Quem escreve as literaturas da Torre de Vigia?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Filosofo
Forista
Forista
Mensagens: 596
Registrado em: 11 Out 2013 17:25

Quem escreve as literaturas da Torre de Vigia?

Mensagem não lida por Filosofo »

Uma coisa tenho que admitir. As publicações da Torre de Vigia são bem organizadas. Por isso fiquei curioso. Quem escreve e edita essas publicações?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Literatura
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 26 Nov 2021 19:09, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
"Seria Deus desejoso de prevenir o mal mas incapaz? Portanto não é omnipotente. Seria ele capaz, mas sem desejo? Então é malévolo. Seria ele tanto capaz quanto desejoso? Então por que há o mal?"
- Epicuro
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Quem escreve as literaturas da Torre de Vigia?

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Trabalho das Testemunhas de Jeová nos departamentos de redação das filiais, mas principalmente lá na sede mundial, nos EUA. Tudo é supervisionado por uma comissão de redação dentro do Corpo Governante ou pela comissão que representa o país, e de acordo com Raymond Franz, alguns livros eram escritos por 1 ou mais membros do CG. Como os autores não assinam as publicações é difícil saber se ainda hoje é assim.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
Residente Temporario
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 501
Registrado em: 25 Fev 2013 16:19

Re: Quem escreve as literaturas da Torre de Vigia?

Mensagem não lida por Residente Temporario »

Filosofo escreveu:Uma coisa tenho que admitir. As publicações da Torre de Vigia são bem organizadas. Por isso fiquei curioso. Quem escreve e edita essas publicações?

Caro filosofo,

As publicaçoes sao realmente muito bem estruturadas, existe um manual datado de 9/98 chamado "americam english stantandards manual", esse manual serve como padrão para os editores das pubicações e padroniza coisas como uso de citaçoes, datas, abreviações, grifos e etc.
É claro que já houveram varios editores (não necessariamente autores) ,mas com manuais desse tipo eles conseguem manter a linearidade do que escrevem.
Recentemente um blog "apostatata" do exterior publicou o vazamento desse manual, está em ingles e eu estou lhe enviando por MP.

Obs:eu me pergunto quantas dezenas de manuais existem para reger todas as peculiaridades da "organização", isso me faz lembrar de eclesiastes 12:12 "...de se fazer muitos livros não há fim, e muita devoção a eles é fadiga para a carne." -TNM.
Avatar do usuário
Manuel Oliver
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2041
Registrado em: 28 Ago 2012 04:58

Re: Quem escreve as literaturas da Torre de Vigia?

Mensagem não lida por Manuel Oliver »

Ótima pergunta.
Avatar do usuário
GALO DOIDO
Forista
Forista
Mensagens: 1430
Registrado em: 18 Jan 2014 20:58
Localização: Capital mundial do Galo

Re: Quem escreve as literaturas da Torre de Vigia?

Mensagem não lida por GALO DOIDO »

Raymond Franz escreveu que nunca viu um membro do Corpo Governante escrever algum artigo para as publicações .Aqueles que tambem professam ser ungidos não fazem isso .Quem escreve esses artigos são membros da comissão de ensino que parece ser chefiada por um dos membros do Corpo Governante .E como uma redação de jornal . Não concordo hoje que as publicações da Torre De Vigia são bem organizadas .Um exemplo disso são as revistas de testemunho .Elas são muito mau feitas .As sessões das revistas não fazem sentidos estarem ali .
Fique por dentro do mundo das Testemunhas De Jeová .Acesse o blog do Galo Doido
testemunhasdejeovaemfoco.blogspot.com.br
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Quem escreve as literaturas da Torre de Vigia?

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Eu atuo no meio gráfico e particularmente acho a diagramação das publicações muito boa, isso numa comparação com outras publicações do segmento religioso. Acho o design de A Sentinela muito mais atraente e leve que o de A Liahona (revista Mórmon), por exemplo. Porém, nos últimos anos, apesar do avanço nas ferramentas de edição, a Torre de Vigia andou deixando a desejar na criatividade. As capas das revistas dos anos 80 e 90 pareciam muito mais chamativas e impactantes do que as atuais. Para reduzir custos, a qualidade da matéria-prima na impressão caiu muito de lá para cá também.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Quem escreve as literaturas da Torre de Vigia?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

A qualidade textual bem como a qualidade o desiner, o show de imagens impactantes - tudo isso contribuía para me convencer de que esse grupinho era a religião verdadeira. Depois que saí, até um amigo meu disse que a excelente qualidade das revistas contribui muito para cativar as pessoas.

Convenhamos, isso é uma grande verdade!

Imagem
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Quem escreve as literaturas da Torre de Vigia?

Mensagem não lida por Mentalista »

Lourisvaldo Santana escreveu:A qualidade textual bem como a qualidade o desiner, o show de imagens impactantes - tudo isso contribuía para me convencer de que esse grupinho era a religião verdadeira. Depois que saí, até um amigo meu disse que a excelente qualidade das revistas contribui muito para cativar as pessoas.

Convenhamos, isso é uma grande verdade!

Imagem
Eu tenho uma certa mania que é ficar relendo o que escrevo para encontrar erros e corrigir. E isso acaba afetando qualquer leitura que eu faça. Nas publicações da Torre eu praticamente nunca encontrava um erro, e isso me chamava muito a atenção. Só que, ao que parece, a diminuição da qualidade não afetou apenas o tipo de papel e o tamanho das publicações. Recentemente tenho encontrado bem mais erros que antigamente. Devem ter trocado o corretor automático (será que colocaram o do Whatsapp?). Não acho que valha a pena postar esses erros aqui até porque não são muito frequentes e nem querem dizer nada. Obviamente que, para quem não acredita mais na inspiração sobrenatural das revistas e outras publicações, eles podem e vão existir. Mas para quem ainda acredita, saiba que eles existem. Um exemplo bem fácil é o do KM deste mês. Na última página anuncia-se a comemoração de 2017.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Quem escreve as literaturas da Torre de Vigia?

Mensagem não lida por TJCalado »

Mentalista escreveu:Um exemplo bem fácil é o do KM deste mês. Na última página anuncia-se a comemoração de 2017.
Agora que você falou, Mentalista, verifiquei que não é um erro. Ou então eles erraram nos últimos 2 anos. No ministério de dezembro, eles sempre informam a data da celebração que ocorre um ano após a próxima data:

- Em dezembro de 2013, informaram a de 2015;
- Em dezembro de 2014, informaram a de 2016;
- agora, em 2015, informaram a de 2017.

Não me perguntem porque, mas é isso aí. Até nisso são metódicos. m:1
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Quem escreve as literaturas da Torre de Vigia?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Pois é, Mentalista, atualmente eu tenho sido mais tolerante comigo mesmo, pois sofro de um perfeccionismo persistente e isso muito me atrapalhou em muitas coisas. Nunca gostei de escrever a lápis, então só escrevia a caneta e rasgava uma folha de caderno a cada erro cometido, seja numa frase que não ficou bonita, seja em razão de um erro de ortografia. Depois consegui comprar um computador e isso me ajudou muito, pois não tenho que jogar fora todo um parágrafo por causa de um simples erro.

O primeiro erro que consegui encontrar na literatura da Torre foi a citação de Hebreus 13:4 (o matrimônio seja honroso e tarará...) quando o assunto em questão era se contentar com pouco, sem se gastar no trabalho por dinheiro e blablabá (coisa que requeria a citação do versículo seguinte: "Vossa maneira de viver esteja livre do amor ao dinheiro...." ). Isso foi lá pela década de 90, no auge da minha espiritualidade, e isso me deixou impressionado, e até fiquei me achando, contei para outras tjs que havia conseguido o impossível: achar um erro na literatura da Torre. Fosse eu o responsável por isso, seria algo bem capaz de me levar a cortar o pulso. Infelizmente não localizei isso agora, mas segue o meu achado mais recente.

Em 1999, foi lançado o livro Profecia de Daniel e, tão recente quanto 2010 ou 2011, houve as tais luzes e a Torre achou por bem lançar em 2012 uma versão revisada. Em razão disso, iniciei há alguns meses uma leitura de ambas as edições, comparando as frases, com o fim de localizar as alterações.

Fora algumas alterações pontuais, o que mais me chamou a atenção foram as trocas de quase todos os pronomes este/esta/isto/deste/desta/disto por esse/essa/isso/desse/dessa/disso, como pode ser visto no primeiro capitulo, que é citado abaixo.


Página 5
1 - UM REI poderoso ameaça executar seus sábios, porque não conseguem revelar-lhe, nem interpretar, o sonho enigmático que teve. Três jovens, que se negam a adorar uma enorme imagem, são lançados numa fornalha superaquecida, mas sobrevivem. Em meio a uma celebração festiva, centenas de pessoas observam uma mão escrever palavras misteriosas numa parede do palácio. Conspiradores vis/maus fazem com que um homem idoso seja lançado numa cova de leões, mas ele sai de lá sem um arranhão. Um profeta de Deus nota numa visão quatro animais, e o significado deles estende-se a milênios no futuro.

2 – Estes/Esses são apenas alguns dos relatos encontrados no livro bíblico de Daniel. Será que merecem séria consideração? Que relação poderia ter esse livro antiquíssimo com os nossos dias? Por que deveríamos preocupar-nos com acontecimentos que ocorreram há uns 2.600 anos?

DANIEL — UM LIVRO ANTIGO PARA OS TEMPOS MODERNOS
8 - Consideremos brevemente a situação ímpar deste/desse profeta amado. Em 618 AEC, o rei babilônio Nabucodonosor sitiou Jerusalém. (Daniel 1:1) Pouco depois, certos jovens judeus bem instruídos foram levados à força ao exílio em Babilônia. Entre eles estava Daniel. Na época, ele provavelmente era adolescente.

10 Que mudança drástica na situação de Daniel e de seus companheiros! Em Judá, eles haviam vivido entre adoradores de Jeová. Agora estavam cercados por pessoas que adoravam deuses e deusas mitológicos. No entanto, os jovens Daniel, Hananias, Misael e Azarias não se deixaram intimidar. Estavam decididos — apesar desta/dessa situação que punha sua fé à prova — a se apegar à adoração verdadeira.


14 Após a queda de Babilônia, Daniel assentou por escrito os acontecimentos mais significativos da sua vida. Seu documento é agora uma parte notável da Bíblia Sagrada e é conhecido como o livro de Daniel. Mas por que deveríamos prestar atenção a este/esse livro antigo?


16 As partes proféticas de Daniel edificam a fé por mostrar que Jeová sabe qual é o rumo da História com séculos — mesmo milênios — de antecedência. Por exemplo, Daniel fornece pormenores a respeito da ascensão e da queda de potências mundiais desde o tempo da antiga Babilônia até “o tempo do fim”. (Daniel 12:4) Daniel dirige nossa atenção para o Reino de Deus nas mãos do Seu Rei designado e dos “santos” associados, indicando que é o governo que durará para sempre. Este/Esse governo cumprirá plenamente o propósito de Jeová para com a nossa Terra e resultará na bênção de todos os que querem servir a Deus. — Daniel 2:44; 7:13, 14, 22.

18 Todos os que estudarem o livro bíblico de Daniel com coração receptivo aumentarão em fé. Antes de empreendermos um exame profundo deste/desse livro, porém, precisamos considerar a evidência de que o livro é deveras autêntico. O livro de Daniel tem sofrido ataques de críticos que dizem que suas profecias foram na realidade escritas depois do seu cumprimento. Justificam-se as afirmações desses cépticos? O próximo capítulo tratará deste/desse assunto.

17, 18. (a) Como se fortalecerá nossa fé por examinarmos de perto o livro de Daniel? (b) De que assunto se precisa tratar antes de empreendermos um estudo deste/desse livro profético da Bíblia?
Tudo bem, parece-me que ninguém escreve um português perfeito, até o acadêmico Zé Sarney um dia me saiu com esta: "Me casei com a política, mas amo a literatura", quando a regra gramatical diz que não se pode iniciar frases com pronomes átonos.

Mas o erros corrigidos na versão revisada do livro Profecia de Daniel chega a ser um caso absurdo, como se houvesse tido uma revisão da língua portuguesa ou as palavras substituídas de repente tivessem passado as ser arcaicas.

Em alguns casos, o erro é evidente, nunca se poderia usar "este", ou "deste"; em outros, tenho dúvidas. Mas a ideia que passa é que os vocábulos esse/essa/isso e derivados simplesmente não existiam na mente dos que prepararam a primeira edição.

Até hoje não consigo entender como esses erros grosseiros conseguiram passar pela revisão.

OBs.: Não sei dizer se as alterações estão relacionadas com alterações na versão inglesa.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 218 visitantes