A Vergonha da Nudez de Adão Revela uma Falha na Bíblia?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Épiro
Forista
Forista
Mensagens: 262
Registrado em: 30 Abr 2013 18:49
Localização: São Caetano do Sul

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por Épiro »

Luiz Bozzo LionHeart escreveu:"E Adão e Eva ficaram envegonhados por estarem nus...".
(...) cometeu uma falha antropológica (...)
(...) Esse contexto só funcionaria se eles estivessem vivendo em sociedade, onde o medo de ficar nu num parque, rua, cidade, e ser visto e ridicularizado pelas outras pessoas em volta, tudo bem!! Mas, só existiam eles de seres humanos nesse momento!! De quem eles estavam com vergonha?
Concordo. Nota-se que a atitude de Adão foi projetada sobre o juízo de valor do escritor. Do ponto de vista dele seria "errado" mostrar a nudez. Mas para Adão que já vivia pelado, permanecer nu não era nada anormal.
Luiz Bozzo LionHeart escreveu:Caim mata Abel, e mais tarde, Deus retruca com Caim: - Onde está teu irmão Abel?? Caim, responde: Não sei, acaso sou o guardião de meu irmão???". Moisés, ou o escritor anônimo desse verso, falhou novamente no critério sociedade e antropológico: É impossível que numa terra habitada por apenas 4 pessoas, Caim tivesse a idéia de "guardião", pois isso evocaria que existia já a profissão de guarda-costas, seguranças, babás, etc.
Até ai alguém poderia "raciocinar" que Caim poderia proteger Abel de animais selvagens. Depois da expulsão do jardim do Eden, os primeiros humanos tinham que se proteger mutuamente da natureza.
Portanto já seria conhecida a função de "guarda-costas", não para proteger contra outros seres humanos, mas contra animais...

Para mim, o grande erro de anacronismo foi Jeová colocar uma espada para proteger a entrada do Jardim do Eden (Gênesis 3:24). Então Jeová é o inventor das armas antes dos humanos inventarem a guerra?

Se Adão não tinha inimigos humanos e estava em paz com os animais por que a existência da espada?
Avatar do usuário
Luiz Bozzo LionHeart
Forista
Forista
Mensagens: 456
Registrado em: 18 Mai 2010 13:36

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por Luiz Bozzo LionHeart »

Épiro escreveu:
Luiz Bozzo LionHeart escreveu:"E Adão e Eva ficaram envegonhados por estarem nus...".
(...) cometeu uma falha antropológica (...)
(...) Esse contexto só funcionaria se eles estivessem vivendo em sociedade, onde o medo de ficar nu num parque, rua, cidade, e ser visto e ridicularizado pelas outras pessoas em volta, tudo bem!! Mas, só existiam eles de seres humanos nesse momento!! De quem eles estavam com vergonha?
Concordo. Nota-se que a atitude de Adão foi projetada sobre o juízo de valor do escritor. Do ponto de vista dele seria "errado" mostrar a nudez. Mas para Adão que já vivia pelado, permanecer nu não era nada anormal.
Luiz Bozzo LionHeart escreveu:Caim mata Abel, e mais tarde, Deus retruca com Caim: - Onde está teu irmão Abel?? Caim, responde: Não sei, acaso sou o guardião de meu irmão???". Moisés, ou o escritor anônimo desse verso, falhou novamente no critério sociedade e antropológico: É impossível que numa terra habitada por apenas 4 pessoas, Caim tivesse a idéia de "guardião", pois isso evocaria que existia já a profissão de guarda-costas, seguranças, babás, etc.
Até ai alguém poderia "raciocinar" que Caim poderia proteger Abel de animais selvagens. Depois da expulsão do jardim do Eden, os primeiros humanos tinham que se proteger mutuamente da natureza.
Portanto já seria conhecida a função de "guarda-costas", não para proteger contra outros seres humanos, mas contra animais...

Para mim, o grande erro de anacronismo foi Jeová colocar uma espada para proteger a entrada do Jardim do Eden (Gênesis 3:24). Então Jeová é o inventor das armas antes dos humanos inventarem a guerra?

Se Adão não tinha inimigos humanos e estava em paz com os animais por que a existência da espada?
Também podemos notar outros erros anacrônicos e antropológicos nesse texto sobre Caim e Abel: - Quando Deus pergunta para Caim onde está seu irmão Abel, e Caim diz - "Não sei, acaso sou o guarda de meu irmão?". Caim parece estar sendo cinico, irônico, sarcástico. Do tipo daqueles chavões do seu Saraiva, dar resposta absurda para uma pergunta cretina. Afinal, Deus não sabe de tudo que acontece? Caim seria tão ignorante, que não sabe que Deus vê tudo, até o coração e a mente de Caim, e saber que ele mentiu ou foi sarcástico? O Só que Jeová dando uma de "migué, está sendo tão cinico e sarcástico quanto o próprio Caim com essa pergunta óbvia. E faz outra pergunta absurda: - "O sangue de Abel corre nas entranhas da terra clamando a mim"...Porque? Deus ainda tem alguma dúvida que foi Caim? Caim acha que Deus não sabia o que aconteceu, Caim acredita que Deus não estava vendo nessa hora, vai ver que Deus estava olhando para Marte, jupiter, nessa hora, e Caim aproveitou para dar uma cacetada em Abel. Mais prova de que se trata de um relato mitico, onde mostra as falhas da visão que o escritor biblico tinha da Criação, suas limitações psicológicas e erros de concordância.
Caíque
Forista
Forista
Mensagens: 306
Registrado em: 01 Mai 2014 10:23

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por Caíque »

Velho, que discussão interessante! E eu pensando que manjava de Bíblia... d:4
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por orion »

recai um ponto interessante a respeito disso,porquê deus colocaria a árvore lá e dizendo que é mau,sendo que eles eram totalmente ingênuos? e não tinha necessidade daquilo existir(se tinha,para o que serviria?), praticamente Deus estava tentando os dois.Seria o equivalente a colocar um corpo contendo alguma coisa que fará mau(remédios fortes,veneno coisa do tipo) em cima de uma mesa e dizer para uma criança não ir lá tomar.
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por Bruce D. »

Esse texto de Genesis 2:25 sempre me intrigou. Por que? vejamos:

As TJs falam que os humanos Adão e Eva eram perfeitos e tinham livre arbitrio. Então como humanos perfeitos e livres teriam de ser pessoas de mente aberta. Certo? Então porque apos eles terem pecado Deus precisou abrir a mente deles para que eles percebessem que estavam nus, passassem a ter vergonha a ponto de terem de se esconder?

Na minha visao os humanos não eram tão perfeitos assim caso contrario não precisariam ter seus olhos abertos para perceberem sua real condição. Além disso nessa ocasião Deus criou um dos maiores tabus - a nudez. A humanidade passou a sentir vergonha do proprio corpo, quando na realidade a nudez era algo natural.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
GALO DOIDO
Forista
Forista
Mensagens: 1430
Registrado em: 18 Jan 2014 20:58
Localização: Capital mundial do Galo

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por GALO DOIDO »

Podemos dizer que Adão foi um vacilão .Um Zé Mané .Porque :?: Veja o que diz GÊNESIS 3:22, -E Jeová Deus proseguiu dizendo , Eis que o homem se tem tornardo como um de nós , sabendo o que é bom eo que é mau e agora a fim de que não estenda a sua mão e tome realmente também do fruto da árvore da vida e coma e viva por tempo indefinido . :o Note bem esse texto muito mau explicado até mesmo pelas Testemunhas De Jeová .O pecado trouxe beneficios para a humanidade .Depois do pecado o homem se tornou igual a Deus sabendo o que era bom e o que era mau .Mas note o final de GÊNESIS 3:22 ,Se Adão fosse um pouquinho mais ligeiro ele poderia ter corrido e comido do fruto da árvore da vida e assim poderia ter vivido até os dias de hoje .Note que a Bíblia mostra que Jeová é um deus de sabedoria .Mas quase que ele vacilou .Adão poderia ter pecado e mesmo assim poderia ter vivido para sempre . :D1
Fique por dentro do mundo das Testemunhas De Jeová .Acesse o blog do Galo Doido
testemunhasdejeovaemfoco.blogspot.com.br
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4040
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por Mentalista »

São muito interessantes esses argumentos. Vou guardá-los e usá-los numa situação apropriada.
Avatar do usuário
Residente Forasteiro
Forista
Forista
Mensagens: 238
Registrado em: 08 Abr 2013 19:35

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por Residente Forasteiro »

Eu nunca entendi muito bem este relato de Gênesis, porque, primeiramente, a Bíblia afirma que o homem foi criado com o livre arbítrio. Quando as Testemunhas de Jeová ensinam sobre o livre arbítrio, elas ressaltam que o homem não foi criado como um robô programado para obedecer a Deus sempre, mas Deus deu o livre arbítrio para o homem decidir se servirá a ele ou não. Mas quando lemos este relato de Gênesis, fica subentendido que o homem foi criado para conhecer apenas o lado bom das coisas, porque quando Adão e Eva comeram do fruto, Deus disse que eles passaram a ser como os seres espirituais sabendo o que é bom e o que é mal, quer dizer então que antes de comer o fruto, Adão e Eva não sabiam o e o que era mal (do ponto de vista de Deus), eles conheciam apenas o lado bom da vida e comunicavam-se apenas com o Criador, talvez eles nem soubessem da existência de outros seres inteligentes, ou seja, os anjos. Numa situação como essa, fica fácil escolher seguir apenas um caminho e obedecer apenas a Deus. O casal só teve acesso a outro ser inteligente que os fez pensar diferente, quando a Serpente chegou e disse que Deus estava escondendo algumas coisas deles e a Serpente não mentiu quando disse que se eles comessem o fruto, não morreriam (instantaneamente) mas os olhos deles se abririam e eles ficariam sabendo o que é bom e o que é mal, igualando-se a Deus. Mais tarde, a Bíblia confirma essas mesmas palavras ditas pela Serpente, quando Deus fala com alguém que o homem tornou-se como eles, sabendo o que é bom e o que é mal. Não é a toa que a Bíblia relata que Deus é ciumento e exige adoração exclusiva, porque no início, ele queria que Adão e Eva conhecessem apenas a ele e vivessem conhecendo apenas um lado da vida.
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por orion »

Épiro escreveu:
Luiz Bozzo LionHeart escreveu:"E Adão e Eva ficaram envegonhados por estarem nus...".
(...) cometeu uma falha antropológica (...)
(...) Esse contexto só funcionaria se eles estivessem vivendo em sociedade, onde o medo de ficar nu num parque, rua, cidade, e ser visto e ridicularizado pelas outras pessoas em volta, tudo bem!! Mas, só existiam eles de seres humanos nesse momento!! De quem eles estavam com vergonha?
Concordo. Nota-se que a atitude de Adão foi projetada sobre o juízo de valor do escritor. Do ponto de vista dele seria "errado" mostrar a nudez. Mas para Adão que já vivia pelado, permanecer nu não era nada anormal.
Luiz Bozzo LionHeart escreveu:Caim mata Abel, e mais tarde, Deus retruca com Caim: - Onde está teu irmão Abel?? Caim, responde: Não sei, acaso sou o guardião de meu irmão???". Moisés, ou o escritor anônimo desse verso, falhou novamente no critério sociedade e antropológico: É impossível que numa terra habitada por apenas 4 pessoas, Caim tivesse a idéia de "guardião", pois isso evocaria que existia já a profissão de guarda-costas, seguranças, babás, etc.
Até ai alguém poderia "raciocinar" que Caim poderia proteger Abel de animais selvagens. Depois da expulsão do jardim do Eden, os primeiros humanos tinham que se proteger mutuamente da natureza.
Portanto já seria conhecida a função de "guarda-costas", não para proteger contra outros seres humanos, mas contra animais...

Para mim, o grande erro de anacronismo foi Jeová colocar uma espada para proteger a entrada do Jardim do Eden (Gênesis 3:24). Então Jeová é o inventor das armas antes dos humanos inventarem a guerra?

Se Adão não tinha inimigos humanos e estava em paz com os animais por que a existência da espada?
não é de se estranhar que deus seja o inventor da guerra:
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.

Isaías 45:7-8
aquela ideia de que deus é um ser puramente bondoso cair por terra com isso,se os seres humanos são maus e por serem "a semelhança de deus"
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: A VERGONHA DA NUDEZ DE ADÃO REVELA UMA FALHA NA BIBLIA?

Mensagem não lida por TJCalado »

Épiro escreveu:
Luiz Bozzo LionHeart escreveu:"E Adão e Eva ficaram envegonhados por estarem nus...".
(...) cometeu uma falha antropológica (...)
(...) Esse contexto só funcionaria se eles estivessem vivendo em sociedade, onde o medo de ficar nu num parque, rua, cidade, e ser visto e ridicularizado pelas outras pessoas em volta, tudo bem!! Mas, só existiam eles de seres humanos nesse momento!! De quem eles estavam com vergonha?
Concordo. Nota-se que a atitude de Adão foi projetada sobre o juízo de valor do escritor. Do ponto de vista dele seria "errado" mostrar a nudez. Mas para Adão que já vivia pelado, permanecer nu não era nada anormal.
Luiz Bozzo LionHeart escreveu:Caim mata Abel, e mais tarde, Deus retruca com Caim: - Onde está teu irmão Abel?? Caim, responde: Não sei, acaso sou o guardião de meu irmão???". Moisés, ou o escritor anônimo desse verso, falhou novamente no critério sociedade e antropológico: É impossível que numa terra habitada por apenas 4 pessoas, Caim tivesse a idéia de "guardião", pois isso evocaria que existia já a profissão de guarda-costas, seguranças, babás, etc.
Até ai alguém poderia "raciocinar" que Caim poderia proteger Abel de animais selvagens. Depois da expulsão do jardim do Eden, os primeiros humanos tinham que se proteger mutuamente da natureza.
Portanto já seria conhecida a função de "guarda-costas", não para proteger contra outros seres humanos, mas contra animais...
Nesse caso, certamente ele seria sim o guardião de Abel. Até porque ele era seu irmão mais novo. Então, não faria sentido ele responder assim.
Interessante também é ele achar que podia fingir-se de inocente ao conversar diretamente com o Todo Poderoso Jeová.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Osarsif e 158 visitantes