Consciência, é Física ou Espiritual?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
DiegoRoys
Troll desativado
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Dez 2012 20:10

Consciência, é Física ou Espiritual?

Mensagem não lida por DiegoRoys »

Se acredita que está realmente vivo, então a morte existe para você.
Porque os humanos acreditam que podem viver eternamente em corpos,
quando todos os corpos se vão?
É uma questão realmente de consciência. 8-)

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Verbete a definir
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 29 Out 2021 10:00, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: Consciência, é Física ou Espiritual?

Mensagem não lida por orion »

Segundo a ciência a consciência é algo de nosso próprio cérebro ou seja físico,se eu causa algum dano no cérebro eu posso mudar toda minha atitude e até lembranças.A respeito do próprio corpo, a gente envelhece por questões bem diárias ,desgastes de todos os tipos no corpo,o oxigênio libera radicais que deterioram o corpo ao longo do tempo,radiação UV vinda do sol e entre outras coisas.Não esquecendo também que nos próprios genes já temos por assim dizer o tanto que viveremos.Seguindo a ideologia de vida terrestre que a Torre prega parece loucura vendo desse ponto.Tudo tem seu período para acabar, a vida é um ciclo continuo na terra.Imagina essa vida terrestre em 1 bilhão de anos seria meio que loucura,pois a Lua se distancia da Terra bem lentamente e nesse período gigante de tempo a Lua nem estaria mais em nossos céus e ela é um dos pilares da vida na Terra ,e o Sol entre bilhões de anos destruiria a Terra.É um delírio acreditar que a Terra é eterna e mais sensato crer que a "alma"ou "consciência" irá para o Céu quando morremos.
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: Consciência, é Física ou Espiritual?

Mensagem não lida por Mexplica »

orion escreveu:Segundo a ciência a consciência é algo de nosso próprio cérebro ou seja físico,se eu causa algum dano no cérebro eu posso mudar toda minha atitude e até lembranças.A respeito do próprio corpo, a gente envelhece por questões bem diárias ,desgastes de todos os tipos no corpo,o oxigênio libera radicais que deterioram o corpo ao longo do tempo,radiação UV vinda do sol e entre outras coisas.Não esquecendo também que nos próprios genes já temos por assim dizer o tanto que viveremos.Seguindo a ideologia de vida terrestre que a Torre prega parece loucura vendo desse ponto.Tudo tem seu período para acabar, a vida é um ciclo continuo na terra.Imagina essa vida terrestre em 1 bilhão de anos seria meio que loucura,pois a Lua se distancia da Terra bem lentamente e nesse período gigante de tempo a Lua nem estaria mais em nossos céus e ela é um dos pilares da vida na Terra ,e o Sol entre bilhões de anos destruiria a Terra.É um delírio acreditar que a Terra é eterna e mais sensato crer que a "alma"ou "consciência" irá para o Céu quando morremos.
É...a Bíblia diz que os justos possuirão a terra até que não haja mais lua...então, não podemos ser eternos em corpos carnais a não ser que muita coisa mude em bilhões de anos, inclusive nossa constituição fisica. Mas, se viemos à vida carnal para durar um pouco e morrer, que sentido tem avançarmos tanto em conhecimentos e tecnologias que com o tempo se perderão para sempre já que a consciência humana vai deixar de existir? E que lógica teria nascermos aqui para desfrutarmos de uma vida carnal e depois morrer para passar a ter uma vida espiritual ou imaterial? Podíamos ter nascidos todos anjinhos :6 logo no início, sem essa de precisar fazer a passagem...olhando assim, a vida parece mais um "nadar nadar pra morrer na praia". :|
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: Consciência, é Física ou Espiritual?

Mensagem não lida por Yeats »

Achei os comentários muito generalistas. E o primeiro estranho e óbvio, não acredito que estou vivo, sei disso, logo vou morrer.
"a morte não se assemelha ao sono, pois no sono se está vivo e dormindo; nem sei como se pode alguém assemelhar a morte a qualquer coisa pois não pode ter experiência dela ou coisa com que a possa comparar" - Alberto Cairo. Morte só temos experiência as dos outros)
EQM não conta, uma vez que não é morte efetiva.
Essa divisão mente corpo é bem antiga e tem raízes religiosas e ganhou força com o pensamento cartesiano, mas, penso, não procede esta divisão. Sinceramente não me aprofundei nesta questão,
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Consciência, é Física ou Espiritual?

Mensagem não lida por Mentalista »

Se realmente temos o livre-arbítrio, a consciência é espiritual. Mas, se nossas ações podem ser determinadas, mesmo que somente por um ser muito inteligente, então a consciência é material.

Saber se livre-arbítrio existe mesmo é a chave para saber se pode ou não haver vida após a morte, sem precisar morrer.
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: Consciência, é Física ou Espiritual?

Mensagem não lida por orion »

Yeats escreveu:Achei os comentários muito generalistas. E o primeiro estranho e óbvio, não acredito que estou vivo, sei disso, logo vou morrer.
"a morte não se assemelha ao sono, pois no sono se está vivo e dormindo; nem sei como se pode alguém assemelhar a morte a qualquer coisa pois não pode ter experiência dela ou coisa com que a possa comparar" - Alberto Cairo. Morte só temos experiência as dos outros)
EQM não conta, uma vez que não é morte efetiva.
Essa divisão mente corpo é bem antiga e tem raízes religiosas e ganhou força com o pensamento cartesiano, mas, penso, não procede esta divisão. Sinceramente não me aprofundei nesta questão,
EQM pode ser facilmente atribuída a delírios,o problema é que muitos levam isso ao lado mais mistico da coisa então nem conta mesmo.
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Consciência, é Física ou Espiritual?

Mensagem não lida por Mentalista »

Terminei ontem de ler um livro: "A Batalha do Apocalipse". É um romance muito bem feito, de 586 páginas, mas que não me custou nem 40 horas para lê-lo (talvez até umas 30). O livro é muito interessante. Conta a história de um anjo renegado (expulso) do céu cujo maior valor é a justiça. Na Terra, ele e seus amigos são caçados pelos anjos, que trabalham para o arcanjo Miguel. Durante o livro, acontecem várias guerras, e a final é o Armagedom. Neste, o céu, a Terra e o inferno são os envolvidos. Yahweh (Javé) supostamente está adormecido e supostamente irá acordar para o Ajuste de Contas.

Então, por que estou falando desse livro? Bom, ele fala bastante sobre o livre-arbítrio, o destino, etc. Uma vez que temos livre-arbítrio, não somos totalmente materiais. A matéria segue leis deterministas, mas o imaterial não necessariamente o faz. Enfim, boa leitura!
Avatar do usuário
Épiro
Forista
Forista
Mensagens: 262
Registrado em: 30 Abr 2013 18:49
Localização: São Caetano do Sul

Re: Consciência, é Física ou Espiritual?

Mensagem não lida por Épiro »

Para saber se a consciencia é física ou espiritual primeiro precisa-se conceituar o que é "consciência" e o que é "espiritual".

Por incrível que pareça encontramos diferentes conceituações filosóficas sobre o que é "consciência".
Você pode ter uma abordagem idealista ou materialista do que é consciência.
DiegoRoys escreveu:Se acredita que está realmente vivo, então a morte existe para você.
Porque os humanos acreditam que podem viver eternamente em corpos,
quando todos os corpos se vão?
É uma questão realmente de consciência. 8-)
Acredito aqui que você tenha levantado a questão se a "consciência" ou a nossa "persona" sobrevive a morte física, portanto seja de natureza "espiritual"

Acredito que a humanidade esteja muito longe de reponder esta questão em definitivo. Particularmente eu acho que é possível que a informação de nossa vida, e algo que se pareça com a nossa "consciencia" possa sobreviver a morte física. No entanto, não chamo isso de algo "espiritual", pois talvez a sobrevivência da personalidade seja um fenômeno FÍSICO que ainda não compreendemos muito bem.

Uma das pessoas que tem estudado esta questão é Stuart Hameroff que postula que a consiência deriva-se da "flutuação quântica" nos microtúbulos (estruturas intracelulares) nos neurônios do cérebro.
http://www.quantumconsciousness.org/doc ... verse1.pdf
Desta forma, aplicando um princípio chamado "entrelaçamento quântico" seria possível guardar um "back up" de consicência em outra parte do universo, desde que tivesse alguma outra matéria em ressonância com nossas estruturas cerebrais.

O trabalho deste cara também é amplamente criticado e tem as suas deficiências. Porém é uma abordagem não ortodoxa que acredito que merece ser estudada mais a fundo.

Outro exemplo: A Teoria das Cordas faz parte da física teórica, porém ela conceitua fenômenos que estão além das barreiras atuais da física, portanto são METAFÍSICAS. Algumas abordagens da Teoria das Cordas ainda não podem ser testadas cientificamente, portanto do ponto de vista "restrito", alguns aspectos da Teoria das Cordas não são científicos. Nem por isto este tema não deixe de ser estudado.

TALVEZ a questão da sobrevivência da informação de nossa personalidade (o "espírito") possa ter algo a a ver com algum princípio pautado na Teoria das Cordas...Não sei...

O que eu quero dizer é que muita coisa que hoje colocamos no rótulo de "espiritual" talvez no futuro tenha uma explicação bem definida, através de alguma abordagem da própria Física.
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: Consciência, é Física ou Espiritual?

Mensagem não lida por Abenildo »

Existe uma definição,ou melhor, um raciocínio que particularmente fantástico de Sócrates a esse respeito.
Conta-se que Sócrates, logo antes de tomar cicuta, estava reunido com seus discípulos mais íntimos, todos, logicamente muito tristes por ver seu mestre a poucos passos da morte. Um deles, (o qual não me recordo o nome), interpelou Sócrates por ele se mostrar tão serene dianto do fato mais importante da vida, ou seja a morte.
- (Fulano) - "Como pode estar tão calmo Sócrates, sabendo que a hora da morte está tão próxima?"
- (Sócrates) - "É que eu raciocino, a ideia de me separar do corpo não me assusta, ao contrário, me alegra."
- (Fulano) - "O Sábio deveria portanto, apressar a hora de sua morte?""
- (Sócrates) - "Não, pois tem que respeitar a vontade dos deuses..."
(...)
- (Sócrates) - "É difícil lhes convencer desta verdade. Para mim a morte não é uma desgraça, portanto falem.)
- (Cebes) - "Temo Sócrates, que a alma uma vez abandonando o corpo, também perca a vida."
- (Sócrates) - "Diga-me Cebes, quem dá vida ao corpo?"
- (Cebes) - " A alma."
- (Sócrates) - "E é sempre assim?"
- (Cebes) - "Sem dúvida."
- (Sócrates) - "A alma que dá vida ao corpo sempre é portadora de vida?"
- (Cebes) - "Sim".
- (Sócrates) - "E a vida tem um 'contrário', ou o contrário da vida é o nada?"
- (Cebes) - "A vida tem um contrário que é a morte."
- (Sócrates) - "A alma não pode, então receber a morte, que é o contrário desta vida, da qual, em si, é a fonte. E como qualificar os seres que escapam à morte?"
- (Ceres) - "Como imortais."
- (Sócrates) - "A alma, não podendo receber a morte, é portanto imortal."

Interessante não?
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
DiegoRoys
Troll desativado
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Dez 2012 20:10

Re: Consciência, é Física ou Espiritual?

Mensagem não lida por DiegoRoys »

Achei interessante essa imagem que encontrei sobre Consciência.

Imagem

Uma das explicações para consciência nos informa o seguinte:

Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano. Ser consciente não é exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, para isso, a intuição, a dedução e a indução tomam parte.

António Damásio, em O Mistério da consciência, divide a consciência em dois tipos: consciência central e consciência ampliada. Inspirados na tese damasiana, entende-se que a faculdade em pauta é constituída com uma espécie de anatomia, que pode ser dividida, didaticamente, em três partes:

dimensão fonte - onde as coisas acontecem de fato, o aqui agora: o meu ato de escrever e dominar o ambiente e os equipamentos dos quais faço uso, o ato do internauta de ler, compreender a leitura e o ambiente que o envolve a todo os instantes, etc. Essa dimensão da consciência não retrocede muito ao passado e, da mesma forma, não avança para o futuro; ela se limita a registrar os atos presentes, com um espaço-tempo (passado/futuro) suficiente para que os momentos (presentes) tenham continuidade.
dimensão processual - amplitude de sistema que abriga expectativas, perspectivas, planos e qualquer registros mental em aberto; aquelas questões que causam ruídos e impulsionam o ser humano à busca de soluções. Essa amplitude de consciência permite observar questões do passado e investigar também um pouco do futuro.
dimensão ampla - região de sistema que, sem ser um dispositivo de memória, alberga os conhecimentos e experiências que uma pessoa incorpora na existência. Todo os conhecimentos do passado e experimentações pela qual o ser atravessou na vida: uma antiga profissão que não se tem mais qualquer habilidade para exercer, guarda registros importantes que servirão como experiência em outras práticas. Qual dimensão processual, esse amplitude da consciência permite examinar o passado e avançar no futuro - tudo dentro de limites impostos pelo próprio desenvolvimento mental do indivíduo.

A consciência humana também guarda alguns estados:

Condições de consciência (vigília normal, vigília alterada e sono com sonhos), modos de consciência (passivo, ativo e ausente) e focos de consciência (central, periférico e distante).
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 143 visitantes