As TJs gabam-se afirmando que todas as suas crenças são baseadas na Bíblia. Abaixo, disponibilizo o discurso que os anciãos usam para proferir em funerais de membros TJs. Gostaríamos de discutir quais pontos são realmente bíblicos e quais são apenas especulações ou mesmo erros doutrinários da Torre. Vamos lá...
Começando a discussão, questionamos a frase do esboço que diz:DISCURSO FÚNEBRE
OBSERVAÇÕES A RESPEITO DO(A) FALECIDO(A) (Conforme aplicáveis e apropriadas.)
Pormenores sobre a idade, o nascimento, quando se casou, etc.
Quem o(a) falecido(a) deixou.
Histórico sobre a dedicação, inclusive privilégios de serviço.
Qualidades exemplares demonstradas pelo(a) falecido(a). (Ecl. 7:1)
A ESPERANÇA DO(A) FALECIDO(A)
Adorava a Jeová, o Deus de sabedoria, justiça, amor, poder. Tinha fé em Jesus Cristo. (Atos 4:12)
Apreciava o propósito de Deus para com a terra. (Gên. 1:28) A ser realizado em breve. (Isa. 11:9; 55:10; Rev. 21:4)
Por que pessoas boas morrem.
Desobediência de Adão. (Gên. 3:19; contraste com Génesis 2:7.) Descendência herdou a morte. (Rom. 5:12)
Condição dos mortos. A alma é mortal. (Eze. 18:4, 20) Os mortos não estão cônscios. (Sal. 146:4; Ecl. 3:19; 9:5, 10)
A esperança da ressurreição.
Tornada possível pelo sacrifício de Jesus Cristo. (Mat. 20:28) A ressurreição de Cristo é garantia, (l Cor. 15:22, 23) Deus usa Jesus para ressuscitar os mortos. (João 5:28, 29)
Para os ungidos, a ressurreição é para a vida celestial, (l Cor. 15:51-54; Rev. 20:4, 6) As "outras ovelhas" ressuscitam para a vida no Paraíso terrestre. (Luc. 23:43; João
10:16)
Os sobreviventes do Armagedom podem esperar rever em breve o(a) falecido(a). Também outros são candidatos à ressurreição. (Atos 24:15)
POR QUE É BOM IR A UMA CASA DE LUTO
Pode-se consolar os enlutados; a perda é mútua.
Levar a sério a incerteza da vida. (Sal. 90:12; Ecl. 7:2)
Induz-nos a pensar em como usamos nossa vida.
COMO PODEMOS SER BENEFICIADOS POR ESTAR AQUI
Enquanto vivos, criamos um bom nome perante Jeová Deus. (Ecl. 7:1)
Acumulamos tesouros no céu. (Mat. 6:19-21)
Um modo de fazer isso é participar zelosamente na obra de testemunho, se estivermos qualificados. (Mat. 24:14; 28:19, 20)
Deste modo, e pela conduta piedosa, contribuímos para a santificação do nome de Jeová. (Pró. 27:11)
A esperança da ressurreição incentiva a aprender e a fazer a vontade divina, (l Cor. 15:58)
(Nota: Em vez de encomiar o(a) falecido(a), use a matéria deste esboço para dar um bom testemunho a respeito da verdade. Neste respeito, deve-se mostrar bom equilíbrio. Os pontos doutrinais podem ser apresentados como crenças do(a) falecido(a), que lhe deram motivação. O objetivo do discurso é defender a Jeová Deus como Deus de amor e de misericórdia, ao mesmo tempo consolando os enlutados. O uso dum cântico, tal como o de N.° 102 (53) ou 187 (93), é opcional. É próprio fazer uma breve oração no encerramento. Quando houver arranjos para ir até a sepultura, será bom considerar bem brevemente a esperança por meio do Reino, lendo-se um ou dois textos, tais como Jó 14:14, 15, e l Coríntios 15:54b-57. Tal serviço também poderá ser encerrado com oração, agradecendo a Jeová a esperança da ressurreição, que é de grande consolo. O discurso não precisa exceder 30 minutos.)
S-32-T 5/88
"Para os ungidos, a ressurreição é para a vida celestial, (l Cor. 15:51-54; Rev. 20:4, 6) As "outras ovelhas" ressuscitam para a vida no Paraíso terrestre (Luc. 23:43; João
10:16)"
Nossas considerações bíblicas:
João 10:16 fala que haverá “um só rebanho, um só pastor”. (João 10:16) Ora, se as “outras ovelhas” viverão eternamente na Terra, e o “pequeno rebanho” viverá no céu”, isto de forma alguma parece refletir o conceito expresso por Jesus de haver “um só rebanho”.
Efésios 4:4 e 5 diz que "Há um só corpo, e um só espírito, assim como também fostes chamados em uma só esperança; um só Senhor, uma só fé, um só batismo." Percebemos que a Bíblia ensina que há “uma só esperança” e não duas: uma terrestre e outra celeste.