A Bíblia é a Palavra de Deus? - Oito incongruências Bíblicas

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

A Bíblia é a Palavra de Deus? - Oito incongruências Bíblicas

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Eu retirei essa matéria do site que vou creditar no fim do tópico, pelo motivo de ter achado os pontos abordados muito interessante para aqueles que ainda sentem duvidas com relação ao fato da bíblia ser ou não a palavra de Deus. Logicamente um livro desses deveria ser congruente do começo ao fim, e não um verdadeiro desafio mental aos seus estudantes. Essa matéria foi baseada no livro "Fabricating Faith: How Christianity Became a Religion Jesus Would Have Rejected".

Não vou copiar toda a matéria do site pra cá, apenas alguns pontos que eu achei interessante em primeiro momento. Mas recomendo que os foristas possam dar uma consultada no artigo completo depois.
Relembrando que eu NÃO acredito mais na bíblia! Mas farei algumas observações partindo do ponto de vista daquilo que eu um dia acreditei.

O americano Richard Hagenston escreveu que deixou de ser pastor da Igreja Metodista porque omitia dos fiéis incongruências da Bíblia, pregando relatos bíblicos sobre os quais não acreditava. Ele continua cristão, mas se tornou um crítico da religião, tanto que escreveu um livro sobre a expansão do cristianismo entre os gentios, embora Jesus tenha rejeitado a possibilidade de ter esse tipo de gente como seguidores.

Hagenston escreveu para o site da Fundação Richard Dawkins um artigo destacando as oito incongruências bíblicas sobre as quais os pastores não falam aos fiéis:

1 – Apóstolo nunca falaram do nascimento virginal
2) Jesus disse que não queria ter gentios como seguidores
3 – Nos três primeiros evangelhos, Jesus diz a todos para não pensar nele como Deus
4) Relatos das aparições após a ressurreição têm diferenças irreconciliáveis
5) Jesus foi contra oração pública
6) Alguns livros da Bíblia são falsificações
7) Partes da Bíblia foram escritas com intenção de haver discórdia entre si
8) Apóstolos que viveram com Jesus não concordavam com Paulo

Escolhi destacar o segundo ponto, porque era algo que sempre me deixava pensativo nas reuniões e preparações.
2) Jesus disse que não queria ter gentios como seguidores

Mateus 15:22-28 oferece outro exemplo do extremo desprezo de Jesus pelos gentios.

Trata-se do episódio da mulher, indiscutivelmente gentia, que pediu cura para sua filha. Jesus inicialmente a ignorou. Ela então persistiu com súplicas, enquanto os apóstolos tentavam silenciá-la. Eles pediram para Jesus a mandasse para casa. Quando a mulher se ajoelhou diante de Jesus, tornando-se impossível ignorá-la, ele argumentou que foi enviado [por Deus] para resgatar “as ovelhas perdidas da casa de Israel”. Em seguida, ele deixou claro que considerava o gentio não ser melhor do que um cão e que não era justo os cães receberem alimentos destinados às crianças. Só quando a mulher disse que os cães comem as migalhas da mesa dos seus donos é que Jesus a elogiou por sua fé e aceitou o pedido de cura.
Eu sempre achei essa passagem muito estranha pra alguém tão amoroso como Jesus. Primeiro ele se recusou a ajudar a mulher e depois parece ter se arrependido disso, talvez pelo fato de ter pessoas a volta assistindo a situação. Seja lá o que fosse, não seria amoroso Jesus ter falado assim com ela. Se ele tinha tanta facilidade assim de curar pessoas, isso logicamente não custaria nada pra ele!
O cristianismo se tornou uma religião de gentios por causa da pregação de Paulo. Jesus nunca quis falar aos gentios. Os ensinamentos dele sempre se destinaram aos judeus.
Isso explica por que só depois de muitos anos Pedro teve aquela visão(?) que permitia que um gentio se tornasse cristão.


4) Relatos das aparições após a ressurreição têm diferenças irreconciliáveis

Os evangelhos de Mateus e Marcos afirmam que as aparições ocorreram na Galileia. No entanto, Lucas e o livro de Atos afirmam que Jesus apareceu apenas nas cercanias de Jerusalém.

Para aumentar a confusão, João sustenta que houve ao mesmo tempo aparição em ambas localidades: Galileia e Jerusalém. Mais um milagre de Jesus?

O desencontro de informações sobre as aparições de Jesus ressuscitado causa estranheza porque deveria haver um registro inquestionável por se tratar de eventos de grande importância.
Acredito eu que não teria problema da bíblia ter apenas uma página a mais que detalhasse de forma correta um dos eventos mais emocionantes e sobrenaturais que a bíblia descreve. Mas acho que esse espaço foi ofuscado pela necessidade de excessiva genealogia com seus nomes complicados de ler.


8) Apóstolos que viveram com Jesus não concordavam com Paulo

Quanto à identidade dos oponentes de Paulo, em 2 Coríntios 11:13 ele os chama de "falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo". Mas quem eram eles? Em 2 Coríntios 11: 5 , ele sarcasticamente faz referência aos "superapóstolos".

Naquele tempo, "superapóstolos" só podiam ser os apóstolos originais.

Isto leva a uma pergunta: os ensinamentos de Paulo se tornaram a base de fé cristã de hoje, mas Jesus teria aprovado essa religião que é proclamada em seu nome?

No ponto de vista cristão, das duas uma: Ou os superapóstolos consideravam Paulo apóstata ou Paulo os considerava assim. Seja como for, essa parte do texto me fez lembrar do nosso querido corpo governante. Repetindo a pergunta do texto, Será que Jesus teria aprovado essa religião que é proclamada em seu nome?

Nesse mesmo site, achei um comentário interessante:
Flávio Ed escreveu: "Acho engraçado como as pessoas usam a própria biblia pra justificar a biblia. É raríssimo ver alguém comentando "coisas encontradas em tal lugar, datados pelo carbono 14, comprovando que isso aconteceu"...
O que vemos é "Ahhh mas em tal capitulo é dito que é verdade".
Tudo que temos é: Acredite na bíblia por que ela é a palavra de Deus! Não pesquise, não se aprofunde, apenas acredite!

Esse artigo reforçou a minha opinião sobre a bíblia: Um livro pura e simplesmente de origem humana!



Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2014/10/oito ... z3bMnkEBVo

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Bíblia; Jesus Cristo
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 15 Nov 2021 18:43, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Atéialiberta
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 28 Abr 2015 09:40

Re: A Bíblia é a Palavra de Deus? - Oito incongruências Bíblicas

Mensagem não lida por Atéialiberta »

Interessante.... nunca tinha visto por esse angulo...

Ai herege tenho acompanhado seus posts e tudo, sério vc deve sofrer muito!!!

Não é horrivel ir as reuniões e não ficar irritado com tanta hipocrisia deslavada???

Vc não tem vontade de subir na tribuna e falar uma monte do corpo {DES}Governante???
Hoje é dia de rock bb, pena que sua religião não permite..
Cheia do Espírito
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 13 Fev 2015 20:22

Re: A Bíblia é a Palavra de Deus? - Oito incongruências Bíblicas

Mensagem não lida por Cheia do Espírito »

"2) Jesus disse que não queria ter gentios como seguidores

Mateus 15:22-28 oferece outro exemplo do extremo desprezo de Jesus pelos gentios.

Trata-se do episódio da mulher, indiscutivelmente gentia, que pediu cura para sua filha. Jesus inicialmente a ignorou. Ela então persistiu com súplicas, enquanto os apóstolos tentavam silenciá-la. Eles pediram para Jesus a mandasse para casa. Quando a mulher se ajoelhou diante de Jesus, tornando-se impossível ignorá-la, ele argumentou que foi enviado [por Deus] para resgatar “as ovelhas perdidas da casa de Israel”. Em seguida, ele deixou claro que considerava o gentio não ser melhor do que um cão e que não era justo os cães receberem alimentos destinados às crianças. Só quando a mulher disse que os cães comem as migalhas da mesa dos seus donos é que Jesus a elogiou por sua fé e aceitou o pedido de cura.


Eu sempre achei essa passagem muito estranha pra alguém tão amoroso como Jesus. Primeiro ele se recusou a ajudar a mulher e depois parece ter se arrependido disso, talvez pelo fato de ter pessoas a volta assistindo a situação. Seja lá o que fosse, não seria amoroso Jesus ter falado assim com ela. Se ele tinha tanta facilidade assim de curar pessoas, isso logicamente não custaria nada pra ele!"

Esse relato é extremamente AMOROSO! Veja que, os Judeus não achavam os gentios lá grandes coisas, sendo considerados até no mesmo nível que cachorros. Nisso, ele quis QUEBRAR essa regra horrorosa, pois Ele veio para andar no amor de DEUS, e quando ela se aproximou, ele precisou fazer isso, pois outros estavam a observar, isso foi EXEMPLO DE AMOR DE JESUS, pelos gentios, que pela regra de homens, seriam excluídos, mas veja bem que no final o que Jesus faz? a filha dela foi curada! Mas pela grande fé desta mulher, que mesmo tendo conhecimento de que não era "grande coisa" pela sociedade da época, ela foi ousada, corajosa, e teve uma fé que Jesus se agradou. Ele não estava judiando dela, mas sim... fazendo-a perceber que para todos, ela não era nada, para ao Seu ver, merecia a cura para sua filha! Ele poderia como vc disse, curá-la prontamente. Mas do que adianta fazer isso..o povo pede SINAIS, PRODIGIOS e só quer os milagres. Aprender algo com Jesus, poucos querem. Ela com certeza aprendeu.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: A Bíblia é a Palavra de Deus? - Oito incongruências Bíblicas

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Atéialiberta escreveu:Interessante.... nunca tinha visto por esse angulo...

Ai herege tenho acompanhado seus posts e tudo, sério vc deve sofrer muito!!!

Não é horrivel ir as reuniões e não ficar irritado com tanta hipocrisia deslavada???

Vc não tem vontade de subir na tribuna e falar uma monte do corpo {DES}Governante???


Com certeza é horrível! E o pior é ter que usar argumentos falsos para fazer partes da tribuna.
Eu já tive sim vontade de "gritar" o que eu sei, mas infelizmente como a Victini já me disse aqui no fórum, o pior cego é aquele que não quer ver.
Isso apenas sujaria mais a imagem dos dissidentes. Mas vontade não falta!
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: A Bíblia é a Palavra de Deus? - Oito incongruências Bíblicas

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Cheia do Espirito escreveu:Esse relato é extremamente AMOROSO! Veja que, os Judeus não achavam os gentios lá grandes coisas, sendo considerados até no mesmo nível que cachorros. Nisso, ele quis QUEBRAR essa regra horrorosa, pois Ele veio para andar no amor de DEUS, e quando ela se aproximou, ele precisou fazer isso, pois outros estavam a observar, isso foi EXEMPLO DE AMOR DE JESUS, pelos gentios, que pela regra de homens, seriam excluídos, mas veja bem que no final o que Jesus faz? a filha dela foi curada! Mas pela grande fé desta mulher, que mesmo tendo conhecimento de que não era "grande coisa" pela sociedade da época, ela foi ousada, corajosa, e teve uma fé que Jesus se agradou. Ele não estava judiando dela, mas sim... fazendo-a perceber que para todos, ela não era nada, para ao Seu ver, merecia a cura para sua filha! Ele poderia como vc disse, curá-la prontamente. Mas do que adianta fazer isso..o povo pede SINAIS, PRODIGIOS e só quer os milagres. Aprender algo com Jesus, poucos querem. Ela com certeza aprendeu.
Um homem branco ao ajudar um homem negro deveria lembrar este o racismo que seus ancestrais sofreram? Acho que não teria necessidade de deixar isso explícito. Sim, Jesus realmente curou aquela mulher. Mas havia necessidade de ver ela fazer o que muitos outros (inclusive leprosos mal agradecidos) nem faziam pra serem curados? Aquela mulher teve que argumentar com Jesus mesmo estando com um grande problema. Que eu saiba, a nação de Israel foi formada pra abrigar o messias. Mas toda a humanidade foi criada por deus. Seria algum humano inferior á deus ou á jesus? Jesus teria que mostrar que ele era o bom por curar uma mulher de uma nação odiada? Não diz a bíblia que o que sua mão direita fizer, não deixe a esquerda saber?

Mais uma vez, eu estou usando argumentos que nem eu mesmo acredito pra explicar esse meu ponto de vista, porque como já mencionado, não acredito na bíblia. Mas preferi tentar argumentar isso ao invés de simplesmente dizer: "Gaste sua vida estudando essas coisas e conseguirá transformar um livro de fábulas e lendas estúpidas em coisa séria e útil".
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: A Bíblia é a Palavra de Deus? - Oito incongruências Bíblicas

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Seria algum humano inferior á deus ou á jesus?
Escrevi meio na pressa, desculpem-me pelo erro.
A pergunta certa seria: Seria algum humano inferior ao outro á vista de Deus?
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: A Bíblia é a Palavra de Deus? - Oito incongruências Bíblicas

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

tentam negar, mas , o que tem de pontos controversos dentro da biblia e uma festa , tem uma que li por aqui , sobre judas , como ele morreu ? um vers diz ''se enforcou '' , e outro diz ''suas entranhas estouraram ao se jogar penhasco abaixo'' tem tanta coisa que nqao se encaixa !
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6719
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: A Bíblia é a Palavra de Deus? - Oito incongruências Bíblicas

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

sabrepoderoso escreveu:tentam negar, mas , o que tem de pontos controversos dentro da biblia e uma festa , tem uma que li por aqui , sobre judas , como ele morreu ? um vers diz ''se enforcou '' , e outro diz ''suas entranhas estouraram ao se jogar penhasco abaixo'' tem tanta coisa que nqao se encaixa !
Para todas as contradições - reais ou supostas - a Torre tem uma resposta:

Para esta, diz que Judas quis se enforcar, mas a corda se quebrou e ele caiu sobre rochedos.

(Mateus 27:5) 5 De modo que ele lançou as moedas de prata dentro do templo e retirou-se, e, tendo saído, enforcou-se.
(Atos 1:18) 18 (Este mesmo homem, portanto, comprou um campo com o salário da injustiça, e, jogando-se de cabeça para baixo, rebentou ruidosamente pelo meio e se derramaram todos os seus intestinos.
O que quer que tenha acontecido, esquisito nesse relato é que, de alguma forma, no ato de se enforcar, o seu corpo conseguiu rotacionar em 180 graus, ao ponto de cair de cabeça.

A razão talvez seja que ele pulou, assim tipo dando um mergulho, e acorda assim se arrebentou. Caso tenha sido isso, há ainda que se explicar como ele pode ter caído de cabeça, se mesmo o solavanco da corda, ao se esticar por inteiro, seria capaz de posicionar seu corpo na posição ereta.
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 27 Mai 2015 19:00, em um total de 1 vez.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Cheia do Espírito
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 13 Fev 2015 20:22

Re: A Bíblia é a Palavra de Deus? - Oito incongruências Bíblicas

Mensagem não lida por Cheia do Espírito »

:-) ok, respeito sua opinião :-)
fanyvt
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 71
Registrado em: 29 Out 2014 22:34

Re: A Bíblia é a Palavra de Deus? - Oito incongruências Bíblicas

Mensagem não lida por fanyvt »

Herege Aprisionado escreveu:
8) Apóstolos que viveram com Jesus não concordavam com Paulo

Quanto à identidade dos oponentes de Paulo, em 2 Coríntios 11:13 ele os chama de "falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo". Mas quem eram eles? Em 2 Coríntios 11: 5 , ele sarcasticamente faz referência aos "superapóstolos".

Naquele tempo, "superapóstolos" só podiam ser os apóstolos originais.

Isto leva a uma pergunta: os ensinamentos de Paulo se tornaram a base de fé cristã de hoje, mas Jesus teria aprovado essa religião que é proclamada em seu nome?

No ponto de vista cristão, das duas uma: Ou os superapóstolos consideravam Paulo apóstata ou Paulo os considerava assim. Seja como for, essa parte do texto me fez lembrar do nosso querido corpo governante. Repetindo a pergunta do texto, Será que Jesus teria aprovado essa religião que é proclamada em seu nome?
Gostei muito desse tópico, principalmente a parte de Paulo!
No tópico que fala sobre contradições da bíblia achei muito legal o que um Forista escreveu
Zé Ford escreveu: Um ponto que, a meu ver, acho interessante destacar: é a "distância" entre as cartas de Paulo e o evangelho e cartas de João. Enquanto Paulo enfatiza princípios morais e éticos constantemente, João destaca o amor a Deus e ao próximo como os maiores mandamentos e meios de salvação. Dessa forma, ele mostra que de fato deixou-se influenciar pelo seu Mestre. Apesar da conversão de Paulo ter sido impactante, sua escrita revela um lado duro, dogmático e "julgador". Ao contrário de João, isso mostra o quão forte sua experiência pregressa era o pano de fundo de suas cartas.
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 145 visitantes