A questão da soberania universal... da Torre de Vigia.

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Freedom!
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Dez 2013 08:00

Re: A questão da soberarina universal... da Torre de Vigia.

Mensagem não lida por Freedom! »

Gerom
Lendo a sua primeira mensagem me lembrei deste video que vi no youtube, "how god favous evil". Assita...

Avatar do usuário
Épiro
Forista
Forista
Mensagens: 262
Registrado em: 30 Abr 2013 18:49
Localização: São Caetano do Sul

Re: A questão da soberarina universal... da Torre de Vigia.

Mensagem não lida por Épiro »

Freud,
Freud escreveu:Imagine que você tem um filho adolescente, você sempre o orientou que usar drogas é errado, que destrói a saúde, a família, enfim, as consequências do uso de drogas são terríveis. Um belo dia, você voltando do serviço, passa por uma rua pouco movimentada e vê um traficante oferecendo drogas pro seu filho. Mas esse traficante é diferenciado, boa pinta, usa terno, dirige um carrão, está acompanhado de uma bela loira, e de onde você está é possível ouvir o traficante dizendo ao seu filho que se ele começar a usar as drogas que vende, poderá ser tão rico quanto ele, que terá a melhor vida possível. Aí você pensa: ”vou ver o que esse moleque vai fazer. Com certeza ele vai recusar, pois desde pequeno eu o ensinei que usar drogas é errado, impossível ele ser tão irresponsável e me desobedecer!” A consequência lógica é: seu filho, deslumbrado com as promessas do traficante boa pinta, faz uso do entorpecente. Mas você não age imediatamente, nem tenta impedi-lo. Deixa seu filho ali e espera ele chegar em casa. Quando ele chega, você o expulsa de casa, afinal, ele te desobedeceu e você não quer um filho rebelde e drogado dentro de casa. Assim, seu filho vai morar na rua, começa a praticar pequenos crimes pra manter o vício e por fim morre após alguns anos.
Gostei muito desta ilustração.
Os personagens foram muito bem representados.

Pai = Jeová
Filho = Adão (ou Eva)
Traficante = A Serpente Original, Satanás
Droga = fruto da árvore do conhecimento

Esta parábola esta quase perfeita, exceto que você deveria complementar que o Pai (Jeová) é o chefe do Traficante (Satanás) e foi o própiro pai que CRIOU e DISPONIBILIZOU a droga (fruto da árvore do conhecimento). Não foi o traficante que criou a droga, mas sim o PAPAI...

Ou seja, a responsabilidade do paizão por ter seu filho se tornado um drogado é inteiramente dele...
Avatar do usuário
Freud
Forista
Forista
Mensagens: 330
Registrado em: 16 Dez 2013 10:50

Re: A questão da soberarina universal... da Torre de Vigia.

Mensagem não lida por Freud »

Épiro escreveu:Freud,
Freud escreveu:Imagine que você tem um filho adolescente, você sempre o orientou que usar drogas é errado, que destrói a saúde, a família, enfim, as consequências do uso de drogas são terríveis. Um belo dia, você voltando do serviço, passa por uma rua pouco movimentada e vê um traficante oferecendo drogas pro seu filho. Mas esse traficante é diferenciado, boa pinta, usa terno, dirige um carrão, está acompanhado de uma bela loira, e de onde você está é possível ouvir o traficante dizendo ao seu filho que se ele começar a usar as drogas que vende, poderá ser tão rico quanto ele, que terá a melhor vida possível. Aí você pensa: ”vou ver o que esse moleque vai fazer. Com certeza ele vai recusar, pois desde pequeno eu o ensinei que usar drogas é errado, impossível ele ser tão irresponsável e me desobedecer!” A consequência lógica é: seu filho, deslumbrado com as promessas do traficante boa pinta, faz uso do entorpecente. Mas você não age imediatamente, nem tenta impedi-lo. Deixa seu filho ali e espera ele chegar em casa. Quando ele chega, você o expulsa de casa, afinal, ele te desobedeceu e você não quer um filho rebelde e drogado dentro de casa. Assim, seu filho vai morar na rua, começa a praticar pequenos crimes pra manter o vício e por fim morre após alguns anos.
Gostei muito desta ilustração.
Os personagens foram muito bem representados.

Pai = Jeová
Filho = Adão (ou Eva)
Traficante = A Serpente Original, Satanás
Droga = fruto da árvore do conhecimento

Esta parábola esta quase perfeita, exceto que você deveria complementar que o Pai (Jeová) é o chefe do Traficante (Satanás) e foi o própiro pai que CRIOU e DISPONIBILIZOU a droga (fruto da árvore do conhecimento). Não foi o traficante que criou a droga, mas sim o PAPAI...

Ou seja, a responsabilidade do paizão por ter seu filho se tornado um drogado é inteiramente dele...
Obrigado pela observação, Épiro. Fiz as pressas essa ilustração :1 mas com a sua colaboração ficou mais fácil de perceber a inteira responsabilidade do Pai.

Outra coisa que acho que teria sido útil na questão do Éden: um neuralizador igual do filme MiB. Jeová vai lá, destrói os "rebeldes", cria novos humanos e fala pros anjos: "todos olhem aqui pra esse aparelhinho! (flash) Esses dois são Adão e Eva 2.0 Ultimate Edition, eles sempre estiveram aí, nunca comeram o fruto da arvore proibida, foi só impressão de vc. Ah e aquele anjo lá, o Fulano (que a Bíblia não cita o nome [chama apenas de Opositor e Caluniador]) nunca existiu, ele é fruto da vossa imaginação." Pronto! Todos viveriam felizes para sempre e o processo todo não levaria nem 2 min kkkk
“Quando todos pensam da mesma forma, é porque ninguém está pensando.”
Walter Lippmann (adaptado)
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: A questão da soberarina universal... da Torre de Vigia.

Mensagem não lida por Yeats »

Olhem só, estava olhando o facebook e lá vi um link para um site e olhando o site encontrei este artigo http://anaburke.com/2014/09/13/o-diabo- ... stianismo/ onde mostra que Satanás é uma face diferente de Deus (ao final do artigo há link para o texto original), é no mínimo interessante. Trazendo para o ponto em questão, o próprio deus se "fantasiou" para testar sua cria (tipo namorado(a) que cria pefil fake pra testar parceiro(a).
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: A questão da soberarina universal... da Torre de Vigia.

Mensagem não lida por gerom »

Freedom! escreveu:Gerom
Lendo a sua primeira mensagem me lembrei deste video que vi no youtube, "how god favous evil". Assita...

Muito interessante, Freedom!

Mostra a dicotomia que o próprio deus criou entre o bem e o mal. O plano (objetivo ou propósito) de deus entre o bem e o mal.

É bem isso aí. E o ser humano tendo que provar a soberania universal de deus, e da Torre de Vigia.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: A questão da soberania universal... da Torre de Vigia.

Mensagem não lida por Mentalista »

Em português:
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: A questão da soberania universal... da Torre de Vigia.

Mensagem não lida por Mente Independente »

A Torre usa essa questão da "soberania universal" em benefício próprio. Por outro lado, essa teoria nem sequer bate com a Bíblia. Se a questão da soberania de Deus é mesmo a mensagem central da Bíblia, então ela mesma já é uma contradição nesse sentido. Por exemplo: supostamente, pra provar q o Diabo estava errado, Deus deveria deixar q o homem governasse a si mesmo, não é? Pq então Deus escolheu um povo para governar (a nação de Israel) e deu-lhe leis? Fora isso, tanto a Torre qto a própria Bíblia dizem q Satanás é o governante do mundo. Se é assim, então o homem não está governando a si mesmo, tornando assim impossível responder ao desafio de Satanás. :1 Vai entender...
Avatar do usuário
Luiz Bozzo LionHeart
Forista
Forista
Mensagens: 456
Registrado em: 18 Mai 2010 13:36

Re: A questão da soberania universal... da Torre de Vigia.

Mensagem não lida por Luiz Bozzo LionHeart »

VandersonDaniel escreveu:A Torre usa essa questão da "soberania universal" em benefício próprio. Por outro lado, essa teoria nem sequer bate com a Bíblia. Se a questão da soberania de Deus é mesmo a mensagem central da Bíblia, então ela mesma já é uma contradição nesse sentido. Por exemplo: supostamente, pra provar q o Diabo estava errado, Deus deveria deixar q o homem governasse a si mesmo, não é? Pq então Deus escolheu um povo para governar (a nação de Israel) e deu-lhe leis? Fora isso, tanto a Torre qto a própria Bíblia dizem q Satanás é o governante do mundo. Se é assim, então o homem não está governando a si mesmo, tornando assim impossível responder ao desafio de Satanás. :1 Vai entender...
Jeová e suas trapalhadas...Iria Deixar Jacó, seus filhos e o resto do povo passarem fome nos sete anos de miséria e seca profetizados por José do Egito, e quem tem que alimentar os famintos israelitas, povo escolhido de Jeová? O Governo do Faraó e o povo e os Deuses pagãos do Egito, com sua mesa farta...Não fosse a benevolencia do governante faraó e do povo do Egito, Jeová seria um Deus morto e esquecido. Depois do próprio Jeová forçar seu povo a residir no Egito, como é que Jeová paga o benevolente governo do Egito? com Dez Pragas do Egito, Mar Vermelho afogando os egipcios, matando os primogênitos egipcios...
Avatar do usuário
Luiz Bozzo LionHeart
Forista
Forista
Mensagens: 456
Registrado em: 18 Mai 2010 13:36

Re: A questão universal... da Torre de Vigia.

Mensagem não lida por Luiz Bozzo LionHeart »

Mexplica escreveu:Sabe o que sempre me questiono? Se a questão universal envolvia Adão, Eva, Jeová, o Diabo e os anjos observadores, depois se estendeu a Jó que foi judiado o coitado, sem saber de nada, e foi julgado favorávelmente porque não pecou apesar do sofrimento, porque essa questão se estendeu para toda a humanidade depois? Eu não pedi para estar aqui e nem para provar nada. Eu nem tava lá. Eu nem sei bem o que significou realmente o teste do não comer do fruto da árvore e eu não creio que isso tenha importância hoje.

Daí me dizem que a vida é um teste e que se eu não passar no teste, se diferente de Jó a dor me fizer sucumbir porque sou humana e posso não aguentar manter meus ideais religiosos mediante coação e tortura, eu vou ser desstruida. Seria lógico ou amoroso, ou pelo menos inteligente, ser condenada se por medo intrínseco da morte - colocado no humano por Deus - eu resolver fazer uma transfusão de sangue por exemplo, porque não quero morrer? Seria lógico eu ser considerada uma pessoa pior, ou motivo de ser expulsa da presença de Deus, porque reagi de acordo com os sentimentos colocados por Ele mesmo em mim? Como isso prova alguma coisa se a gente é traído por nossa própria natureza, como Deus confiaria tal importante questão a nós?

Todo mundo sabe que sob tortura a gente confessa até o que não fez. Pra provarmos uma questão universal, temos de ser fieis até o fim. Mas e se não der? E outra, se por um lado, os chamados servos fiéis provam que Deus tem razão, as pessoas infiéis por outro lado provam que o Diabo tem razão? Então a coisa tá feia, porque pela minha contagem tem mais gente do mal do que do bem. Não seria lógico dizer que uma minoria seria a detentora do direito de provar qualquer questão envolvendo a Deus, porque se fosse o caso essa questão já estaria mais que provada no tempo de Jó e o martelo já teria sido batido com a integridade de Jesus. Não se precisaria provar mais nada. Não seria necessário tanta gente nascer pra sofrer e ser condenado à destruição só por não ter dado conta de seguir certas crenças. Já poderia ter parado por aí, porque o mundo já tá cheio de gente miserável, crente ou não, não precisava mais.

Não sei se fui clara em meu raciocícnio, mas eu acho que isso de Deus permitir a iniquidade porque tem que dar tempo para responder uma questão universal é muito fajuto. É tipo, uma afirmação desesperada para tentar defender Deus por permitir que tanta coisa ruim aconteça. Não que eu ache que Ele tenha culpa, mas essa questão não me convence disso. Se Ele permite o mal, deve ter seus motivos, mas não explicou realmente pra ninguém, pelo menos não de forma convincente. A questão universal não muda o fato de que é cruel Deus querer provar sua soberania em detrimento do sofrimento de muita, muita gente. E se assim for já tá provado, não precisa mais tempo, nem exemplos. E se o caso for de " a maioria ganha" o Diabo está anos luz na vantagem dessa questão.
- A Questão da Soberania foi questionada por Satanás e seus anjos seguidores bem antes de Adão e Eva comerem da fruta. Se esses anjos já estavam questionando Jeová, por que Jeová não resolveu isso lá no Céu? A imperfeição já afetava a Criação de Jeová, nos anjos, que "já sabiam o que diferenciar o Bem do que é Mal...Porque Jeová aceitou o desafio de Satanás para trazer essa questão para o Jardim do Éden, se Adão e Eva não sabiam "diferenciar o que era Bom e Mau? Depois de comerem do Fruto proibido, ai sim, os dois poderiam escolher entre continuar no Paraiso e servir a Deus, pois já saberiam diferenciar o Bem do Mal. Que crimes cometeu Adão em seus 930 anos de vida, além do comer do fruto proibido? Adão e Eva estão sendo condenados pelos pecados futuros de sua descendencia, pois muitos preferirão a Destuição do quer ser TJ? e O Livre Arbitrio? Os pais não podem ser culpados pelos pecados dos filhos, e vice-versa. Que juiz no Mundo condenaria um filho á prisão pelos pecados de seu pai, ou vice-versa? Jeová deveria fazer uma faculdade de direito penal. Porque culpar a Serpente por ter feito Adão e Eva pecar, se Jeová aceitou que eles fossem desafiados? Qualquer anjo poderia ir lá e falar pela Serpente, Miguel, Gabriel, Satanás, ou próprio Jeová (as palavras da Serpente se encaixam mais em Jeová falando do que Satanás). Jeová se parece muito com um antigo patrão meu, em uma empresa privada que trabalhei. Eramos 20 administrativos, e esse patrão queria promover a cargo de chefia um deles,recém contratado, que era seu vizinho e amigo há 20 anos. É claro, que nós, os outros 19, ficamos putos quando ele afirmou que faria isso, pois, o amigo dele, não tinha experiência, era encrequeiro, totalmente banguela, com passagens na polícia, não tinha conhecimento da rotina do escritório. Como o descontentamento estava enorme, o patrão fez uma reunião com todos, e disse que só promoveria o amigo se ganhasse a maioria, numa votação. É claro que a maioria votou contra, inclusive eu. Mais tarde, ele despediu uma das moças só por causa disso, visto que ela era a que mais discordava. E, junto com seu amigo, me deram o maior sermão dizendo que só não me mandaram embora porque tinham pena de mim. Eu disse: Úé, vocês mesmos fizeram votação e queriam o que? Que todos votassem a favor da promoção de seu amigo? A mesma coisa Jeová, se ele deu o Livre arbitrio para Adão e Eva e Satanás, deixe eles viverem como eles querem mas, não lhes tire a Vida Eterna, nem jogue doenças, morte, fome, etc na Humanidade!!! E, mesmo com tantos crimes, ditaduras, religiões se metendo na politica., ainda creio que o Homem está se saindo bem em todo o Mundo: A expectativa de vida está aumentando em quase todos os lugares, mesmo na Africa e America Central, paupérrimos!!! Sem ajuda de Jeová é CLaro! Satanás está fazendo um excelente governo, apesar das enormes dificuldades que Jeová colocou no Mundo, pois não foi Satanás que criou as doenças, a fome, a morte na velhice, etc., foi Jeová.
Avatar do usuário
Luiz Bozzo LionHeart
Forista
Forista
Mensagens: 456
Registrado em: 18 Mai 2010 13:36

Re: A questão universal... da Torre de Vigia.

Mensagem não lida por Luiz Bozzo LionHeart »

Mexplica escreveu:Sabe o que sempre me questiono? Se a questão universal envolvia Adão, Eva, Jeová, o Diabo e os anjos observadores, depois se estendeu a Jó que foi judiado o coitado, sem saber de nada, e foi julgado favorávelmente porque não pecou apesar do sofrimento, porque essa questão se estendeu para toda a humanidade depois? Eu não pedi para estar aqui e nem para provar nada. Eu nem tava lá. Eu nem sei bem o que significou realmente o teste do não comer do fruto da árvore e eu não creio que isso tenha importância hoje.

Daí me dizem que a vida é um teste e que se eu não passar no teste, se diferente de Jó a dor me fizer sucumbir porque sou humana e posso não aguentar manter meus ideais religiosos mediante coação e tortura, eu vou ser desstruida. Seria lógico ou amoroso, ou pelo menos inteligente, ser condenada se por medo intrínseco da morte - colocado no humano por Deus - eu resolver fazer uma transfusão de sangue por exemplo, porque não quero morrer? Seria lógico eu ser considerada uma pessoa pior, ou motivo de ser expulsa da presença de Deus, porque reagi de acordo com os sentimentos colocados por Ele mesmo em mim? Como isso prova alguma coisa se a gente é traído por nossa própria natureza, como Deus confiaria tal importante questão a nós?

Todo mundo sabe que sob tortura a gente confessa até o que não fez. Pra provarmos uma questão universal, temos de ser fieis até o fim. Mas e se não der? E outra, se por um lado, os chamados servos fiéis provam que Deus tem razão, as pessoas infiéis por outro lado provam que o Diabo tem razão? Então a coisa tá feia, porque pela minha contagem tem mais gente do mal do que do bem. Não seria lógico dizer que uma minoria seria a detentora do direito de provar qualquer questão envolvendo a Deus, porque se fosse o caso essa questão já estaria mais que provada no tempo de Jó e o martelo já teria sido batido com a integridade de Jesus. Não se precisaria provar mais nada. Não seria necessário tanta gente nascer pra sofrer e ser condenado à destruição só por não ter dado conta de seguir certas crenças. Já poderia ter parado por aí, porque o mundo já tá cheio de gente miserável, crente ou não, não precisava mais.

Não sei se fui clara em meu raciocícnio, mas eu acho que isso de Deus permitir a iniquidade porque tem que dar tempo para responder uma questão universal é muito fajuto. É tipo, uma afirmação desesperada para tentar defender Deus por permitir que tanta coisa ruim aconteça. Não que eu ache que Ele tenha culpa, mas essa questão não me convence disso. Se Ele permite o mal, deve ter seus motivos, mas não explicou realmente pra ninguém, pelo menos não de forma convincente. A questão universal não muda o fato de que é cruel Deus querer provar sua soberania em detrimento do sofrimento de muita, muita gente. E se assim for já tá provado, não precisa mais tempo, nem exemplos. E se o caso for de " a maioria ganha" o Diabo está anos luz na vantagem dessa questão.
- Satanás poderia dizer para Deus: - Ai, não falei? Adão e Eva comeram do fruto proibido, e agora, conseguiram discernimento entre o Bem e o Mal! Ganhei nossa aposta, Jeová! Pode tirar essa bunda velha dai do Trono, pois eu vou sentar ai, e governar, pois provei ser muito mais sábio e PROFETIZEI o que aconteceria melhor do que você, pois eu disse que eles pecariam!!!! E você argumentou que não, que eles não pecariam, portanto, você FALHOU, mostrou que não sabe o futuro, que não conhece O INTIMO DAS EMOÇÕES DO SER HUMANO, como eu!!! Pode ver, 7 BILHÔES de pessoas preferem a mim como governante do que você!!! Estima-se que 50 bilhoes de pessoas já viveram na Terra, e digamos, que no máximo, só uns 2 bilhões aceitam você como governante!!! Deixa de ser mau perdedor!!! Que ditadura é essa? Deixa eu governar!!!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Sawyer e 97 visitantes