Qual sua visão sobre Jeová hoje?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
peregrino
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 14 Mai 2013 02:41
Localização: Cidade Santa Maria

Re: Qual sua visão sobre Jeová hoje?

Mensagem não lida por peregrino »

JEOVÁ: UM ERRO ETIMOLÓGICO E SEMÂNTICO GROSSEIRO

A quase totalidade dos tradutores e eruditos Bíblicos chegaram à conclusão que jeová não é o nome de Deus; o significado da palavra jeová é, de fato, um ERRO ETIMOLÓGICO, isto é, um erro por FUSÃO DE DUAS PALAVRAS COMPLETAMENTE DIFERENTES, SEPARADAS POR SÉCULOS de história!

É a fusão de YHWH com as VOGAIS da palavra hebraica ADONAI (Senhor), juntando as duas, temos= YaHoWaH = Jeová (em sua forma latinizada).

A palavra "jeová" foi usada de maneira abundante no Antigo Testamento, nas versões escritas em latim (vulgata latina); entretanto, nos escritos mais antigos do Antigo Testamento, escritos em aramaico (fragmentos) e grego, constam apenas o tetragrama em sua forma original (YHWH).

Alguns historiadores, inclusive, especulam que a "inserção" do nome divino latinizado foi uma mera tentativa de aproximar católicos de judeus, visto que, na época das cruzadas, mesmo período em que a vulgata foi traduzida, ambas religiões tinham um objetivo comum, que era tomar Jerusalém dos Turcos Otomanos.

-- Pergunta: MAS, NÃO É APROPRIADO, MESMO NÃO SABENDO A PRONUNCIA CORRETA, "REISERIR" O "NOME DIVINO" NAS TRADUÇÕES BÍBLICAS, SEMELHANTE À TNM?

Conforme argumentou o próprio Filho de Deus, o Mestre Jesus Cristo, "ninguém vem ao Pai senão por mim".
Ora, o Senhor Jesus é modelo para nosso passos, e Ele fez questão de se dirigir ao Pai de MODO IMPESSOAL, dirigindo-se a Ele como "Deus", "Pai" e "Paizinho" (Aba Pai), exatamente COMO UM FILHO SE DIRIGE A SEU PAI TERRENO AMOROSO!

Em nenhum momento Jesus falou a respeito de "RESGATE DA PRONUNCIA DO NOME DIVINO" ou da "VINDICAÇÃO DA SOBERANIA DE JEOVÁ"; antes, Jesus se ateve muito mais a demonstrar as qualidades de um Deus abundante em AMOR, JUSTIÇA E MISERICÓRDIA!

O raciocínio é bastante simples - SE FOSSE DA VONTADE DE DEUS PRESERVAR A PRONÚNCIA CORRETA, ELE ASSIM O TERIA FEITO!

Temos que aceitar a vontade de Deus! Se PRONÚNCIA CORRETA SE PERDEU,foi por única e exclusiva VONTADE DO ALTÍSSIMO!
Não seria um punhado de picaretas americanos que serão os "resgatadores" de uma palavra cuja pronúncia correta foi perdida para sempre. Antes, deve-se aceitar as escrituras da maneira como chegaram até nossos dias, isto é, SEM A PRONÚNCIA DO TETRAGRAMA!

-- Pergunta: MAS A ORAÇÃO DO PAI NOSSO (ORAÇÃO MODELO), NÃO PEDE A SANTIFICAÇÃO DO NOME E DEUS?

Esta pergunta, em parte, já foi respondida na consideração anterior.
De fato, a oração do Pai Nosso que Jesus Cristo deixou, expressamente ordena aos cristãos SANTIFICAR O NOME DE DEUS. Entretanto, esta santificação não se dá por meramente MENCIONAR UM NOME FETICHISTA INVENTADO, antes, SE SANTIFICA A PERSONALIDADE DO PAI ATRAVÉS DOS FRUTOS DO ESPÍRITO, COMO O AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO, A FÉ E A CARIDADE!

-- SOBRE A TNM:

Visando sustentar a doutrina do nome divino e outras heresias, a Watchtower lançou sua própria versão da Bíblia, a Tradução do Novo Mundo, incluindo o nome "Jeová" em vez de SENHOR (ou Senhor).
É por esta entre tantas outras razões que a TNM é tão ridicularizada, porque QUALQUER ESTUDANTE DE HEBRAICO E GREGO (veja bem, estou falando de estudante, e não de PERITO) concorda que transliterar dos escritos antigos as palavras hebraicas YHWH e ADONAI, do hebraico, e ELOHIM, do grego, por Jeová, É IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO nos escritos originais!

Rutherford poderia ser tudo, MENOS TROUXA - ELE ERA UM HÁBIL ESCRITOR, E PROVAVELMENTE SABIA,DESDE INÍCIO, QUE O NOME DE JEOVÁ ERA UMA FARSA, e a liderança da seita religiosa que o sucedeu PERSISTIU EM DIFUNDIR UM ERRO!

CONCLUINDO:

A religião auto-denominada cristã "Testemunhas de Jeová" é conhecida por discordar DA IMENSA MAIORIA DAS IGREJAS, TRADUTORES E SOCIEDADES BÍBLICAS CRISTÃS com respeito ao nome jeová, e consideram-se ser a UNICA SOCIEDADE BÍBLICA cuja versão da Bíblia que CONTÉM CORRETAMENTE O NOME DIVINO.
Infelizmente, o que ocorre é que a Watchtower ACRESCENTA DE MANEIRA INDEVIDA UMA PALAVRA QUE INEXISTE NOS ESCRITOS HEBRAICOS, ARAMAICOS E GREGOS DISPONÍVEIS ATUALMENTE,

Como se já não bastasse a prática da heresia citada anteriormente, a seita testemunhas de jeová ACUSA OUTRAS Religiões DE INCORRER EM PECADO POR NÃO INCLUIR O NOME DE JEOVÁ EM SUAS TRADUÇÕES (!)


Algumas "pequenas mentiras" inseridas em uma VERDADE, tornam TODA A VERDADE MENTIROSA.
Avatar do usuário
agape
Forista
Forista
Mensagens: 834
Registrado em: 03 Dez 2012 15:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Qual sua visão sobre Jeová hoje?

Mensagem não lida por agape »

Quando Testemunha de Jeová tive a possibilidade de conhecer a Deus de duas formas:

Uma pela forma como a maioria dos escritores bíblicos apresentaram a Deus a mim, distinguindo-o pelo nome Jeová.

A outra, foi o como Jesus o apresentou, dessa vez sem usar nome algum, muitas vezes chamando-o simplesmente de Pai, e agindo em situações do dia a dia, na sua vida humana, dando evidências de que agia como Deus agiria naquelas circunstâncias.

A segunda forma hoje encaro-a como a mais pura, sincera e cabal apresentação sobre Deus. Se já não tivesse um conceito pré-estabelecido sobre Deus(no caso o Deus Jeová, ou qualquer outro Deus de qualquer outra nação) nem precisaria que Jesus demonstrasse em tantos detalhes qual era essa personalidade de Deus. Hoje como pai, posso ampliar um pouco mais essa visão, acredito que Deus seja assim como eu atualmente(como pai). E afirmo que com certeza isso é muito diferente do primeiro Deus, Jeová, que me foi apresentado.
Rafael

Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br.
Avatar do usuário
Filosofo
Forista
Forista
Mensagens: 596
Registrado em: 11 Out 2013 17:25

Re: Qual sua visão sobre Jeová hoje?

Mensagem não lida por Filosofo »

peregrino, não sou nem fui TJ, mas se Deus não quisesse ser reconhecido pelo nome, por que ele deixaria isso escrito?

"Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra." (Salmos 83:18, Almeida Corrigida e Fiel)

"Para que saibam que só tu, cujo nome é Jeová, És o Altíssimo sobre toda a terra." (Salmos 83:18, Sociedade Bíblica Britânica)

Acha mesmo que o nome do Deus bíblico é Senhor? Isso é equivalente a dizer que o nome da Dilma é "Presidente".

Não sou defensor do Deus bíblico, nem da Bíblia. Mas a Bíblia é clara quanto ao nome de Deus. Agora se o nome é Jeová ou Javé ou YHWH, isso é outra questão. Agora dizer que ele não quis preservar o nome é ir contra a Bíblia.
"Seria Deus desejoso de prevenir o mal mas incapaz? Portanto não é omnipotente. Seria ele capaz, mas sem desejo? Então é malévolo. Seria ele tanto capaz quanto desejoso? Então por que há o mal?"
- Epicuro
Avatar do usuário
peregrino
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 14 Mai 2013 02:41
Localização: Cidade Santa Maria

Re: Qual sua visão sobre Jeová hoje?

Mensagem não lida por peregrino »

agape escreveu:Quando Testemunha de Jeová tive a possibilidade de conhecer a Deus de duas formas:

Uma pela forma como a maioria dos escritores bíblicos apresentaram a Deus a mim, distinguindo-o pelo nome Jeová.

A outra, foi o como Jesus o apresentou, dessa vez sem usar nome algum, muitas vezes chamando-o simplesmente de Pai, e agindo em situações do dia a dia, na sua vida humana, dando evidências de que agia como Deus agiria naquelas circunstâncias.

A segunda forma hoje encaro-a como a mais pura, sincera e cabal apresentação sobre Deus. Se já não tivesse um conceito pré-estabelecido sobre Deus(no caso o Deus Jeová, ou qualquer outro Deus de qualquer outra nação) nem precisaria que Jesus demonstrasse em tantos detalhes qual era essa personalidade de Deus. Hoje como pai, posso ampliar um pouco mais essa visão, acredito que Deus seja assim como eu atualmente(como pai). E afirmo que com certeza isso é muito diferente do primeiro Deus, Jeová, que me foi apresentado.
Caro Agape, mais uma vez concordo com você! Eiste uma diferença absurda entre o deus burocrata jeová que conheci através da torre de vigia, e o Deus Pai de Jesus!

Faço minha a sua visão!

Abçs!!! d:8
Avatar do usuário
peregrino
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 14 Mai 2013 02:41
Localização: Cidade Santa Maria

Re: Qual sua visão sobre Jeová hoje?

Mensagem não lida por peregrino »

Filosofo escreveu:peregrino, não sou nem fui TJ, mas se Deus não quisesse ser reconhecido pelo nome, por que ele deixaria isso escrito?

"Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra." (Salmos 83:18, Almeida Corrigida e Fiel)

"Para que saibam que só tu, cujo nome é Jeová, És o Altíssimo sobre toda a terra." (Salmos 83:18, Sociedade Bíblica Britânica)

Acha mesmo que o nome do Deus bíblico é Senhor? Isso é equivalente a dizer que o nome da Dilma é "Presidente".

Não sou defensor do Deus bíblico, nem da Bíblia. Mas a Bíblia é clara quanto ao nome de Deus. Agora se o nome é Jeová ou Javé ou YHWH, isso é outra questão. Agora dizer que ele não quis preservar o nome é ir contra a Bíblia.

Olá meu caro Filósofo!

Sim, você tem o conceito da torre de vigia em seu modo de pensar, e, em um primeiro momento, com base no texto que você citou, talvez desse a entender este teu ponto de vista.

Entretanto, devemos analisar alguns pontos, o o primeiro diz respeito aos quase 3000 anos entre esta escrita de Salmos e os nossos dias.
Naquela época, o conceito de NOME pouco tem a ver com a maneira como encaramos o nome próprio das pessoas hoje em dia.Vamos, então, fazer um pequeno exercício de hermenêutica.

A civilização ocidental em que vivemos possui um entendimento totalmente diferente do conceito de nome próprio que permeou por séculos entre a humanidade.
Por exemplo, nosso nome próprio hoje é um mero símbolo, que nos distingue e nos dá uma identidade, com número (RG).
Entretanto, naquela época Bíblica, até a idade média, o NOME de uma pessoa tinha um significado mais específico, e isto é subentendido quando se dirigia a Jesus, filho do carpinteiro. Isto você já sabe, mas repetindo, Jesus significa Yhéchua (jehová é a salvação).
Aqui mesmo, no Brasil, podemos citar um exemplo de conceito de nome semelhante aos tempos Bíblicos entre as tribos indígenas, onde o significado dos nomes nada mais são do que maneiras poéticas de descrever o mundo à sua volta.
Então, temos nomes indígenas que, traduzidos para nossa língua, significam "macaco esperto", "paca no rio", "onça da noite" e por ae vai....!

A palavra, ou tetragrama hebraico YHWH significa literalmente EU SOU. Logo, o Deus "EU SOU" é o Único Deus que, realmente, É DEUS! Ele não poderia ter escolhido nome melhor, visto que nenhum outro deus é, ou possui as suas características e qualidades.

Então, para Deus pouco importa como vai ser chamado, desde que o CONCEITO sobre sua personalidade seja reconhecido. O tetragrama hebraico, sob este ponto de vista, perde toda importância, pois não importa qual a sua pronúncia, pois a essência de sua pronúncia é, e sempre foi conhecida - EU SOU!

Abração!

d:8
Avatar do usuário
Eterno Aprendiz
Forista
Forista
Mensagens: 193
Registrado em: 24 Mar 2014 09:17

Re: Qual sua visão sobre Jeová hoje?

Mensagem não lida por Eterno Aprendiz »

Tirano!

Não consigo limitar o criador de todas as coisas em uma organização terrestre.

Certa vez minha ex esposa que hoje é batizada, achou ruim eu estar assistindo um filminho de dragões com nosso filho...
Ela disse que aquele filme tinha muita violência e que não queria que ele se interessasse por aquilo!
Eu disse então não quero que ele leia a bíblia, pois lá ele está em contato com histórias de muitas chacinas violentas!!

...Ela ficou resmungando, mas refletiu!
"A desassociação é uma forca imaginária cujo o laço foi colocado em seu pescoço no dia do seu batismo e puxada no dia em que vc descobre que está vivo!"

[b]Eterno Aprendiz[/b]
Avatar do usuário
Lunariux
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Jul 2014 22:11

Re: Qual sua visão sobre Jeová hoje?

Mensagem não lida por Lunariux »

Uma ilusão. Algo criado por nós mesmos para preencher os vazios da mente.

Honestamente, eu acredito que a evolução nos proporcionou um problema enorme no momento em que humanos tornaram-se conscientes da sua própria existência. Claro que nós só estamos aqui por causa disso, mas há suas desvantagens. Até então estávamos presos aos instintos animalescos que herdamos por milhares de anos, então num belo dia nos tornamos completamente cientes que nós existíamos. "Bem, deve haver algum objetivo nisso tudo", pensou o primeiro humano que tentava dar sentido a sua vida. "Eu devo ser muito especial para estar pensando nisso, aliás, eu devo ter um objetivo maior, devo ter sido criado por algo maior que existe em um plano existencial maior, o que me faz ser algo maior que todos os seres que já pisaram nesse lugar antes de mim", vangloriou-se alguém há muito tempo.

Bem, nós não somos tão especiais assim. Todo mundo se considera único e insubstituível, isso é fato, mas dificilmente alguém esteve planejando criar seres tão egocêntricos e odiosos a não ser nós mesmos quando um dia acordamos e decidimos que havia alguém nos observando de algum lugar intangível.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Qual sua visão sobre Jeová hoje?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Acho Jeová (o Deus bíblico, vamos chamá-lo de Jeová mesmo) nada mais do q uma invenção humana, inventada para dar sentido à vida das pessoas, e usada massivamente pelas religiões para apriosionar as pessoas em seus currais, enquanto elas fazem o q os líderes querem. Não sinto raiva dele, pq ele não existe, mas sinto raiva das religiões pelo controle mental q fazem nas pessoas inocentes q só querem dar sentido às suas vidas.

Qto ao deus Jeová, ele é um deus separatista, exclusivista, sempre favorecendo um povo ou grupo. Sabe aquele pensamento q vc citou?
Mas, porque as crianças da África morrem de fome todos os dias? Ele não garantiu cuidar dos justos e dos pobres? Mas aí uma TJ pode perguntar: ah, mas os pais das crianças não servem a Jeová.
Q ódio me dá essas ideias de TJ! :x Não era pra deus impedir q essas crianças morressem de fome, mesmo q os pais dela não o sirvam? Isso só serve pra mostrar o qto é exclusivista e parcial esse suposto deus bíblico. Pra ele é assim, só o povo dele tem q ter do bom e do melhor, e o resto da humanidade q se dane. Primeiro, ele começou só com os judeus, os outros povos q se lascassem no desfavor divino. Daí, ele rejeita o povo de Israel pq eles matam o filhinho dele, Jesus. E o pior é q isso já estava profetizado, e era necessário q os judeus rejeitassem e matassem Jesus para q se cumprisse o propósito de Jeová. Os judeus fizeram isso, entregaram Jesus à morte, cumprindo assim a profecia. Olha q cagada! Agora eles tb caem no desfavor divino. E Jeová vai então achar outro povo para si, só q dessa vez, ao invés de ser composto de pessoas de uma só nacionalidade, ele é composto de pessoas do mundo inteiro. Essa é a evolução de Jeová, de deus dos hebreus para deus universal. Por essa e mais outras é q não acho esse Jeová um deus digno de adoração, se é q ele existe. Mas, na melhor das hipóteses, ele não existe, é só invenção das religiões, como eu disse no começo do comentário.
Hermione
Forista
Forista
Mensagens: 482
Registrado em: 25 Jan 2014 12:46

Re: Qual sua visão sobre Jeová hoje?

Mensagem não lida por Hermione »

Vanderson, excelente! Assino embaixo!
Avatar do usuário
Masonry
Forista
Forista
Mensagens: 177
Registrado em: 12 Fev 2014 21:04

Re: Qual sua visão sobre Jeová hoje?

Mensagem não lida por Masonry »

pois é Vanderson, esse pensamento meu que voce citou sempre me incomodou muito, é é uma das mais fulminantes provas de que esse Deus e suas promessas simplesmente não existem, um deus exclusivista e separatista, aonde quem nao puxa o saco dele o tempo inteiro ele vai ficar nervosinho também e não vai dar o paraisinho e a vidinha eterninha, só para aqueles que sao TJ!. Assino embaixo das suas palavras também.
Se religião não salva ninguém... porque eu devo pertencer a uma religião para ser salvo?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 223 visitantes