Discurso Fúnebre TJ à luz das Escrituras

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Testemunhas
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 30 Out 2014 13:08

Discurso Fúnebre TJ à luz das Escrituras

Mensagem não lida por Testemunhas »

Prezados foristas, criamos este tópico em um fórum de Portugal, mas achamos que será relevante a discussão aqui também...

As TJs gabam-se afirmando que todas as suas crenças são baseadas na Bíblia. Abaixo, disponibilizo o discurso que os anciãos usam para proferir em funerais de membros TJs. Gostaríamos de discutir quais pontos são realmente bíblicos e quais são apenas especulações ou mesmo erros doutrinários da Torre. Vamos lá...
DISCURSO FÚNEBRE

OBSERVAÇÕES A RESPEITO DO(A) FALECIDO(A) (Conforme aplicáveis e apropriadas.)
Pormenores sobre a idade, o nascimento, quando se casou, etc.
Quem o(a) falecido(a) deixou.
Histórico sobre a dedicação, inclusive privilégios de serviço.
Qualidades exemplares demonstradas pelo(a) falecido(a). (Ecl. 7:1)
A ESPERANÇA DO(A) FALECIDO(A)
Adorava a Jeová, o Deus de sabedoria, justiça, amor, poder. Tinha fé em Jesus Cristo. (Atos 4:12)
Apreciava o propósito de Deus para com a terra. (Gên. 1:28) A ser realizado em breve. (Isa. 11:9; 55:10; Rev. 21:4)
Por que pessoas boas morrem.
Desobediência de Adão. (Gên. 3:19; contraste com Génesis 2:7.) Descendência herdou a morte. (Rom. 5:12)
Condição dos mortos. A alma é mortal. (Eze. 18:4, 20) Os mortos não estão cônscios. (Sal. 146:4; Ecl. 3:19; 9:5, 10)
A esperança da ressurreição.
Tornada possível pelo sacrifício de Jesus Cristo. (Mat. 20:28) A ressurreição de Cristo é garantia, (l Cor. 15:22, 23) Deus usa Jesus para ressuscitar os mortos. (João 5:28, 29)
Para os ungidos, a ressurreição é para a vida celestial, (l Cor. 15:51-54; Rev. 20:4, 6) As "outras ovelhas" ressuscitam para a vida no Paraíso terrestre. (Luc. 23:43; João
10:16)
Os sobreviventes do Armagedom podem esperar rever em breve o(a) falecido(a). Também outros são candidatos à ressurreição. (Atos 24:15)
POR QUE É BOM IR A UMA CASA DE LUTO
Pode-se consolar os enlutados; a perda é mútua.
Levar a sério a incerteza da vida. (Sal. 90:12; Ecl. 7:2)
Induz-nos a pensar em como usamos nossa vida.
COMO PODEMOS SER BENEFICIADOS POR ESTAR AQUI
Enquanto vivos, criamos um bom nome perante Jeová Deus. (Ecl. 7:1)
Acumulamos tesouros no céu. (Mat. 6:19-21)
Um modo de fazer isso é participar zelosamente na obra de testemunho, se estivermos qualificados. (Mat. 24:14; 28:19, 20)
Deste modo, e pela conduta piedosa, contribuímos para a santificação do nome de Jeová. (Pró. 27:11)
A esperança da ressurreição incentiva a aprender e a fazer a vontade divina, (l Cor. 15:58)
(Nota: Em vez de encomiar o(a) falecido(a), use a matéria deste esboço para dar um bom testemunho a respeito da verdade. Neste respeito, deve-se mostrar bom equilíbrio. Os pontos doutrinais podem ser apresentados como crenças do(a) falecido(a), que lhe deram motivação. O objetivo do discurso é defender a Jeová Deus como Deus de amor e de misericórdia, ao mesmo tempo consolando os enlutados. O uso dum cântico, tal como o de N.° 102 (53) ou 187 (93), é opcional. É próprio fazer uma breve oração no encerramento. Quando houver arranjos para ir até a sepultura, será bom considerar bem brevemente a esperança por meio do Reino, lendo-se um ou dois textos, tais como Jó 14:14, 15, e l Coríntios 15:54b-57. Tal serviço também poderá ser encerrado com oração, agradecendo a Jeová a esperança da ressurreição, que é de grande consolo. O discurso não precisa exceder 30 minutos.)
S-32-T 5/88
Começando a discussão, questionamos a frase do esboço que diz:

"Para os ungidos, a ressurreição é para a vida celestial, (l Cor. 15:51-54; Rev. 20:4, 6) As "outras ovelhas" ressuscitam para a vida no Paraíso terrestre (Luc. 23:43; João
10:16)"

Nossas considerações bíblicas:

João 10:16 fala que haverá “um só rebanho, um só pastor”. (João 10:16) Ora, se as “outras ovelhas” viverão eternamente na Terra, e o “pequeno rebanho” viverá no céu”, isto de forma alguma parece refletir o conceito expresso por Jesus de haver “um só rebanho”.

Efésios 4:4 e 5 diz que "Há um só corpo, e um só espírito, assim como também fostes chamados em uma só esperança; um só Senhor, uma só fé, um só batismo." Percebemos que a Bíblia ensina que há “uma só esperança” e não duas: uma terrestre e outra celeste.
Avatar do usuário
Maria Serena
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 10 Ago 2014 09:33

Re: Discurso Fúnebre TJ à luz das Escrituras

Mensagem não lida por Maria Serena »

Eu hoje estou muito limitada no tempo, mas numa primeira analise surgem vários aspetos que eu questionaria. Mas precisaria de mais tempo para aprofundar, e não tenho certeza se é nisso que quero gastar o meu tempo. Talvez dependendo das vossas respostas no outro tópico Hipócrisia e desobediència TJ.

O primeiro questionamento que eu levantaria é sobre qual a razão porque associam Revelação 20:4-6 aos ungidos? Lá não diz isso.
E porque é que os 144.000 são os ungidos?
E o que é que definiria um ungido? A ação do espírito santo? E não poderia a ação do espírito santo atuar sobre todos?
Acho essas associações muito forçadas e demasiado conceitualizadas, poque foram aceites como ponto de partida.

E eu questiono em absoluto a legitimidade da TNM. Mal comparo alguns textos noutras traduções e fico com a certeza da impossibilidade de respeitar a TNM.

Bastante superficialmente vou citar dois casos de traduções duvidosas:
(o primeiro vcs devem conhecer bem)

Almeida Revista e Atualizada 23.43 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

Almeida Revista e Corrigida 23.43
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

Nova Tradução na Linguagem de Hoje 23.43 Jesus respondeu: — Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso.

Jesus lhe respondeu: "Eu garanto: Hoje você estará comigo no paraíso".

Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

Só o Fred Franz é que viu os dois pontos que mudariam o sentido da frase??


Almeida Revista e Atualizada 15.51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,

Almeida Revista e Corrigida 15.51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,

Nova Tradução na Linguagem de Hoje 15.51 Escutem bem este segredo: nem todos vamos morrer, mas todos nós vamos ser transformados, num instante,

Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados,
"Quanto mais tempo você gastar pensando no problema, menos tempo você terá para pensar na solução."
anonimo 1234
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Abr 2014 20:24

Re: Discurso Fúnebre TJ à luz das Escrituras

Mensagem não lida por anonimo 1234 »

Uma coisa q não gostei, sem ser os textos Pq não entendo muito para falar , foi sobre a nota que diz que o discurso é pra ser usado para dar testemunho aos q estão ouvindo. Caramba , até no enterro se aproveia da situação , o cara nem terminou de respirar o discurso já é feito pra pregar aos outros.
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: Discurso Fúnebre TJ à luz das Escrituras

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

POIS É!
Eu mesmo já fiz varios discursos fúnebres, e um deles eu gostaria de compartilhar (em sintese) o esboço que fiz (do meu jeito).: ANALISEM-O:
SEGUE:
Naturalmente, este não é um momento alegre – porque perdemos ------------- vitima de --------------. Ela tinha ----- anos. Deixou esposa (sua familia). E deixou nós também, seus amigos que o prezamos muito.
Temos exemplos na Biblia Sagrada de que momento como esse trazem tristeza, pesar, e que talvez seja inevitável o choro.
Um exemplo mais notável disso foi o próprio filho de Deus, Jesus Cristo que não ficou isento de passar por um momento como este, quando morreu um amigo seu, Lazaro.
A Biblia diz em Joao 11:33 que ele (gemeu no espírito, ficou aflito). E no vers. 35 (diz que Jesus se entregava ao choro).
Mas será que chorar é o único consolo que resta?
Não. Tentaremos mostrar a base da Biblia que não é assim.
Vejamos o versículo 25. João 11:25
Por isso a Biblia diz em 1 Tessalonicenses 4:13 e 14 (não precisamos ficar pesarosos como os demais que não tem esperança. ). (Certamente se aplica aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer essas garantias que a Biblia dá sobre a ressurreição).
Mas como podemos ter essa esperança?
Tanto Jesus como os textos citados confirmam – é preciso crer, exercer fé em Jesus.
O nosso irmão----tinha essa fé desde que aceitou um estudo da Biblia em torno de ------ anos.
• Passou a crer nos propósitos de Deus em restaurar o paraíso na Terra.
• E isso o levou a ser batizado em--------------------
Sua fé o levou a compartilhar essas promessas do Criador com outras pessoas nas oportunidades que surgia.
Contudo, sabemos que apesar da esperança que nosso Irmão -----, e todas as TJ´s tem em comum, sabemos que há muitas ideias e perguntas que surgem sobre essa condição – a morte.
Por ex: alguns talvez perguntem:

Se ele era uma boa pessoa, então por que morreu? Por que as pessoas boas sofrem, e morrem, muita vezes de forma trágicas? Será que Deus é culpado?
A Biblia vem mais uma vez em nosso auxilio ao ensinar em Genesis 2:7 que Deus deu o fôlego de vida a um boneco de barro, e o transformou numa alma vivente.
Colocou esse homem (Adão) e depois sua esposa num lindo jardim, um paraiso, onde não tinham nenhum motivo para se queixar de nada.
Porem, eles escolheram dar ouvidos a um anjo que se tornou rebelde e os convenceu, que viver sem prestar contas ao Seu Criador seria muito melhor.
Jeová Deus, o Criador não interferiu. Mas os avisou que isso seria desastroso.
Viver por conta própria causou a eles muitos sofrimentos, e depois para toda a sua descendência, e chegou até nós.
Romanos 5:12 resume bem isso “ Por meio de um só homem entrou o pecado no mundo e isso trouxe a morte que se espalhou a todos os homens).
Porem, o amor de Deus é muito maior do que tudo isso. Ele promete trazer de volta todos os creem na ressurreição, e até aqueles que não tiveram neste mundo a oportunidade plena de conhece-lo melhor e servi-lo. (Atos 24:15).
E alem da ressurreição, há um outro motivo que pode consolar todos nós que estamos aqui.
Vamos entender Eclesiastes 7:2 e 4
(Quando meditamos na morte de alguém, pensamos pensamos mais nas incertezas da vida. entendemos melhor o que quer dizer Eclesiastes 9:11: “O tempo e o imprevisto..”
(O nosso irmão ------- morreu por uma doença grave, mas todos nos estamos sujeitos a morte a qualquer momento. E não importa a nossa situação, o estado de saúde, a idade!!!!
Entao isso nos induz a pensar melhor em como usamos a nossa vida.

O que não é possível fazer quando estamos numa festa, não é verdade, (entao é isso o que quer dizer esse texto)
Mas Eclesiastes 7:1 mostra que para manter viva a esperança de receber a vida eterna prometida por Deus precisamos fazer um bom nome enquanto estamos vivos. Esse bom nome, nem mesmo a morte pode apagar.
• Em Mateus 6:19 a 21, fazer um bom nome. É não se preocupar demais com as coisas materiais, mas acumular tesouros espirituais, que nem traças ou ferrugem podem destruir).
• Também é preciso continuar estudando a Biblia Sagrada e ter o desejo de compartilhar com outros as maravilhosas promessas do Criador, como a esperança da ressurreição.
Isso nos faz lembrar de uma expressão que muitos usam de que pra tudo pode se dar jeito, só não podemos dar jeito para a morte.
Talvez até certo ponto, parece que isso é verdade, principalmente numa situação como essa que não podemos fazer nada....
Mas por outro lado, a morte acaba sendo um alivio. Isso nos lembra a passagem de FILIPENSES 1:21 QUANDO Paulo disse que viver é Cristo, e morrer é ganho ou lucro.

Contudo, o pouco que vimos nessa pequena palestra mos mostra sobre o consolo das Escrituras de que a morte de modo algum precisa ser o fim de tudo. Ela nos garante que haverá sem falta a ressurreição.
[*]
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: Discurso Fúnebre TJ à luz das Escrituras

Mensagem não lida por Robert Orwell »

A última coisa que quem quer que seja espera ouvir em um discurso fúnebre é pregação. Quer ler a Bíblia e apontar esperança que a mesma oferece para quem professa crê-la, ok. Agora, usar um velório para fazer proselitismo é muito baixo e ir fazer um discurso fúnebre pensando, não em consolar os entes que ficaram, TJs ou não, mas em como dar testemunho para os não-TJs presentes é uma atitude insanamente desumana, do meu ponto de vista.

Imagina no enterro de um jovem ou de uma criança, a comoção que é!!! Aí me chega um engravatado pregando suas crenças?! Ah, vá!!! Eu expulsei um padre do enterro de um amigo querido meu - ele tinha 18 anos - que ficava falando como se a família tivesse culpa na morte do jovem - morreu de acidente -, o que pior eu não faria com um ancião TJ que chegasse com sua frieza empresarial para fazer propaganda!!!
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Avatar do usuário
Tagosh
Forista
Forista
Mensagens: 59
Registrado em: 06 Out 2014 14:04

Re: Discurso Fúnebre TJ à luz das Escrituras

Mensagem não lida por Tagosh »

Testemunhas escreveu: (Nota: Em vez de encomiar o(a) falecido(a), use a matéria deste esboço para dar um bom testemunho a respeito da verdade. Neste respeito, deve-se mostrar bom equilíbrio. Os pontos doutrinais podem ser apresentados como crenças do(a) falecido(a), que lhe deram motivação. O objetivo do discurso é defender a Jeová Deus como Deus de amor e de misericórdia, ao mesmo tempo consolando os enlutados. O uso dum cântico, tal como o de N.° 102 (53) ou 187 (93), é opcional. É próprio fazer uma breve oração no encerramento. Quando houver arranjos para ir até a sepultura, será bom considerar bem brevemente a esperança por meio do Reino, lendo-se um ou dois textos, tais como Jó 14:14, 15, e l Coríntios 15:54b-57. Tal serviço também poderá ser encerrado com oração, agradecendo a Jeová a esperança da ressurreição, que é de grande consolo. O discurso não precisa exceder 30 minutos.)
S-32-T 5/88
Primeiramente, esse esboço aqui postado é uma versão antiga (de 1988). A versão mais recente deste esboço é de 2011, contendo algumas pequenas alterações pontuais.

Infelizmente, já tive a dura experiência de fazer uns 5 discursos fúnebres. Inclusive, como já comentei com o forista Yeats em outra ocasião, um dos casos envolveu um suicídio de um amigo meu que não era TJ (nesta vez chorei enquanto fazia o discurso, não me segurei). :(

Sobre o que comentou o nobre colega Robert:
Robert Orwell escreveu: A última coisa que quem quer que seja espera ouvir em um discurso fúnebre é pregação.
Pessoalmente, sempre tive essa "noção" (pode-se chamar de empatia?) e sempre me chamou a atenção o que diz na nota no esboço:
Testemunhas escreveu: "[...] use a matéria deste esboço para dar um bom testemunho a respeito da verdade. Neste respeito, deve-se mostrar bom equilíbrio."
Att.

Tagosh
Avatar do usuário
Maria Serena
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 10 Ago 2014 09:33

Re: Discurso Fúnebre TJ à luz das Escrituras

Mensagem não lida por Maria Serena »

Maria Serena escreveu:Eu hoje estou muito limitada no tempo, mas numa primeira analise surgem vários aspetos que eu questionaria. Mas precisaria de mais tempo para aprofundar, e não tenho certeza se é nisso que quero gastar o meu tempo. Talvez dependendo das vossas respostas no outro tópico Hipócrisia e desobediència TJ.

O primeiro questionamento que eu levantaria é sobre qual a razão porque associam Revelação 20:4-6 aos ungidos? Lá não diz isso.
E porque é que os 144.000 são os ungidos?
E o que é que definiria um ungido? A ação do espírito santo? E não poderia a ação do espírito santo atuar sobre todos?
Acho essas associações muito forçadas e demasiado conceitualizadas, poque foram aceites como ponto de partida.

E eu questiono em absoluto a legitimidade da TNM. Mal comparo alguns textos noutras traduções e fico com a certeza da impossibilidade de respeitar a TNM.

Bastante superficialmente vou citar dois casos de traduções duvidosas:
(o primeiro vcs devem conhecer bem)

Almeida Revista e Atualizada 23.43 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

Almeida Revista e Corrigida 23.43
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

Nova Tradução na Linguagem de Hoje 23.43 Jesus respondeu: — Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso.

Jesus lhe respondeu: "Eu garanto: Hoje você estará comigo no paraíso".

Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

Só o Fred Franz é que viu os dois pontos que mudariam o sentido da frase??


Almeida Revista e Atualizada 15.51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,

Almeida Revista e Corrigida 15.51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,

Nova Tradução na Linguagem de Hoje 15.51 Escutem bem este segredo: nem todos vamos morrer, mas todos nós vamos ser transformados, num instante,

Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados,
Ontem, com a pressa, deixei este post muito incompleto. Peço desculpas.

Vou acrescentar alguns detalhes.

Outras traduções de 1 Coríntios:

Almeida Revista e Atualizada 15.51 "Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos";

Almeida Revista e Corrigida 15.51 "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados";

Nova Tradução na Linguagem de Hoje 15.51 "Escutem bem este segredo: nem todos vamos morrer, mas todos nós vamos ser transformados, num instante";

Eis aqui vos digo um mistério: "Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados"

Na TNM : "Nem todos adormeceremos [na morte]..."

Eu penso que esse texto é passível de muitas interpretações.
"Quanto mais tempo você gastar pensando no problema, menos tempo você terá para pensar na solução."
perdido
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Nov 2014 00:44

Re: Discurso Fúnebre TJ à luz das Escrituras

Mensagem não lida por perdido »

Acho imoral usar essa situação de fragilidade e tristeza da família para tentar empurrar a religião por meio de falsas promessas de poder ver a pessoa novamente "num futuro próximo"
perdido
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Nov 2014 00:44

Re: Discurso Fúnebre TJ à luz das Escrituras

Mensagem não lida por perdido »

Acho imoral usar essa situação de fragilidade e tristeza da família para tentar empurrar a religião por meio de falsas promessas de poder ver a pessoa novamente "num futuro próximo"
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Discurso Fúnebre TJ à luz das Escrituras

Mensagem não lida por Mentalista »

Eles usam todos os meios para divulgar as verdades deles. Até mesmo o cântico que deveria ser entoado para louvar a Deus é usado para fazer a lavagem cerebral:
"Então pregar! Já vivemos no final..."
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Saran e 245 visitantes