Você sente-se "monitorado"?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Mr. House
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 529
Registrado em: 09 Fev 2011 18:18

Você sente-se "monitorado"?

Mensagem não lida por Mr. House »

Há algum tempo atrás um forista que causou algumas polêmicas escreveu o seguinte:

"Só que Jeová está a nos monitorar com a intenção de nos recompensar por qualquer coisa boa que demonstremos ter ou ser no nosso âmago e ações efetivas que venhamos a demonstrar com o nosso próximo em demonstração de nossa lealdade aos princípios dele." (Veja neste tópico)

Eu pensei bastante sobre isso e questionei-me muito sobre se é necessário pertencer à WT para demonstrar-mos lealdade aos princípios do Deus bíblico.
Eu não me sinto melhor pessoa, nem pior pessoa, por não fazer parte formal da WT.

Convido os colegas a darem a vossa opinião sobre como manifestam lealdade a bons princípios, sejam eles bíblicos ou não, tendo em consideração que os ateus também afirmam não ser desprovidos de bons princípios e ética pessoal.
Você não acha que se eu estivesse errado eu saberia?

Imagem
Mocorongo
Forista
Forista
Mensagens: 623
Registrado em: 28 Jan 2015 17:24

Re: Você sente-se "monitorado"?

Mensagem não lida por Mocorongo »

Creio sim que Jeová vê e conhece o coração do ser humano. Não necessita de uma câmera ligada 24h por dia (big brother) para conhecer nossas motivações. Todavia, para quem está ainda "amarrado" à torre (nem sei se seria o meu caso, pois sou batizado há quase 3 décadas, inativo há mais de 2 décadas, mas assisto as reuniões de domingo), me parece que aqueles que "amorosamente" (essa é boa) cuidam das "ovelhas" (também muito boa essa) insistem em monitorá-las. Em resumo, penso que não devemos dar satisfação a nenhum humano, pois somos imperfeitos, sobre nossos afazeres. É ao Criador que prestaremos contas. Da minha vida, o que faço ou deixo de fazer, não presto contas com nenhum ser imperfeito, assim como eu. :10
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Você sente-se "monitorado"?

Mensagem não lida por Debora »

Mesmo não sendo tj a mais de 30 anos, minha (ex) família sempre considerou-me pessoa exemplar. (vigi....preocupada com o que eles pensam a meu respeito rs)

O monitoramento do indivíduo deve ser feito pela própria consciência e não por meros mortais. Afinal, cada um colhe o que planta.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Você sente-se "monitorado"?

Mensagem não lida por Mentalista »

Fazer o bem faz bem. Você não precisa de ler isso em lugar algum para saber.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Você sente-se "monitorado"?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Mr. House escreveu:Há algum tempo atrás um forista que causou algumas polêmicas escreveu o seguinte:

"Só que Jeová está a nos monitorar com a intenção de nos recompensar por qualquer coisa boa que demonstremos ter ou ser no nosso âmago e ações efetivas que venhamos a demonstrar com o nosso próximo em demonstração de nossa lealdade aos princípios dele." (Veja neste tópico)
Pois é, um forista bem insuportável e que causou muitos problemas, pois polemica é o que eles querem e não conseguem.
Mr. House escreveu:Eu pensei bastante sobre isso e questionei-me muito sobre se é necessário pertencer à WT para demonstrar-mos lealdade aos princípios do Deus bíblico.
Eu não me sinto melhor pessoa, nem pior pessoa, por não fazer parte formal da WT.
Hummm. Será? E por que nesse tópico (Diferença entre Comissão Judicativa e Visita de Pastoreio.) você afirma com tanta convicção que os desassociados não são proibidos de falar com TJs?
  • Mr. House escreveu:
    Luigi escreveu:sendo proibida de falar com as pessoas que ainda são Testemunhas de Jeová, mesmo que essas sejam seus familiares próximos.
    Só para tornar a explicação mais clara:
    O desassociado não fica exatamente proibido de falar seja com quem for. Quem fica proibido são as próprias TJs de falar com o desassociado.
    Parece a mesma coisa, mas não é. O desassociado não tem escolha. As TJ embora pareça que também não têm, no entanto têm.
Mr. House escreveu:Convido os colegas a darem a vossa opinião sobre como manifestam lealdade a bons princípios, sejam eles bíblicos ou não, tendo em consideração que os ateus também afirmam não ser desprovidos de bons princípios e ética pessoal.
Como assim os ateus afirmam não ser desprovidos de bons princípios e ética pessoal? O que quis dizer com isso? Deu parecer que você os acha assim. Poderia explicar melhor? Os acha assim? Desprovidos de bons princípios e ética pessoal?
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Você sente-se "monitorado"?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

E você Mr. House? Sente-se monitorado? Como deu a entender no meu tópico anterior, parece que você pertence a seita, espero que se esclareça melhor. Também gostaria de saber sobre o seu posicionamento religioso, pois você se contradiz um pouco.
Avatar do usuário
Mr. House
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 529
Registrado em: 09 Fev 2011 18:18

Re: Você sente-se "monitorado"?

Mensagem não lida por Mr. House »

Obrigado a todos.
Neste momento estou sem cabeça para mais, por isso vou comentar só o post do Luigi que me parece mais urgente.

Luigi escreveu: Pois é, um forista bem insuportável e que causou muitos problemas, pois polemica é o que eles querem e não conseguem.
Não se preocupe tanto com o que os outros querem, Luigi. Preocupe-se mais com os seus próprios objetivos. Eu sei que nesta fase o fórum representa uma espécie de terapia para você, e que se este espaço lhe parece "poluído" por alguma atitude mais desagradável, você vai tentar defender o seu suporte do momento.
Mr. House escreveu: Eu não me sinto melhor pessoa, nem pior pessoa, por não fazer parte formal da WT.
Luigi escreveu:Hummm. Será?
Pode ter certeza. O que o leva a pensar o contrário?
Luigi escreveu:E por que nesse tópico (Diferença entre Comissão Judicativa e Visita de Pastoreio.) você afirma com tanta convicção que os desassociados não são proibidos de falar com TJs?
Porque a mim nunca ninguém me proibiu de nada, e até mesmo já dirigi a palavra (com brevidade) a TJs, que até nalguns casos me responderam.
Convenhamos que a lei se aplica às TJ e não às ex-TJ. Nesse aspeto as ex-TJ tem maior liberdade, porque não têm mais nada a perder.

Luigi escreveu: Como assim os ateus afirmam não ser desprovidos de bons princípios e ética pessoal? O que quis dizer com isso? Deu parecer que você os acha assim. Poderia explicar melhor? Os acha assim? Desprovidos de bons princípios e ética pessoal?
Para ficar claro: eu sinto grande admiração pelo atuais ateus ativos no fórum. Por essa razão solicitei a opinião deles. Porque acredito absolutamente que têm sim princípios e ética. Só procurei entender como funciona a mente dum ateu, porque eu não consigo conceber as injustiças da sociedade sem a existência de Deus.

Luigi, eu respondi ao seu post inquisidor porque você é muito jovem e merece um esclarecimento, mas não seja tão precipitado a avaliar as pessoas. Não existe uma matriz assim tão simplista para reduzir as pessoas a uma verdade. Isso é o que acontece muito dentro da WT, infelizmente.
Penso que você ainda não entendeu que a minha postura não é nem de atacar, nem de defender a WT. Só discuto pontos de vista.
Não quero ter na consciência a apatia em relação às injustiças que vi lá dentro, mas também não quero ter na consciência o peso da perseguição que é feita às TJs mais vulneráveis pelas coisas que divulgamos. Procuro encontrar um equilíbrio nesses posicionamentos, o menos agressivo possível.
Você não acha que se eu estivesse errado eu saberia?

Imagem
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Você sente-se "monitorado"?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Mr. House escreveu:Obrigado a todos.
Neste momento estou sem cabeça para mais, por isso vou comentar só o post do Luigi que me parece mais urgente.

Luigi escreveu: Pois é, um forista bem insuportável e que causou muitos problemas, pois polemica é o que eles querem e não conseguem.
Não se preocupe tanto com o que os outros querem, Luigi. Preocupe-se mais com os seus próprios objetivos. Eu sei que nesta fase o fórum representa uma espécie de terapia para você, e que se este espaço lhe parece "poluído" por alguma atitude mais desagradável, você vai tentar defender o seu suporte do momento.
O fórum não me representa terapia e nem muito menos ele é poluído.
Mr. House escreveu:
Mr. House escreveu: Eu não me sinto melhor pessoa, nem pior pessoa, por não fazer parte formal da WT.
Luigi escreveu:Hummm. Será?
Pode ter certeza. O que o leva a pensar o contrário?
Eu acho que deixei bem explicito que foi nesse comentário que você fez nesse tópico (Diferença entre Comissão Judicativa e Visita de Pastoreio.) onde você afirma com tanta convicção que os desassociados não são proibidos de falar com TJs.
Mr. House escreveu:
Luigi escreveu:E por que nesse tópico (Diferença entre Comissão Judicativa e Visita de Pastoreio.) você afirma com tanta convicção que os desassociados não são proibidos de falar com TJs?
Porque a mim nunca ninguém me proibiu de nada, e até mesmo já dirigi a palavra (com brevidade) a TJs, que até nalguns casos me responderam.
Convenhamos que a lei se aplica às TJ e não às ex-TJ. Nesse aspeto as ex-TJ tem maior liberdade, porque não têm mais nada a perder.
Me desculpe, mas a lei se aplica também a desassociados, pois quando eu fui desassociado eles me disseram na comissão que não era pra dirigir a palavra a nenhum TJ. Na verdade, quem é submetido a morte social são os Ex-TJs e não as TJs.
Mr. House escreveu:
Luigi escreveu: Como assim os ateus afirmam não ser desprovidos de bons princípios e ética pessoal? O que quis dizer com isso? Deu parecer que você os acha assim. Poderia explicar melhor? Os acha assim? Desprovidos de bons princípios e ética pessoal?
Para ficar claro: eu tenho grande admiração pelo atuais ateus ativos no fórum. Por essa razão solicitei a opinião deles. Porque acredito absolutamente que têm sim princípios e ética. Só procurei entender como funciona a mente dum ateu, porque eu não consigo conceber as injustiças da sociedade sem a existência de Deus.

Ok, eu só quis entender melhor seus pensamentos.
Luigi, eu respondi ao seu post inquisidor porque você é muito jovem e merece um esclarecimento, mas não seja tão precipitado a avaliar as pessoas. Não existe uma matriz assim tão simplista para reduzir as pessoas a uma verdade. Isso é o que acontece muito dentro da WT, infelizmente.
Penso que você ainda não entendeu que a minha postura não é nem de atacar, nem de defender a WT. Só discuto pontos de vista.
Não quero ter na consciência a apatia em relação às injustiças que vi lá dentro, mas também não quero ter na consciência o peso da perseguição que é feita às TJs mais vulneráveis pelas coisas que divulgamos. Procuro encontrar um equilíbrio nesses posicionamentos, o menos agressivo possível.

Eu avaliei? Na verdade eu fiz algumas perguntas e achei estranho você ter tomado informação da polêmica desse forista, visto que não estava ativo na época, e eu queria saber mais sobre você, mas como fui ver sua apresentação e não vi nada a seu respeito resolvi perguntar, só isso. Ainda gostaria de saber sobre o seu posicionamento religioso, visto que não me respondeu. Você é TJ ou Ex-TJ?
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Você sente-se "monitorado"?

Mensagem não lida por Mentalista »

Só procurei entender como funciona a mente dum ateu, porque eu não consigo conceber as injustiças da sociedade sem a existência de Deus.
E para muitos ateus é difícil "conceber as injustiças da sociedade COM a existência de Deus". Há crentes com argumentos fracos? Sim, vários. Por outro lado, há vários ateus com argumentos iguais ou piores.

O que é um argumento fraco? "Argumento" é uma "prova que serve para afirmar ou negar um fato". Provas são dadas pela razão. Dizer "eu não posso pensar que Deus não existe porque isso seria devastador, anularia qualquer propósito ou objetivo na minha vida" é o mesmo que dizer: "eu não tenho certeza de que Deus existe, mas prefiro TENTAR me enganar". Quando se aprensetam provas, o debate pode ser bem melhor. Um exemplo de prova mais racional a favor de Deus seria: "a complexidade do corpo humano". É claro que essa sentença receberia contestação, e assim cria-se um debate lógico.
opinião sobre como manifestam lealdade a bons princípios
Alguns dos "bons princípios" são naturais do ser humano. Para mim, é uma questão basicamente de química, biologia... da estrutura física do humano. É por isso que quando acontece um crime chocante, ouve-se muito: "ISSO aí é um BICHO. NÃO É HUMANO." Para mim, nossas ações são consequências de nossos desejos. Uma vez que não escolhemos o que desejamos, não temos controle real sobre o que fazemos. Para não fugir do assunto do tópico, mostrarei alguns pontos sobre este assunto apenas se quiser(em). Quer os sentimentos surjam fisicamente quer numa alma, o que parece ser um fato é que não os escolhemos.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Você sente-se "monitorado"?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Debora escreveu:Mesmo não sendo tj a mais de 30 anos, minha (ex) família sempre considerou-me pessoa exemplar. (vigi....preocupada com o que eles pensam a meu respeito rs)

O monitoramento do indivíduo deve ser feito pela própria consciência e não por meros mortais. Afinal, cada um colhe o que planta.
Não é a toa que você é exemplar até aqui, Debora! :bjo9:

Também concordo contigo. Acho que cada um deve se preocupar com seu nariz e não ficar vigiando a vida dos outros. Isso é ridículo! :ruim7:
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 144 visitantes