Torre x Livros/Filmes/Músicas "prejudiciais"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Space Man
Forista
Forista
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Mar 2013 10:13

Torre x Livros/Filmes/Músicas "prejudiciais"

Mensagem não lida por Space Man »

Bom Dia foristas, visitantes e TJ's d:8

Criei esse tópico, pois não encontrei algum que falasse completamente sobre esse tema...se os moderadores encontrarem, por favor integrem com outro tópico :)
Bom, todos nós, TJ's, Ex-TJ's ou não TJ's percebemos como nos últimos anos a Torre tem falado muito sobre filmes, livros e músicas questionáveis.
Vou citar como exemplo algo que aconteceu comigo: Sempre tive colegas de escola que assistiam Harry Potter, aliás, a cada 10 jovens, 10 já assistiram algum filme da saga, a não ser que tenha uma TJ nesse meio. Justamente por isso, deixei de ter amizades por causa desse tipo de filme (vide "O senhor dos aneis", "código da vinci" etc...).
Isso me atrapalhou muito durantes os anos escolares, pois sempre amei filmes e livros de fantasia.
De um tempo pra cá, desde que abri os olhos, comecei a pesquisar mais sobre filmes e livros do gênero...e por incrível que pareça, nada é tão horrível assim como a Torre diz, aliás, é incrível....Essa semana assisti o primeiro filme do Harry Potter e simplesmente não tem quase nada de diferente dos filmes da Disney: "A bela Adormecida, Cinderella..." Daí pesquisei mais sobre o filme e na wikipedia tem um tópico: "Debates religiosos sobre a série Harry Potter" e lá contem relatos de protestantes que queimaram livros, até mesmo de católicos que condenam....judeus que não permitem que seus filhos vejam....e tudo isso é extremamente semelhante com o que acontece dentro da Torre. O mais impressionante, é que todas as religiões que condenam Harry Potter, não tem nada contra "As Crônicas de Nárnia", por exemplo.
Isso é um flagrante óbvio de que a Torre não é diferente das religiões que condenam tudo....falam nas publicações que não existe LISTA do que pode ou não pode, mas nem é necessário....A Torre condena todo e qualquer tipo de livro/filme de fantasia....
Todos se lembram da capa de uma despertai! que trazia uma menina lendo um livro? Ficou na cara que era crepúsculo, sem falar de ilustrações que falam sobra músicas de Heavy metal, que é um estilo músical INACEITÁVEL dentro da Torre.
O mais impressionante é que a Torre condena até mesmo as coisas mais inocentes...Ex: "As crônicas de Nárnia" é uma saga vista como inofensiva pelas religiões extremistas, até pelo fato da história lembrar a Bíblia...mas se vc for perguntar pra qualquer TJ, não é correto assistir....já vi gente falando mal até de "A Bela adormecida", "Hércules", "Mickey", "Marry Poppins"...
Ao mesmo tempo que a Torre priva a pessoa de viver a vida dela e se socializar, quando proibi esses filmes, livros e músicas, impede o desenvolvimento cultural de milhares de pessoas.
"O Senhor dos Aneis" por exemplo, é a trilogia mais aclamada do Mundo, inspirou diversas coisas no Mundo, inclusive "Star Wars", que as TJ's não veem nada de errado.
Além de atacar os livros, filmes, músicas a Torre ataca os autores, diretores, artistas...
Todos esses livros que eu citei são um banquete de conhecimento, cultura, história, filosofia...e a Torre parece que inveja tudo isso, ao invés de apenas se "apegar a Palavra de Deus".
Quando falam mal de tais assuntos, rebaixam e humilham obras grandiosas e priva que seus súditos conheçam coisas tão inspiradoras e ricas no Mundo.
Um exemplo, dentre milhares, é o que disse a Despertai! de novembro de 2011, com o tema: "Onde posso encontrar diversão sadia?"
O que evitar: Muitos filmes promovem valores que são contrários aos padrões da Bíblia. Alguns exibem cenas de violência e sexo explícito, ao passo que outros tratam de assuntos sobrenaturais. Mas a Bíblia diz: ‘Afastai de vós a todos eles, o furor, a ira, a maldade, a linguagem ultrajante e a conversa obscena.’ (Colossenses 3:8) [Deus também condena qualquer coisa relacionada com o ocultismo. — Deuteronômio 18:10-13.
Notem que eles colocam DEUS como o condenador e não eles. Deuteronômio 18: 10-13 é o texto TOP usado pela Torre pra falar disso. O texto condena a feitiçaria e magia praticada naquela época....

-Alguns estudiosos falaram sobre as religiões que condenam Harry Potter:
"[...]Connie Neal comentou que "há 64 referências a feitiçarias reais nos primeiros quatro livros de Harry Potter, mas você tem que vê-los em contexto para saber que não estão ensinando feitiçaria ou magia. Muitos dos caluniadores que tem lido os livros já tem em sua mente que Harry Potter é mau antes de ler. Eles pegam uma lupa e os livros, usando literatura reducionista para encontrar o que desejam. Você pode pegar A Christmas Carol, de Dickens e fazer a mesma coisa que fizeram com Harry Potter, é ridículo".103

Em 2001, Massimo Introvigne, um italiano especialista em movimentos religiosos, criticou o impulso dos fundamentalistas à desconfiar da fantasia. "Os fundamentalistas rejeitam, ou mesmo queimam, todos os produtos da cultura popular contemporânea, porque os seus modos de produção, linguagens e estilos não estão centrados no cristianismo [...] A maioria das crianças entende que magia é de contos de fadas, e que é ficção, não realidade. Se nos negarmos a usar a magia como uma linguagem, teremos que ser fundamentalistas até o amargo fim, ir contra "Mary Poppins", "Peter Pan" e "Bela Adormecida" e insistir em colocar uma burca na Cinderela.''
COm certeza, uma TJ "fiel" não conseguiria raciocinar a respeito disso, pois o C.G incentiva a todos a serem ignorantes e ouvirem apenas o que eles pensam sobre o assunto.
Não querem saber se tal livro tem uma mensagem de amor por trás, uma lição de vida....se atentam a "prática condenada por Deus"

Mais um trecho de Despertai!:
‘Será que fico entretido com livros que apresentam práticas desaprovadas por Deus?’
Observaram? "Práticas desaprovadas por Deus"- Não importa o contexto da história, o tipo de magia...se é boa ou ruim...se é conto de fadas ou não...é magia, Deus condena. - Igualzinho a atitude de fanáticos da "religião falsa."

A Torre generaliza e nem sequer estudam esses livros, musicas e filmes a fundo para ver do que REALMENTE se trata.

Realmente, na Torre existe lugar apenas para quem gosta de ter o cérebro lavado, ser um robô...pois um ser- humano que raciocina não bate com as diretrizes impostas pelo C.G. O nível de cultura e conhecimento é muito baixo de quem resume sua vida em ouvir canticos e ler publicações da Torre.
Pra encerrar, vou deixar aqui uma frase desse artigo da Despertai! falando sobre música....espero que percebam a audácia, falácia e contradição nessa frase no fim do artigo:
Dica. Abra a mente para vários estilos.
Avatar do usuário
Space Man
Forista
Forista
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Mar 2013 10:13

Re: Torre x Livros/Filmes/Músicas "prejudiciais"

Mensagem não lida por Space Man »

O estudiosos citados foram tirados do Tópico na Wikipedia que eu citei no início.
tjuniversitário
Forista
Forista
Mensagens: 96
Registrado em: 02 Jun 2014 16:55

Re: Torre x Livros/Filmes/Músicas "prejudiciais"

Mensagem não lida por tjuniversitário »

Eu sou da opinião que para um cristão alguns filmes/músicas/livros não são recomendados, dado o que a Bíblia diz sobre imoralidade e demais "fraquezas da carne" e espiritismo. No entanto, o modo com a Torre faz é errado. Ela quer fiscalizar, não dando liberdade para o cristão 'provar a si mesmo a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus'. Como sempre, ela logo se apressa em condenar todos os que se entretém com o que ELA julga errado ao "fogo eterno", sendo que a Bíblia nem fala de penas, multas ou condenações ou nem ao menos toca no assunto (lá não tinha TV, internet, livros como os de hoje). Eu não acho que por eu ler o Harry Porter eu vou morrer no Armagedom, porque se Deus fosse me punir por isso, imagina o resultado dos meus pensamentos.

Então, sua consciência dói ao se entreter com este tipo de entretenimento? Não faça uso dele. Sua consciência te permite? Corra para os braços do Harry Porter e seja feliz.
Avatar do usuário
Acordada
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 28
Registrado em: 20 Jun 2014 14:00

Re: Torre x Livros/Filmes/Músicas "prejudiciais"

Mensagem não lida por Acordada »

Embora existam argumento bíblicos para evitar esses filmes, hoje eu vejo esses proibições como forma de afastar dos amigos fora da torre pois vemos que eles não tem nada em comum ao contrario pensamos que vivem no espiritismo assistindo esses filmes, nunca gostei de Harry Potter e nem me sentia atraída a esses filmes, mas gostava muito de crepúsculo cheguei a acompanha alguns filmes e já li livros, mas minha consciência treinada pela torra me fazia sentir a pior pessoa do mundo, sempre ficava a noite toda lendo mas depois me arrependia orava lia de novo e ficava nesse ciclo lendo e se arrependendo ate que perdi o interesse.

A torre não só proíbe filmes, novelas e livros de magias mas tudo o que elas acham imoral teve um estudo de sentinela que eles aconselhavam a não assistir novelas em que a personagem é um(a) fornicador ou fornicadora, coisa sem noção pois se for ver isso praticamente não vai existir novela ou filmes nenhuma para um cristão a não se for infantil

w07 1/10 28-29
Quase 25 anos atrás, A Sentinela alertou amorosamente os servos de Deus sobre novelas e seriados de TV. Fez-se a seguinte observação sobre a influência sutil das novelas: “A busca do amor é usada para justificar qualquer tipo de conduta. Por exemplo, uma moça solteira e grávida diz à amiga: ‘Mas eu amo o Vítor. Não me importo. . . . Para mim, ter o bebê dele compensa qualquer coisa!’ O suave fundo musical torna difícil raciocinar que o proceder dela seja tão mau assim. Você também gosta do Vítor. Você sente compaixão pela moça. Você ‘compreende’. ‘É surpreendente como você pode racionalizar’, disse certa espectadora que mais tarde caiu em si. ‘Sabemos que a imoralidade é ruim. . . . Mas dei-me conta de que mentalmente eu estava participando’.”
12 Desde que esses artigos foram publicados, esse tipo degradante de programação está cada vez mais disponível. Em muitos lugares, é transmitido 24 horas por dia. Homens, mulheres e muitos jovens com freqüência alimentam a mente e o coração com esse tipo de entretenimento. Mas não devemos nos enganar com raciocínio falso. Seria errado pensar que o entretenimento depravado não é pior do que aquilo que vemos na vida real. Será que há justificativa válida para um cristão escolher se divertir com o tipo de pessoas que ele nem sonharia em convidar à sua casa?
13 Muitos se beneficiaram quando levaram a sério o alerta dado pelo “escravo fiel e discreto”. (Mateus 24:45-47) Depois de lerem o conselho franco, baseado na Bíblia, alguns escreveram para dizer como os artigos os afetaram pessoalmente. Uma irmã confessou: “Durante 13 anos fui viciada em novelas. Imaginava que por simplesmente assistir às reuniões cristãs e ser mais ou menos regular no serviço de campo eu estava segura. Mas adotei a atitude mundana das novelas de que, se seu marido a maltrata ou você não se sente amada, o adultério é justificável — a culpa cabe a ele. De modo que, quando me senti ‘justificada’, adotei esse proceder mau e pequei contra Jeová e contra meu marido.” Essa mulher foi desassociada. Finalmente, ela caiu em si, se arrependeu e foi readmitida. Os artigos alertando contra novelas deram-lhe forças para evitar se divertir com coisas que Jeová odeia. — Amós 5:14, 15.
14 Outra leitora, cuja vida foi afetada, disse: “Chorei quando li os artigos, pois descobri que meu coração não mais era pleno para com Jeová. Prometi a meu Deus não mais ser escrava [das novelas].” Depois de agradecer pelos artigos, uma cristã admitiu que estava viciada e escreveu: “Perguntava-me . . . se minha relação com Jeová podia ser afetada. Como poderia ter a ‘eles’ como amigos e também ser amiga de Jeová?” Se programas desse tipo corrompiam corações 25 anos atrás, que dizer de hoje? (2 Timóteo 3:13)


Sem falar dos livros de romances que orientam a não ler, para evitar a fornicação. Minha tia já me fez joga livros de Jane Austen fora, poxa nada haver nem fornicação nos livros dela tem, quem for seguir essa orientações a risca fica a pessoa fica maluca pois não pode ler, ouvir ou assistir nada
Avatar do usuário
Acordada
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 28
Registrado em: 20 Jun 2014 14:00

Re: Torre x Livros/Filmes/Músicas "prejudiciais"

Mensagem não lida por Acordada »

Embora existam argumento bíblicos para evitar esses filmes, hoje eu vejo esses proibições como forma de afastar dos amigos fora da torre pois vemos que eles não tem nada em comum ao contrario pensamos que vivem no espiritismo assistindo esses filmes, nunca gostei de Harry Potter e nem me sentia atraída a esses filmes, mas gostava muito de crepúsculo cheguei a acompanha alguns filmes e já li livros, mas minha consciência treinada pela torra me fazia sentir a pior pessoa do mundo, sempre ficava a noite toda lendo mas depois me arrependia orava lia de novo e ficava nesse ciclo lendo e se arrependendo ate que perdi o interesse.

A torre não só proíbe filmes, novelas e livros de magias mas tudo o que elas acham imoral teve um estudo de sentinela que eles aconselhavam a não assistir novelas em que a personagem é um(a) fornicador ou fornicadora, coisa sem noção pois se for ver isso praticamente não vai existir novela ou filmes nenhuma para um cristão a não se for infantil

w07 1/10 28-29
Quase 25 anos atrás, A Sentinela alertou amorosamente os servos de Deus sobre novelas e seriados de TV. Fez-se a seguinte observação sobre a influência sutil das novelas: “A busca do amor é usada para justificar qualquer tipo de conduta. Por exemplo, uma moça solteira e grávida diz à amiga: ‘Mas eu amo o Vítor. Não me importo. . . . Para mim, ter o bebê dele compensa qualquer coisa!’ O suave fundo musical torna difícil raciocinar que o proceder dela seja tão mau assim. Você também gosta do Vítor. Você sente compaixão pela moça. Você ‘compreende’. ‘É surpreendente como você pode racionalizar’, disse certa espectadora que mais tarde caiu em si. ‘Sabemos que a imoralidade é ruim. . . . Mas dei-me conta de que mentalmente eu estava participando’.”
12 Desde que esses artigos foram publicados, esse tipo degradante de programação está cada vez mais disponível. Em muitos lugares, é transmitido 24 horas por dia. Homens, mulheres e muitos jovens com freqüência alimentam a mente e o coração com esse tipo de entretenimento. Mas não devemos nos enganar com raciocínio falso. Seria errado pensar que o entretenimento depravado não é pior do que aquilo que vemos na vida real. Será que há justificativa válida para um cristão escolher se divertir com o tipo de pessoas que ele nem sonharia em convidar à sua casa?
13 Muitos se beneficiaram quando levaram a sério o alerta dado pelo “escravo fiel e discreto”. (Mateus 24:45-47) Depois de lerem o conselho franco, baseado na Bíblia, alguns escreveram para dizer como os artigos os afetaram pessoalmente. Uma irmã confessou: “Durante 13 anos fui viciada em novelas. Imaginava que por simplesmente assistir às reuniões cristãs e ser mais ou menos regular no serviço de campo eu estava segura. Mas adotei a atitude mundana das novelas de que, se seu marido a maltrata ou você não se sente amada, o adultério é justificável — a culpa cabe a ele. De modo que, quando me senti ‘justificada’, adotei esse proceder mau e pequei contra Jeová e contra meu marido.” Essa mulher foi desassociada. Finalmente, ela caiu em si, se arrependeu e foi readmitida. Os artigos alertando contra novelas deram-lhe forças para evitar se divertir com coisas que Jeová odeia. — Amós 5:14, 15.
14 Outra leitora, cuja vida foi afetada, disse: “Chorei quando li os artigos, pois descobri que meu coração não mais era pleno para com Jeová. Prometi a meu Deus não mais ser escrava [das novelas].” Depois de agradecer pelos artigos, uma cristã admitiu que estava viciada e escreveu: “Perguntava-me . . . se minha relação com Jeová podia ser afetada. Como poderia ter a ‘eles’ como amigos e também ser amiga de Jeová?” Se programas desse tipo corrompiam corações 25 anos atrás, que dizer de hoje? (2 Timóteo 3:13)


Sem falar dos livros de romances que orientam a não ler, para evitar a fornicação. Minha tia já me fez joga livros de Jane Austen fora, poxa nada haver nem fornicação nos livros dela tem, quem for seguir essa orientações a risca fica a pessoa fica maluca pois não pode ler, ouvir ou assistir nada
Avatar do usuário
Residente Forasteiro
Forista
Forista
Mensagens: 238
Registrado em: 08 Abr 2013 19:35

Re: Torre x Livros/Filmes/Músicas "prejudiciais"

Mensagem não lida por Residente Forasteiro »

A maioria desses personagens sobrenaturais que são retratados em filmes, desenhos e seriados, como: fadas, bruxas, duendes, fantasmas, seres da floresta, dentre outros, provêm do paganismo, o paganismo, por muito tempo foi o arqui-inimigo do cristianismo, pois as pessoas acreditavam cegamente nesses seres, com o tempo, esses personagens tornaram-se fictícios, lendas folclóricas como o nosso Saci-Pererê, a Caipora, o Curupira, o Boto, a Iara. Embora existam pessoas que ainda creem nesses seres, a maioria os considera como parte do folclore na categoria de lendas e fantasias.

Um exemplo disso é a mitologia grega, no passado, os gregos acreditavam piamente nos deuses do Olimpo, mas com o tempo, as estórias relacionadas a esses deuses e semideuses, tornaram-se lendas e hoje muitos filmes são produzidos baseados nessas lendas. Um filme que foi bastante criticado por religiosos recentemente foi "Noé", mas as pessoas não entenderam que o que o diretor do filme fez, foi usar a estória do Dilúvio, que é aceita pela maioria das pessoas como um acontecimento verídico e não é retratada apenas na Bíblia, mas também em livros gnósticos, e retratá-la como mais uma lenda. Acredito que com o passar dos séculos, a maioria das religiões politeístas, ou que contêm muitos seres sobrenaturais para interceder pelos fieis, acabam perdendo a credibilidade e convertem-se em simples lendas folclóricas, de modo que o caminho para a solidez religiosa é o monoteísmo, quanto menor o número de divindades para explicar os fenômenos universais, mais credibilidade se conquista entre os fieis!

O monoteísmo foi um sucesso desde quando foi implantado na humanidade, a maoiria das grandes religiões da atualidade são monoteístas. O lado positivo do politeísmo, é o fato do fiel poder ter sua divindade particular, caso a pessoa se identifique com as características de uma determinada divindade, ela pode prestar louvores apenas para esta divindade em questão, mas sem sair do seguimento religioso, esse fenômeno também ocorre dentro do catolicismo com seus milhares de santos, embora o catollicismo seja considerado monoteísta! Isso já não acontece na essência do monoteísmo, os fieis têm de aceitar a divindade como ela é, isso fez com que o monoteísmo, principalmente o cristianismo, sofresse várias ramificações, criando versões do mesmo Deus.

Diante de tanta fragmentação, o caminho para não deixar os fieis escaparem para a igreja do lado, foi a criação de crenças e conceitos fundamentalistas, a ideia era implantar na mente dos fieis que apenas a religião deles possui a chave dos mistérios do mundo, uma vez implantada essa ideia, a pessoa não mudaria de religião com muita facilidade, mesmo que fosse do mesmo segmento!
Avatar do usuário
Demian
Forista
Forista
Mensagens: 138
Registrado em: 10 Jul 2013 14:55

Re: Torre x Livros/Filmes/Músicas "prejudiciais"

Mensagem não lida por Demian »

Toda pessoa deveria saber diferenciar mitologia de religião, história de fantasia, violência de sadismo. Mas é mais fácil manter uma atmosfera de preconceito e proibição.
"Não é a vida como está e sim as coisas como são."
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Torre x Livros/Filmes/Músicas "prejudiciais"

Mensagem não lida por Mente Independente »

Pois é, SpaceMan. Penso q esse é um dos motivos das TJs não serem tão "felizes" qto afirmam, elas não podem assistir nada, nem ouvir nada, nem ler nada a não ser as coisas da Torre. Quer dizer, assistir elas assistem, mas se vc for analisar o q é "recomendável pra cristão", e o q não é, vc ficaria só com as publicações, vídeos da Torre e CDs de cânticos. Seria esse o intuito do C.G? Seria esse o intuito de todas as religiões fundamentalistas? Com certeza, sim. Agora, qto às TJs, elas são bem contraditórias nesse sentido. Elas condenam os filmes q tem ocultismo mas bem q assitem "Thor" e "Fúria de Titãs", baseados inteiramente em mitologia. Os clássicos da Disney como "Branca de Neve", "Cinderela", "A Bela e a Fera" e vários outros mexem com temas tais como a magia e a feitiçaria, mas esses as TJs podem assistir, podem até deixar seus filhos assistir. "Shrek" tb mexe com magia e seres mitológicos. E pq os filmes de super-heróis não são condenados pelas TJs em geral sendo q eles apresentam a ideia de um ser-humano comum adquirindo poderes? Não era pra Jeová ser o nosso herói? Não era pra só ele ter poderes?
Pensando bem, essa ideia de Deus condenar as pessoas pelo q elas veem ou escutam já é contraditória. Quer dizer, a pessoa pode mto bem assistir filmes q tem cenas de violência, até sangue, e ainda assim não se tornar violenta, ela pode assistir filmes q tem cenas de sexo, e ainda assim não fazer nada q a Torre ou o livro preto chamado Bíblia condene; em outras palavras, é possível ela não se influenciar. Mas não, Deus vai te julgar pelo q vc viu, mesmo q vc no fundo reprove aquilo q viu. Fica claro q isso é só mandamento de homens q querem isolar seus rebanhos do restante da sociedade.
tjsecreta
Forista
Forista
Mensagens: 70
Registrado em: 04 Jun 2014 20:07

Re: Torre x Livros/Filmes/Músicas "prejudiciais"

Mensagem não lida por tjsecreta »

A organização não se da conta q a partir do momento que ela proíbe ou impõe algo, isso faz com que a pessoa sinta vontade ou tentado a ver ou fazer algo. E o tal de livre arbítrio que não é praticado nem de longe pelas tjs.
Sempre gostei de mitologia grega, história, assisto filmes toda semana, sozinha msm e nao vejo nada demais, só q ja sou adulta não posso me privar de ver uma cena de beijo mais quente em um filme, e achar q isso vai me levar a fornicação, é até ridículo né!
Avatar do usuário
Masonry
Forista
Forista
Mensagens: 177
Registrado em: 12 Fev 2014 21:04

Re: Torre x Livros/Filmes/Músicas "prejudiciais"

Mensagem não lida por Masonry »

tjsecreta escreveu:A organização não se da conta q a partir do momento que ela proíbe ou impõe algo, isso faz com que a pessoa sinta vontade ou tentado a ver ou fazer algo. E o tal de livre arbítrio que não é praticado nem de longe pelas tjs.
Sempre gostei de mitologia grega, história, assisto filmes toda semana, sozinha msm e nao vejo nada demais, só q ja sou adulta não posso me privar de ver uma cena de beijo mais quente em um filme, e achar q isso vai me levar a fornicação, é até ridículo né!
Eu sempre pensei assim também. Sempre ficava puto quando na TV não podia ter cena de selinho que minha mãe já mudava de canal! :6 Não tinha nem condição de assistir TV com ela no controle, puta raiva que dava!!! :sa8: :evil:

A verdade é que só é influenciado quem quer, quem tem cabecinha fraca pra deixar um filme inocente fazer a cabeça pra sair por aí fazendo besteira. O Corpo Desgovernado acha que todas as TJ não sabem filtrar as coisas e decidir por si mesmas, pra eles todo mundo é imaturo e depende das decisões ridículas deles, sobre o que pode e o que não pode :9 :9 :9 :tapado8: :iergh7:
Se religião não salva ninguém... porque eu devo pertencer a uma religião para ser salvo?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 128 visitantes