70 anos do Holocausto: onde estão as menções às TJ's?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Brother Franz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 695
Registrado em: 16 Jul 2009 13:46

Re: 70 anos do Holocausto: onde estão as menções às TJ's?

Mensagem não lida por Brother Franz »

Quando adolescente, vi em um livro didático uma breve citação. A questão é que diante de um vasto número, as TJs ficam ofuscadas, e aqui no Brasil existem pouquíssimos trabalhos acadêmicos em relação a história delas.
“Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? "
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: 70 anos do Holocausto: onde estão as menções às TJ's?

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Todos os museus do Holocausto, quanto eu saiba, têm menção à perseguição movida às Testemunhas de Jeová pelo regime nazista. É um facto!

Com respeito à propaganda criada pela Organização em torno deste assunto, faz parte do seu marketing. Muitas pessoas desconhecem que elas também foram perseguidas como inimigos do estado alemão por pura ignorância e também porque é um assunto pouco comentado. Da mesma forma que muitos padres e religiosos de outras confissões também foram mortos pelo regime nazi.

Normalmente fala-se mais dos judeus porque foram num número astronomicamente elevado de mortos.
Avatar do usuário
Brother Franz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 695
Registrado em: 16 Jul 2009 13:46

Re: 70 anos do Holocausto: onde estão as menções às TJ's?

Mensagem não lida por Brother Franz »

A forma como as testemunhas de Jeová lidam com a história tira-lhes muito da legitimidade do que sofreram, infelizmente. Sabemos que forma perseguidas, não somente na Alemanha. Mas, seria complicado olharmos para seu passado como uma trajetória de defesa dos direitos civis, liberdade de expressão, já que sabemos como tratam (e trataram, em suas publicações passadas) quem pensa diferente. Seria estranho pesquisadores universitários darem muita atenção a eles, já que rejeitam o "ensino do mundo". Se "não fazem parte do mundo", o mais lógico é o mundo não dar muita atenção a seus sofrimentos.
“Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? "
Avatar do usuário
Maria Serena
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 10 Ago 2014 09:33

Re: 70 anos do Holocausto: onde estão as menções às TJ's?

Mensagem não lida por Maria Serena »

Eu penso que há aqui uma confusão... porque provavelmente as primeiras TJs do triângulo roxo, além de TJs eram também Judeus, e por essa razão foram levadas para campos de concentração. Assim como padres.
A questão é que uma TJ genuína, num campo de concentração, muito rapidamente se destacaria pelo seu comportamento diferente, e daí os nazis começarem a encará-las, em geral, como de alta periculosidade.
Eu lembro-me de ouvir discursos onde diziam que os nazis escolhiam as TJs para lhes fazer a barba, porque sabiam que não seriam assassinados por elas, por causa da neutralidade. Não sei se é lenda.

Por outro lado eu já li um relato verídico de um sobrevivente do holocausto em Auschwitz, e não li uma única menção aos triângulos roxos, mas apenas aos verdes. Isso pode ter sido por uma série de razões. Talvez porque o autor esteve detido apenas por pouco mais dum ano, e na parte final da guerra, onde já tinham sido milhões assassinados nas câmaras de gás.

Para reflexão:

"Dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, cerca de dois terços foram mortos; mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus morreram durante o período."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto
"Quanto mais tempo você gastar pensando no problema, menos tempo você terá para pensar na solução."
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: 70 anos do Holocausto: onde estão as menções às TJ's?

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Da mesma forma que eu não vi nenhuma citação aos bibelforscher, também não vi nenhuma citação aos maçons, batistas, mórmons e tantas outras vítimas esquecidas do nazismo.
Mas por ter sido TJ, a minha maior curiosidade é pelas citações aos bibelforscher, e por ter tido durante a maior parte de minha vida a impressão, causada pela literatura da Associação, de que a perseguição nazista era proporcionalmente maior que a dispensada aos Judeus.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: 70 anos do Holocausto: onde estão as menções às TJ's?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Encontrei essa imagem, e nela cita as Testejotas.

Imagem
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: 70 anos do Holocausto: onde estão as menções às TJ's?

Mensagem não lida por Yeats »

Luigi escreveu:Encontrei essa imagem, e nela cita as Testejotas.

Imagem
Então a contagem fica em 176 milhões, Hitler era cristão. Há ainda incerteza neste ponto, em todo é certo que ele se utilizou da "capa" cristã e tinha apoio desta.
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: 70 anos do Holocausto: onde estão as menções às TJ's?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Yeats escreveu:
Luigi escreveu:Encontrei essa imagem, e nela cita as Testejotas.

Imagem
Então a contagem fica em 176 milhões, Hitler era cristão. Há ainda incerteza neste ponto, em todo é certo que ele se utilizou da "capa" cristã e tinha apoio desta.
Exatamente! Quando perguntei a meu professor do Ensino Médio sobre a perseguição de Hitler às TJs, ele disse que não havia perseguição aos cristãos pois estes estavam do lado dele. Ele considerou as TJs como sendo cristãos e os inseriu no mesmo grupo dos cristãos que não foram perseguidos, e como nós sabemos, TJs não podem apoiar governo. No fim das contas, todos pensam que as TJs são mais uma seita evangélica e não uma outra religião, por isso que ele falou não ter havido perseguição as TJs.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: cabeludo08, Google [Bot] e 134 visitantes