Raymond Franz e Davi

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
agape
Forista
Forista
Mensagens: 834
Registrado em: 03 Dez 2012 15:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por agape »

Abenildo escreveu:Muito bom Agape!

Só gostaria de acrescentar um detalhe sobre Samuel.
O fato de Samuel ter dado apoio a Davi não é indicativo de que Davi estivesse recebendo apoio do Estado cujo rei era Saul. Samuel, pelo contrário, traiu o rei e sua "organização". Seu apoio era rebelde à causa de Saul e de sua organização.
A respeito de ter Davi poupado a vida de Saul e questão é óbvia: Saul tinha sido ungido por Samuel, a quem Davi respeitava como profeta. Por respeito ao Deus que ele crê ele decide deixar nas mãos Deste a vida de quem Ele ungiu.
A propósito existe um belo paralelo entre o "Corpo Governante" e os reis de Israel. Foi muito bem profetizado sobre esses em 1 Samuel 8:
10 Portanto, Samuel disse todas as palavras de Jeová ao povo que lhe pedia um rei. 11 E passou a dizer: “A seguinte será a prerrogativa legítima+ do rei que reinará sobre vós: Tomará os vossos filhos+ e os porá como seus nos seus carros+ e entre os seus cavaleiros,+ e alguns terão de correr na frente dos seus carros;+ 12 e a fim de designar para si chefes* sobre mil+ e chefes sobre cinqüenta,+ e [alguns] para lavrarem+ por ele e para ceifarem a sua colheita,+ e para fazerem seus instrumentos de guerra+ e os petrechos de seus carros.+ 13 E tomará as vossas filhas para misturadoras de ungüento, e cozinheiras, e padeiras.+ 14 E os vossos campos, e os vossos vinhedos,+ e os vossos olivais,+ os melhores, ele tomará e realmente dará aos seus servos. 15 E tomará o décimo de vossos campos de sementeira e de vossos vinhedos,+ e ele certamente [os] dará aos seus oficiais da corte+ e aos seus servos. 16 E tomará os vossos servos e as vossas servas, e as vossas melhores manadas* e os vossos jumentos, e terá de usá-los para a sua obra.+ 17 E tomará o décimo de vossos rebanhos+ e vós mesmos vos tornareis seus como servos. 18 E naquele dia certamente clamareis por causa do vosso rei+ que escolhestes para vós, mas Jeová não vos responderá naquele dia.”+
Rafael

Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br.
Wiliam Done
Troll desativado
Mensagens: 60
Registrado em: 20 Jun 2014 04:47

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Wiliam Done »

agape escreveu:Sim muda e muito.
Salvo alguma contradição bíblica Saul só foi informado de sua rejeição como rei, depois do inicio a perseguição que empreendeu a Davi. 1 Samuel 15 nos fala do comunicado que Deus fez a Samuel e depois nos mostra Samuel comunicando a Saul a rejeição de Jeová. Ao final da conversa o versículo 35 nos coloca a par de um fato que abre uma margem de tempo diferente, entre o momento que Jeová comunica a Samuel e a conversa de Samuel com Saul
Nunca mais Samuel viu a Saul, até o dia de sua morte, embora se entristecesse por causa dele porque o Senhor arrependeu-se de ter estabelecido Saul como rei de Israel.
Portanto, esse fato nos leva a pensar corroborando com o que o Gerom diz que ninguém do povo de Israel inclusive Jonatã sabia que Saul havia sido rejeitado, portanto dentro do arranjo divino, Saul era a autoridade máxima a ser respeitada e sua função de desassociar Davi(mesmo que injustamente), no padrão atual que o Corpo Governante adota, era uma decisão que deveria ser respeitado por todos. Dentro dos padrões atuais, Jonatã estava sim transgredindo as regras indo contra o Rei de Israel designado. E não serve de exemplo pra qualquer Testemunha de Jeova. Raymond Franz em hipótese alguma foi dissimulado. As regras da organização que vc defende, na minha opinião, são sim dissimuladas.
*********************************************************************
***********************************************************************
Novamente a cronologia dos eventos é colocada aqui como harmonizando as afirmações de Ray Franz com os fatos como no meu tópico sobre Rutherford...


Engana-se Abenildo quando diz que Samuel é um rebelde. O rebelde e criminoso é Saul.
Independente da cronologia dos eventos Ray Franz nem sequer mencionou Samuel e sua autoridade de Juiz e líder dos Israelitas e Profeta daquela teocracia.

Quem é Samuel?
Profeta e Juiz e o líder da nação de Israel.
Qual autoridade ele tinha sobre Saul?
Designou-lhe por exemplo a missão de devotar a destruição o povo de Amaleque. Repreendeu-o e proferiu julgamentos adversos contra Saul.

Mesmo após Samuel contrariar frontalmente a decisão de Saul de manter vivo o gado e o Rei Agague, o próprio Saul ficou muito abalado diante do julgamento adverso proferido por Samuel. Insistia sua aprovação.
Com que autoridade Samuel contrariou frontalmente a decisão de Saul em manter o Rei Agague vivo? Com que autoridade diante do Rei Saul, Samuel retalha o Rei Agague e isso tendo-o notificado sobre o julgamento adverso de Jeová contra ele?
Saul em consequência disso se prostrava pedindo perdão. Saul reconhecia a autoridade de Samuel e lhe prestava explicações sobre seus atos.

Samuel Ungiu e acolheu Davi em sua fuga não como um rebelde mas como um representante de elevada autoridade naquele Estado Teocrático em transformação.


O tempo foi obstáculo para Saul ser notificado?

Agape, a sequencia dos fatos que o senhor mostra está muito equivocada. A sequencia dos fatos não harmoniza as afirmações de Ray Franz em questão aqui.


Quando Samuel se afasta de Saul pela ultima vez já por pelo menos 2 ocasiões Saul tinha sido repreendido por Samuel e informado da sua rejeição.


Davi surge e é ungido como sucessor do trono só depois que Saul fora notificado por pelo menos 2 vezes que ele seria substituído por um homem melhor que ele.
1ª :
Saul impaciente e presunçosamente passou por cima das ordens de Samuel e sua autoridade fazendo o sacrifício a Jeová. A descendência dele aqui perde a herança do trono.
2ª: Quando Saul desobedece a ordem de devotar tudo e todos de Amaleque a destruição.

Antes disso tudo Davi não era nem conhecido.




Jonata ainda lutava as guerras de Saul mas não caçava Davi.
Jonatã sabia que Davi era ungido para ser sucessor de Saul.
Jonatã sabia do pecado de presunção de seu pai onde Saul atropelou a ordem e autoridade do Profeta e Juiz Samuel ao fazer ele mesmo o sacrifício antes da batalha.
Jonatã sabia da transgressão Saul da ordem dada através de Samuel de devotar todos e tudo de Amaleque a destruição não poupando nem gado nem o Rei amalequita.


Jonatã sabia que o Rei de Israel teria como a função mais nobre a vindicar a soberania do seu deus Jeová. Ele viu que Saul se afastava disso. Viu quando Saul não teve coragem de vindicar a soberania de Jeová diante dos Filisteus e gigante guerreiro Golias. Jonatã viu quando Davi em contraste, teve a disposição/ação e foi bem sucedido.


Posteriormente próprio Saul reconheceu momentaneamente que Davi era mais justo que ele.

O ilustre Juiz Samuel, o Sacerdote Abimeleque que deu o pão da proposição por alimento a Davi, o Profeta Gade, Abigail e Jonatã não eram rebeldes contar aquela teocracia.
Saul até mesmo temia uma rebelião não contra a teocracia, mas contra sua causa particula e personalíssima, a favor do novo ungido Davi. Por isso isso Saul ordena um massacra contra ninguém menos que os sacerdotes de Nobe, dos quais só Abiatar sobrevive e foge com Davi sendo sacerdote entre os de Davi.
Saul era um criminoso. Sua causa era particular e pessoal e não era apoiada pela estrutura de autoridade da teocracia Israelita. Saul era o ungido formalmente rejeitado quando perseguia o ungido eleito para lhe suceder no trono; Davi. Era um individuo formalmente rejeitado e não o sistema de governo teocrático de Israel que queria entregar Davi a morte.

O Ungido Davi tinha o apoio das autoridades teocráticas daquela organização. Saul sim era o transgressor daquele sistema teocrático.



Curiosidade:
A Torre de Vigia em sua literatura coloca Saul como tipificando a Cristandade.


***************************************************************************************
Abaixo os textos de Samuel conforme a sequencia dos fatos:



(1 Samuel 13:11-14) . . .Samuel disse então: “Que fizeste?”

A isso Saul disse: “Vi que o povo se dispersava de mim, e tu é que não vieste dentro dos dias designados, e os filisteus estavam sendo reunidos em Micmás, 12 portanto, eu disse a mim mesmo: ‘Agora descerão os filisteus contra mim a Gilgal e não abrandei a face de Jeová.’
Por isso me constrangi e fui oferecer o sacrifício queimado.”

13 Então Samuel disse a Saul: “Agiste nesciamente. Não guardaste o mandamento de Jeová, teu Deus, que ele te ordenou, porque se o tivesses [guardado], Jeová teria tornado firme o teu reino sobre Israel por tempo indefinido. 14 E agora teu reino não durará. Jeová certamente achará para si um homem que agrade ao seu coração; e Jeová o comissionará como líder do seu povo, porque não guardaste o que Jeová te ordenou.”



(1 Samuel 15:10-11)
10 Veio então a palavra de Jeová a Samuel, dizendo:
11 “Deveras deploro ter feito Saul reinar como rei, porque recuou de me seguir e não cumpriu as minhas palavras.” . . .


(1 Samuel 15:23-29)
. . .. Visto que rejeitaste a palavra de Jeová, ele concordemente rejeita que sejas rei.”

24 Saul disse então a Samuel:
“Pequei; pois infringi a ordem de Jeová e as tuas palavras, porque temi o povo e assim obedeci à sua voz. 25 E agora, por favor, perdoa o meu pecado e volta comigo, para que eu me prostre diante de Jeová.” 26

Mas Samuel disse a Saul:
“Não voltarei contigo, pois rejeitaste a palavra de Jeová e Jeová rejeita que continues como rei sobre Israel.”

27 Quando Samuel se voltou para ir, agarrou-lhe imediatamente a aba da túnica sem mangas, mas ela foi arrancada.
28 Então Samuel lhe disse:
“Jeová arrancou hoje de ti o domínio real de Israel e ele há de dá-lo ao teu próximo que é melhor do que tu. 29 E além disso, a Excelência de Israel não se mostrará falso e não terá lástima, pois Ele não é homem terreno para ter lástima.”




(1 Samuel 16:1)
16 Por fim, Jeová disse a Samuel:
“Até quando prantearás a Saul, enquanto eu, por outro lado, rejeitei que reinasse sobre Israel? Enche teu chifre de óleo e vai. Enviar-te-ei a Jessé, o belemita, porque providenciei para mim um rei dentre os seus filhos.”


É SÓ DEPOIS DISSO TUDO QUE DAVI APARECE NA HISTÓRIA.






















****************************************
***************************************
Fico imaginando que cena dramática. Saul desesperado pela aprovação e apoio de Samuel segurando sua túnica depois do ultimo olhar entre eles até nunca mais... nessa hora alguns trechos de A night like this do The Cure se encaixariam como trilha sonora :)

Say goodbye on a night like this
If it's the last thing you ever do
You never looked as lost as this
Sometimes it doesn't even look like you
It goes dark it goes darker still please stay

But I watch you like I'm made of stone as you walk away

...The way that you look at me now
Makes me wish I was you
It goes deep it goes deeper still
This touch and the smile and the shake of your head and the smile
And the shake of your head...

https://www.youtube.com/watch?v=Ssu_6MXDcDA
Wiliam Done
Troll desativado
Mensagens: 60
Registrado em: 20 Jun 2014 04:47

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Wiliam Done »

E AGAPE, brincadeiras a parte, em resumo digo que a sua cronologia está equivocada conforme o desenrolar dos eventos nos textos de Samuel acima.

Raymond Franz não leva em consideração essa sua cronologia apresentada.

"..., embora
sabendo que a mais alta autoridade da organização nacional
considerava aquele homem como inimigo, ele continuou a encontrar-se
com Davi e a agir em seu favor, até mesmo falando em defesa deste
homem condenado e exilado, perante a autoridade organizacional
ungida, teocraticamente designada.
"

Samuel é que disse a Saul que ele perdeu sua autoridade e não Saul à Samuel visto que fostes desobediente Samuel, perderás teu cargo'. Porque que Saul então aceitou o julgamento adverso dado através de Samuel?
Raymond Franz não cita nada da autoridade daquele que era usado para ungir e depois descartar tal ungido como desobediente decretando o fim de seu reinado.


Como Samuel se adequaria ao paralelo descabido de Ray Franz? Um desassociado que mesmo assim tem o poder te tirar meu cargo e eleger outro em meu lugar?
Absurdo.
Avatar do usuário
agape
Forista
Forista
Mensagens: 834
Registrado em: 03 Dez 2012 15:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por agape »

Willian irei me expressar, mas antes me prove que minha cronologia é equivocada e me explique esse fato:

Após a conversa de Samuel com Saul o texto de 1 Samuel 15:35 diz:
E Samuel não viu mais a Saul até o dia da sua morte, porque Samuel se pusera a prantear+ a Saul. Quanto a Jeová, deplorou ter feito a Saul rei sobre Israel.+
Rafael

Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br.
Wiliam Done
Troll desativado
Mensagens: 60
Registrado em: 20 Jun 2014 04:47

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Wiliam Done »

agape escreveu:Willian irei me expressar, mas antes me prove que minha cronologia é equivocada e me explique esse fato:

Após a conversa de Samuel com Saul o texto de 1 Samuel 15:35 diz:
E Samuel não viu mais a Saul até o dia da sua morte, porque Samuel se pusera a prantear+ a Saul. Quanto a Jeová, deplorou ter feito a Saul rei sobre Israel.+
*************************

A sequencia dos textos acima prova isso Agape.

Quando ocorre o momento que você acaba de citar, isso ocorre logo após Samuel retalhar o Rei Agague entregando-o a morte.
Alguém viria aqui dizer que nesse momento Samuel foi como que desassociado por Saul logo depois dele notifica-lo pela ultima vez da sua rejeição?
Samuel foi para Ramá. E depois foi a Belém, investido de autoridade ungir o novo escolhido de seu deus, onde os anciãos daquela cidade tremiam diante de sua autoridade.




Davi só aparece depois desses eventos, depois de Agague ter sido exectudado por Samuel.
Avatar do usuário
agape
Forista
Forista
Mensagens: 834
Registrado em: 03 Dez 2012 15:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por agape »

Não Wiliian, como disse em meu primeiro comentário nesse tópico, salvo alguma contradição bíblica, Saul não foi informado logo de cara sobre essa rejeição. Nada impede de o escritor bíblico ter narrado os fatos fora de ordem. Afinal de contas Samuel encontra Saul pelo menos mais uma vez após o inicio a perseguição que Saul empreendeu a Davi, segundo o relato de 1 Samuel 19, Samuel se encontra mais uma vez com Saul.

Quanto ao que você diz em relação a Aimeleque(lembre-se que Aimeleque foi enganado por Davi), Saul, Jonatã, ou a nação de Israel saber que Davi seria o próximo rei, não há nada na Biblia que indique isso. 1 Samuel 16 nos indica claramente que Samuel ao ungir Davi fez isso em segredo, não se menciona nem que o proprio Davi soubesse o que significava aquela unção.

Quanto a dimensão da autoridade de Saul

1 Samuel 8:19-22 diz:
No entanto, o povo negou-se a escutar a voz de Samuel+ e disse: “Não, mas um rei virá a estar sobre nós. 20 E também nós teremos de tornar-nos iguais a todas as nações,+ e o nosso rei terá de julgar-nos, e terá de sair na nossa frente e travar as nossas batalhas.” 21 E Samuel deu ouvidos a todas as palavras do povo; falou-as então aos ouvidos de Jeová.+ 22 E Jeová passou a dizer a Samuel: “Escuta a sua voz, e tens de fazer um rei reinar para eles.”+ Por conseguinte, Samuel disse aos homens de Israel: “Ide cada um para a sua cidade.”
Portanto agora o juiz e quem comandava a nação era exatamente "o Rei", a maior autoridade constituída por Jeová na ocasião.
Concluindo: perante o que era de conhecimento público Jonatã e quem mais apoiou a Davi(talvez possamos excetuar disso a Samuel ,pois este tinha contato direto com Jeová, talvez não, pelo segredo guardado), pensando no angulo visto pelo Corpo Governante hoje em dia, estava agindo de forma contrária as orientações de Jeová.
Rafael

Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br.
Wiliam Done
Troll desativado
Mensagens: 60
Registrado em: 20 Jun 2014 04:47

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Wiliam Done »

agape escreveu:Não Wiliian, como disse em meu primeiro comentário nesse tópico, salvo alguma contradição bíblica, Saul não foi informado logo de cara sobre essa rejeição. Nada impede de o escritor bíblico ter narrado os fatos fora de ordem. Afinal de contas Samuel encontra Saul pelo menos mais uma vez após o inicio a perseguição que Saul empreendeu a Davi, segundo o relato de 1 Samuel 19, Samuel se encontra mais uma vez com Saul.

Quanto ao que você diz em relação a Aimeleque(lembre-se que Aimeleque foi enganado por Davi), Saul, Jonatã, ou a nação de Israel saber que Davi seria o próximo rei, não há nada na Biblia que indique isso. 1 Samuel 16 nos indica claramente que Samuel ao ungir Davi fez isso em segredo, não se menciona nem que o proprio Davi soubesse o que significava aquela unção.

Quanto a dimensão da autoridade de Saul

1 Samuel 8:19-22 diz:
No entanto, o povo negou-se a escutar a voz de Samuel+ e disse: “Não, mas um rei virá a estar sobre nós. 20 E também nós teremos de tornar-nos iguais a todas as nações,+ e o nosso rei terá de julgar-nos, e terá de sair na nossa frente e travar as nossas batalhas.” 21 E Samuel deu ouvidos a todas as palavras do povo; falou-as então aos ouvidos de Jeová.+ 22 E Jeová passou a dizer a Samuel: “Escuta a sua voz, e tens de fazer um rei reinar para eles.”+ Por conseguinte, Samuel disse aos homens de Israel: “Ide cada um para a sua cidade.”
Portanto agora o juiz e quem comandava a nação era exatamente "o Rei", a maior autoridade constituída por Jeová na ocasião.
Concluindo: perante o que era de conhecimento público Jonatã e quem mais apoiou a Davi(talvez possamos excetuar disso a Samuel ,pois este tinha contato direto com Jeová, talvez não, pelo segredo guardado), pensando no angulo visto pelo Corpo Governante hoje em dia, estava agindo de forma contrária as orientações de Jeová.
******************************
******************************
Antes de eu voltar aqui e rever alguns pontos do que eu coloquei e o que você disse aqui quero te perguntar:
A ocasião em que Samuel decretou o fim do reinado de Saul (apesar dele continuar com sua autoridade de Rei) e a execução de morte contra o Rei Agague, isso foi anterior ou posterior a Davi ser ungido?
Você especula que a sequencia dos eventos em Samuel são bem confusas. Talvez Davi tenha sido ungido antes do Rei Agague ter sido morto e a guerra contra Amaleque.

Se Davi não sabia que ele era ungido especialmente quando Saul. Será que o próprio Saul sabia que era ungido também?

Nesse paralelo feito por Raymond Franz como você acha que Samuel se encaixaria? Como um transgressor que apoia um desassociado?
Saul tinha autoridade sim. Mas qual era a autoridade dele sobre Samuel? Quem de rejeitou quem? Quem foi teocraticamente punido e através de quem? Não foi Samuel que foi usado para repreender Saul?

E então Samuel que deu apoio e abrigo a Davi em sua fuga e fugiu também era um transgressor?

A única pessoa que vi formal e expressamente rejeitada nessa história foi Saul. E quem o fez foi alguém com autoridade teocraticamente constituída, Samuel. Ao passo que Davi foi o novo eleito pelo mesmo Samuel.
Avatar do usuário
agape
Forista
Forista
Mensagens: 834
Registrado em: 03 Dez 2012 15:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por agape »

Wiliam Done escreveu:
agape escreveu:Não Wiliian, como disse em meu primeiro comentário nesse tópico, salvo alguma contradição bíblica, Saul não foi informado logo de cara sobre essa rejeição. Nada impede de o escritor bíblico ter narrado os fatos fora de ordem. Afinal de contas Samuel encontra Saul pelo menos mais uma vez após o inicio a perseguição que Saul empreendeu a Davi, segundo o relato de 1 Samuel 19, Samuel se encontra mais uma vez com Saul.

Quanto ao que você diz em relação a Aimeleque(lembre-se que Aimeleque foi enganado por Davi), Saul, Jonatã, ou a nação de Israel saber que Davi seria o próximo rei, não há nada na Biblia que indique isso. 1 Samuel 16 nos indica claramente que Samuel ao ungir Davi fez isso em segredo, não se menciona nem que o proprio Davi soubesse o que significava aquela unção.

Quanto a dimensão da autoridade de Saul

1 Samuel 8:19-22 diz:
No entanto, o povo negou-se a escutar a voz de Samuel+ e disse: “Não, mas um rei virá a estar sobre nós. 20 E também nós teremos de tornar-nos iguais a todas as nações,+ e o nosso rei terá de julgar-nos, e terá de sair na nossa frente e travar as nossas batalhas.” 21 E Samuel deu ouvidos a todas as palavras do povo; falou-as então aos ouvidos de Jeová.+ 22 E Jeová passou a dizer a Samuel: “Escuta a sua voz, e tens de fazer um rei reinar para eles.”+ Por conseguinte, Samuel disse aos homens de Israel: “Ide cada um para a sua cidade.”
Portanto agora o juiz e quem comandava a nação era exatamente "o Rei", a maior autoridade constituída por Jeová na ocasião.
Concluindo: perante o que era de conhecimento público Jonatã e quem mais apoiou a Davi(talvez possamos excetuar disso a Samuel ,pois este tinha contato direto com Jeová, talvez não, pelo segredo guardado), pensando no angulo visto pelo Corpo Governante hoje em dia, estava agindo de forma contrária as orientações de Jeová.
******************************
******************************
Antes de eu voltar aqui e rever alguns pontos do que eu coloquei e o que você disse aqui quero te perguntar:
A ocasião em que Samuel decretou o fim do reinado de Saul (apesar dele continuar com sua autoridade de Rei) e a execução de morte contra o Rei Agague, isso foi anterior ou posterior a Davi ser ungido?
Você especula que a sequencia dos eventos em Samuel são bem confusas. Talvez Davi tenha sido ungido antes do Rei Agague ter sido morto e a guerra contra Amaleque.

Se Davi não sabia que ele era ungido especialmente quando Saul o perseguiu será que o próprio Saul sabia que ele era ungido também?

Nesse paralelo feito por Raymond Franz como você acha que Samuel se encaixaria? Como um transgressor que apoia um desassociado?
Saul tinha autoridade sim. Mas qual era a autoridade dele sobre Samuel? Quem de rejeitou quem? Quem foi teocraticamente punido e através de quem? Não foi Samuel que foi usado para repreender Saul?

E então Samuel que deu apoio e abrigo a Davi em sua fuga e fugiu também era um transgressor?
Segundo o relato bíblico para que Jeová comunique a Samuel sobre a rejeição, antes da unção de Davi por Samuel. Para que Samuel comunique a Saul isso pode ter ocorrido antes ou depois da unção de Davi por Samuel(já que ele teve mais duas unções posteriores antes de se tornar rei de Israel, falarei disso mais a frente), nesse caso o que o texto deixa claro é que o comunicado de Samuel a Saul ocorre somente depois do inicio a perseguição de Davi.

Uma evidência de que Saul não sabia que Samuel havia ungido a Davi, pode-se encontrar na sequência dos relatos em 1 Samuel 18:8:
E Saul começou a irar-se muito,+ e este ditado era mau do seu ponto de vista,* de modo que ele disse: “A Davi deram dezenas de milhares, mas a mim me deram os milhares, e só falta dar-lhe ainda o reinado!


Uma evidência de que o povo não sabia dessa unção de Samuel a Davi, encontra-se no fato de que após a morte de Saul primeiro Davi se tornou rei de Judá, passando por uma unção (2 Samuel 2:4) e depois se tornou rei do restante de Israel passando por uma segunda unção(2 Samuel 5:3). Se Davi sabia que ele seria rei de Israel, infelizmente não podemos afirmar que sim. Pois a Bíblia não nos fornece evidências que apoiam isso, mas a atitude de Davi nos revela o quanto ele reconhecia a autoridade de Saul, poderá verificar em 2 Samuel 1.

Em nenhum momento nem Davi, nem Jonatã nem ninguém(exceto o próprio Saul e Samuel) sabiam que Jeová havia rejeitado a Saul, antes de sua morte. Quanto a autoridade, é inegável que perante o povo escolhido de Deus, Saul a partir do momento que se torna rei, representativamente tem mais autoridade que qualquer pessoa dentro da nação de Israel, estando abaixo, somente de Jeová, e isso se deu com todos os reis subsequentes.

Quanto a Samuel ser um transgressor podemos abrir aqui uma exceção, pois, perante os olhos humanos ele estava sim transgredindo o arranjo estabelecido perante o modelo de reis que se iniciou com Saul, perante os olhos de Deus não, pois ele apenas agia como era informado diretamente por Jeová. Mas lembre-se em um todo, apenas Samuel tinha conhecimento de causa!
Rafael

Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br.
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Mexplica »

Uma coisa é certa: Jeová teve mais de uma forma organizacional que ele rejeitou depois....e designou outros como seus servos. O Rei Saul, a divisão das 12 tribos na época de Jeroboão, no tempo de babilônia, daí 70 d.c. ...etc...quem garante que ele também não vai rejeitar as formas de instituições religiosas que se auto intitulam povo de Deus?...e no fim, isso tudo pra mim é mais uma grande bagunça. Quando li a citação que Raymund Franz fez, entendi que ele apenas ilustrou usando o paralelo Davi-Saul com a atual organização TJ e os que são expulsos de lá por não concordarem com tudo o que é feito e dito lá dentro.
Ele não citou o desassociado pecador de uma forma geral, ele citou o desassociado expulso de lá porque significaria uma ameaça ao governo organizacional por ver as discrepâncias nos ensinamentos, assim como Davi era visto por Saul como ameaça ao trono por ter sido um novo designado po causa de suas qualidades. Saul não queria perder o poder, mesmo que isso fosse da vontade de Deus, o que importava para ele era ser o governante, mesmo que isso custasse a cabeça de alguns, assim como os líderes da torre... Simples assim.
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
agape
Forista
Forista
Mensagens: 834
Registrado em: 03 Dez 2012 15:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por agape »

Wiliam Done escreveu: Fico imaginando que cena dramática. Saul desesperado pela aprovação e apoio de Samuel segurando sua túnica depois do ultimo olhar entre eles até nunca mais... nessa hora alguns trechos de A night like this do The Cure se encaixariam como trilha sonora :)

Say goodbye on a night like this
If it's the last thing you ever do
You never looked as lost as this
Sometimes it doesn't even look like you
It goes dark it goes darker still please stay

But I watch you like I'm made of stone as you walk away

...The way that you look at me now
Makes me wish I was you
It goes deep it goes deeper still
This touch and the smile and the shake of your head and the smile
And the shake of your head...

https://www.youtube.com/watch?v=Ssu_6MXDcDA
Sobre isso: Excelente gosto musical o seu, mas sou suspeito pra falar, toco em uma banda que faz tributo ao Cure..
Rafael

Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 254 visitantes