Anúncio de repreensão

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Artista
Forista
Forista
Mensagens: 185
Registrado em: 20 Abr 2015 20:30

Anúncio de repreensão

Mensagem não lida por Artista »

Queria saber de algum ancião ativo aqui do fórum se no anúncio de repreensão pode ou agora é permitido citar o motivo,tipo: Fulano está sendo repreendido por beber e andar com mulheres! ou Está tendo conduta moral imprópria. Mais ou menos isso Falaram que chegou uma carta.
Avatar do usuário
CuriosoD+
Forista
Forista
Mensagens: 310
Registrado em: 07 Ago 2013 15:49

Re: Anúncio de repreensão

Mensagem não lida por CuriosoD+ »

Se isso estiver acontecendo abre um respoldo e uma possibilidade enorme para que se processe o SR e quem sabe o próprio responsável pelo anúncio por difamação e danos morais.
Se a pessoa conseguir essa carta de orientação e mostrar ao juiz acho muito dificil se perder uma causa dessa.
"Não coma de boca cheia." (Wacko Warner, in Animanics)
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Anúncio de repreensão

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Pronto! Um assunto que era pra ser resolvido só com os anciosos agora ficará disponível para toda uma congregação saber!
Se isso for verdade, Talvez seja uma tática pra geral ficar com medo e ninguém mais "pecar".
Tomara que não aconteça uma coisa dessas!
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Anúncio de repreensão

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

CuriosoD+ escreveu:Se isso estiver acontecendo abre um respoldo e uma possibilidade enorme para que se processe o SR e quem sabe o próprio responsável pelo anúncio por difamação e danos morais.
Se a pessoa conseguir essa carta de orientação e mostrar ao juiz acho muito dificil se perder uma causa dessa.
Isso faz todo sentido. Uma vez li sobre alguém teve a desagradável surpresa de ser visitado no local de trabalho por um cobrador. Tendo sido cobrado a dívida ali, na frente de todos, o caso foi parar na justiça, que deu ganho de causa ao impetrante.

Não sei se a justiça veria o caso da religião (caso se confirme) como danos morais, injúria ou algo do tipo, visto que se trata de algo ligado à religião, envolvendo normas de religião, e acontecendo dentro de um recinto religioso.

Em todo caso, esperemos para ver.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Anúncio de repreensão

Mensagem não lida por DELTA »

Não acredito que passarão a citar o motivo da repreensão, como também não acredito que 99% das TJ ingressariam com pedido de danos morais.
As TJ andam tão bitoladas que encaram uma repreensão como benção de Jeová,raramente o contrário.
Avatar do usuário
CuriosoD+
Forista
Forista
Mensagens: 310
Registrado em: 07 Ago 2013 15:49

Re: Anúncio de repreensão

Mensagem não lida por CuriosoD+ »

Lourisvaldo Santana escreveu:
CuriosoD+ escreveu:Se isso estiver acontecendo abre um respoldo e uma possibilidade enorme para que se processe o SR e quem sabe o próprio responsável pelo anúncio por difamação e danos morais.
Se a pessoa conseguir essa carta de orientação e mostrar ao juiz acho muito dificil se perder uma causa dessa.
Isso faz todo sentido. Uma vez li sobre alguém teve a desagradável surpresa de ser visitado no local de trabalho por um cobrador. Tendo sido cobrado a dívida ali, na frente de todos, o caso foi parar na justiça, que deu ganho de causa ao impetrante.

Não sei se a justiça veria o caso da religião (caso se confirme) como danos morais, injúria ou algo do tipo, visto que se trata de algo ligado à religião, envolvendo normas de religião, e acontecendo dentro de um recinto religioso.

Em todo caso, esperemos para ver.
Lorisvaldo, existe dentro dos SR e com os TJ uma crença de que as leis não se aplicam dentro das questões religiosas e que tudo é questão de "liberdade de crença", mas isso não é verdade.

Posso citar dois casos que eu VI em minha cidade natal, onde o marido de uma crente da Universal processou a igreja quando a esposa doou todo o dinheiro da conta de luz em uma das "campanhas" da IURD e ele teve ganho de causa. Eles inclusive eram meus vizinhos, moravam do outro lado da rua, e o marido daqueles nordesinos bem tradicionais, com sotaque bem puxado e "arretado". Para mim fez o certo.

Me lembro de um outro caso também em minha cidade onde a pessoa doou em cheques pré-datados para a IURD e a crente saiu da seita do Edir Macedo, mandou sustar os cheques e a igreja processou ela (só isso já é um absurdo) e o caso apareceu na TV local da igreja. Além da IURD ter perdido o caso e o juiz ter obrigado a igreja a devolver o dinheiro das doações anteriores (!!!) a universal ainda levou um baita prejuízo de indenização por danos morais.
E vale lembrar que essa semana a ACTV teve também um pedido arquivado em relação ao uso de sangue no Brasil.

Nenhuma lei ou norma, mesmo que assinado em contrato por você, pode sobrepujar a Constituição Federal.
Seja onde for, se alguém lhe ofender a honra, lhe caluniar ou difamar, basta exigir os seus direitos.

CONTUDO...

Na prática acredito que mesmo sem esses anúncios públicos, o Salão inteiro saiba do que está acontecendo (e até aumentando) por meio do "disse-me-disse" e do "disk-fofoca". Vão só criar mais uma formalidade para isso.
"Não coma de boca cheia." (Wacko Warner, in Animanics)
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Anúncio de repreensão

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

De acordo com o manual dos anciãos não se pode fazer isso. Deve-se apenas dizer o nome da pessoa seguida de foi repreendida, mas não podem dizer o porquê na tribuna.

Isso acontece muitas vezes nas igrejas evangélicas, pelo menos aqui onde eu moro. Os pastores costumam desmoralizar os errantes no palco falando o que eles fizeram, o que eu acho erradíssimo e que poderia dar um bom processo judicial.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 94 visitantes