Dúvida Sobre Processos Jurídicos

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
AnonimousBR
Forista
Forista
Mensagens: 155
Registrado em: 06 Out 2013 18:02

Dúvida Sobre Processos Jurídicos

Mensagem não lida por AnonimousBR »

Bom Dia

Tenho uma curiosidade, me falaram que irmao nao pode se processar um ao outro

Isso e verdade ? E pq nao pode processar ?

E outro detalhe, conversei com meu advogado ele me deu base para processar a torre devido minha desassociação
O que me dizem ? Sera que compensa ver o q da ?

hehehe
Por favor pessoal, vejam que estou falando de duas coisas distintas, sao duas duvidas, e gostaria da opiniao de todos sobre
o assunto

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Ação judicial
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 01 Nov 2021 06:41, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Duvida Sobre Processos

Mensagem não lida por DELTA »

Essa recomendação de TJ não processar outra é meramente para não macular "o nome de Jeová", nada impede de você fazer isso.
Quanto a processar a torre, a menos que tenha bons argumentos que lhe renderá boa indenização não se desgaste com isso.A torre tem bons advogados e se seu advogado não conheça muito bem o funcionamento da organização não se iluda.
Na boa vá ser feliz longe da torre, sem rancores.
Já viu falar em perda com lucro ? Pois bem, sair da torre, seja como for, é perda com lucro!
Editado pela última vez por DELTA em 29 Set 2014 10:18, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Duvida Sobre Processos

Mensagem não lida por TJCalado »

1. Segundo as normas da Torre de Vigia, um TJ não pode levar outro ao tribunal com base em:
(1 Coríntios 6:1-4) . . .Atreve-se alguém de vós, que tenha uma causa contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? 2 Ou não sabeis que os santos julgarão o mundo? E, se o mundo há de ser julgado por vós, sois vós inaptos para julgar assuntos muito triviais? 3 Não sabeis que havemos de julgar anjos? Por que, então, não assuntos desta vida? 4 Se vós, então, tiverdes assuntos desta vida para julgar, colocais como juízes a homens que são menosprezados na congregação?
Mas é esquecido o motivo de Paul ter feito essas perguntas aso corintos:
(1 Coríntios 6:5, 6) . . .Falo para induzir-vos à vergonha. É verdade que não há nem um só homem sábio entre vós, que possa julgar entre seus irmãos, 6 mas irmão vai a juízo contra irmão, e isso perante incrédulos?
Note que Paulo admite que nenhum cristão está apto a julgar outro, como os anciãos fazem nas comissões judicativas. Paulo estava criticando A NECESSIDADE de se levar casos entre cristãos aos tribunais.

E ele ainda completa:
(1 Coríntios 6:7, 8) . . .Realmente, então, significa ao todo uma derrota para vós que tendes litígios entre vós. Por que não deixais antes que se vos faça injustiça? Por que não vos deixais antes defraudar? 8 Ao contrário, vós fazeis injustiça e defraudais, e isso a vossos irmãos.
Ele estava criticando severamente aqueles que estavam defraudando os irmãos, não os que estavam levando estes à justiça humana. Só estava expressando vergonha por eles terem sido obrigados a isso.

Mas, como sempre, a Torre de Vigia quer forjar uma imagem pura da organização mantendo os problemas no campo de controle deles, mesmo que a vítima seja prejudicada.

2. Sobre o processo contra a Torre por causa da desassociação, acredito que dependendo do caso e do que você vai alegar, é possível sim. Muitos já o fizeram. Se o seu advogado disse que há uma brecha e você se sentiu lesado, vai fundo...
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Pensador
Forista
Forista
Mensagens: 765
Registrado em: 03 Jun 2014 20:30

Re: Duvida Sobre Processos

Mensagem não lida por Pensador »

AnonimousBR escreveu:Bom Dia

Tenho uma curiosidade, me falaram que irmao nao pode se processar um ao outro

Isso e verdade ? E pq nao pode processar ?

E outro detalhe, conversei com meu advogado ele me deu base para processar a torre devido minha desassociação
O que me dizem ? Sera que compensa ver o q da ?

hehehe
Por favor pessoal, vejam que estou falando de duas coisas distintas, sao duas duvidas, e gostaria da opiniao de todos sobre
o assunto

Olá amigo.

Falando um pouco sobre as duas questões que você levantou:

1-) " Me falaram que um irmão não pode processar o outro "

Resposta baseada no que a torre prega: " Livro Pastoreiem o Rebanho de Deus " ( livro dos anciãos ), capítulo 12 página 133 diz: " Em 1 Coríntios 6:1-8, o apóstolo Paulo aconselhou fortemente os cristãos a não processar legalmente outros cristãos para resolver desacordos pessoais que deveriam ser resolvidos com a ajuda dos anciãos da congregação. - w97 15/3 pp.21-22; w86 15/11 p.20; g83 8/8 pp. 13-15; w74 15/6 pp. 383-384. Se uma pessoa ignorar o que a palavra de Deus diz nesse respeito, isso poderá afetar seus privilégios na congregação. "

Essa é a posição que a torre passa para os Anciãos caro amigo.

2-) " Falei com meu advogado e tenho base, devido a minha desassociação ".

Resposta: Caro amigo tudo depende do que você procura, é claro que um desgaste emocional pode acontecer, sem contar se você tiver membros da família ativos pode gerar aquele desconforto. Pelo que já li aqui mesmo no fórum tal ação traz dor de cabeça para Torre sim, porém pessoalmente creio que essa é uma decisão muito pessoal. No entanto seu advogado lhe disse que você tem direitos, dessa forma creio que se estiver buscando seu direito a lei irá deteminar o mesmo.

Abraços - Pensador.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Dúvida Sobre Processos Jurídicos

Mensagem não lida por gerom »

Como já muito bem explicado acima, acrescento...

Primeiro, no caso 1, deve-se levar a questão aos anciãos. Se a questão não for resolvida nessa instância pelo culpado ele pode ser desassociado tornando-se como "homem das nações", e neste caso o ofensor pode levar o desassociado aos tribunais (conforme ensino da Torre), pois, seria um processo de uma TJ contra uma pessoa "do mundo", não mais contra um "irmão na fé".

No segundo caso, se o processo for APENAS pelo fato da desassociação o tribunal dará ganho de causa para a Torre. Seria o mesmo que processar a ICAR por excomunhão. O tribunal dirá que não pode fazer nada (que não vai interferir) sobre regra de expulsão de uma religião. Agora se o processo for pelo fato da proibição da interação e amizade familiares e de amigos (corte de relações, relacionamentos) e' possível que se consiga provar e obter exito no processo. Ou seja, a Torre pode desassociar mas não pode proibir os relacionamentos, ou banimento de relações ou corte social, entre pessoas, principalmente membros da família.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Dúvida Sobre Processos Jurídicos

Mensagem não lida por Mentalista »

E você só terá ganho financeiro, porque sua família vai ficar do lado da Torre, e talvez até a defenda no tribunal, o que pode influenciar o juíz a dar a vitória para a Torre. Mesmo que não façam isso, vão falar que é apóstata ferrenho e a situação familiar vai piorar.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Duvida Sobre Processos

Mensagem não lida por Debora »

DELTA escreveu:Essa recomendação de TJ não processar outra é meramente para não macular "o nome de Jeová", nada impede de você fazer isso.
Quanto a processar a torre, a menos que tenha bons argumentos que lhe renderá boa indenização não se desgaste com isso.A torre tem bons advogados e se seu advogado não conheça muito bem o funcionamento da organização não se iluda.
Na boa vá ser feliz longe da torre, sem rancores.
Já viu falar em perda com lucro ? Pois bem, sair da torre, seja como for, é perda com lucro!

Concordo plenamente nos dois questionamentos.
Estou a mais de 30 anos "comendo o pão que o diabo amassou com o rabo" por causa da lavagem cerebral imposta por esta seita maldita. Cada vez que acho que tudo acabou, mais uma bomba cai na minha cabeça. :iergh7: :iergh7: :iergh7:

Um dia isto acaba... pelo menos tenho fé.

Então meu amigo, vai ser feliz. Esquece esta seita. Agradeça aos céus por estar fora. :1 :1
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Dúvida Sobre Processos Jurídicos

Mensagem não lida por gerom »

gerom escreveu:Como já muito bem explicado acima, acrescento...

Primeiro, no caso 1, deve-se levar a questão aos anciãos. Se a questão não for resolvida nessa instância pelo culpado ele pode ser desassociado tornando-se como "homem das nações", e neste caso o ofensor pode levar o desassociado aos tribunais (conforme ensino da Torre), pois, seria um processo de uma TJ contra uma pessoa "do mundo", não mais contra um "irmão na fé".

No segundo caso, se o processo for APENAS pelo fato da desassociação o tribunal dará ganho de causa para a Torre. Seria o mesmo que processar a ICAR por excomunhão. O tribunal dirá que não pode fazer nada (que não vai interferir) sobre regra de expulsão de uma religião. Agora se o processo for pelo fato da proibição da interação e amizade familiares e de amigos (corte de relações, relacionamentos) e' possível que se consiga provar e obter exito no processo. Ou seja, a Torre pode desassociar mas não pode proibir os relacionamentos, ou banimento de relações ou corte social, entre pessoas, principalmente membros da família.
Queria acrescentar, pois, não me lembrava dos termos corretos para o segundo caso.

Veja que o que a Torre prega sobre o que o ISOLAMENTO é bíblico, é, na verdade, nada verdadeiro. O OSTRACISMO pregado e praticado pela Torre sobre membros di-desassociados e afastados é o que deve ser atacado numa ação num tribunal de justiça (e não a desassociação ou excomunhão). O direito da ASSOCIAÇÃO em DES-ASSOCIAR é correto, e o mesmo direito é dado ao membro para DIS-ASSOCIAR. O problema está no isolamento familiar e de amigos e o ostracismo.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3139
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: Dúvida Sobre Processos Jurídicos

Mensagem não lida por mayhra »

gerom escreveu:
gerom escreveu:Como já muito bem explicado acima, acrescento...

Primeiro, no caso 1, deve-se levar a questão aos anciãos. Se a questão não for resolvida nessa instância pelo culpado ele pode ser desassociado tornando-se como "homem das nações", e neste caso o ofensor pode levar o desassociado aos tribunais (conforme ensino da Torre), pois, seria um processo de uma TJ contra uma pessoa "do mundo", não mais contra um "irmão na fé".

No segundo caso, se o processo for APENAS pelo fato da desassociação o tribunal dará ganho de causa para a Torre. Seria o mesmo que processar a ICAR por excomunhão. O tribunal dirá que não pode fazer nada (que não vai interferir) sobre regra de expulsão de uma religião. Agora se o processo for pelo fato da proibição da interação e amizade familiares e de amigos (corte de relações, relacionamentos) e' possível que se consiga provar e obter exito no processo. Ou seja, a Torre pode desassociar mas não pode proibir os relacionamentos, ou banimento de relações ou corte social, entre pessoas, principalmente membros da família.
Queria acrescentar, pois, não me lembrava dos termos corretos para o segundo caso.

Veja que o que a Torre prega sobre o que o ISOLAMENTO é bíblico, é, na verdade, nada verdadeiro. O OSTRACISMO pregado e praticado pela Torre sobre membros di-desassociados e afastados é o que deve ser atacado numa ação num tribunal de justiça (e não a desassociação ou excomunhão). O direito da ASSOCIAÇÃO em DES-ASSOCIAR é correto, e o mesmo direito é dado ao membro para DIS-ASSOCIAR. O problema está no isolamento familiar e de amigos e o ostracismo.
Muito bem colocado, Gerom. Uma pessoa pode ser desassociada de um clube por não querer mais aderir às suas regras, pode até mesmo ser expulsa de uma agremiação, de uma irmandade qualquer, mas o que a Torre impõe àquele que deixa de ser Testemunha de Jeová vai muito além de um simples desligamento. A Torre torna a pessoa um pária, um tipo de leproso, que ninguém pode tocar ou chegar para conversar e isso dentro de sua própria família. Na rua os ex-irmãos irão desviar dele e atravessar a rua, não irão lhe cumprimentar e se o encontrarem no meio de um grupo, fingirão que não o estão enxergando e não lhe dirigirão palavra. É muito cruel. E, para tornar esse ato ainda mais abominável, sabemos que muitos dos que sofrem esse isolamento social dentro e fora de suas casas não cometeram pecado algum, apenas discordam das falsas profecias Torreanas e de seus ensinos distorcidos.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Dúvida Sobre Processos Jurídicos

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

Não, não pode processar, você pode até ser desassociado se processar algum irmão.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 47 visitantes