A vida íntima de um casal TJ tem cumplicidade?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

A vida íntima de um casal TJ tem cumplicidade?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Não estou abrindo um tópico para relatarmos contos eróticos da vida de uma Testemunha de Jeová, não é o caso. :D

Mas, no tópico Mulheres dissidentes: cresceu ou diminuiu os números?
http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 2&start=15
a colega V4nd4 comentou:
Penso que as repressões ao nível da intimidade do casal, geram algum excesso de libido contida que traz muitos problemas ao nível da dinâmica de grupos, no caso, a dinâmica da própria congregação.
Aí eu fiquei me perguntando: qualquer relacionamento a dois é complicado, imagina quando não existe uma empatia ou mesmo cumplicidade do casal. Sabemos que as orientações da Torre de Vigia sempre são direcionadas para a proibição ou restrição do sexo ou mesmo do prazer sexual (até de forma solitária como a masturbação), então com certeza todos sabem exatamente o que NÃO DEVEM FAZER, mas quando casam...sabem o que fazer para terem um prazer real do sexo dentro do casamento?

Até que ponto todas as restrições anteriores vão limitar a intimidade recém conquistada do casal? Terão vergonha de propor algo mais ousado? A mulher terá liberdade de dizer o que lhe dá prazer? O homem conseguirá ficar a vontade para dizer suas fantasias?

Aí entra outra questão colocada também pela V4nd4:
O que eu tenho observado no padrão de formação de personalidade, e comportamento, de homens TJ, é justamente essa ênfase numa forma de machismo velada
Existe um machismo velado na intimidade do casal? As mulheres por serem orientadas a serem submissas tem coragem de em algum momento reclamar ou sugerir algo? E se isso chega aos ouvidos dos anciãos? Eles ajudam ou pioram?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Casamento;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 18 Jul 2018 15:44, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Detetive Virtual
Forista
Forista
Mensagens: 329
Registrado em: 28 Set 2013 15:14

Re: A vida íntima de um casal TJ tem cumplicidade?

Mensagem não lida por Detetive Virtual »

Minha opiniao é que assuntos intimos do casal deve ser tratados somente pelo casal.Se for preciso buscar orientaçoes adicionais que busquem um profissional especializado no assunto!
Avatar do usuário
Victini
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 758
Registrado em: 25 Nov 2008 21:00

Re: A vida íntima de um casal TJ tem cumplicidade?

Mensagem não lida por Victini »

pascoalnaib escreveu:NAs mulheres por serem orientadas a serem submissas tem coragem de em algum momento reclamar ou sugerir algo? E se isso chega aos ouvidos dos anciãos? Eles ajudam ou pioram?
Primeiramente agradeço por ter destacado o meu ponto de vista.

Agora sobre a última pergunta:
Eu penso se um assunto desses chega aos anciãos é porque a coisa já não vai lá muito bem entre o casal, e isso já responderia à pergunta do assunto do tópico: falta de cumplicidade.
Eu acho que só pioraria, a menos que o ancião tivesse a sabedoria de raciocinar e conseguir passar a mensagem de que "entre marido e mulher ninguém mete a colher".

Quantos às outras perguntas eu não sei muito bem a resposta porque quando me tornei TJ eu já era casada com um descrente. Mas com certeza, posso afirmar, que as regras TJteanas condicionam, e muito, a intimidade do casal.

O que me parece que ocorre nas mentes dos casais TJ - muito mais do que no corpo, claro - é algo como um fenômeno de sublimação... ou seja, a satisfação de um impulso inaceitável através de um comportamento socialmente aceito... que se reflete em zelo na oratória, na obra de pregação, pastoreio...
E não necessáriamente isso é mau desde que ambos estejam satisfeitos e realizados.
pascoalnaib escreveu:Sabemos que as orientações da Torre de Vigia sempre são direcionadas para a proibição ou restrição do sexo ou mesmo do prazer sexual (até de forma solitária como a masturbação), então com certeza todos sabem exatamente o que NÃO DEVEM FAZER...
Já me ri aqui muito sobre o que isso me fez lembrar...
Perdoe-me, mas lembrei-me dum relato dum certo forista, há uns anos atrás, em que ele contou que quando era jovem e se auto-punia pelo seu desejo de se masturbar, uma ocasião gravou uma fita cassete, com uma mensagem repetitva "eu não vou me masturbar, eu não vou me masturbar, eu não vou me masturbar" e antes de dormir colocava os fones nos ouvidos com essa "doce música." Ele fazia isso penso que copiando um método de memorização usado por um curso de línguas, com o objetivo de interiorizar a idéia, o que segundo ele só piorava. Que culpa ele tinha de ser saudável? :D

E essa situação fez-me lembrar parte de um texto que li ontem:

"... as coisas acontecem quando você não está ansiando por elas.
Mas isso é uma consequência, não um resultado. E fique claramente consciente da diferença entre “consequência” e “resultado”. Um resultado é conscientemente desejado; uma consequência é um subproduto. Por exemplo: se eu digo a você que se você brincar, a felicidade será a consequência, você vai tentar por um resultado. Você vai e brinca e você fica esperando pelo resultado da felicidade. Mas eu lhe disse que ela será a consequência, não o resultado." Fonte: http://thesecret.tv.br/2015/04/as-coisa ... as-espera/

A história é caricata, mas eu mesma tenho histórias muito caricatas do tempo da Torre. E quem não tem?
Entrevista a Snowden tendo como alvo a conscientização pública para proteger a liberdade e privacidade dos cidadãos e da internet, com interessantes alusões ao "Orwellianismo" - 1984
Spoiler!
phpBB [video]
Cheia do Espírito
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 13 Fev 2015 20:22

Re: A vida íntima de um casal TJ tem cumplicidade?

Mensagem não lida por Cheia do Espírito »

Percebi sutilmente, que alguns dos solteiros aprontam escondido... e alguns são bem "safados", até na postura no salão dá pra perceber isso.
Os casados, parecem reprimidos, entediados lá, imagina em casa.
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: A vida íntima de um casal TJ tem cumplicidade?

Mensagem não lida por Yeats »

Penso que já deve ter sido pior.
Em todo caso alguns aspectos podem prejudicar a cumplicidade: Inicialmente a insegurança, alguns sequer se conhecem, onde obtém mais prazer, onde e como desejam ser tocados (as),etc, etc. e por consequência não sabem o que e como comunicar seus desejos e/ou fantasias mais íntimos
Em segundo lugar o ambiente machista às vezes velado e às vezes escancarado onde se vê ainda a mulher como objeto apenas. Daí cumplicidade de que maneira?

Meio difícil desenvolver cumplicidade sem conteúdo a ser compreendido e considerado pelo outro ou quando há hierarquia previamente estabelecida.
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
Leitora compulsiva
Forista
Forista
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Fev 2015 02:55

Re: A vida íntima de um casal TJ tem cumplicidade?

Mensagem não lida por Leitora compulsiva »

Bom dos irmãos jovens solteiros que conheci poucos eram os que realmente se preocupavam com essas regras, na verdade apenas um realmente seguia e inclusive contou aos anciãos e perdeu privilégio.
Conheci uma irmã casada que fazia as coisas sem restrição nenhuma e minha amigas sempre diziam que quando elas casassem ia ser a mesma coisa, sem restrição kk
Eu acho que essas regras são os "mais velhos" que aplicam. Os casais mais jovens dificilmente.
Até porque vi numa publicação mas não lembro qual que não cabe aos anciãos invadirem a vida pessoal do casal e perguntar. Caso eles queiram conversar,tudo bem.

Além disso, nunca achei sentido nessas proibições já que é para o prazer do casal e Jeová não proibe o prazer já que em Provérbios 5:15-20 diz:
"Bebe água da tua própria cisterna e filetes de água do meio do teu próprio poço. Porventura se deviam espalhar teus mananciais portas afora, [tuas] correntes de água nas próprias praças públicas? Que mostrem ser somente para ti e não para os estranhos contigo. Mostre-se abençoada a tua fonte de água e alegra-te com a esposa da tua mocidade,  gama amável e encantadora cabra-montesa. Inebriem-te os seus próprios seios todo o tempo. Que te extasies constantemente com o seu amor.  Portanto, meu filho, por que te devias extasiar com uma mulher estranha ou abraçar o seio duma mulher estrangeira?"

#Minha opinião rs
Abri os olhos. Não consigo mais fechar. Assisto em silêncio até o que eu não quero enxergar.
Avatar do usuário
Victini
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 758
Registrado em: 25 Nov 2008 21:00

Re: A vida íntima de um casal TJ tem cumplicidade?

Mensagem não lida por Victini »

Leitora compulsiva escreveu: Conheci uma irmã casada que fazia as coisas sem restrição nenhuma e minha amigas sempre diziam que quando elas casassem ia ser a mesma coisa, sem restrição kk
Eu acho que essas regras são os "mais velhos" que aplicam. Os casais mais jovens dificilmente.
Yeats escreveu:Penso que já deve ter sido pior.
Segundo a opinião dos mais jovens parece haver mais abertura agora.
Mas no meu tempo de TJ casada (na minha casa dos 20 e tal anos) - e parece que talvez no do Pascoal também - o ensino era bem rígido. Lembro-me que a minha instrutora me falou sobre como se podia e não podia fazer. Ela já achava o máximo da modernidade usar preservativo. :lol:

O problema não era o "pode" ou "não pode"... mas porque o discurso era "agradar a Jeová" ou "não agradar a Jeová".
Será que Jeová se preocupa em qual posição os casais transam?
O problema foi que o meu marido não se tinha casado com uma mulher TJ...

A minha duvida é sobre porquê os jovens atuais estão mais abertos a transigir as normas ensinadas pelo Escravo? Será porque já não levam Jeová muito a sério, a ponto de recear desagradar-lhe? Estranho, isso.
Entrevista a Snowden tendo como alvo a conscientização pública para proteger a liberdade e privacidade dos cidadãos e da internet, com interessantes alusões ao "Orwellianismo" - 1984
Spoiler!
phpBB [video]
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: A vida íntima de um casal TJ tem cumplicidade?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

V4nd4 cita:
Já me ri aqui muito sobre o que isso me fez lembrar...
Perdoe-me, mas lembrei-me dum relato dum certo forista, há uns anos atrás, em que ele contou que quando era jovem e se auto-punia pelo seu desejo de se masturbar, uma ocasião gravou uma fita cassete, com uma mensagem repetitva "eu não vou me masturbar, eu não vou me masturbar, eu não vou me masturbar" e antes de dormir colocava os fones nos ouvidos com essa "doce música." Ele fazia isso penso que copiando um método de memorização usado por um curso de línguas, com o objetivo de interiorizar a idéia, o que segundo ele só piorava. Que culpa ele tinha de ser saudável?
Eu me lembro desse pobre rapaz... :roll: :oops: :1 :1 :1 :1 :1
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: A vida íntima de um casal TJ tem cumplicidade?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Yeats cita:
Em todo caso alguns aspectos podem prejudicar a cumplicidade: Inicialmente a insegurança, alguns sequer se conhecem, onde obtém mais prazer, onde e como desejam ser tocados (as),etc, etc. e por consequência não sabem o que e como comunicar seus desejos e/ou fantasias mais íntimos
Em segundo lugar o ambiente machista às vezes velado e às vezes escancarado onde se vê ainda a mulher como objeto apenas. Daí cumplicidade de que maneira?

Meio difícil desenvolver cumplicidade sem conteúdo a ser compreendido e considerado pelo outro ou quando há hierarquia previamente estabelecida.
Esse tópico está bem visitado, mas pouco comentado. Até entendo, pois de alguma maneira acaba que por expor quem comenta, mas acho que as questões reforçadas acima pelo Yeats são bem pertinentes.

Como liberar uma intimidade se o receio de ser visto ou vista como um "pervertido" ou "pervertida" pode surgir pela questão do tabu e das restrições a certos aspectos sexuais?
E observem que até questões como o sexo oral e anal já são colocadas como errados pela religião. Será que casais realmente procuram anciãos para ajudar intimamente com conselhos? Será que realmente seguem todas as regras?
Avatar do usuário
Victini
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 758
Registrado em: 25 Nov 2008 21:00

Re: A vida íntima de um casal TJ tem cumplicidade?

Mensagem não lida por Victini »

pascoalnaib escreveu:
Como liberar uma intimidade se o receio de ser visto ou vista como um "pervertido" ou "pervertida" pode surgir pela questão do tabu e das restrições a certos aspectos sexuais?
E observem que até questões como o sexo oral e anal já são colocadas como errados pela religião.
Sim, existe esse comedimento para abordar certos temas. Afinal fomos ensinados e educados sobre que esses temas são "sujos"... não tivesse-mos sido nós TJs, né? Sexual e emocionalmente mal-resolvidos. É só falar com uma certa medida de frieza, assim como quem fala de alfaces e cebolas. :D
E sobre a forma como a Torre faz a abordagem a esses temas de forma pouco convencional, apreciei um comentário do TJCalado no tópico abaixo: (por falar nisso: por onde anda o TJCalado?)
TJCalado escreveu:
V4nd4 escreveu:
Testemunhas escreveu:Quanto a autencidade da carta, o que já foi colocado é fato, o que está em questão não é isso, e sim a discussão acerca do sexo oral e anal. Alguns dos pontos pertinentes para expressarmos a nossa opinião é:

Estão as TJs satisfeitas com as proibições conjugais impostas pela Torre?

Até que ponto as TJs apercebem da importância de mudanças na postura oficial atual?
Eu sou uma senhora para ficar comentando esses assuntos em público.

O que me lembrei foi duma ocasião, entre 2000 e 2003, em que saiu uma matéria sobre sexo oral no estudo de A Sentinela, e na hora de fazer um comentário em que a resposta era direta sobre a proibição de sexo oral, a congregação ficou silenciosa, nitidamente constrangida. Ninguém queria responder, por vergonha. Nem eu. Aí, uma TJ com cerca de 17 anos levantou a mão e respondeu "sexo oral".
O pai dela era uma figura bem conservadora. Só posso imaginar que ele deve ter corado até à ponta dos pés.
A congregação em geral era muito conservadora.
Esse é um dos pontos que sempre questionei dentro da organização. Existem assuntos que não são apropriados a determinadas faixas etárias. Isso pode colocar os pais em situações constrangedoras. Como ele vai explicar a uma criança que presta atenção à reunião, quando ela perguntar em casa o que é sexo oral, por ter ouvido isso na congregação? Acredito que esses assuntos deveriam ser considerados somente entre pessoas casadas. Deveria haver algo do tipo "escola para casais" nas congregações, como há em algumas igrejas evangélicas. Mas a Torre quer que todo mundo receba as mesmas informações. Comparando com o termo "alimento espiritual", seria como se todo mundo comesse a mesma coisa e tivessem exatamente as mesmas necessidades nutricionais.
Fonte: http://extestemunhasdejeova.net/forum/p ... 1&p=316100
Entrevista a Snowden tendo como alvo a conscientização pública para proteger a liberdade e privacidade dos cidadãos e da internet, com interessantes alusões ao "Orwellianismo" - 1984
Spoiler!
phpBB [video]
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 118 visitantes