Concordo. Nota-se que a atitude de Adão foi projetada sobre o juízo de valor do escritor. Do ponto de vista dele seria "errado" mostrar a nudez. Mas para Adão que já vivia pelado, permanecer nu não era nada anormal.Luiz Bozzo LionHeart escreveu:"E Adão e Eva ficaram envegonhados por estarem nus...".
(...) cometeu uma falha antropológica (...)
(...) Esse contexto só funcionaria se eles estivessem vivendo em sociedade, onde o medo de ficar nu num parque, rua, cidade, e ser visto e ridicularizado pelas outras pessoas em volta, tudo bem!! Mas, só existiam eles de seres humanos nesse momento!! De quem eles estavam com vergonha?
Até ai alguém poderia "raciocinar" que Caim poderia proteger Abel de animais selvagens. Depois da expulsão do jardim do Eden, os primeiros humanos tinham que se proteger mutuamente da natureza.Luiz Bozzo LionHeart escreveu:Caim mata Abel, e mais tarde, Deus retruca com Caim: - Onde está teu irmão Abel?? Caim, responde: Não sei, acaso sou o guardião de meu irmão???". Moisés, ou o escritor anônimo desse verso, falhou novamente no critério sociedade e antropológico: É impossível que numa terra habitada por apenas 4 pessoas, Caim tivesse a idéia de "guardião", pois isso evocaria que existia já a profissão de guarda-costas, seguranças, babás, etc.
Portanto já seria conhecida a função de "guarda-costas", não para proteger contra outros seres humanos, mas contra animais...
Para mim, o grande erro de anacronismo foi Jeová colocar uma espada para proteger a entrada do Jardim do Eden (Gênesis 3:24). Então Jeová é o inventor das armas antes dos humanos inventarem a guerra?
Se Adão não tinha inimigos humanos e estava em paz com os animais por que a existência da espada?