"Nec. locais": Reforço a obediencia de "leis" sobre o sangue

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

"Nec. locais": Reforço a obediencia de "leis" sobre o sangue

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

CHEGOU no site JW (restrito a anciãos) um esboço para a parte "necessidades locais" no mes de dezembro/2014.
Como segue:
CONTINUE DECIDIDO A OBEDECER A LEI DE JEOVÁ SOBRE O SANGUE
Nota ao orador:
Esta parte será apresentada em forma de manuscrito. Não acrescente pontos adicionais à matéria, como experiências e comentários pessoais.
Estude o manuscrito até entender claramente os pontos principais e a linha de raciocínio. Depois, treine a leitura em voz alta até conseguir proferir o texto com a devida ênfase, entusiasmo, cordialidade, sentimento, sinceridade e convicção, bem como volume e intensidade apropriados. (Recapitule be p. 50 pars. 2-3; p. 127 par. 1) Não é necessário citar os textos bíblicos ou as referências.
ABSTER-SE DE SANGUE’ É UM REQUISITO BÍBLICO
Jeová deu aos seus servos a ordem de abster-se de sangue – animal ou humano. (Atos 15:28, 29)
Nós amamos a Jeová e escolhemos ser obedientes a ele. Temos plena consciência de que um período de doença ou outra situação médica certamente não é tempo para fazer algo que prejudique nossas orações e coloque em risco nossa relação com Deus. (Lam. 3:44) Para ajudar-nos a expressar nossas escolhas antecipadas com respeito a transfusões de sangue e outros tratamentos médicos, temos à disposição o documento Instruções e Procuração para Tratamento de Saúde. Você já preencheu esse documento? Já ponderou e tomou uma decisão firme a respeito dos tratamentos e procedimentos médicos que aceitaria para você e seus filhos?
QUANDO SEUS FILHOS ESTÃO ENVOLVIDOS

Por encararem seus filhos como dádivas preciosas de Jeová, pais tementes a Deus procuram sem demora tratamentos médicos apropriados quando seus filhos estão doentes. Mas, que passos razoáveis os pais podem dar para proteger seus filhos de transfusões de sangue? Sempre que tiverem de procurar profissionais de saúde, logo no começo
os pais devem informá-los de sua posição inegociável a respeito do uso do sangue e de sua disposição de aceitar tratamentos que não envolvam transfusões de sangue.
Além disso,
os pais devem ajudar seus filhos a desenvolver sua própria convicção e a defender sua fé
caso se vejam confrontados com a possibilidade de uma transfusão.
UM NOVO PROCEDIMENTO PARA OS MENORES DE IDADE QUE SÃO BATIZADOS
Durante alguns anos, menores de idade batizados têm utilizado o documento azul, Diretrizes Sobre Tratamento de Saúde. Porém, informamos que a organização está descontinuando o uso do documento azul Diretrizes Sobre Tratamento de Saúde para menores batizados.
A partir de agora, os menores de idade que já forem batizados poderão utilizar normalmente o documento Instruções e Procuração para Tratamento de Saúde (branco).
Embora do ponto de vista legal o documento Instruções e Procuração para Tratamento de Saúde seja destinado primariamente a adultos, este poderá servir ao propósito de expressar a vontade e as convicções pessoais do jovem menor de idade a respeito de tratamentos médicos. Após completar 18 anos, o publicador batizado deverá preencher um novo documento Instruções e Procuração para Tratamento de Saúde. Filhos menores de idade não batizados, de pais Testemunhas de Jeová, podem continuar usando o Cartão de Identificação (ic-T).
PROTEJA SEUS FILHOS LEGALMENTE

Temos visto um aumento gradativo no respeito aos direitos dos pacientes Testemunhas de Jeová adultos.
Porém, do ponto de vista legal, a situação é mais delicada quando envolve tratamento médico de crianças.
Os pais cristãos devem ter em mente que a lei não lhes dá autoridade ilimitada para tomar decisões no que se refere a aceitar ou recusar tratamentos médicos para seus filhos. Muitos médicos, juízes e outras autoridades talvez achem que os pais não têm o direito de recusar tratamentos considerados necessários para o bem-estar do filho, mesmo quando a recusa se baseia em crenças religiosas sinceras. Assim, os pais podem informar os médicos e as autoridades eventualmente envolvidas que apenas gostariam de ter a oportunidade de encontrar um médico disposto a tratar seu filho usando opções de tratamento que não envolvam transfusões de sangue.
Mas nessas situações, não seria recomendável que os pais digam coisas que possam dar a entender que estariam assumindo o risco de morte de seu filho ou algo parecido.
Lembre-se: No geral, a principal preocupação das autoridades é o bem-estar físico da criança.
Eles precisam ver que os pais são amorosos e que desejam que seu filho receba o melhor tratamento médico.
QUANDO SE DESEJA ACIONAR A COLIH OU O GVP

Os irmãos da Comissão de Ligação com Hospitais (Colih) e do Grupo de Visitas a Pacientes (GVP) têm muito prazer em prover a ajuda possível. Portanto, quando der entrada no hospital, seria sábio deixar por escrito ou pedir para ser colocado no prontuário que solicitaram a ajuda da Colih e do GVP e que autorizam que tais membros conversem com os médicos e a equipe hospitalar a respeito da decisão do paciente de não receber transfusões de sangue. Essa medida evitará dar a impressão de que os membros da Colih ou do GVP estão de alguma forma interferindo nas escolhas de tratamento médico que o paciente ou seus responsáveis estão fazendo.
CONTINUEMOS CONFIANDO EM JEOVÁ

Vez por outra os veículos noticiosos publicam certas notícias sensacionalistas sobre as Testemunhas de Jeová e a questão do sangue. Alguns acabam ficando excessivamente preocupados e repassam essas informações para diversos irmãos.
Porém, devemos fortalecer nossa confiança de que Jeová está conduzindo tais assuntos e que a Sua organização está atenta
. Enquanto aguardamos com expectativa o tempo maravilhoso em que as doenças e outros problemas de saúde serão coisa do passado, que todos nós continuemos obedecendo a Lei de Jeová quanto ao sangue. – Pro. 16:20; 1 Tim. 4:10.
A SER ABRANGIDO EM 10 MINUTOS

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Sangue
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 21 Nov 2021 14:30, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: "Nec. locais": Reforço a obediencia de "leis" sobre o sangue

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

SÓ Acrescentar que uma carta sobre esse esboço tambem foi postada e vou destacar apenas alguns detalhes dela.
20 de outubro de 2014
A TODOS OS CORPOS DE ANCIÃOS
Ref.: Orientações sobre tratamentos médicos envolvendo menores de idade
Prezados Irmãos:

Informamos que o uso do documento azul Diretrizes Sobre Tratamento de Saúde (md-T Ba) está sendo descontinuado. A partir de agora os menores de idade que já forem batizados poderão utilizar normalmente o documento Instruções e Procuração para Tratamento de Saúde (branco). ... Após completar 18 anos, o publicador batizado deverá preencher um novo documento Instruções e Procuração para Tratamento de Saúde.
Solicitamos que destruam todos os documentos azuis Diretrizes Sobre Tratamento de Saúde (md-T Ba) que porventura a congregação tenha em estoque.
Filhos menores de idade não batizados, de pais Testemunhas de Jeová, devem continuar usando o Cartão de Identificação (ic-T).
...
O corpo de anciãos deverá conhecer bem essas orientações e o ponto de vista da organização sobre o assunto. Isso os habilitará a dar ajuda na medida certa a pais que enfrentam a questão do sangue com seus filhos, evitando pressioná-los indevidamente.
Ademais, notamos que vez por outra alguns irmãos ficam demasiadamente preocupados quando leem certas notícias na mídia sobre a questão do sangue.
Os anciãos poderão ajudar a tranquilizar esses irmãos incentivando-os a confiar na direção de Jeová e de Sua organização.
.... Um ancião que tem boa arte de ensino deverá ser designado para proferir o esboço.
Recomendamos que todo o corpo de anciãos esteja familiarizado com o conteúdo do esboço, principalmente no que tange ao novo procedimento para os menores de idade que são batizados.
Aceitem nosso caloroso amor cristão, bem como nosso apreço pelo seu empenho em pasto-rear o rebanho de Deus. – 1 Ped. 5:2.

Seus irmãos,
c: Superintendentes de circuito; Colihs
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: "Nec. locais": Reforço a obediencia de "leis" sobre o sangue

Mensagem não lida por Pensador »

Amigo Sfoc

Que ótimo sua postagem, de forma antecipada estamos sendo informados.

Olhando a matéria e os argumentos nela atribuídos, vemos que a Torre mostra sua preocupação, inclusive alerta que os Anciãos precisam estar bem familiarizados com o conteúdo da carta. Porém gostaria de deixar um comentário quanto a isso: pelo menos aqui na minha região tem muitos Anciaos e Servos Ministeriais que nem possuem o cartão, quanto mais estar habilitado a ajudar outro irmão a preencher seu cartão, agora veja, se nem os da dianteira tem seu cartão, imaginem os jovens ? Mas uma vez digo, aqui em minha região é assim. Não sei se na região dos amigos do fórum é assim. A um tempo atrás disseram que haveria um multirão num domingo para preenchimento dos cartões, porém o SC desencorajou tal ação.

Abraços - Pensador.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: "Nec. locais": Reforço a obediencia de "leis" sobre o sangue

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

É bom saber já que estou pagando cadeiras à noite e não estou indo para às reuniões de meio de semana, ainda bem, só pra ouvir mais baboseira. :iergh7:
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: "Nec. locais": Reforço a obediencia de "leis" sobre o sangue

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

Pensador escreveu:Amigo Sfoc

Que ótimo sua postagem, de forma antecipada estamos sendo informados.

Olhando a matéria e os argumentos nela atribuídos, vemos que a Torre mostra sua preocupação, inclusive alerta que os Anciãos precisam estar bem familiarizados com o conteúdo da carta. Porém gostaria de deixar um comentário quanto a isso: pelo menos aqui na minha região tem muitos Anciaos e Servos Ministeriais que nem possuem o cartão, quanto mais estar habilitado a ajudar outro irmão a preencher seu cartão, agora veja, se nem os da dianteira tem seu cartão, imaginem os jovens ? Mas uma vez digo, aqui em minha região é assim. Não sei se na região dos amigos do fórum é assim. A um tempo atrás disseram que haveria um multirão num domingo para preenchimento dos cartões, porém o SC desencorajou tal ação.

Abraços - Pensador.
EXATO Pensador. Sabe que na minha região, nesse sentido, não é muito diferente. Aliás, tem um ancião (e pioneiro) da minha congregação que faz parte do GVP (aquele grupo de visitas a irmãos nos hospitais). Ele mencionou sobre um grande hospital publico (referencia aqui na região), que nesses dias, havia 12 test. de Jeová internados lá, e nenhum deles se identificou como TJ.
Eu, ao ouvir isso, e baseado em todas informações, que temos inclusive neste forum, já comecei a imaginar que muitos não estão levando isso a serio mais.
Agora, interessante o que diz a carta ao incentivar a conhcer a fundo a carta e outros assuntos.
O corpo de anciãos deverá conhecer bem essas orientações e o ponto de vista da organização sobre o assunto.
Avatar do usuário
Victini
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 758
Registrado em: 25 Nov 2008 21:00

Re: "Nec. locais": Reforço a obediencia de "leis" sobre o sangue

Mensagem não lida por Victini »

Esclareçam-me isto, p.f.: qual é a diferença entre o documento que está sendo descontinuado e o atual?

Isso tem como objetivo demonstrar que o Corpo Governante está a tentar agir com bom-senso? Ou demonstrar que estão a tentar moderar as convicções das TJs "fundamentalistas", ensinando-as a serem hipócritas, para evitar futuros problemas com a mídia?

Essa dúvida surge-me no seguimento de ter tomado conhecimento que se, num caso de desassociação, a TJ ameaçar suicidar-se, a desassociação será suspensa. Isso foi-me apresentado como uma solução de bom-senso da Organização.
Mas é óbvio que essa pessoa cuja desassociação foi suspensa, ficará alvo de "nota" e passará a ser evitada.

O que me parece é que agora as TJs estão a ser instruídas para confundir hipócrisia com flexibilidade.
Entrevista a Snowden tendo como alvo a conscientização pública para proteger a liberdade e privacidade dos cidadãos e da internet, com interessantes alusões ao "Orwellianismo" - 1984
Spoiler!
phpBB [video]
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: "Nec. locais": Reforço a obediencia de "leis" sobre o sangue

Mensagem não lida por Mentalista »

Então vou ameaçar suicidar-me... :twisted:
Avatar do usuário
*LOL*
Forista
Forista
Mensagens: 122
Registrado em: 19 Out 2014 19:21

Re: "Nec. locais": Reforço a obediencia de "leis" sobre o sangue

Mensagem não lida por *LOL* »

:iergh7: :iergh7: :iergh7: Morrer a aceitar ideias de homens :( :( se puder me mande por MP a carta ;) ou link
“Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum.” –
Frank Clark
Avatar do usuário
Victini
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 758
Registrado em: 25 Nov 2008 21:00

Re: "Nec. locais": Reforço a obediencia de "leis" sobre o sangue

Mensagem não lida por Victini »

Mentalista escreveu:Então vou ameaçar suicidar-me... :twisted:
Não sei se esta informação procede, ou se é uma regra só aplicada dependendo da "categoria" da TJ. Algo como "categoria ancião". Algo como "categoria bons donativos". Algo como "categoria filho do irmão tal". TJs têm um bom bando de hipócritas.
Entrevista a Snowden tendo como alvo a conscientização pública para proteger a liberdade e privacidade dos cidadãos e da internet, com interessantes alusões ao "Orwellianismo" - 1984
Spoiler!
phpBB [video]
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: "Nec. locais": Reforço a obediencia de "leis" sobre o sangue

Mensagem não lida por Pássaro »

Tem gente que nem sabe que isto existe por aqui.
Alguns informam que um monte de tj são internados e não falam que são pra que ninguém venha lhe encher o saco!
O barco da torre tá afundando?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 143 visitantes