Raymond Franz e Davi

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Mente Independente »

Wiliam Done escreveu:Raymond Franz diz no Busca pela liberdade Cristão pag713:

"Na literatura da Torre de Vigia cita-se muito a amizade de Davi e
Jonatã como exemplo da unidade leal que deve haver na congregação
de Deus.76 A lealdade de Jonatã a Davi, porém, faz pleno contraste com
a amizade que geralmente se vê na organização das Testemunhas. Davi
viu-se subitamente em situação de completo desfavor diante daquilo
que constituía a estrutura organizacional da nação de Israel, tendo à
frente seu cabeça visível, ‘teocraticamente designado’, o rei Saul. Era
visto como inimigo por este líder organizacional ungido, foi forçado a
viver como “desassociado” ou “excomungado”.77 Davi chegou a
esconder-se por algum tempo em Gate, entre os filisteus pagãos, povo
que no final causou a morte de Saul, e também colocou seus pais sob a
proteção do rei de Moabe.78 Se Jonatã tivesse vivido segundo o
conceito da Torre de Vigia, de absoluta obrigação de sustentar e acatar
todas as ações e práticas organizacionais, ele teria imediatamente
cortado toda a associação com Davi. Muito pelo contrário, embora
sabendo que a mais alta autoridade da organização nacional
considerava aquele homem como inimigo, ele continuou a encontrar-se
com Davi e a agir em seu favor, até mesmo falando em defesa deste
homem condenado e exilado, perante a autoridade organizacional
ungida, teocraticamente designada. Fez isso por crer que Davi era
abençoado por Jeová, apesar da rejeição organizacional que sofria.79A
lealdade de Jonatã não dependia da organização e nem era controlada
pela aceitação e aprovação desta."




Ele traça um paralelo entre a situação de Davi perseguido por Saul e a situação de um desassociado e um "ancião" ou liderança da organização.
Diz que Jonatã desobedeceria as diretrizes da organização atual das Testemunhas de Jeová por ser "leal" ao seu amigo desassociado Davi.


Raymond Franz porém sabe que Davi nessa situação por ele descrita não seria equivalente a um desassociado. Pois basta ler no relato da própria bíblia que Saul ainda era o ungido de Jeová no trono mas que ele já havia sido rejeitado. E que Davi na ocasião já fora expressamente designado para ocupar o lugar de Saul. Jonatã não foi desobediente ao aquilo que se chama de organização na qual Saul era o mais proeminente homem.

Será que vemos aqui dissimulação de Raymond Franz??
Como assim? O próprio Davi não poupou a vida de Saul, por considerá-lo o "ungido de Jeová"? (1 Sam. 24:4-6, 9, 10)
Wiliam Done
Troll desativado
Mensagens: 60
Registrado em: 20 Jun 2014 04:47

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Wiliam Done »

VandersonDaniel escreveu:
Wiliam Done escreveu:Raymond Franz diz no Busca pela liberdade Cristão pag713:

"Na literatura da Torre de Vigia cita-se muito a amizade de Davi e
Jonatã como exemplo da unidade leal que deve haver na congregação
de Deus.76 A lealdade de Jonatã a Davi, porém, faz pleno contraste com
a amizade que geralmente se vê na organização das Testemunhas. Davi
viu-se subitamente em situação de completo desfavor diante daquilo
que constituía a estrutura organizacional da nação de Israel, tendo à
frente seu cabeça visível, ‘teocraticamente designado’, o rei Saul. Era
visto como inimigo por este líder organizacional ungido, foi forçado a
viver como “desassociado” ou “excomungado”.77 Davi chegou a
esconder-se por algum tempo em Gate, entre os filisteus pagãos, povo
que no final causou a morte de Saul, e também colocou seus pais sob a
proteção do rei de Moabe.78 Se Jonatã tivesse vivido segundo o
conceito da Torre de Vigia, de absoluta obrigação de sustentar e acatar
todas as ações e práticas organizacionais, ele teria imediatamente
cortado toda a associação com Davi. Muito pelo contrário, embora
sabendo que a mais alta autoridade da organização nacional
considerava aquele homem como inimigo, ele continuou a encontrar-se
com Davi e a agir em seu favor, até mesmo falando em defesa deste
homem condenado e exilado, perante a autoridade organizacional
ungida, teocraticamente designada. Fez isso por crer que Davi era
abençoado por Jeová, apesar da rejeição organizacional que sofria.79A
lealdade de Jonatã não dependia da organização e nem era controlada
pela aceitação e aprovação desta."




Ele traça um paralelo entre a situação de Davi perseguido por Saul e a situação de um desassociado e um "ancião" ou liderança da organização.
Diz que Jonatã desobedeceria as diretrizes da organização atual das Testemunhas de Jeová por ser "leal" ao seu amigo desassociado Davi.


Raymond Franz porém sabe que Davi nessa situação por ele descrita não seria equivalente a um desassociado. Pois basta ler no relato da própria bíblia que Saul ainda era o ungido de Jeová no trono mas que ele já havia sido rejeitado. E que Davi na ocasião já fora expressamente designado para ocupar o lugar de Saul. Jonatã não foi desobediente ao aquilo que se chama de organização na qual Saul era o mais proeminente homem.

Será que vemos aqui dissimulação de Raymond Franz??
Como assim? O próprio Davi não poupou a vida de Saul, por considerá-lo o "ungido de Jeová"? (1 Sam. 24:4-6, 9, 10)
******************************************************************************








Sim Saul era o ungido de Jeová. Mas naquela altura ele era como outros reis apostatas de Israel que o sucederam.

Anteriormente ele fora mais de uma vez expressamente rejeitado por Jeová. Ao passo que então Davi era formalmente designado para ser o próximo Rei.

Davi ao contrário do que Raymond Franz diz, não era então rejeitado por aquela organização teocrática onde a Lei Mosaica vigorava. Afinal quem era Samuel?

Jonatã sabia quem ele era e o que este disse sobre Saul e Davi. Jonatã não se colocava como um rebelde, nem se apegou ao direito natural de sucessão do trono nem ao seu pai diante de seus pecados. Não foi participe de ir contra o que disse o representante teocrático Samuel.

O paralelo que Ray Franz traça entre a situação de um desassociado e Davi me parece um sofisma malicioso. Quanto do que Ray Franz diz é honesto e quanto é mentira ou uma pseudo analise obscura de fatos seguidos de interpretações tendenciosas?

"...Davi era abençoado por Jeová, apesar da rejeição organizacional que sofria. A lealdade de Jonatã não dependia da organização e nem era controlada pela aceitação e aprovação desta."


"Quanto a Davi, fugiu e escapou, e chegou a Samuel, em Ramá. E passou a contar-lhe tudo o que Saul lhe tinha feito. Então, tanto ele como Samuel foram embora e passaram a morar em Naiote." 1 Sam 19:18
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Yeats »

Até agora apenas pegastes um trecho do livro do Franz e o colocastes em xeque.
Já suponho o onde queres chegar, mas tu mesmo deves expor isso claramente.
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Wiliam Done
Troll desativado
Mensagens: 60
Registrado em: 20 Jun 2014 04:47

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Wiliam Done »

Yeats escreveu:Até agora apenas pegastes um trecho do livro do Franz e o colocastes em xeque.
Já suponho o onde queres chegar, mas tu mesmo deves expor isso claramente.
-------------------------


Você não precisa ficar supondo demais. Eu sou bem claro desde sempre. Sim fechei nosso tópico num trecho, num assunto só. Dentro do que foi proposto porque você não comenta seu ponto de vista também William Butler Yeats?
Avatar do usuário
tonyadvbr
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Mar 2013 04:04
Localização: Ituporanga SC
Contato:

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por tonyadvbr »

Não é por nada mas esse tal Wilian Done fez três coisas até agora no fórum: 1 Na apresentação disse não entender o que leva alguém a ser apóstata, e na continuação disse que ser apóstata não faz sentido; 2 Fez uma postagem atacando a Raymond Franz acusando-o de dissimulado; 3 Defendeu com unhas e dentes Rutherford numa acusação de que ele não pregava.
Com todo o respeito penso que não tem intenção alguma de ajudaar ou ser ajudado. Me desculpe se estiver errado, mas parece um TJ ou simpatizante com a Missão Impossível de neutralizar apóstatas. A diferença é que na dissidência o cara pode falar a vontade, ninguém vi dessassociá-lo ou excluí-lo. Só que o Tom Cruise aqui cai do prédio.
Fatores tais como educação e Internet resultaram em um crescimento de 2 em vez de 6 milhões, apenas um terço do que o esperado em 1995. Imagem
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Yeats »

Não se preocupe Sr. Willian Done sobre o que dizes não é necessário supor muitas coisas...
tonyadvbr escreveu:Não é por nada mas esse tal Wilian Done fez três coisas até agora no fórum: 1 Na apresentação disse não entender o que leva alguém a ser apóstata, e na continuação disse que ser apóstata não faz sentido; 2 Fez uma postagem atacando a Raymond Franz acusando-o de dissimulado; 3 Defendeu com unhas e dentes Rutherford numa acusação de que ele não pregava.
Com todo o respeito penso que não tem intenção alguma de ajudaar ou ser ajudado. Me desculpe se estiver errado, mas parece um TJ ou simpatizante com a Missão Impossível de neutralizar apóstatas. A diferença é que na dissidência o cara pode falar a vontade, ninguém vi dessassociá-lo ou excluí-lo. Só que o Tom Cruise aqui cai do prédio.
Assino embaixo.
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Wiliam Done
Troll desativado
Mensagens: 60
Registrado em: 20 Jun 2014 04:47

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Wiliam Done »

tonyadvbr escreveu:Não é por nada mas esse tal Wilian Done fez três coisas até agora no fórum: 1 Na apresentação disse não entender o que leva alguém a ser apóstata, e na continuação disse que ser apóstata não faz sentido; 2 Fez uma postagem atacando a Raymond Franz acusando-o de dissimulado; 3 Defendeu com unhas e dentes Rutherford numa acusação de que ele não pregava.
Com todo o respeito penso que não tem intenção alguma de ajudaar ou ser ajudado. Me desculpe se estiver errado, mas parece um TJ ou simpatizante com a Missão Impossível de neutralizar apóstatas. A diferença é que na dissidência o cara pode falar a vontade, ninguém vi dessassociá-lo ou excluí-lo. Só que o Tom Cruise aqui cai do prédio.
-------------------------


Você parece que faz parte daqueles aqui que alguém num tópico sobre espiritos, chamou de noiado. Você é muito paranoico nesse seu comentário meu caro.
MISSÃO???????
Meu caro eu não tenho nenhuma missão aqui não, eu tenho mínimo do senso de ridículo. Talvez eu seja mais é um vagabundo com algum tempo livre pra vir aqui.
O que eu disse na apresentação é o que estou fazendo aqui. Não há nenhuma ajuda sua que eu queira.


Quanto as minhas afirmações ou perguntas sobre algumas declarações de Raymond Franz, ora eu estou raciocinando meu caro. Contra argumente

Eu já esperava reações paranoicas desse tipo. Se você não quer abordar os pontos que coloquei então nem precisa comentar para não embaralhar o tópico. Poxa como você e o Yeats são espertos, tiraram minha mascara.

Se alguém quiser comentar os meu tópicos mantenha o foco no que eu disse e não no que eu sou.


Essa é a ultima vez que eu respondo comentários que nada tem a ver com o post. Se tiver alguém nesse fórum que não seja do tipo desses 2 (Yeats e Chewbaka) disposto comentar sobre o que foi proposto eu respondo.
Avatar do usuário
Brainiac
Forista
Forista
Mensagens: 269
Registrado em: 27 Set 2013 21:21
Localização: Destruindo o Universo

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Brainiac »

Parece que é mais um dos posts que vai acabar com alguém expulso :6
Conte todos os tablets que você achar nessa reunião!

Imagem
Wiliam Done
Troll desativado
Mensagens: 60
Registrado em: 20 Jun 2014 04:47

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Wiliam Done »

WILIAM DONE disse:
Raymond Franz diz no Busca pela liberdade Cristão pag713:

"Na literatura da Torre de Vigia cita-se muito a amizade de Davi e Jonatã como exemplo da unidade leal que deve haver na congregação de Deus.76 A lealdade de Jonatã a Davi, porém, faz pleno contraste com a amizade que geralmente se vê na organização das Testemunhas.
Davi viu-se subitamente em situação de completo desfavor diante daquilo que constituía a estrutura organizacional da nação de Israel, tendo à frente seu cabeça visível, ‘teocraticamente designado’, o rei Saul.
Era visto como inimigo por este líder organizacional ungido, foi forçado a viver como “desassociado” ou “excomungado”.
77 Davi chegou a esconder-se por algum tempo em Gate, entre os filisteus pagãos, povo que no final causou a morte de Saul, e também colocou seus pais sob a proteção do rei de Moabe.78

Se Jonatã tivesse vivido segundo o conceito da Torre de Vigia, de absoluta obrigação de sustentar e acatar todas as ações e práticas organizacionais, ele teria imediatamente cortado toda a associação com Davi. Muito pelo contrário, embora sabendo que a mais alta autoridade da organização nacional considerava aquele homem como inimigo, ele continuou a encontrar-se com Davi e a agir em seu favor, até mesmo falando em defesa deste homem condenado e exilado, perante a autoridade organizacional ungida, teocraticamente designada. Fez isso por crer que Davi era abençoado por Jeová, apesar da rejeição organizacional que sofria.
79A lealdade de Jonatã não dependia da organização e nem era controlada pela aceitação e aprovação desta."



Ele traça um paralelo entre a situação de Davi perseguido por Saul e a situação de um desassociado e um "ancião" ou liderança da organização.
Diz que Jonatã desobedeceria as diretrizes da organização atual das Testemunhas de Jeová por ser "leal" ao seu amigo desassociado Davi.


Raymond Franz porém sabe que Davi nessa situação por ele descrita não seria equivalente a um desassociado. Pois basta ler no relato da própria bíblia que Saul ainda era o ungido de Jeová no trono mas que ele já havia sido rejeitado. E que Davi na ocasião já fora expressamente designado para ocupar o lugar de Saul. Jonatã não foi desobediente ao aquilo que se chama de organização na qual Saul era o mais proeminente homem.

Será que vemos aqui dissimulação de Raymond Franz??


VANDERSON DANIEL disse:
Como assim? O próprio Davi não poupou a vida de Saul, por considerá-lo o "ungido de Jeová"? (1 Sam. 24:4-6, 9, 10)

WILIAM DONE disse:
Sim Saul era o ungido de Jeová. Mas naquela altura ele era como outros reis apostatas de Israel que o sucederam.

Anteriormente ele fora mais de uma vez expressamente rejeitado por Jeová. Ao passo que então Davi era formalmente designado para ser o próximo Rei.

Davi ao contrário do que Raymond Franz diz, não era então rejeitado por aquela organização teocrática onde a Lei Mosaica vigorava. Afinal quem era Samuel?

Jonatã sabia quem ele era e o que este disse sobre Saul e Davi. Jonatã não se colocava como um rebelde, nem se apegou ao direito natural de sucessão do trono nem ao seu pai diante de seus pecados. Não foi participe de ir contra o que disse o representante teocrático Samuel.

O paralelo que Ray Franz traça entre a situação de um desassociado e Davi me parece um sofisma malicioso. Quanto do que Ray Franz diz é honesto e quanto é mentira ou uma pseudo analise obscura de fatos seguidos de interpretações tendenciosas?

"...Davi era abençoado por Jeová, apesar da rejeição organizacional que sofria. A lealdade de Jonatã não dependia da organização e nem era controlada pela aceitação e aprovação desta."

"Quanto a Davi, fugiu e escapou, e chegou a Samuel, em Ramá. E passou a contar-lhe tudo o que Saul lhe tinha feito. Então, tanto ele como Samuel foram embora e passaram a morar em Naiote." 1 Sam 19:18


Não vejo paralelo entre a situação de Ray Franz e Davi conforme descrito nesse capitulo de Em busca da Liberdade Cristã.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Raymond Franz e Davi

Mensagem não lida por Mente Independente »

Wiliam Done escreveu:WILIAM DONE disse:
Raymond Franz diz no Busca pela liberdade Cristão pag713:

"Na literatura da Torre de Vigia cita-se muito a amizade de Davi e Jonatã como exemplo da unidade leal que deve haver na congregação de Deus.76 A lealdade de Jonatã a Davi, porém, faz pleno contraste com a amizade que geralmente se vê na organização das Testemunhas.
Davi viu-se subitamente em situação de completo desfavor diante daquilo que constituía a estrutura organizacional da nação de Israel, tendo à frente seu cabeça visível, ‘teocraticamente designado’, o rei Saul.
Era visto como inimigo por este líder organizacional ungido, foi forçado a viver como “desassociado” ou “excomungado”.
77 Davi chegou a esconder-se por algum tempo em Gate, entre os filisteus pagãos, povo que no final causou a morte de Saul, e também colocou seus pais sob a proteção do rei de Moabe.78

Se Jonatã tivesse vivido segundo o conceito da Torre de Vigia, de absoluta obrigação de sustentar e acatar todas as ações e práticas organizacionais, ele teria imediatamente cortado toda a associação com Davi. Muito pelo contrário, embora sabendo que a mais alta autoridade da organização nacional considerava aquele homem como inimigo, ele continuou a encontrar-se com Davi e a agir em seu favor, até mesmo falando em defesa deste homem condenado e exilado, perante a autoridade organizacional ungida, teocraticamente designada. Fez isso por crer que Davi era abençoado por Jeová, apesar da rejeição organizacional que sofria.
79A lealdade de Jonatã não dependia da organização e nem era controlada pela aceitação e aprovação desta."



Ele traça um paralelo entre a situação de Davi perseguido por Saul e a situação de um desassociado e um "ancião" ou liderança da organização.
Diz que Jonatã desobedeceria as diretrizes da organização atual das Testemunhas de Jeová por ser "leal" ao seu amigo desassociado Davi.


Raymond Franz porém sabe que Davi nessa situação por ele descrita não seria equivalente a um desassociado. Pois basta ler no relato da própria bíblia que Saul ainda era o ungido de Jeová no trono mas que ele já havia sido rejeitado. E que Davi na ocasião já fora expressamente designado para ocupar o lugar de Saul. Jonatã não foi desobediente ao aquilo que se chama de organização na qual Saul era o mais proeminente homem.

Será que vemos aqui dissimulação de Raymond Franz??


VANDERSON DANIEL disse:
Como assim? O próprio Davi não poupou a vida de Saul, por considerá-lo o "ungido de Jeová"? (1 Sam. 24:4-6, 9, 10)

WILIAM DONE disse:
Sim Saul era o ungido de Jeová. Mas naquela altura ele era como outros reis apostatas de Israel que o sucederam.

Anteriormente ele fora mais de uma vez expressamente rejeitado por Jeová. Ao passo que então Davi era formalmente designado para ser o próximo Rei.

Davi ao contrário do que Raymond Franz diz, não era então rejeitado por aquela organização teocrática onde a Lei Mosaica vigorava. Afinal quem era Samuel?

Jonatã sabia quem ele era e o que este disse sobre Saul e Davi. Jonatã não se colocava como um rebelde, nem se apegou ao direito natural de sucessão do trono nem ao seu pai diante de seus pecados. Não foi participe de ir contra o que disse o representante teocrático Samuel.

O paralelo que Ray Franz traça entre a situação de um desassociado e Davi me parece um sofisma malicioso. Quanto do que Ray Franz diz é honesto e quanto é mentira ou uma pseudo analise obscura de fatos seguidos de interpretações tendenciosas?

"...Davi era abençoado por Jeová, apesar da rejeição organizacional que sofria. A lealdade de Jonatã não dependia da organização e nem era controlada pela aceitação e aprovação desta."

"Quanto a Davi, fugiu e escapou, e chegou a Samuel, em Ramá. E passou a contar-lhe tudo o que Saul lhe tinha feito. Então, tanto ele como Samuel foram embora e passaram a morar em Naiote." 1 Sam 19:18


Não vejo paralelo entre a situação de Ray Franz e Davi conforme descrito nesse capitulo de Em busca da Liberdade Cristã.
Bom, pois eu tb estou em dúvida. Afinal, se Saul fora rejeitado por Jeová, então pq Davi ainda dizia q Saul era "ungido"? Se foi rejeitado, então pela lógica não é mais ungido, não é?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Maguad, Moonwalker e 172 visitantes