Carta: [mais] donativos para a [expansão] da Obra Mundial(?)

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Carta: [mais] donativos para a [expansão] da Obra Mundial(?)

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

RECEBEMOS uma carta no jw.org (restrito a anciãos) denominada "Donativos para a Obra Mundial". Trata-se de um incentivo para os irmãos continuarem fazendo donativos (entretanto, com uma "pontinha" de 'aumentem seus donativos') visto que enfatiza sobre as expansões tanto de instalações em Betel, como de equipamentos para aumentar a produção [e a qualidade] das publicações - no mundo inteiro.

Estou trazendo a carta na íntegra, e destaquei alguns pontos que poderão ser discutidos.

ATCJ ASSOCIAÇÃO
DAS TESTEMUNHAS CRISTÃS DE JEOVÁ
3 de janeiro de 2015
A TODAS AS CONGREGAÇÕES
Ref.: Donativos para a Obra Mundial
Prezados Irmãos:

“Está ficando tudo cada vez melhor, mais bonito, mais fácil de ler, mais bem ilustrado, mais real!” Assim se expressou um irmão sobre os livros, revistas e vídeos da organização. “É como se Jeová estivesse falando diretamente comigo e com minha família!” acrescentou ele.
É assim que você se sente? Certamente!
– Isaías 65:14. Em resultado de todo esse trabalho, e para atender as multidões que têm afluído ao monte elevado da adoração de Jeová (Isaías 2:1-4),
um significativo investimento financeiro em equipamentos e estrutura estão sendo realizados nas instalações de Betel.
Recentemente recebemos uma nova rotativa de alta velocidade o que
aumentará a nossa capacidade produtiva em fornecer alimento espiritual para o Brasil e outros países.
Essa nova rotativa tem capacidade para imprimir 220 mil revistas de 16 páginas por hora. Outros equipamentos gráficos estão sendo adquiridos, o que inclui uma nova encadernadora e uma nova impressora plana. Que dizer das expansões prediais?
Vários prédios estão sendo ampliados, como o do refeitório e o da lavanderia, e um novo prédio residencial para acomodar os membros da família de Betel será construído em breve. Não é maravilhoso ver toda essa expansão? Jeová certamente está apressando a obra “ao seu próprio tempo”.
— Isaías 60:22.
Mas, o que dizer dos recursos financeiros necessários para todos esses empreendimentos?
O relato bíblico diz que, por ocasião da construção do tabernáculo nos dias de Moisés, “cada homem e mulher, cujos corações os incitavam a trazer algo para toda a obra que Jeová mandara fazer por meio de Moisés, fazia isso.” (Êxodo 35:5, 29) O mesmo se dá no presente.
Somos motivados a colaborar com essa grande obra!
Assim, que cada um de nós continue a ‘contribuir conforme tem resolvido no seu coração’. Jeová certamente “ama o dador animado”. (2 Coríntios 9:7)
Afinal, poderia haver melhor uso das ‘coisas valiosas’ que possuímos? (Provérbios 3:9, 10)
Medite no assunto, considere isso em sua Noite de Adoração em Família e
continue a se ‘alegrar com grande gozo’ em fazer “ofertas voluntárias” para esses projetos
. (1 Crônicas 29:9) Como poderá fazer isso? Além da caixa de donativos para custear as despesas locais, há em sua congregação uma caixa de donativos para a Obra Mundial. Nela você poderá contribuir para esses projetos em Betel. Que Jeová os abençoe por sua generosidade!
De que outra maneira podemos contribuir de toda a alma para os empreendimentos em Betel?
A carta de 17 de junho de 2014 informou que devido à realização de diversas obras,
precisaremos da ajuda de irmãos profissionais em diversas áreas.
Converse com os anciãos de sua congregação para rever os pontos dessa carta. Considere com oração a possibilidade de servir como voluntário temporário em Betel. Estamos certos de que Jeová sempre proverá os meios para cumprir seu propósito. Isso inclui o nosso “Eis-me aqui! Envia-me.” (Efé. 3:20; Isa. 6:8) Saibam que estão sempre em nossas orações e que os amamos muito.

Seus irmãos,

c: Superintendentes de circuito

A TODAS AS CONGREGAÇÕES
3 de janeiro de 2015
Página 2

Nota ao corpo de anciãos: O coordenador do corpo de anciãos deve providenciar que essa carta seja lida na primeira ou na segunda reunião de serviço após o seu recebimento.
Um ancião deverá receber a carta com antecedência para que possa se preparar bem e transmitir as informações de maneira exata e com o sentimento apropriado. Não deverá se apressar na leitura com o receio de atrasar a reunião, pois os irmãos que farão as partes seguintes poderão ajustar o tempo conforme a necessidade.
Após ler a carta o ancião deverá informar à congregação que algumas imagens dos novos empreendimentos em Betel estarão disponíveis no quadro de anúncios. Se isso for possível, as imagens deverão ser impressas em impressora colorida. Somente a carta e a folha com as imagens deverão ser fixadas no quadro de anúncios. A nota ao corpo de anciãos não deverá ser fixada no quadro. Para os interessados em servir como voluntários em Betel, queiram rever a carta L 17 de junho de 2014. Ali contém informações sobre os requisitos e como as petições devem ser enviadas.
O coordenador do corpo de anciãos deve incluir na pauta da sua próxima reunião trimestral uma breve consideração sobre o conteúdo dessa carta e o parágrafo que se segue:
Hebreus 13:7 deixa claro que os anciãos servem de exemplo positivo para todos os membros da congregação. Certamente isso também se aplica em tomar a dianteira em fazer donativos, pois isso faz parte da nossa adoração a Jeová.
Ao se referir a donativos, o apóstolo Paulo forneceu um princípio que devemos seguir. (Leia 1 Coríntios 16:1, 2.) Sob inspiração, ele incentivou seus irmãos em Corinto a não esperar até o fim da semana para ver o que havia sobrado, mas a reservar algum dinheiro no início da semana, segundo as suas condições.
Como no primeiro século, os irmãos hoje planejam contribuir generosamente de acordo com suas circunstâncias. (Lucas 21:1-4; Atos 4:32-35) Jeová se agrada muito dessa disposição.
O corpo de anciãos poderá considerar se algo mais pode ser feito para apoiar a Obra Mundial, conforme suas circunstâncias.
Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Carta; Donativo
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 09 Nov 2021 17:34, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Carta: [mais] donativos para a [expansão] da Obra Mundial(?)

Mensagem não lida por kooboo »

A Organização sobrevive de donativos, portanto, tem que pedir mesmo!
A injustiça ao meu ver é não haver uma taxação de impostos.

Sim, a obra é mundial, e eles tem que expandir justamente nos territórios de mais difícil acesso, onde populações de baixa renda se apegam a qualquer esperança - e sai caro mandar missionários até estes cafundós.
Outra injustiça é que não consigo acreditar que os líderes dessa insanidade creem realmente no que pregam, apenas esfolam os pobres coitados que ralam para sobreviver.

Mas, que eles precisam de donativos, ah, isso precisam.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: Carta: [mais] donativos para a [expansão] da Obra Mundial(?)

Mensagem não lida por Quasextj »

kooboo escreveu:A Organização sobrevive de donativos, portanto, tem que pedir mesmo!
A injustiça ao meu ver é não haver uma taxação de impostos.

Sim, a obra é mundial, e eles tem que expandir justamente nos territórios de mais difícil acesso, onde populações de baixa renda se apegam a qualquer esperança - e sai caro mandar missionários até estes cafundós.
Outra injustiça é que não consigo acreditar que os líderes dessa insanidade creem realmente no que pregam, apenas esfolam os pobres coitados que ralam para sobreviver.

Mas, que eles precisam de donativos, ah, isso precisam.
Os líderes da seita precisam e gostam de dinheiro, muito dinheiro. Mas eles apreciam muito mais o poder que têm nas mãos. O poder é sedutor! Manipular, escravizar as pessoas e gozar da obediência dessas pessoas, sem medidas, é um gozo extraordinário e maravilhoso para megalomaníacos. Ou alguém aqui acredita que os membros do corpo governante não sentem prazer em serem idolatrados mais que Jesus Cristo? Existe uma pequena amostra desse prazer em alguns anciãos que pensam que são o dono do mundo só porque dirigem uma congregação.

:mrgreen:
Seja feliz, pense em coisas boas!
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Carta: [mais] donativos para a [expansão] da Obra Mundial(?)

Mensagem não lida por Mentalista »

A Torre de Vigia é bilionária. Além disso, ela tem comprado inúmeros imóveis. O dinheiro que ela tem dá para pagar qualquer despesa com escravos, ops, missionários. Com a redução nos custos de impressão, sobra mais dinheiro.

Pelo menos até certo tempo atrás, não sei agora, a Torre de Vigia emprestava o dinheiro para a congregação e colocava uma taxa de juros (eu me lembro de um valor de 8%, mas não sei se era uma taxa única ou se era por ano). Mesmo que hoje não haja juros, o dinheiro é devolvido. Então a Torre de Vigia não gasta com construções. Quem gasta no final das contas são sempre os membros. O interessante é que os membros doam, a Torre empresta para eles o dinheiro deles, e eles tem que pagar com juros ainda. Supondo que uma congregação tenha doado 500.000 nos últimos 20 ou 25 anos e esse fosse o preço para construir um salão, ela receberia um empréstimo desse valor e teria que doar novamente esse valor, talvez com juros (se não mudou).
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: Carta: [mais] donativos para a [expansão] da Obra Mundial(?)

Mensagem não lida por Mexplica »

kooboo escreveu:A Organização sobrevive de donativos, portanto, tem que pedir mesmo!
A injustiça ao meu ver é não haver uma taxação de impostos.

Sim, a obra é mundial, e eles tem que expandir justamente nos territórios de mais difícil acesso, onde populações de baixa renda se apegam a qualquer esperança - e sai caro mandar missionários até estes cafundós.
Outra injustiça é que não consigo acreditar que os líderes dessa insanidade creem realmente no que pregam, apenas esfolam os pobres coitados que ralam para sobreviver.

Mas, que eles precisam de donativos, ah, isso precisam.
Quando comecei a ler a carta, pensei na questão de se cobrar impostos das associações religiosas. Afinal, não só a ATCJ ganham fortunas, mas outras denominações arrecadam ainda mais. Mas isso não acontecerá tão já, e sabe porque? Porque quem está no poder e quer se manter, precisa dos votos desses "fiéis". A Dilma contou com o apoio da IURD na última eleição. Os líderes religiosos exercem uma forte influência na opinião política das pessoas. Se houver uma medida para cobrar impostos desses, com certeza ficarão revoltados e deixaram de apoiar o governo.

Embora a ATCJ não apoie um partido político, ela não é a única religião que existe e nem a que arrecada mais. Porém, esse povo vai continuar na mamata enquanto o trabalhador rala para pagar imposto. Mas eu ainda hei de viver para ver essas entidades religiosas terem que molhar a mão do governo. É o que eu espero... :?
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Carta: [mais] donativos para a [expansão] da Obra Mundial(?)

Mensagem não lida por kooboo »

Mentalista escreveu:A Torre de Vigia é bilionária. .
Sim, ela trabalha com altas somas de dinheiro.
Se cada um dos 7 milhões de membros doar o equivalente a 83$ por mês, isso daria à torre 7 bilhões de dolares por ano.
Não acredito que cada membro doe isso... mas que ela arrecada bilhões ao ano, sim, deveria arrecadar. Afinal, os custos para comprar papel, tinta e manter as estruturas dos betelitas é alto. Gasta-se dinheiro com isso.

Eu até queria saber se ela dá lucro mesmo ou não. Andaram fechando algumas filiais, como a da Argentina para conter gastos, assim como a mudança do brooklyn para o interior. Parece que os caras estão reduzindo gastos.
Digitei no google sobre balanço da Torre de Vigia, deu isso ---https://www.google.com.br/webhp?sourcei ... de%20vigia
Não fui a fundo na pesquisa, mas vi algo sobre fechar o ano com prejuízo.
Pra turminha da contabilidade... se quiserem dar uma olhada, creio que isso seria muito interessante.
Mas acho que a saúde financeira da Torre não anda lá essas coisas não. Entram bilhões, mas saem outros bilhões.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Carta: [mais] donativos para a [expansão] da Obra Mundial(?)

Mensagem não lida por Pássaro »

Por aqui na região o povo nem liga pra doar muito. O povo é mão fechada pra torre! :1
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Carta: [mais] donativos para a [expansão] da Obra Mundial(?)

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

“Está ficando tudo cada vez melhor, mais bonito, mais fácil de ler, mais bem ilustrado, mais real!” Assim se expressou um irmão sobre os livros, revistas e vídeos da organização. “É como se Jeová estivesse falando diretamente comigo e com minha família!” acrescentou ele.

Engraçado que os comentários acima se referem à arte e redação. Não trata do que realmente trás mais custos para a Torre de Vigia que são além dos equipamentos de impressão, os insumos: papel e tinta. Até porque, que elogios pode-se fazer à qualidade física do material impresso da Torre de Vigia nas últimas duas décadas?

Será que "está ficando tudo cada vez melhor, mais bonito", de fato? O que afinal era mais bonito e de maior qualidade de material: o livro "Poderá Viver para Sempre no Paraíso na Terra" (1982) ou o livro "O Que a Bíblia Realmente Ensina?" (2005)? Eu sinceramente acho difícil apontar qualquer melhoria principalmente na qualidade do papel que está sendo utilizado para compor atualmente as capas das publicações.
“É como se Jeová estivesse falando diretamente comigo e com minha família!” acrescentou ele.

Ah. Achei que isso era o que a Bíblia já vinha fazendo há milênios...
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
Coringa
Forista
Forista
Mensagens: 245
Registrado em: 03 Dez 2014 17:42

Re: Carta: [mais] donativos para a [expansão] da Obra Mundial(?)

Mensagem não lida por Coringa »

Se não der donativos a torre quebra, se ela ta exigindo nestes ultimos meses é por que a coisa deve ta feia lá. :1
Só pra frescar mesmo! :D1
Se você é bom em alguma coisa, nunca faça de graça. - Coringa
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Carta: [mais] donativos para a [expansão] da Obra Mundial(?)

Mensagem não lida por Mentalista »

Eles usam muito mal, no sentido de gestão, o dinheiro que recebem. Por exemplo, atualmente as congregações enviam quantias fixas para a Torre de Vigia, reajustando quando necessário. Algumas despesas muitas vezes não saem da conta da congregação. Por exemplo, na congregação daqui são poucos os que ganham mais de 3.000 reais (julgando superficialmente). Tem um ancião que compra todos os produtos de limpeza para a congregação, as pilhas para os microfones e já ouvi falar que ele pagou algumas contas, tudo para não gastar aquela reserva que deixaram. Os donativos são relativamente altos, mas sempre fecham em déficit. E isso se reflete a nível mundial. Muitos gastos não são pagos por eles e mesmo assim ficam pedindo esmolas. A quantidade que entra é absurda, mas a gestão é porca.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 162 visitantes