"Antigamente que era bom"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "Antigamente que era bom"

Mensagem não lida por kooboo »

H. D. Thoreau escreveu:Eu discordo também desse saudosismo exagerado. Hoje, com os enormes avanços na medicina, no saneamento, no acesso a recursos com água e alimentos variados, temo uma vida mais longa e mais confortável que nossos bisavós. Porém acredito que falta equilíbrio no uso de tudo que conquistamos, é tão fácil ter água na torneira de casa que acabamos desperdiçando, é tão fácil ir ao mercado comprar comida que acabamos comprando mais do que precisamos e jogando boa parte fora. Será que se soubessemos como é difícil pegar água no poço ou como é difícil plantar e colher sem usar agrotóxicos não daríamos mais valor aos recursos naturais?
Não defendo uma volta no tempo, mas acho que precisamos urgentemente ver que o sistema em que vivemos (parece começo de frase da torre, rsrs) está apoiado em bases muito frágeis. O consumo desenfreado é incentivado pois a máquina precisa girar, mas o preço do progresso é alto demais.
Acredito que uma forma de vida com boa parte da tecnologia moderna, porém com foco não comercial e intimamente ligada a natureza seja o meio termo ideal. Mas essa transformação na sociedade não acontecerá 'numa boa', acredito que só um colapso gigantesco desse sistema fará com que surja uma nova sociedade mais consciente.
Você foi no ponto. "o consumo desenfreado".
Parece que as pessoas creem de verdade que toda tecnologia é descartável e deve ser trocada o quanto antes. Sendo assim, um smartphone com 1 ano e meio de uso está defasado (o meu já tem 2 anos e meio e continua me atendendo super bem), que um notebook com dois anos não serve mais (o meu que já era usado quando quando adquiri, continua comigo ha dois anos, e vai por muito tempo ainda), meu carro tem quatro anos de uso, e não pretendo trocá-lo nos próximos 6 anos.
Não tenho impressora em casa, justamente para evitar de imprimir desnecessariamente. Sou contra o consumismo. Cuido bem das minhas coisas para que elas durem bastante.
Só que... o mundo impõe outra cultura, e cada compra que o cidadão faz, algo na natureza preciso ser retirado... e qual o impacto disso? ninguém pensa nisso.
[]'s
kooboo

Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 145 visitantes