Mentalidade superior dos ançiões???

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
inzaghi25
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 14 Jul 2009 13:36
Localização: Canoas

Mentalidade superior dos ançiões???

Mensagem não lida por inzaghi25 »

Nesses quase 6 anos longe da torre tive a opurtunidade de conhecer uma nova(pra mim) cultura religiosa a Umbanda,e fikei fascinado com a diversidade e os conselhos recebido nos terreros os quais frequentei... Mas certa vez uma coisa me fez pensar,não comparar,fui receber um passe e ter uma consulta com um Preto Velho,entidade de muita força e respeito dentro da Umbanda...e os conselhos recebidos me fizeram lembrar dos "Anciões" que ao final das reuniões aconselhava alguns irmãos com problemas,dificuldades etc...No momento eu estava conversando com um Guia Espiritual com a mentalidade superior a minha, pensei será que os ançiões tem a mente superior a nossa???Pelo menos eu não tinha kkkk

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Ancião
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 09 Nov 2021 06:56, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
toda unanimidade eh burra!
Avatar do usuário
Maria Serena
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 10 Ago 2014 09:33

Re: Mentalidade superior dos ançiões???

Mensagem não lida por Maria Serena »

inzaghi25 escreveu:No momento eu estava conversando com um Guia Espiritual com a mentalidade superior a minha, pensei será que os ançiões tem a mente superior a nossa???Pelo menos eu não tinha kkkk
Ok, eu darei a minha opinião se você me explicar quem são os "ançiões" a quem você se refere. E se me explicar como você sabe que esses "Guias Espirituais", que você citou, têm mentalidade superior à de outros.
Obrigada.
"Quanto mais tempo você gastar pensando no problema, menos tempo você terá para pensar na solução."
Avatar do usuário
inzaghi25
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 14 Jul 2009 13:36
Localização: Canoas

Re: Mentalidade superior dos ançiões???

Mensagem não lida por inzaghi25 »

Ola amiga...é um prazer poder trocar algumas palavras com vc sobre esse assunto... Nesse post me referi a uma experiência que tive,partindo do principio de que dentro da Umbanda os médiuns nos dão consulta incorporados de entidades que vivem no plano espiritual,e que por isso tem mais capacidade pra nos intruir do que nós mesmos ou outra pessoa...A respeito dos ançiões os quais tive o desprazer de conhecer,eles apenas queriam se intrometer nos assuntos dos outros e dar sua própria opinião...
toda unanimidade eh burra!
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: Mentalidade superior dos ançiões???

Mensagem não lida por Freud »

Sobre a pergunta do tópico e excluindo a umbanda (pq não sei nada a respeito): Existem anciãos e anciãos kkk Eu conheço diversos tipos de ancião, resumindo os q conheço:

1)Tem um amigo meu, por ex, q é da zoeira, faz piada de todo mundo, participa de tudo q é "festa" do povo do salão, joga truco, bebe mais q eu, enfim, gente fina. Não se preocupa com o que vão pensar dele por ser ancião. Anciãos como ele, na minha visão, representam 5% do total.

2) Outro q gosto muito, é mais do tipo paizão, sempre disposto a ajudar, sempre tem um conselho oportuno e me ajudou demais, senão fosse por ele já teria matado uns 3 anciãos do tipo carrasco. Esse tipo de ancião tem bom coração e está disposto a ajudar da melhor forma q puder, inclusive financeiramente. Anciãos ajudadores representam 30% do total.

3) Anciãos carrascos: esses são aqueles que só querem ver o mal dos outros, presunçosos, se acham donos da congregação, as coisas tem q ser do jeito que eles querem, se alguém desobedece suas "ordens" é perseguido. Esses são os típicos líderes religiosos q Jesus condenou quando esteve na Terra. Subjugam as "ovelhas" sob o pretexto de serem escolhidos de Deus. Representam 25% do total. Não são depostos nem punidos pq o restante dos anciãos se enquadra na próxima categoria. Também, os anciãos dessa categoria dificilmente coexistem com os da categoria anterior, um dos dois acaba mudando de congregação (geralmente o bonzinho kkk)

4) Anciãos moscas-mortas: são aqueles q se cagam de medo do ancião coordenador e abaixam a cabeça pra tudo q ele diz. Não são pró-ativos. Geralmente são aqueles que as mulheres mandam, por isso não tem pulso dentro da congregação. Pra não perder o cargo de ancião (que por vezes é o único motivo de orgulho [bom], o que mantem a auto-estima um pouquinho elevada) passam por auto muitas das tramoias dos demais anciãos e do SC, pois sabe q é uma peça descartável no jogo. Então pra ele é melhor ficar quietinho no canto e fingir q não vê nda.

Então, analisando esses tipos eu diria q o tipo dois tem sim uma mentalidade superior, pois todo aquele que devota suas vidas para ajudar o próximo é uma pessoa especial. Seja ele TJ, católico ou umbandista. Pessoas que fazem o bem pra mim são seres superiores.

Os dados são do Instituto Freudpopuli de Pesquisas.
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
inzaghi25
Forista
Forista
Mensagens: 784
Registrado em: 14 Jul 2009 13:36
Localização: Canoas

Re: Mentalidade superior dos ançiões???

Mensagem não lida por inzaghi25 »

Excelente Freud....bem por ai...kkkk
toda unanimidade eh burra!
Avatar do usuário
Maria Serena
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 10 Ago 2014 09:33

Re: Mentalidade superior dos ançiões???

Mensagem não lida por Maria Serena »

inzaghi25 escreveu:A respeito dos ançiões os quais tive o desprazer de conhecer,eles apenas queriam se intrometer nos assuntos dos outros e dar sua própria opinião...
Infelizmente, no passado, eu assisti a bastantes partes (de anciãos ou SM) em que realmente os oradores mais expressavam o seu próprio ponto de vista do que o bíblico, na tentativa de forçar uma explicação do bíblico, claro.
Mas isso não são anciãos. São uma fraude. Não é esse o propósito do cargo.
E o que é mais lamentável, é que por causa de alguns desses, pessoas mais frágeis acabam por se afastar para uma situação espiritual amargurada.
Faz lembrar aquele texto: “Todo aquele que fizer tropeçar a um destes pequenos que têm fé em mim, para este seria mais proveitoso que se lhe pendurasse em volta do pescoço uma mó daquelas que o burro faz girar e que fosse afundado no alto-mar.”
"Quanto mais tempo você gastar pensando no problema, menos tempo você terá para pensar na solução."
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Mentalidade superior dos ançiões???

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Sendo que os carrascos e os moscas-mortas representam 65% do total, em regra, os anciãos, como grupo, deixam de atingir o básico: Mateus 11:28,29. O modelo deveria ser Jesus Cristo. Não é.
Assim sendo, a Organização guarda toda a responsabilidade pelos atos (ou omissões) desses carrascos e moscas-mortas.
Todos os maus-tratos, as fofocas, as intromissões, as exposições de intimidades, as vergonhas sofridas pelos que caíram em suas mãos (ou garras) são de responsabilidade da Sociedade Torre de Vigia.
Eu literalmente cansei de colocar panos quentes nos abusos que presenciei. Anciãos coronéis, sempre cercados de outros anciãos "puxa-sacos" e "lambe-botas", superintendentes de circuito que se consideram patrões e fiscais da eficiência financeira e quantitativa das Congregações, esses são a maioria entre os nomeados pela STV.
Muito poucos sabem exercer real empatia, chorar com quem chora, sofrer com quem sofre. Assentam-se em posições de superioridade para aconselhar, muitas vezes, sem conhecimento de causa.
Acredito mesmo que alimentam um julgamento terrível contra si mesmos, pois aumentam seus pecados como fariseus amaldiçoados que não se enxergam.
Compaixão e empatia não se ensinam em cursos ou manuais.
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Avatar do usuário
Maria Serena
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 10 Ago 2014 09:33

Re: Mentalidade superior dos ançiões???

Mensagem não lida por Maria Serena »

Alexei Karamazov escreveu: Muito poucos sabem exercer real empatia, chorar com quem chora, sofrer com quem sofre. Assentam-se em posições de superioridade para aconselhar, muitas vezes, sem conhecimento de causa.
Acredito mesmo que alimentam um julgamento terrível contra si mesmos, pois aumentam seus pecados como fariseus amaldiçoados que não se enxergam.
Compaixão e empatia não se ensinam em cursos ou manuais.
Eu tenho cá p'ra mim que os dissidentes são quase na totalidade provenientes de congregações onde os seus anciãos são desse Tipo que não se comportam como pastores que cuidam do rebanho.
Excepto talvez o Sfoc que já disse noutra ocasião que a congregação dele não é assim.

Nota-se em quase todos os dissidentes traumas profundos, traumas que nós identificamos uns nos outros com grande facilidade. É quase transparente.
Não sei se algum dos dissidentes já frequentou mais do que uma congregação, e se tem termo de comparação. Porque eu começo a pensar que há congregações "ortodoxas" e "não-ortodoxas".

Dizer que os dissidentes tomaram o caminho de satanás é não considerar todos os traumas a que eles possam ter estado expostos, e isso tem acontecido sim.
"Quanto mais tempo você gastar pensando no problema, menos tempo você terá para pensar na solução."
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Mentalidade superior dos ançiões???

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Bem, creio que não se trata de trauma, mas de estatística. Trata-se de um dado concreto, objetivo, e não subjetivo.
Os que mais reclamavam não eram dissidentes ou pecadores, mas publicadores comuns, que se esforçavam em dar o melhor de si, embora não reconhecidos.
Eu era ancião, e tentava ser o tipo incentivador. Mas a conduta da maioria dos anciãos do circuito era a descrita como carrasco ou mosca-morta.
Pessoalmente, não tive traumas. Talvez tenha causado... Especialmente em superintendentes fariseus!
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Avatar do usuário
Maria Serena
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 10 Ago 2014 09:33

Re: Mentalidade superior dos ançiões???

Mensagem não lida por Maria Serena »

Alexei Karamazov escreveu:Bem, creio que não se trata de trauma, mas de estatística. Trata-se de um dado concreto, objetivo, e não subjetivo.
Não entendi a que estatísticas vc se refere.
Porque as TJ iriam dizer que estatisticamente os dissidentes são uma minoria.

Eu não vejo nada de pejorativo em assumir que fiquei traumatizada. Fiquei mesmo, com tantas formas mundanas de resolver situações na congregação que frequentei. Com a hipócrisia generalizada na mesma. Com a parcialidade da dianteira, até mesmo em situações que aparentemente me beneficiavam a mim. Eu também era das que me esforçava, e depois ficava muito decepcionada com o retorno que observava.
E eu saí porque quis, e porque me precipitei. Melhor tinha sido deixar as coisas rolar, como fazem muitos aqui, e não me expor à critica que qualquer dissociado recebe.

Acho que os que têm comportamento farisaico (ou praticam simonia) são os que tendem a ficar menos traumatizados. Mas quero acreditar que não é assim em todas as congregações do mundo. Não devemos julgar o rebanho todo pelos lobos que andam no seu meio, mesmo que os lobos sejam 90%.
"Quanto mais tempo você gastar pensando no problema, menos tempo você terá para pensar na solução."
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 210 visitantes