"Antigamente que era bom"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

"Antigamente que era bom"

Mensagem não lida por kooboo »

Duas perguntas -

1 - Você concorda com essa afirmação "Antigamente é que era bom"? (no sentido de que as pessoas se respeitavam mais, havia mais qualidade nos alimentos, na vida...)

2 - Por quê?



1 - Eu discordo plenamente.

2 - O mundo melhorou muito em -
tratamentos de saúde - desde a descoberta da penicilina, invenção das vacinas, cirurgias sem cortes, ... se eu tivesse nascido 200 anos atrás (ou até menos) poderia ter morrido aos 12 anos por conta de uma apendicite.

educação - Hoje o acesso a escolas melhorou e esta disponível para praticamente todos. A menos que você fosse filho de alguém muito fodástico e nobre, jamais iria concluir o primário. Quanto mais fazer uma faculdade.

saneamento - pode parecer simples abrir a torneira e sair água dela. Mas a poucos anos atrás, em muita cidade de interior, ou você tinha um poço artesiano no quintal, ou tinha que buscar no balde a alguns kms de caminhada. E detalhe, com a água tratada, a expectativa de vida aumentou.

Confortos simples - Já tirou um tempinho pra pensar em como era shampoo, creme dental, escova de dentes, sabonete a míseros 150 anos atrás? Agora me responda... você ainda teria seus dentes na boca, com a sua idade atual, se tivesse nascido a 150 anos?

Respeito e leis - temos crimes, violência, falta de segurança... porém, a 100 anos atrás que matava não era o bandido, era o vizinho, o parente, o amigo... uma disputa familiar por terras, mulher ou qualquer outra besteira poderia resultar no derramamento de sangue com a justificativa de "defesa da honra". E aí? Prefere encarar um tribunal ou colocar o três-oitão na cintura e ir resolver o problema. Claro, tome uma pinga antes.

Poderia listar uma lista enorme em diversos aspectos... mas deixo a bola com vocês agora.
:home3:

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Verbete a definir
Ver índice geral
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: "Antigamente que era bom"

Mensagem não lida por DELTA »

Concordo com o que disse kooboo.
Meu avô faleceu a pouco tempo com mais de 90 anos e era fumante. Não faltaram "filosofias" do tipo: nunca vamos alcançar esta idade com alimentos com veneno, o povo antigo vivia muito mais, tinha mistura no próprio quintal, e outras bizarrices que nem vou comentar. A grande maioria das pessoas sequer sabem o que significa expectativa de vida!
Estou próximo dos 50, me lembro bem das consequencias da paralisia infantil e das crianças que "morriam de repente" pelo interior. Minha mãe sofreu muito para acender um fogão a lenha nos dias de chuva ou frio.
Como disse: Poderia listar uma lista enorme em diversos aspectos... mas deixo a bola com vocês agora.
Editado pela última vez por DELTA em 27 Set 2014 13:50, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: "Antigamente que era bom"

Mensagem não lida por DELTA »

DELTA escreveu:Concordo com o que disse kooboo.
Meu avô faleceu a pouco tempo com mais de 90 anos e era fumante. Não faltaram "filosofias" do tipo: nunca vamos alcançar esta idade com alimentos com veneno, o povo antigo vivia muito mais, tinha mistura no próprio quintal, e outras bizarrices que nem vou comentar. A grande maioria das pessoas sequer sabem o que significa expectativa de vida!
Estou próximo dos 50, me lembro bem das consequências da paralisia infantil e das crianças que "morriam de repente" pelo interior. Minha mãe sofreu muito para acender um fogão a lenha nos dias de chuva ou frio.
Como disse: Poderia listar uma lista enorme em diversos aspectos... mas deixo a bola com vocês agora.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "Antigamente que era bom"

Mensagem não lida por kooboo »

DELTA escreveu:Concordo com o que disse kooboo.
Meu avô faleceu a pouco tempo com mais de 90 anos e era fumante. Não faltaram "filosofias" do tipo: nunca vamos alcançar esta idade com alimentos com veneno, o povo antigo vivia muito mais, tinha mistura no próprio quintal, e outras bizarrices que nem vou comentar. A grande maioria das pessoas sequer sabem o que significa expectativa de vida!
Estou próximo dos 50, me lembro bem das consequencias da paralisia infantil e das crianças que "morriam de repente" pelo interior. Minha mãe sofreu muito para acender um fogão a lenha nos dias de chuva ou frio.
Como disse: Poderia listar uma lista enorme em diversos aspectos... mas deixo a bola com vocês agora.
Delta,

por falar em expectativa de vida, dê uma conferida neste vídeo -



Está em inglês, mas é bem fácil de entender.
200 anos atrás, em muitos países, aos 25 anos uma pessoa já estaria no fim da vida.
Acho que a gente chega aos 100 fácil.
:D1
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: "Antigamente que era bom"

Mensagem não lida por DELTA »

kooboo escreveu:
DELTA escreveu:Concordo com o que disse kooboo.
Meu avô faleceu a pouco tempo com mais de 90 anos e era fumante. Não faltaram "filosofias" do tipo: nunca vamos alcançar esta idade com alimentos com veneno, o povo antigo vivia muito mais, tinha mistura no próprio quintal, e outras bizarrices que nem vou comentar. A grande maioria das pessoas sequer sabem o que significa expectativa de vida!
Estou próximo dos 50, me lembro bem das consequencias da paralisia infantil e das crianças que "morriam de repente" pelo interior. Minha mãe sofreu muito para acender um fogão a lenha nos dias de chuva ou frio.
Como disse: Poderia listar uma lista enorme em diversos aspectos... mas deixo a bola com vocês agora.
Delta,

por falar em expectativa de vida, dê uma conferida neste vídeo -



Está em inglês, mas é bem fácil de entender.

Acho que a gente chega aos 100 fácil.
:D1
Muito, muito bom kooboo, nota-se que mesmo no continente Africano as pessoas tem vivido mais.
É "por isso" que a pena máxima no Brasil é de 30 anos. A lei é dos anos 40 e naquele tempo se um sujeito de 18 cometesse um crime capital só iria ser solto aos 48 sem chance de viver muitos anos mais.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "Antigamente que era bom"

Mensagem não lida por kooboo »

DELTA escreveu: É "por isso" que a pena máxima no Brasil é de 30 anos. A lei é dos anos 40 e naquele tempo se um sujeito de 18 cometesse um crime capital só iria ser solto aos 48 sem chance de viver muitos anos mais.
tempo da pena máxima, idade para aposentar...
tudo feito para uma expectativa de vida de 60 anos.
As pessoas vivem cada vez mais e nos próprios não aprendemos a lidar com isso.
[]'s
kooboo

Imagem
Caíque
Forista
Forista
Mensagens: 306
Registrado em: 01 Mai 2014 10:23

Re: "Antigamente que era bom"

Mensagem não lida por Caíque »

O meu saudosismo é equilibrado, de fato, bom mesmo está agora com a liberdade mental que gozo e ainda pode ficar melhor ainda, só depende de mim!!!
Avatar do usuário
Luiz Bozzo LionHeart
Forista
Forista
Mensagens: 456
Registrado em: 18 Mai 2010 13:36

Re: "Antigamente que era bom"

Mensagem não lida por Luiz Bozzo LionHeart »

'No meu tempo era bem melhor"...Não tinha crime, eu podia sair nas ruas à noite sem problema nenhum., não existia isso de ser sequestrado, sofrer estupro, etc...etc''...Sempre ouço de pessoas com mais de 60 anos...não tinha semvergonhice na tv, cinema,etc...Mas, vejamos à 60, 70, 80 anos atrás, o Brasil não tinha nem 50 milhões de habitantes, hoje tem mais de 200...Temos muitos crimes em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, etc...Mas, não é bem assim...Gil Gomes, Afanazaio Jazadi, Datena, entre outros apresentadores de tv que no programa deles até jorra sangue da TV nos nossos pés, só vivem de noticiar isso, como se todos nós brasileiros, ao sairmos da porta de casa, já tropeçamos em vários cadaveres na rua e calçada, assassinados e estuprados. Não é bem assim...Eu já fui assaltado 2 vezes na minha vida, ,e olha que trabalho á noite e caminho nas ruas do centrão da cidade de São Paulo... A expectativa de vida melhorou não só no Brasil como no mundo inteiro
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "Antigamente que era bom"

Mensagem não lida por kooboo »

Luiz Bozzo LionHeart escreveu:' A expectativa de vida melhorou não só no Brasil como no mundo inteiro
Isso me fez pensar mais ainda...
Se os alimentos estão lotados de agrotóxicos, os alimentos industrializados fazem parte da vida de tantas famílias... porquê raios estamos vivendo mais?
O povo enche a boca para dizer que a alimentação de "antigamente que era boa", ou que alimentos orgânicos são mais saudáveis... e o povo come besteira hoje e vive mais.
Incoerente, não!?

:6
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
H. D. Thoreau
Forista
Forista
Mensagens: 89
Registrado em: 25 Out 2013 02:03

Re: "Antigamente que era bom"

Mensagem não lida por H. D. Thoreau »

Eu discordo também desse saudosismo exagerado. Hoje, com os enormes avanços na medicina, no saneamento, no acesso a recursos com água e alimentos variados, temo uma vida mais longa e mais confortável que nossos bisavós. Porém acredito que falta equilíbrio no uso de tudo que conquistamos, é tão fácil ter água na torneira de casa que acabamos desperdiçando, é tão fácil ir ao mercado comprar comida que acabamos comprando mais do que precisamos e jogando boa parte fora. Será que se soubessemos como é difícil pegar água no poço ou como é difícil plantar e colher sem usar agrotóxicos não daríamos mais valor aos recursos naturais?
Não defendo uma volta no tempo, mas acho que precisamos urgentemente ver que o sistema em que vivemos (parece começo de frase da torre, rsrs) está apoiado em bases muito frágeis. O consumo desenfreado é incentivado pois a máquina precisa girar, mas o preço do progresso é alto demais.
Acredito que uma forma de vida com boa parte da tecnologia moderna, porém com foco não comercial e intimamente ligada a natureza seja o meio termo ideal. Mas essa transformação na sociedade não acontecerá 'numa boa', acredito que só um colapso gigantesco desse sistema fará com que surja uma nova sociedade mais consciente.
DISOBEY!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: cabeludo08, Google [Bot] e 128 visitantes