A Vergonha da Nudez de Adão Revela uma Falha na Bíblia?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
DiegoRoys
Troll desativado
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Dez 2012 20:10

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por DiegoRoys »

Acredito que devemos se preocupar com questões mais sólidas como o fato
desse fórum ter o compromisso com a verdade e não apenas com especulações.
Não que vocês não sejam livres pra escrever o que quiserem, mas que as respostas comecem a surtir efeito positivo e abranger o mundo e não apenas o fórum.

:D1

Compromisso com a verdade, doa a quem doer. :9
Avatar do usuário
DiegoRoys
Troll desativado
Mensagens: 121
Registrado em: 28 Dez 2012 20:10

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por DiegoRoys »

Alguém se habilita a descobrir os documentos secretos do Vaticano??? :8
Avatar do usuário
Luiz Bozzo LionHeart
Forista
Forista
Mensagens: 456
Registrado em: 18 Mai 2010 13:36

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por Luiz Bozzo LionHeart »

DiegoRoys escreveu:Alguém se habilita a descobrir os documentos secretos do Vaticano??? :8
Mis fácil descobrir as fotos do Bin Laden Morto...
Avatar do usuário
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 1018
Registrado em: 08 Ago 2009 16:55

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por Aprendiz de Cristo »

Luiz Bozzo LionHeart escreveu:
TJCalado escreveu:
Épiro escreveu:
Luiz Bozzo LionHeart escreveu:Caim mata Abel, e mais tarde, Deus retruca com Caim: - Onde está teu irmão Abel?? Caim, responde: Não sei, acaso sou o guardião de meu irmão???". Moisés, ou o escritor anônimo desse verso, falhou novamente no critério sociedade e antropológico: É impossível que numa terra habitada por apenas 4 pessoas, Caim tivesse a idéia de "guardião", pois isso evocaria que existia já a profissão de guarda-costas, seguranças, babás, etc.
Até ai alguém poderia "raciocinar" que Caim poderia proteger Abel de animais selvagens. Depois da expulsão do jardim do Eden, os primeiros humanos tinham que se proteger mutuamente da natureza.
Portanto já seria conhecida a função de "guarda-costas", não para proteger contra outros seres humanos, mas contra animais...
Nesse caso, certamente ele seria sim o guardião de Abel. Até porque ele era seu irmão mais novo. Então, não faria sentido ele responder assim.
Interessante também é ele achar que podia fingir-se de inocente ao conversar diretamente com o Todo Poderoso Jeová.
Não...Não...Caim não era o guardião de ABel. Isso fica muito claro na resposta direta e cínica de Caim. - Acaso sou o guardião de meu irmão? Ainda mais que Jeová não discordou. Além do mais, guardião era uma palavra totalmente desnecessária naquele mundo de 4 pessoas. Os animais não atacavam o ser humano, e segundo a ordem biblica, não se podia comer carne, só depois do Dilúvio é que Jeova permitiu abater animais para alimento(segundo o que dizem as TJ). Agora, fica mais uma pergunta: Se aquela geração "que só pensava o mal, todo o tempo", eles respeitavam a proibição de comer carne?? Essa questão e toda a situação entre Caim e Abel só mostra que não passa de contos-de-fadas e grosseiros erros de interpretação e conhecimento do escriba sobre relações familiares e sociais.
Olá Luiz, Calado, Épiro,

Gente, a Bíblia trata de relacionamentos!

Vcs nunca tiveram um irmão mais velho? Ou filhos?

Bom, sabem qdo os pais vêm com aquela história:

“Olha o teu irmão, heim?”

“Fica de olho nele... “

“Cuidado pra ele não se perder...”

“Cuidado pra ele não cair...”

“Cuidado pra ele não se afogar...”

“Fulano, cadê o teu irmão?”

E a mãe (sempre ocupada): “Fulano... Vai ali ver o que é que teu irmão tá fazendo...”

Então, não é assim que (ainda) funciona? rs


Então, vem daí a ideia de proteção de Caim. O problema, é que esta é uma proteção originada unicamente na preocupação dos pais para com o irmão mais novo. E é essa preocupação, que faz Caim tornar-se o instrumento desse cuidado, ou... o guardião de Abel, isso na visão dos pais, pq para Caim, esta proteção era um encargo que ele não aceitava. Então, estabelece-se aí, uma situação que aborrece cada vez mais a Caim.

A atenção dada ao irmão, tanto por seus pais (na cabeça de Caim seria algo tipo aff como se não bastasse o cuidado que eles tem com Abel, ainda querem que eu seja guardião dele...) quanto por Deus (que se agradava de Abel), bem como a postura do próprio irmão, cujas obras eram justas (e era isso que agradava a Deus), ao contrário das dele, que eram más (e por isso, Deus o advertiu), acirra cada vez mais a raiva e a inveja que faziam Caim competir com o irmão. Por isso, ao invés de Caim ver em Abel um exemplo a ser seguido (embora mais novo), ao invés dele ouvir a correção de Deus e ter a humildade de procurar mudar, ele toma a inveja e a raiva como conselheiras... De fato Luiz, Caim não era guardião de Abel, sabe pq? Pq ele não via Abel como um irmão a quem ele deveria amar e proteger, mass como um adversário, alguém que o aborrecia, e muito.

E tudo isso gera a questão ou melhor, a sua queixa:

“Acaso sou guardião de meu irmão?”

Não, diante de Deus, é óbvio que ele não era (e nem de sí mesmo, né?!). Quando Deus pergunta a Caim por Abel, é claro, que não é por considerá-lo responsável pelo irmão, como foi mostrado, esta é uma atribuição que provém dos pais e não de Deus. Portanto, não havia razão para Deus questionar sua resposta, a não ser a forma como ele Lhe respondeu, entretanto Deus não foi ali com esse propósito.

Então, qual a razão da pergunta?

É que a Justiça de Deus dá voz ao sangue derramado de Abel. Por isso, é como Juiz que Deus interroga Caim acerca de Abel (assim como Ele fez com Adão e Eva, qdo da queda), pq trata-se de um julgamento.


A forma como Caim responde expressa, sua visão da situação (segundo a qual, ele achava que tinha razão, é claro), sua queixa. E é essa queixa que ele coloca diante de Deus, não tentando enganá-lo, mas pq era uma das razões de seu aborrecimento, e foi um dos motivos que o levou matar o irmão – como se isso lhe desse razão (tbm) diante de Deus.

Caim travava uma disputa solitária com o irmão, pq queria ser visto por todos como Abel era, entretanto, ele não estava disposto a mudar para obter isso. Bastava fazer o que era certo, dentro da sua posição, de irmão mais velho, responsável, que amava o irmão (e não que competia com o mesmo), que amava e ajudava os pais que nele confiavam, e que assim como Abel, demonstrasse, por meio de suas ofertas/obras que amava e que temia a Deus, ao invés de ofertar qualquer coisa e de qq jeito, e ainda ficar transtornado por Deus agradar-se de Abel e de suas ofertas e não agradar-se dele e de suas ofertas.

Infelizmente, há muitos Caims por aí.

Então, amigos como disse antes, é disto que a bíblia trata:

De relacionamentos!

3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. 5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou.
E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

8 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. 9 E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardião do meu irmão?
Gn 4:3-9



Luiz, se me permite uma observação: Enquanto você ler a Bíblia procurando argumentos contra a Torre, vc não vai entender o que ela está falando pra você.


Um abraço,
Aprendiz de Cristo

Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!
(Is 49:15)
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por Mentalista »

Aprendiz, até aí dá para levar. Caim devia proteger Abel dos animais que estavam se tornando selvagens.

Mas, como poderia responder à questão do Épiro:
Para mim, o grande erro de anacronismo foi Jeová colocar uma espada para proteger a entrada do Jardim do Eden (Gênesis 3:24). Então Jeová é o inventor das armas antes dos humanos inventarem a guerra?

Se Adão não tinha inimigos humanos e estava em paz com os animais por que a existência da espada?
Avatar do usuário
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 1018
Registrado em: 08 Ago 2009 16:55

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por Aprendiz de Cristo »

Mentalista escreveu:Aprendiz, até aí dá para levar. Caim devia proteger Abel dos animais que estavam se tornando selvagens.

Mas, como poderia responder à questão do Épiro:
Para mim, o grande erro de anacronismo foi Jeová colocar uma espada para proteger a entrada do Jardim do Eden (Gênesis 3:24). Então Jeová é o inventor das armas antes dos humanos inventarem a guerra?

Se Adão não tinha inimigos humanos e estava em paz com os animais por que a existência da espada?

Olá Mentalista, Épiro,

Vocês já pararam pra pensar no que aconteceu com Adão/Eva - enquanto pessoas - após comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal?

Só pra constar: Ter conhecimento do mal, não significa que eles agora teriam a capacidade de julgar que algo era mal e muito menos de dominá-lo. Nós dominamos?

Agora, qto a espada...

Mas esta espada não foi dada a Adão a fim de que ele se defendesse dos animais, em momento algum a bíblia diz isso. Ela é o impedimento/condição para que o homem tenha direito a árvore da vida novamente. E pq da vida? Pq o pecado causou a morte - separação de Deus.

Esta espada é a Palavra de Deus, é ela que guarda (até hoje) o Caminho da Árvore da Vida (que é Cristo - a única Fonte de Vida Eterna), só se chega a ela passando pela espada do Espírito.


Ap 22:13-14
13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. 14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.


Hb 4:12 diz -
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração


Ap 1:16 - está escrito
Tinha ele - falando do Cristo - na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força.


Ver Ap 2:7
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.


O que foi que tirou o homem da presença de Deus? A desobediência, então vencer o que? O mal, de que forma? Pela obediência e prática da palavra de Deus - que gera comunhão com Deus, ou seja, o oposto do que Adão e Eva fizeram. Este é o Caminho de volta.


Um abraço,
Aprendiz de Cristo
Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!
(Is 49:15)
Avatar do usuário
Épiro
Forista
Forista
Mensagens: 262
Registrado em: 30 Abr 2013 18:49
Localização: São Caetano do Sul

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por Épiro »

Olá Aprendiz de Cristo,
Aprendiz de Cristo escreveu: Olá Mentalista, Épiro,
(...)
Agora, qto a espada...

Mas esta espada não foi dada a Adão a fim de que ele se defendesse dos animais, em momento algum a bíblia diz isso. Ela é o impedimento/condição para que o homem tenha direito a árvore da vida novamente. E pq da vida? Pq o pecado causou a morte - separação de Deus.

Esta espada é a Palavra de Deus, é ela que guarda (até hoje) o Caminho da Árvore da Vida (que é Cristo - a única Fonte de Vida Eterna), só se chega a ela passando pela espada do Espírito.
Ap 22:13-14
13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. 14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

Hb 4:12 diz -
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração

Ap 1:16 - está escrito
Tinha ele - falando do Cristo - na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força.

Ver Ap 2:7
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

O que foi que tirou o homem da presença de Deus? A desobediência, então vencer o que? O mal, de que forma? Pela obediência e prática da palavra de Deus - que gera comunhão com Deus, ou seja, o oposto do que Adão e Eva fizeram. Este é o Caminho de volta.
Um abraço,
Aprendiz de Cristo
Respeitosamente devo discordar da sua análise quando se refere a suposta "espada" de Genesis 3:24 como sendo algo figurativo. Em sua exegese, você interpreta algo que deveria ser literal, uma espada (objeto) como sendo uma "palavra". Isso não tem suporte em outros textos do Velho Testamento.

Creio que você deve apreciar muito a Bíblia, então a convido a analisar junto comigo outros versículos da Bíblia para ver se dão suporte a sua hipótese que "espada" é algo figurativo:

O verbete em hebraico que foi traduzido por "espada" é “há-chereb” (הַחֶ֙רֶב֙) que pode ser traduzido como espada, adaga, e outros objetos cortantes, ver dicionário Strong:
Strong's Exhaustive Concordance

machado, punhal, faca, enxada, espada, ferramenta

De “CHARAB”; seca; também um instrumento de corte (a partir de seu efeito destrutivo), como uma faca, espada, ou outro instrumento pontiagudo - machado, punhal, faca, enxada, espada, ferramenta.

veja HEBRAICO charab
Pois bem. A raiz etimológica da palavra Chereb (espada) vem do verbo hebraico “Charab” que significa “secar”, e por analogia a dosolação que a seca produz, também significa "desolar" ou “destruir”. Pelo efeito “destrutivo” de um objeto cortante, assim foram chamadas as espadas, no idioma hebraico.OU seja, são ARMAS, objetos físicos criados para infligir danos aos oponentes.

Agora atente para outros versículos na bíblia em que a palavra “Chereb” (a mesma encontrada em Genesis 3:24) foi empregada no sentido de arma:
Juízes 3:21

Hebraico: וַיִּקַּח֙ אֶת־ הַחֶ֔רֶב מֵעַ֖ל יֶ֣רֶךְ

Nova Versão Internacional (NVI-PT)

21 Eúde estendeu a mão esquerda, apanhou a espada de sua coxa direita e cravou-a na barriga do rei.
1 Samuel 31:4

Hebraico: שָׁאוּל֙ אֶת־ הַחֶ֔רֶב וַיִּפֹּ֖ל עָלֶֽיהָ׃

Nova Versão Internacional (NVI-PT)

4 Então Saul ordenou ao seu escudeiro: “Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos”.
1 Reis 3:24

Hebraico: חָ֑רֶב וַיָּבִ֥אוּ הַחֶ֖רֶב לִפְנֵ֥י הַמֶּֽלֶךְ׃

Nova Versão Internacional (NVI-PT)

24 Então o rei ordenou: “Tragam-me uma espada”. Trouxeram-lhe.
Tem vários outros versículos em que o verbete “Chereb” é entendido como uma espada literal. Ver: Juízes 3:22; 2 Samuel 18:8; 2 Samuel 23:10; 1 Crônicas 10:4 etc...

Concluindo, através de uma análise do idioma ORIGINAL em que foi escrito, comprovamos que a palavra empregada em Genesis 3:24 era entendida como espada, ou seja, uma ARMA e objeto físico, não uma figura de linguagem.

Portanto, você ainda deverá explicar como que Jeová criou uma arma antes do ser humano ter aprendido a guerra.

Abraços.
Avatar do usuário
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 1018
Registrado em: 08 Ago 2009 16:55

Re: A Vergonha da Nudez de Adão Revela uma Falha na Bíblia?

Mensagem não lida por Aprendiz de Cristo »


Olá Epiro,

(Esteja a vontade para discordar) :D1

Sim amado, você está certo, realmente está escrito espada ou Chereb, se preferir, e sim, ela é empregada no sentido de arma. Pq ela é uma arma. Inclusive, ela tem poder de ação não só no plano físico, mas tbm no plano espiritual. Agora, atente que, quando eu leio Gn 3:24 - JFA, por exemplo, eu leio espada, e humanamente falando a espada que eu conheço é a mesma por você referida, por isso, compreendo perfeitamente a sua colocação. Entretanto, não estamos tratando de algo natural aqui (como vc supõe), por isso, devo avisá-lo que, a Palavra final para o entendimento das Escrituras Sagradas não é uma análise meramente humana do idioma original. Por mais criteriosa que esta seja, ela não é o teto para o entendimento das Escrituras, mas sim, o entendimento que é dado pelo Espírito de Cristo.

Considere ainda que, a compreensão da natureza desta espada, passa pelo entendimento das implicações da desobediência de Adão para Adão/homem. O que segundo esta sua questão, vc ignorou completamente ao meditar na queda do homem.

Épiro escreveu:Se Adão não tinha inimigos humanos e estava em paz com os animais por que a existência da espada?


Tá, consideremos que tenha sido mera desatenção, talvez, por estar tão focado no suposto anacronismo, você não compreendeu que, a espada fora posta no Éden, para guardar o caminho da árvore da vida. Guardar de quem mesmo?? Do pecador, claro! Então, consequentemente ela jamais poderia ser dada a Adão, como você questiona.

Épiro escreveu:Portanto, você ainda deverá explicar como que Jeová criou uma arma antes do ser humano ter aprendido a guerra.
A meu ver, a manifestação dessa espada seria algo tipo:
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
(At 2:3)


Considere que, nem essa espada, nem seu Dono são desta dimensão, por isso, não faz sentido a espada do Senhor ser física/comum (Inclusive no AT ela representa principalmente juízo). Mas embora eu não considere a espada posta no Éden como sendo física, sem dúvida que a ideia de espada para os humanos vem sim de Jeová. Aliás, quem você acha que proveu o cutelo para a provação de Abraão?

Devo Lembrá-lo que, Deus não proveu somente a espada, Deus proveu também a
consciência.

Um abraço,
Aprendiz de Cristo
Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!
(Is 49:15)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin, Saran e 155 visitantes