O que vc explicou, Edmilson, apenas corrobora o que dizem a maioria dos judeus, em especial os rabinos. Não foi Jesus que causou a separação entre Judaísmo e o Cristianismo, mas sim Paulo. Engraçado e estranho que em algumas situações Paulo diz que a Lei acabou, mas quando era necessário, Paulo usava a Lei para escapar de certas situações, chamando-se até mesmo de "fariseu". Ora, o que Paulo era - cristão, fariseu ou romano? Explica aí, por gentileza e o que Tiago era - cristão ou judeu cristão apegado a Lei?
(Atos 23:6-10) 6 Ora, quando Paulo notou que uma parte era dos saduceus, mas a outra dos fariseus, passou a clamar no Sinédrio: “Homens, irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus. É por causa da esperança da ressurreição dos mortos que estou sendo julgado.” 7 Por dizer isso, surgiu uma dissensão entre fariseus e saduceus, e a multidão ficou dividida. 8 Pois os saduceus dizem não haver nem ressurreição, nem anjo, nem espírito, mas os fariseus declaram publicamente todos estes. 9 Irrompeu assim uma grande gritaria, e alguns dos escribas do partido dos fariseus se levantaram e começaram a contender ferozmente, dizendo: “Não achamos nada de errado neste homem; mas, se um espírito ou um anjo falou com ele —.” 10 Ora, tornando-se grande a dissensão, o comandante militar ficou com medo de que Paulo fosse dilacerado por eles e mandou a força de soldados descer e arrancá-lo do meio deles, para o levarem ao quartel.
(Atos 21:18-26) 18 Mas no [dia] seguinte, Paulo foi conosco ter com Tiago; e todos os anciãos estavam presentes. 19 E ele cumprimentou-os e começou a dar em pormenores um relato das coisas que Deus fizera entre as nações por intermédio do ministério dele. 20 Ouvindo isso, começaram a glorificar a Deus, e disseram-lhe: “Observas, irmão, quantos milhares de crentes há entre os judeus; e todos eles são zelosos da Lei.
21 Mas eles ouviram rumores a respeito de ti, de que tens ensinado a todos os judeus entre as nações uma apostasia contra Moisés, dizendo-lhes que não circuncidem os seus filhos nem andem nos costumes [solenes]. 22 O que se há de fazer, então, a respeito disso? Em qualquer caso, eles vão ouvir que chegaste. 23 Faze, portanto, o que te vamos dizer: Há conosco quatro homens que têm um voto sobre si. 24 Toma contigo estes homens e purifica-te cerimonialmente junto com eles, e toma conta das despesas deles, para que se lhes rape a cabeça. E todos saberão assim que não há nada nos rumores que se contavam acerca de ti, mas que estás andando ordeiramente, guardando também tu mesmo a Lei. 25 Quanto aos crentes dentre as nações, já avisamos, dando a nossa decisão, de que se guardem do que é sacrificado a ídolos, bem como do sangue e do estrangulado, e da fornicação.” 26 Paulo tomou então consigo os homens, no dia seguinte, e purificou-se cerimonialmente junto com eles, e entrou no templo, notificando os dias a serem cumpridos para a purificação cerimonial, até se apresentar a oferta para cada um deles.
Sinceramente, de todos os relatos que li na Bíblia não encontrei qualquer afirmação que os cristãos judeus deveriam abandonar os costumes solenes do Judaísmo. A não obrigação em cumprir esses costumes cabia apenas aos cristãos de origem gentia. Mas se o cristão dessa origem quizesse cumprir os 613 mitvotz (mandamentos) ninguém poderia impedí-lo. Ele seria um prosélito do Judaísmo e cristão ao mesmo tempo. Ele apenas não deveria obrigar a ninguém a cumprir o que ele achava melhor. Essa sim era uma verdadeira questão de consciência.
(Atos 21:24-25) . . .. 25
Quanto aos crentes dentre as nações, já avisamos, dando a nossa decisão, de que se guardem do que é sacrificado a ídolos, bem como do sangue e do estrangulado, e da fornicação.”
(Atos 15:1-29) 15
Certos homens desceram então da Judéia e começaram a ensinar os irmãos: “A menos que sejais circuncidados, segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos.” 2 Mas, quando havia ocorrido não pouca dissensão e disputa com eles da parte de Paulo e Barnabé, providenciaram que Paulo e Barnabé, e alguns outros deles, subissem até os apóstolos e anciãos em Jerusalém, com respeito a esta disputa. 3 Concordemente, depois de serem acompanhados parte do caminho pela congregação, estes homens continuaram viagem, tanto através da Fenícia como [através] de Samaria, relatando em pormenores a conversão de pessoas das nações, e eles estavam causando grande alegria a todos os irmãos. 4 Chegando a Jerusalém, foram recebidos benevolamente pela congregação e pelos apóstolos e anciãos, e eles narraram as muitas coisas que Deus tinha feito por meio deles.
5 Contudo, alguns dos da seita dos fariseus, que haviam crido, levantaram-se dos seus assentos e disseram: “É necessário circuncidá-los e adverti-los que observem a lei de Moisés.” 6 E os apóstolos e os anciãos ajuntaram-se para considerar esta questão. 7 Ora, tendo havido muita disputa, levantou-se Pedro e disse-lhes: “Irmãos, bem sabeis que desde os primeiros dias Deus fez entre vós a escolha de que por intermédio da minha boca as pessoas das nações ouvissem a palavra das boas novas e cressem; 8 e Deus, que conhece o coração, deu testemunho por dar-lhes o espírito santo, assim como dera também a nós. 9 E ele não fez nenhuma distinção entre nós e eles, mas purificou os corações deles pela fé. 10 Ora, portanto, por que estais pondo Deus à prova por impor no pescoço dos discípulos um jugo que nem os nossos antepassados nem nós somos capazes de levar? 11 Ao contrário, confiamos em ser salvos por intermédio da benignidade imerecida do Senhor Jesus, do mesmo modo como também essas pessoas.” 12 Em vista disso, a multidão inteira ficou calada, e começaram a escutar Barnabé e Paulo relatando os muitos sinais e portentos que Deus fizera por intermédio deles entre as nações. 13 Depois de cessarem de falar, Tiago respondeu, dizendo: “Homens, irmãos, ouvi-me. 14 Simeão tem relatado cabalmente como Deus, pela primeira vez, voltou a sua atenção para as nações, a fim de tirar delas um povo para o seu nome. 15 E com isso concordam as palavras dos Profetas, assim como está escrito: 16 ‘Depois destas coisas voltarei e reconstruirei a barraca de Davi, que está caída; e reconstruirei as suas ruínas e a erguerei de novo, 17 a fim de que os remanescentes dos homens possam buscar seriamente a Jeová, junto com pessoas de todas as nações, pessoas chamadas por meu nome, diz Jeová, que está fazendo estas coisas, 18 conhecidas desde a antiguidade.’ 19 Por isso, a minha decisão é não afligir a esses das nações, que se voltam para Deus, 20 mas escrever-lhes que se abstenham das coisas poluídas por ídolos, e da fornicação, e do estrangulado, e do sangue. 21 Pois, desde os tempos antigos, Moisés tem tido em cidade após cidade os que o pregam, porque ele está sendo lido em voz alta nas sinagogas, cada sábado.” 22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, junto com toda a congregação, enviar a Antioquia homens escolhidos dentre eles, junto com Paulo e Barnabé, a saber, Judas, que era chamado Barsabás, e Silas, homens de liderança entre os irmãos; 23 e escreveram por sua mão: “Os apóstolos e os anciãos, irmãos, aos irmãos em Antioquia, e Síria, e Cilícia, que são das nações: Cumprimentos! 24 Sendo que ouvimos [falar] que alguns dentre nós vos causaram aflição com discursos, tentando subverter as vossas almas, embora não lhes déssemos nenhumas instruções, 25 chegamos a um acordo unânime e pareceu-nos bem escolher homens para [os] enviar a vós, junto com Barnabé e Paulo, nossos amados, 26 homens que entregaram as suas almas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27 Mandamos, portanto, Judas e Silas, para que eles também possam relatar as mesmas coisas por palavra. 28 Pois, pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: 29 de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas, e de fornicação. Se vos guardardes cuidadosamente destas coisas, prosperareis. Boa saúde para vós!”
Achei clara a discussão envolvendo os fariseus que haviam crido e o corpo governantes (rsrsrs) daquela época. Para a salvação os cristãos de origem gentia não eram obrigados a seguir a Lei, mas os cristãos de origem judia continuavam a seguir os costumes do Judaísmo. A respeito da origem do corpo governante (risos de novo) irei procurar saber o que aconteceu tempos depois da morte dos apóstolos e dos primeiros cristãos para saber no que se transformou o Cristianismo.
Quando citei que Paulo realizou o ritual de purificação não foi o ritual em si, mas a razão do ritual. Ele estava sendo acusado de apostasia e por praticar a divulgação entre os judeus de que os costumes solenes do Judaísmo deviam ser abandonados. A resposta dele parece indicar que ele mesmo não entendia dessa forma. Mas o que mais me chamou a atenção foi ele chamar-se de "fariseu" diante de um julgamento. Ora naquela ocasião ele não era mais fariseu. Logo parece no mínimo estranho ele usar esse argumento diante de uma multidão. Em outra ocasião ele se chamou de "romano". Ok, mas será que ele diria isso perante a multidão que ele disse que era "fariseu"?
Regards
Ben
Edmilson escreveu:Ben,
Não entendi exatamente qual a sua opnião e o que está questionando. Vou comentar o que eu entendo sobre estes textos citados e sobre a questão da lei e requisitos para um cristão. É claro que o cristianismo é a continuação e a consumação, poderíamos dizer a plenitude do judaismo, com a vinda do messias. Jesus cumpriu os requisitos da lei e como Rabino judeu veio explicar o espírito da lei que estava sendo perdido pelos fariseus, que se importavam com dizimos de hortelã, mas não se importavam com as coisas mais importantes da lei, a justiça, a misericordia e a fidelidade. Infelizmente como lemos no NT os judeus como nação rejeitaram Jesus como o Messias. Como é explicado por João 1:11 "Jesus veio para os que eram seus mas os seus não o receberam". Jesus é a pedra angular que os construtores (os líderes judeus) rejeitaram. Apenas um pequeno grupo de judeus, um remanescente aceitou a Cristo e se tornaram seus apóstolos e primeiros discípulos. Já próximo do fim do ministério de Cristo os judeus em geral já haviam rejeitado a mensagem de Cristo e Jesus passa a falar em parábolas e se dirigir apenas aos discípulos.
Cristo veio para estabelecer um Novo Testamento por meio do seu sangue. Com o estabelecimento da Nova Aliança, a Antiga Aliança deixou de vigorar. Assim os cristãos já não estão mais debaixo da lei mosaica, mas como Paulo explicou estamos debaixo da lei de Cristo, que é uma lei melhor. Então podemos ver no NT que os cristãos não deveriam ser obrigados a seguir a lei mosaica, como se isto fosse um requisito para a salvação, por que como Paulo explica nós não conseguimos obedecer perfeitamente a lei e na verdade estaríamos nos colocando de baixo das maldições da lei mosaica. Assim cumprir a lei mosaica não é um requisito para um cristão. Mas Paulo também explica que a lei mosaica não é ruim em si, ela é boa, justa, santa e perfeita; e não existe nada de errado em alguem cumprir a lei mosaica ou se circuncidar ou fazer um ritual de purificação; os cristãos judeus que quisessem continuar fazendo isto não estavam pecando. E Paulo faz o ritual de purificação para provar isto. Ou seja não é um requisito, mas tambem não é errado ou pecado cumprir algo da lei.
Deus agraciou os judeus enviando Cristo primeiro aos judeus. Os apostolos tambem foram ordenados a pregar primeiro em Jerusalém. Paulo fala em Romanos cap 1:16 que "o evangelho de Cristo é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." Em Romanos cap 9 podemos ler que a promessa de Deus para os judeus não faltou pois o remanescente foi salvo; mas a maior parte dos judeus não teve fé e tropeçaram na pedra de tropeço. No cap 10 de Romanos Paulo explica que os judeus tem zelo de Deus, mas não com entendimento; por que não se sujeitaram a justiça de Deus e Paulo explica que Cristo é o fim da lei. E no cp. 11 de Romanos Paulo explica que apesar dos judeus terem rejeitado a Cristo, Deus não rejeitou o povo judeu; no vv 25 Paulo fala que o endurecimento veio em parte aos judeus até que a plenitude dos gentios seja salva; e depois possivelmente haverá uma grande conversão dos judeus, como paulo explica no vv 26-32.
Abs