturas das revistas, que era uma das principais fontes de renda da Torre. Costumeiramente eu tinha de sair pelas reuniões, e até pelas ruas, carregando vários pacotes de revistas de assinantes pra fazer o serviço de "carteiro" da Torre.

E sabe o que é curioso em tudo isso? A Torre sempre glorifica e dá maior honra àqueles publicadores que são maiores fontes de renda pra ela. Os pioneiros são grandemente glorificados. Na época em que as assinaturas davam muito dinheiro, os publicadores que angariavam muitas assinaturas ou que vendiam muitas revistas eram glorificados até nas assembleias.
Quando o arranjo de fichas pra alimentação era lucrativo pra Torre, aqueles que levavam o seu próprio lanche de casa eram mal vistos. Depois, quando vieram os "arranjos simplificados" de alimentação e de distribuição de publicações, a situação se inverteu. Os irmãos foram incentivados a levar seu próprio lanche nas assembleias. Além disso, os publicadores passaram a ser incentivados a não distribuir as revistas indiscriminadamente para as pessoas na pregação, sob a alegação de que não deveriam desperdiçar as publicações ao deixá-las com quem não iria ler. Mas, na época em que as revistas davam muito dinheiro, os publicadores podiam vender à vontade, quanto mais melhor.


O enfoque dos artigos nas revistas da Torre muda de acordo com seus interesses e suas mudanças de ensino.
Tente fazer a seguinte experiência:

Usando o Watchtower Library (CD-ROM da Torre de Vigia) digite algumas “palavras chave” no campo de buscas e verifique como a quantidade de ocorrência dessas palavras se altera no tempo.

Por exemplo: digite a expressão “colocação&revistas” no campo de buscas e selecione a opção “artigo” no botão da lupa. Daí verifique como a quantidade em que essas palavras apareciam na revista “A Sentinela”(w) e nos “Ministérios do Reino”(nosso ministério do reino) diminuíram a partir do ano 2000. Isto coincide com a época em que a venda de revistas passou a não ser mais tão lucrativa pra Torre de Vigia aqui no Brasil, com a adoção do sistema simplificado de distribuição de publicações, sistema este que foi adotado com o intuito de fugir de imposições fiscais do governo federal.

Compare também a diferença na quantidade do uso das palavras “contribuições” e “donativos” na “w” e no “nosso ministério do reino” a entre as décadas de 1980, 1990 e 2000.

Verifique na “w” a frequência dos termos “apostasia” e “apóstatas”, e perceba que a maior incidência coincide com a época em que Raymond Franz e outros tjs foram colocados no ostracismo (durante a década de 1980). O interessante é que a Torre não divulgava o que de fato estava acontecendo na época. Eles evitavam dar publicidade às acusações dos “apóstatas”. Apenas deixavam subentendido que se deveria fugir dos “malditos apóstatas”.

Experimente fazer esse teste usando o CD-ROM da Torre. Use também outras palavras ou expressões, como por exemplo:

“geração”

“geração&de&1914”

“geração&não&passará”

“geração&fim”

Veja as mudanças na frequência do uso dessas palavras na “w” e no “nosso ministério do reino” nas décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000, e analise a relação disso com as mudanças nos ensinos da Torre. Você vai ter a noção do quanto a Torre “martelava” esses ensinos na cabeça dos publicadores, e de como isso mudou com o tempo.

Experimente e diga o que ocorreu.

Link do post: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 11&t=12136
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Provas que apoiam a "Apostasia" - Ensinos enganosos

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Lucas C. escreveu: Primeiramente, ninguém deve ficar numa religião por ela ser apenas a "melhorzinha", principalmente quando ela não se declara "a melhorzinha", mas a "religião verdadeira", a "única aprovada por Deus". Nenhuma TJ pode questionar isso publicamente sem sofrer punições "disciplinares", "corretivas".
A revista A Sentinela de novembro de 1952, página 164, diz: "As verdades que havemos de publicar são aquelas que a organização do escravo discreto fornece, não algumas opiniões pessoais contrárias ao que o escravo providenciou como sendo sustento conveniente." Desse modo, ela se afirma transmissora das verdades da organização de Deus e não do "maior conjunto delas".
Quanto aos ensinos e doutrinas particulares da organização versus os de outras religiões, ela tem o conjunto de mais "verdades" que se tornaram mentiras e muitos de seus livros hoje podem ser chamados de "apóstatas" pois contradizem os ensinos atuais. Embora ela diga (The Watchtower, fev. 1881, pág. 188 e "Poderá Viver...", pág. 32, par. 19) "Uma nova luz não contradiz a outra nem a extingue" e que "não pode haver duas verdades quando uma não concorda com a outra. Ou uma ou a outra é verdadeira mas não ambas", ela, ao mesmo tempo, produziu dezenas de "verdades" que hoje não passam de mentiras. Como confiar no tal "conjunto de verdades atuais"? E pior que qualquer outra religião, divulga suas mentiras como bíblicas – causando óbitos e prejudicando pessoas. (Alguns exemplos em: http://www.geocities.com/observa2)
Doutrinas e ensinos distorcidos? O que dizer das especulações proféticas ao longo de toda a história dela? Que ensinos são esses: que seu Corpo Governante é o "escravo fiel e discreto" de Mateus 24:45? Que Jesus reina desde 1914 de modo invisível? Que comemorar aniversários natalícios é errado? Que por vezes proibiu e liberou frações do sangue causando sofrimento e mortes? Luz progressiva ou piscante? Que afirmou por 3 vezes que os habitantes de Sodoma iriam ressuscitar e afirmou o contrário disso 4 vezes? Luz progressiva ou piscante? Que proibiu e liberou o serviço civil alternativo? Que liberou e proibiu e depois liberou transplantes de órgãos causando perdas irreparáveis? Luz progressiva ou piscante? Que proibiu as vacinas de 1931 a 1952? O que dizer do modelo de comissões judicativas, os formulários S-77 E S-79 que são "arquivados" nos Betéis e localmente como se a pessoa estivesse "fichada"? Que apenas 144 mil vão para o céu? E o cumprimento da profecia da parábola das ovelhas e dos cabritos, amplamente alardeada como verdade, e depois mudada? E a geração de 1914 que não passaria (e passou)? E as centenas de aplicações de passagens bíblicas a si própria desde a sua fundação? E a pregação das boas novas com o acréscimo de ensinos não bíblicos (1914, por exemplo) e a obrigação absurda de "relatórios mensais de serviço de campo"? E a volta de Cristo invisível? E a desassociação por discordar de ensinos não bíblicos causando grandes transtornos aos membros por ela afetados? E a incoerente doutrina sobre as transfusões de sangue? E a lista vai bem mais longe. Novamente, como pode o leitor aceitar um enganoso conjunto de "verdades atuais" se amanhã ele poderá se tornar um conjunto de "verdades (ultra)passadas"? Faz sentido tal coisa? O texto de Prov. 4:18 (teoria da "luz progressiva") tem sido muito mal aplicado pois fala de questões morais e de conduta, e não de "ensinos progressivos" (leia do versículo 14 ao 19 e entenderá esse contexto).
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Provas que apoiam a "Apostasia" - Ensinos enganosos

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Mobraw101 escreveu:Quem foi Tj na decada de 1990 deve se lembrar de como os salões do reino eram. A maioria eram casa ou espaços adaptados, ao passo q a "cristandade" tinha suas belas igrejas e grandes templos as TJ tinham seus humildes salões do reino. Na epoca, o livro Poderá até criticava as religiões q tinham grandes templos e dizia q era mais uma prova de q elas pertenciam a babilonia a grande.

o foco da torre era o comercio de literaturas, como se chamava na poca. Vender, vender e vender era o lema. Era criança mas ficava observando aquele baita comercio no balcão de publicações no fim das reuniões, algo ali se encaixava com o q Jesus disse aos mercadores do templo, estavam fazendo da "casa de Deus" um lugar de comercio. Quem foi do balcão naquela epoca deve se lembrar dos problemas q sempre ocorriam por causa de dinheiro, lá na cong. mesmo sempre mudavam o servo de publicações pq volta e meia tinha problema.

Com o advento dos impostos sobre as vendas de publicações, o foco teve de mudar obrigatoriamente. o preço das revistas iriam aumentar e muita gente ñ ia poder comprar, inclusive irmãos. resultado, publicações sem custo e donativos decaindo vertiginosamente. Afinal, como pagar para ler coisas tão repetitivas q vc já sabe o q vão dizer?? Eh uma chatisse sem fim....

Como então fortalecer novamente os donativos para dar impeto a obra e manter a mordomia dos mangangões de Brooklin?? um metodo pelo qual as congregações tenham q enviar valores estipulados para a torre?? As construções de salões foi o metodo escolhido pela torre por trazer muitas vantagens:

Construção de bens a um baixo custo
Não gastar com mão de obra
Receber de volta o valor gasto na construção de seu propio bem

Bingo pra torre, descobriu as galinhas dos ovos de ouro, assim, por mais q encontre dificuldades com donativos das publicações, sempre tem uma receita fixa para os gastos do mês. Aliais uma fonte extra alem das publicações. Sem falar nas aplicações milhonarias qa empresa tem pelo mundo a fora e q rendem uma fortuna. Ñ eh a toa q hoje a torre eh gerenciada por um administrador formado, as taticas empresariais estão bem claras nessa lorota de construção.

Infelizmente as Tj ñ estão atentos a isso e pensam apenas em termos de Jeová e obra de pregação, enquanto são explorados ordinariamente por aqueles q dizem ser escravos de Deus.

eu não dou um centavo!!!

:5 :5

Link do post: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... =11&t=6418


No meu caso, foi esse artigo que me fez parar e pensar sobre o tipo de organização que eu estava apoiando. Foi aí que eu comecei a perceber de onde que a Torre tirava seu dinheirinho. Os irmãos fazem o donativo para as construções, até ai tudo bem. Então, eles decidem reformar ou construir, e betel assume financiar a obra. No final das contas, esses mesmos irmãos tem que devolver o dinheiro que betel emprestou a eles. Mas esse dinheiro não era dos donativos destinados a construção?!
Ainda por cima, advinha no nome de quem fica o salão? :2
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Nancy13
Forista
Forista
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Fev 2015 09:56

Re: Provas que apoiam a "Apostasia" - Ensinos enganosos

Mensagem não lida por Nancy13 »

1- Eu ficava indgnada com o preconceito com outras religiões principalmente com o espiritismo e foi ai que a partir duns 13 anos comecei a ir atrás de matérias que tinha provas contra a torre e descobri mais doq pretendia
2- Eu estava na internet e procurei por ex tjs ... e apareceu o fórum ... não lembro exatamente que tópico era ... mas falava sobre Rutterford e suas mentiras e tudo oque ele fez de errado ...e que mesmo assim o idolatravam e em seguida achei a carta do irmão Franz que me fez sentir ainda mais nojo da torre ( mas nao foi cm 13 anos foi uns anos depois antes só lia livros)
3- Eu via tudo de errado , pessoas falsas e deprimidas , amor cristāo só da boca pra fora , irmãos idosos largados , jovens sem personalidade e alienados , estudantes feitor de marionete pra exposição e depois de batizados sem nenhum auxílio de seus ex instrutores , fofocas , pedofilia ... entre outras coisas que me fizeram parar de ir ao campo ou comentar e parar de ir definitivamente ao 13 ... enfim só vi pessoas trocando vidas por horas relatada em um papel ...
4- Resolvi sair e me juntar a dissidência pra poder viver , pra poder dar e receber conhecimento , pra trocar experiěncias e ver que mesmo sendo difícil ser feliz é bem mais fácil não sendo tj e por que realmente não nasci pra ser de Deus e ainda menos para apoia-lo
''I didn't get a lot in class
But I know it don't come in a shot glass''

Imagem
Avatar do usuário
Atéialiberta
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 28 Abr 2015 09:40

Re: Provas que apoiam a "Apostasia" - Ensinos enganosos

Mensagem não lida por Atéialiberta »

Então nos diga amigo(a) forista:

- O que fez você parar e pensar sobre os ensinos da Torre de Vigia?
Na verdade meus questionamentos começaram sobre um livro maluco chamado Biblia, quando isso foi por terra logicamente a torre foit bm!! mas não foi o fim total...

- Qual foi o comentário daqui do fórum ou de outra fonte que fez você raciocinar de maneira lógica? Você poderia citar pra nós?
Bom foi no indice tj, na parte dos escandalos, caso osce, onu e bulgaria, fui ver com os meus próprios olhos e.... tudo verdade escancarada na minha cara e eu nem sequer podia imaginar!!! me senti traida, uma trouxa por acreditar cegamente que realmente um bando de velhos cagões americanos eram de "deus".Como pude ser tão trouxa meu deus??? Pra mim hinri cristo e as tj tem os mesmo problemas mentais!!

- O que você viu de errado dentro da organização?
Muita fofoca, cuidação da vida alheia sabe, e não posso falar nada pq eu mesma vigiava outras pessoas tbm, era uma constante!!! Muito crente da bunda quente lá, um ar de superioridade com os mundanos e inclusive eu tinha esse ar!! E não estou julgando os outros pelos meus sentimentos não, isso era um sentimento coletivo... Lá vc acredita que só pq o fulano te cumprimenta todas as reuniões ele é seu amigo de verdade.. na verdade nunca tive amigos de verdade lá!! no mundo seus amigos são para balada, lá seus amigos são para sair e te cumprimentar!!

- Por que você se tornou um dissidente?
Por que vi que a biblia é uma doideira total, e com isso a torre tbm, mas depois de vim para o fórum e descobrir coisas dessa seita maligna vi que não se trata de apenas uma religião da cristandade... se trata de uma RELIGÃO MALUCA AMERICANA (não confio nos americanos...) e que muito se parece com os mórmns... já viu a diferença entre A Liahona e A sentinela??? Até o "A" no inicio eles copiaram!!!! Estranho não?!?!?
Hoje é dia de rock bb, pena que sua religião não permite..
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Provas que apoiam a "Apostasia" - Ensinos enganosos

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

TJ Curioso escreveu:Por favor, responda as seguintes questões com honestidade:

  1. Você se sente como se tudo que você faz de bom para o seu grupo, não importa o quanto você se esforce, nunca é o bastante? E como resultado disso, você costuma sentir culpa?
  2. O que o motiva? É um genuíno amor por Deus, pelo seu grupo, etc., ou é medo de não atender aos padrões desejados?
  3. Questionar o grupo ou os seus líderes é algo desencorajado ou mal visto?
  4. O grupo ao qual você pertence acredita que é uma elite, uma organização exclusiva que detém, sozinha, “a verdade” e as respostas para as questões da vida?
  5. O seu grupo ridiculariza, ataca ou caçoa de outras igrejas cristãs e de sua interpretação da Bíblia?
  6. A leitura de literatura que critica o grupo é desencorajada? Muitas seitas advertirão os seus membros para não ler qualquer coisa que critique o grupo, especialmente se escrita por algum ex-membro (que recebe nomes como "apóstata", “endurecido” ou “do diabo”, etc.). Essa é uma técnica de controle bastante conhecida, que impede o membro de descobrir os erros claros e documentados da seita. Com isso a habilidade dos membros de pensar por si mesmos é totalmente anulada, e eles vão pensar cada vez mais como o restante do grupo.
  7. Dê uma olhada na aparência e no modo de agir do grupo. Todos se vestem, agem, e falam, mais ou menos, do mesmo jeito? Certo observador, falando sobre seu particular envolvimento com uma seita, disse que o grupo encorajava os seus membros a "fazer tudo exatamente do mesmo modo - orar do mesmo jeito, parecer igual, falar do mesmo modo. Isso, em psicologia, é um clássico exemplo de conformidade grupal. Seu propósito é garantir que ninguém tente agir de modo diverso ou se torne dissidente, para que ninguém questione o status quo." (Andrew Hart, Jan. de 1999).
  8. O grupo desencoraja a associação com não membros (exceto, talvez, se houver a possibilidade de convertê-los ao grupo)?
  9. O grupo lhe dá respostas do tipo “preto ou branco”: aquilo com o quê o grupo concorda é certo, e aquilo de quê o grupo discorda é errado?
  10. Todas as pessoas do grupo acreditam exatamente nas mesmas coisas (ou seja, no que os líderes do grupo mandam acreditar)? Não existe espaço para crenças individuais ou opiniões, mesmo em áreas de menos importância?
  11. O grupo tem “duas caras”: por um lado, se mostra a possíveis convertidos e ao grande público como um grupo de pessoas que são como uma grande família, cheia de amor e igualdade, mas, na verdade, o grupo tem muitos membros que se sentem intimamente não satisfeitos e emocionalmente esgotados?
  12. Você já tentou desativar a sua capacidade, dada por Deus, de pensar criticamente, deixando de lado várias dúvidas sobre o grupo, os ensinamentos dele, etc.?
  13. Aqueles do grupo que não se conformam às exigências dos ensinos do movimento são tratados com suspeição, como se fossem membros de “segunda-classe”?
  14. O grupo tende a ocultar certas informações a potenciais convertidos? As doutrinas menos comuns do grupo não são discutidas até que um indivíduo esteja mais profundamente envolvido no movimento?
  15. Você sente medo de deixar o grupo? Muitas seitas usam táticas sutis de terror para impedir os seus membros de deixá-las. Por exemplo, o grupo pode dizer que aqueles que desertarem serão atacados pelo Diabo, sofrer um acidente terrível, ou, no mínimo, não vão prosperar, porque eles deixaram “a verdade”.



Se você respondeu SIM à maior parte das questões acima, o grupo em que você está engajado está certamente empregando técnicas de manipulação mental.

http://www.christiananswers.net/portugu ... rol-p.html

Link do post: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 96#p331696



Tenho que deixar bem claro que fazer esse questionamento a mim mesmo, me deu mais certeza sobre as condições da organização que eu ainda frequento. Fiz questão de copiar essa citação por que ela ajuda cada um de nós a pensarmos por si mesmos.
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Provas que apoiam a "Apostasia" - Ensinos enganosos

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

VandersonDaniel escreveu:No último artigo de estudo de A Sentinela q teve, foi considerado como q "um modo de ensino simples e claro" é o modo aprovado por Jeová para ensinar as "ovelhas" (quer dizer, as TJs e estudantes). O título do artigo de estudo é "Este é o modo aprovado por ti". Depois de uma verdadeira propaganda das novas "ferramentas de ensino" do C.G (edição fácil de ler de "A Sentinela", nova TNM), lemos no parágrafo 7 (só como aviso, vou usar a edição fácil de ler):
Se você já serve a Jeová por muitos anos, deve ter percebido uma mudança na forma em que nossas publicações têm explicado alguns relatos bíblicos. No passado, muitas vezes dizíamos que alguns relatos representavam algo maior no futuro. O relato em si era chamado de “tipo”. Aquilo que o “tipo” representava era chamado de “antítipo”. Será que existem boas razões para explicarmos alguns relatos bíblicos dessa forma? Sim. Por exemplo, Jesus falou sobre “o sinal de Jonas, o profeta”. (Leia Mateus 12:39, 40.) Jesus explicou que o tempo que Jonas ficou na barriga do peixe representava o tempo que ele mesmo ficaria na sepultura.
Explicado o q era "tipo" e "antítipo" (coisa q dava mto nó na cabeça das TJtinhas), vejam agora a mudança:

Parágrafos 9 e 10
No passado, nossas publicações muitas vezes diziam que cada pessoa, acontecimento ou objeto de alguns relatos representavam alguém ou algo. Por exemplo, a maldosa Rainha Jezabel mandou matar Nabote para que Acabe, o marido dela, ficasse com o vinhedo de Nabote. (1 Reis 21:1-16) Em 1932, foi explicado que Acabe e Jezabel representavam Satanás e sua organização, que Nabote representava Jesus e que a morte de Nabote representava a execução de Jesus. Mas em 1961 (1963, em português) o livro “Santificado Seja o Teu Nome” disse que Nabote representava os ungidos e que Jezabel representava a cristandade. Disse também que a perseguição de Jezabel contra Nabote representava a perseguição que os ungidos sofreriam durante os últimos dias. Por muitos anos, esse modo de explicar relatos bíblicos fortaleceu a fé dos servos de Deus. Então, por que estamos explicando as coisas de modo diferente agora?
10 Durante os anos, Jeová tem ajudado “o escravo fiel e discreto” a se tornar mais discreto, ou cuidadoso. Como assim? Agora o escravo fiel só diz que um relato bíblico representa algo maior quando existe uma razão bíblica bem clara para isso. Algumas explicações dadas no passado sobre tipos e antítipos eram difíceis de entender, de lembrar e de saber como usar. Além disso, quando se dá muito destaque ao cumprimento maior que um relato talvez tenha, as lições morais e práticas se perdem. Por isso, hoje nossas publicações destacam mais as lições simples e práticas sobre fé, perseverança, devoção a Deus e outras qualidades valiosas que aprendemos dos relatos bíblicos. * — Veja a nota.
Ou seja, parece q o C.G admite q todas aquelas explicações detalhadas q tantas vezes faziam as simples e humildes TJs se sentirem bobas por não conseguirem entender, e q eram ao mesmo tempo tão "fortalecedoras" nada mais eram do q meras ideias humanas, vindas da cabeça dos escritores dos artigos. Mais pra frente na mesma revista, na seção "Perguntas dos Leitores", temos uma explicação mais longa sobre pq as publicações não falam mais em "tipos" e "antítipos":
Como vimos, a Bíblia mostra que alguns personagens representam algo maior no futuro. Mas isso não quer dizer que todos os detalhes ou acontecimentos da vida deles também representam algo maior no futuro. Por exemplo, certa vez, depois de Abraão ter derrotado quatro reis, Melquisedeque ofereceu a ele pão e vinho. Mas, quando Paulo explicou que Melquisedeque representava Jesus, ele não falou que esse acontecimento representava algo. Então, não existe nenhuma base bíblica para tentar procurar um significado nisso. — Gênesis 14:1, 18.
Alguns escritores que viveram muitos anos depois da morte de Cristo fizeram um grande erro. Eles transformaram quase todos os relatos da Bíblia em tipos. Uma enciclopédia bíblica explica os ensinos de Orígenes, Ambrósio e Jerônimo. Essa obra disse que eles viam tipos em todo acontecimento e detalhe registrado na Bíblia. Disse também que eles pensavam que sempre deveria haver uma verdade profunda a ser revelada, até mesmo no número de peixes que os discípulos apanharam na noite em que Jesus apareceu depois de ter sido ressuscitado. A enciclopédia comenta: “Quantas aplicações desse número, 153, alguns tentaram fazer!”
Em outras palavras, o C.G (ou melhor, os membros da Comissão de Redação) andaram copiando o exemplo daqueles escritores q tentavam encontrar aplicação futura em tudo. E pior: faziam aplicações sem base bíblica. Isso sim é q se pode chamar de "religião verdadeira".

Link do post: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 23#p332923



Excelente consideração do nosso amigo VandersonDaniel. Está tudo muito evidente, só não enxerga que não quer!
Nem o Corpo Governante se sente mais como sendo guiado pelo espirito santo. Esta tudo muito claro, a luz realmente esta brilhando!
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Provas que apoiam a "Apostasia" - Ensinos enganosos

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

indicetj.com escreveu:Olá foristas!

Estou pretendendo revisar/atualizar/ampliar alguns pontos nos artigos que escrevi sobre as imagens suspeitas nas ilustrações da Watchtower.



Aceito sugestões/críticas - o que for. Pode ser via fórum ou e-mail.

Abração!

Link do post: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... &sk=t&sd=a



Esse artigo do nosso querido forista IndiceTj eu não poderia deixar de citar. No meu caso, analisar essas figuras pela primeira vez não me chamou muito a atenção. Mas criou curiosidade para que eu voltasse a analisá-las e as pesquisasse por mim mesmo nas minhas próprias publicações, aí eu me espantei de verdade. Mas eu ainda não entendia ao certo o porque disso acontecer, com qual finalidade. Então num belo dia, um amigo do fórum me ajudou a raciocinar sobre isso.

Por que será que essas figuras foram feitas? Por quem será que foram feitas? Qual era a índole dessa pessoa? Será que ela estava tentando nos dizer alguma coisa? Se a organização de Jeová é perfeita, porque ele permitiria que alguém se valesse de sua posição para "sacanear" com o alimento espiritual?
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Provas que apoiam a "Apostasia" - Ensinos enganosos

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Muito boa sua ideia, Herege; em adição ao primeiro "comentário" do Jesus Negro, pode-se digitar no CD-ROM "Nações Unidas" e "ONU". Verificar-se-á que, a partir da década de 90, há uma diminuição acentuada dos termos. Por que será? Essa é uma pergunta que talvez leve um familiar a desejar uma resposta sincera da Torre.

A razão básica que me levou a decidir permanecer fora da Torre já contei em um post da Victini. Segue-o em quote;
Durante mais de um ano vivi conforme a definição de Soares:

Ex-TJ Simpatizante: é o indivíduo que foi humilhado(a) numa comissão judicativa, mas mesmo assim não consegue tomar partido e prefere viver a sombra de um dia ser perdoado e poupado no armagedom, ou pior, teme morrer desassociado;


viewtopic.php?f=20&t=16975


Enquanto isso, era muito bombardeado por seguidores de outras religiões, sabe, aquela coisa toda, vem para minha igreja que aqui é melhor. Nessas tentativas de conquista, muito material apóstata me foi oferecido - todos recusados.

Então um dia, com o fim de rebater crenças de um amigo adventista (um grande colecionador de material apóstata), dei de cara com o artigo

*** w97 15/7 p. 25 O “Juízo Investigativo”: é uma doutrina baseada na Bíblia? ***


O artigo faz uso deslavado de argumentos de adventistas apóstatas, e isso me deixou incomodado, pois muitos adventistas fiéis seriam, dessa forma, expostos a argumento de seus apóstatas - algo que as Testemunhas são severamente proibidas.

Nem por isso deixei de fornecer o artigo a meu amigo adventista, mas fiquei sem moral para continuar recusando material apóstata.

O resultado, não é difícil de imaginar.


Tem pedra de tropeço melhor que essa?
http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 21&t=16994
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 148 visitantes